Especialização
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/35
Acervo de TCCs dos cursos de especialização (lato-senso) produzidos por alunos do IFB, promovendo a disseminação da produção acadêmica da instituição.
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Submissões Recentes
- Soroban: um estudo da inserção de novos recursos metodológicos para a capacitação de professores no ensino de matemática para pessoas com deficiência visual no Distrito Federal(Instituto Federal de Brasília) Barros, Mikael Cristopher Souza deAo incluir alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular, é necessário observar que muitas vezes, as instituições de ensino não estão preparadas para recebê-los, por problemas de infraestrutura e principalmente por falta de profissionais preparados para utilizar novas ferramentas e metodologias de ensino. Desta forma, o objetivo é observar como as instituições que capacitam os professores do Distrito Federal tratam essa questão e se ofertam disciplinas relacionadas ao ensino de matemática para pessoas com deficiência visual. Notando que ao ofertar disciplinas com esse foco, pode haver mais professores qualificados que utilizem metodologias que possibilitem que alunos com baixa visão ou cegos possam aprender matemática de uma forma inclusiva. Por isso, surge como possível sugestão de ferramenta para o ensino de matemática para pessoas com deficiência visual o Soroban. Uma ferramenta que é utilizada como um instrumento de cálculo, boa para qualquer aluno, mas se torna imprescindível para alunos com deficiência visual. Tendo principal vantagem ao ser apresentada para futuros professores de matemática ser de fácil manuseio e aprendizagem que permite um começo para que oportunidades de aprendizagem de matemática para as pessoas com deficiência visual sejam equiparadas, em diferentes contextos.
- Aprimorando seleções acadêmicas com técnicas de entropia e método AHP-TOPSIS-2N(Instituto Federal de Brasília) Souza, Daniel Soares deEste trabalho investiga a otimização de processos seletivos acadêmicos, integrando métodos tradicionais e técnicas avançadas como modelagem matemática e análise de dados. O objetivo é desenvolver um processo que melhore a seleção de candidatos, respeitando suas singularidades e subjetividades, através da integração de técnicas de modelagem matemática em processos seletivos acadêmicos. O estudo adota uma abordagem exploratória e aplicada, com foco na coleta de dados de processos seletivos de pós-graduação e na implementação de um modelo a ser replicado em outras seleções e em contextos diversos. A metodologia inclui a identificação de critérios relevantes usando o método de entropia, a raspagem automatizada de dados em documentos PDF via Python e a aplicação do método multicritério AHP-TOPSIS-2N. Este método combina o processo de hierarquização do AHP com a técnica de classificação do TOPSIS, permitindo uma análise detalhada e uma classificação justa das alternativas com base em múltiplos critérios. O estudo utiliza também a ferramenta computacional Web 3DM para facilitar a implementação e análise dos dados. Os resultados revelam a eficácia dos métodos aplicados em todo o processo na classificação dos candidatos, com uma avaliação holística e equilibrada, permitindo uma tomada de decisão multicritério eficiente e bem fundamentada. A análise de entropia compreende a qualidade da escrita nas cartas de intenção e nos currículos Lattes como indicadores cruciais para a aprovação de candidatos, sublinhando a necessidade de critérios rigorosos de avaliação nestes aspectos. O estudo conclui que a integração de técnicas avançadas com métodos tradicionais permite uma avaliação mais holística e precisa dos candidatos, potencializando o processo seletivo em instituições de ensino superior.
- A matemática no ballet clássico: conexões entre o belo e o exato(2024-02-07) Farinha, Gabriela Heloiza Lima; Alves, Tiago Felipe de OliveiraO artigo aborda a relação intrínseca entre o ballet clássico e a matemática, explorando a presença de elementos geométricos e simetria nas técnicas e movimentos dessa forma de dança. A pesquisa busca explorar o possível uso da razão áurea e da modelagem matemática para analisar padrões, proporções e compreender os princípios físicos subjacentes aos saltos e giros dos bailarinos. A pesquisa qualitativa e aplicada, com base em análise bibliográfica e estudo de caso, oferece uma visão profunda da interação entre arte e ciência, demonstrando como a matemática se traduz em beleza e harmonia no ballet clássico. Essas conclusões enriquecem a compreensão da interconexão entre disciplinas aparentemente distintas, destacando a matemática como uma forma de expressão artística e o ballet clássico como um meio para a expressão matemática.
- A importância do uso de tecnologias antigas ao ensino da Matemática: uma análise nos estudantes que frequentam o 9º ano da educação básica(Instituto Federal de Brasília) Ferreira, Flávio de AguiarO presente trabalho apresentou como a utilização de tecnologia no ensino e aprendizagem da matemática é imprescindível e quanto importante reconhecer a importância do uso de recursos antigos no desenvolvimento das habilidades matemáticas, em especial com os estudantes do 9º Ano da educação Básica. Os recursos utilizados são régua, compasso, esquadro e transferidor para o estudo de geometria e o Soroban para auxiliar o aluno em cálculos. Embora sejam instrumentos antigos, eles continuam a ser amplamente usados em programas de aprendizagem de matemática, tanto em contextos formais de educação quanto em ambientes informais, além de fornecerem uma base sólida para o desenvolvimento de habilidades matemáticas e promover uma compreensão profunda dos conceitos numéricos. O principal objetivo foi analisar os pontos positivos e negativos do uso desses materiais no estudo e na aplicação de conteúdos nas aulas de Matemática dos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de escolas do Distrito Federal. A metodologia foi quantitativa e qualitativa, aplicando, questionários sobre o uso desses recursos nas aulas, para realizar uma análise estatística dos dados. Espera-se que os resultados contribuam para reflexões sobre a importância em se utilizar as ferramentas tecnológicas antigas.
- Projeto de extensão - tríade do conhecimento: gestão, comunicação e tecnologia. gestão e negócios - técnico em administração - rotinas de apoio administrativo à área de recursos humanos(Instituto Federal de Brasília) Amorim, Mariléia de Jesus; Souza, Laila Glayne Vieira Reis deEste Trabalho Final de Curso (TFC) está localizado no eixo de Gestão e Negócios, voltado para o curso Técnico em Administração e trata sobre as rotinas de Apoio Administrativo à área de Recursos Humanos. O projeto de intervenção proposto, intitulado "Tríade do Conhecimento: Gestão, Comunicação e Tecnologia", buscou abordar a necessidade de preparar os alunos de cursos técnicos em Administração de maneira abrangente e eficaz para o mercado de trabalho. Essa ação foi realizada no SENAI, instituição particular, localizada na Região Administrativa de TaguatingaDF, que atende jovens e adultos ofertando cursos profissionalizantes. A observação das dificuldades enfrentadas pelos alunos em compreender, aplicar e interligar conceitos cruciais de gestão, comunicação e tecnologia destaca um desafio significativo, segundo os resultados obtidos na avaliação do Sistema de Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica (SAEP), que auxiliam na elaboração de estratégias pedagógicas. O objetivo geral é promover a sinergia entre os campos de gestão, comunicação e tecnologia, por meio de abordagens interdisciplinares, a fim de capacitar os alunos dos cursos técnicos em Administração com uma formação sólida e integrada. A metodologia deste projeto interventivo envolveu a criação de um conjunto diversificado de atividades, incluindo aulas dinâmicas, palestras, discussão em grupo e atividades práticas, realizado por pesquisa bibliográfica, que integrou a revisão e análise crítica da literatura existente sobre o tema da criação de um ambiente de aprendizado interdisciplinar para fortalecer as habilidades dos alunos. Foram feitas leituras em fontes bibliográficas, como livros, artigos, sites e Google acadêmico. Ao final do evento, os resultados obtidos precisam ser compilados e compartilhados demonstrando o impacto do projeto na aprendizagem e no desenvolvimento dos participantes.
- Inclusão no ensino de matemática para alunos com deficiência visual: jogo Super Matemáticos(Instituto Federal de Brasília) Moretti, Carlos Henrique Moraes; Silva e Silva, Gabrielle Maria Sousa da; Menezes, Laiane RochaEste trabalho aborda o desenvolvimento de uma tecnologia assistiva para pessoas com deficiência visual através da adaptação do jogo didático "Super Matemáticos". A adaptação desse recurso visa romper a barreira da deficiência, tornando o jogo acessível a todas as pessoas com deficiência visual. A metodologia utilizada inclui uma revisão bibliográfica sobre a história da educação especial e as classificações da deficiência visual e conceituação e categorização de tecnologia assistiva, bem como uma pesquisa de campo realizada no Centro de Ensino Especial para Deficientes Visuais e no Instituto Blind Brasil. A pesquisa foi feita por meio de visitas a essas instituições com entrevistas aos profissionais e pessoas com deficiência visual, onde foram coletados dados sobre as melhores práticas para a adaptação do jogo "Super Matemáticos". O processo de adaptação buscou promover um aprendizado lúdico e interativo, considerando as necessidades específicas dos alunos com deficiência visual, mas também integrando alunos que enxergam, visando uma experiência totalmente inclusiva. Através do material desenvolvido foi possível promover uma experiência de aprendizado acessível e inclusiva, abrangendo os diferentes níveis de deficiência visual que vão desde o baixa visão até a cegueira total, contribuindo tanto para o aprendizado da matemática de forma lúdica, quanto para a interação social entre pessoas que enxergam e pessoas que não enxergam.
- Formação de pedagogos e matemáticos: uma análise dos currículos de graduação e a oferta de formação continuada em instituições públicas do Distrito Federal(Instituto Federal de Brasília) Albuquerque, Aline Alves da Silva; Ezequiel, Dalilla da Costa; Oliveira, Francisco das Chagas Nascimento deEste trabalho monográfico investiga a formação de pedagogos e matemáticos, analisando os currículos de graduação e a oferta de formação continuada em instituições públicas do Distrito Federal. A pesquisa tem como objetivo compreender como a formação inicial e continuada desses profissionais impacta o ensino da Matemática, especialmente no contexto da transição do 5º para o 6º ano do Ensino Fundamental. A problemática central que norteia este estudo é: de que maneira a formação inicial e a formação continuada contribuem para a prática docente? Para responder a essa questão, foram analisadas as grades curriculares dos cursos de Pedagogia e licenciatura em Matemática, verificando a carga horária destinada ao ensino matemático e pedagógico, bem como as oportunidades de aperfeiçoamento profissional oferecidas após a graduação. A pesquisa baseia-se em uma abordagem qualitativa e documental, considerando referenciais teóricos sobre a formação docente e a importância da educação continuada. Os resultados indicam que, enquanto os cursos de Pedagogia apresentam poucas disciplinas voltadas ao ensino da Matemática, os cursos de licenciatura em Matemática, por sua vez, enfatizam conteúdos matemáticos sem aprofundamento significativo na formação pedagógica. Esse descompasso pode impactar diretamente a prática docente e a aprendizagem dos alunos, especialmente na transição entre os anos iniciais e finais do Ensino Fundamental. Dessa forma, a oferta de cursos de formação continuada surge como um meio essencial para suprir lacunas na formação inicial desses profissionais, proporcionando tanto o aprofundamento matemático quanto metodologias inovadoras para o ensino da disciplina. A pesquisa sugere que um alinhamento mais equilibrado entre teoria e prática, desde a graduação até a formação continuada, pode contribuir para uma docência mais eficaz e para um ensino de Matemática mais acessível e significativo para os alunos.
- Construção de uma cartilha educativa sobre diversidade de gênero e sexualidade no ensino de ciências da natureza e matemática(Instituto Federal de Brasília) Santos, Bruno Gonçalves; Sousa, Marcelo Henrique Barbosa de; Carvalho, Paulo Henrique Sousa de; Edigar, Sullyane MartinsEste estudo aborda a importância de debater e valorizar a diversidade de gênero e sexualidade nas escolas, buscando na literatura especializada conceitos e definições que forneçam uma base teórica para que professores possam trabalhar estes temas em sala de aula, além de refletir sobre como o preconceito e a falta de implementação efetiva das políticas públicas existentes afetam negativamente estudantes LGBTQIAPN+. Com base em estudos e relatos históricos, busca-se demonstrar o quanto as instituições de ensino podem se transformar em ambientes hostis para esses alunos. No entanto, a escola também pode ser um espaço de transformação, desde que os profissionais estejam adequadamente capacitados, com inclusão de materiais pedagógicos específicos e sejam desenvolvidas políticas educacionais que promovam o respeito e a equidade. Além de apresentar um contexto teórico e legal que abrange a análise de documentos como a BNCC, a LDB e os planos nacionais de educação este texto serve como suplemento para a criação de uma cartilha que visa auxiliar educadores na discussão de questões ligadas à diversidade sexual e de gênero nas disciplinas de Ciências e Matemática. A proposta tem como objetivo oferecer um material acessível e embasado, que ajude a orientar práticas inclusivas em sala de aula e, assim, contribua para a diminuição de violências, discriminações e estigmas, reafirmando a escola como um espaço acolhedor para todas as pessoas.
- O jogo para o ensino das operações de adição e subtração para alunos com transtornos de aprendizagem do ensino fundamental I(Instituto Federal de Brasília) Brito, Angélica Elisabete Costa Arcanjo de; Diniz, Fabiana Lima; Sousa, Fabiola da Silva; Borges, Rosianne Mesquita do AmaralEsta monografia apresenta um trabalho realizado em uma turma de 1º ano do ensino fundamental - anos iniciais, do turno vespertino de uma escola pública, localizada na cidade de Santa Maria DF, objetivando investigar como o uso de metodologias ativas podem contribuir para a aprendizagem de operações de adição e subtração por alunos com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade TDAH, Transtorno do Espectro Autista - TEA e Transtorno do Processamento Auditivo Central - TPAC, com idade entre 6 e 7 anos no âmbito escolar, considerando quais as dificuldades que o educando enfrenta na aprendizagem e quais as motivações propostas pelo docente para que o mesmo compreenda as operações e participe das atividades propostas. Para isso foi desenvolvido um jogo pelas discentes da especialização, utilizando em sua maioria materiais recicláveis, posteriormente apresentado ao 1º ano do ensino fundamental na referida escola. O tema é importante porque permite utilizar metodologias ativas que podem auxiliar o processo de ensino aprendizagem de alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAH, Transtorno do Espectro Autista - TEA e Transtorno do Processamento Auditivo TPAC, visto que alunos com esses transtornos possuem alguns déficits como controle da atenção, processamento da informação, flexibilidade cognitiva, estabelecimento de objetivos, memória operacional e controle inibitório, que por sua vez impactam diretamente no processo de aprendizagem. Além disso, tem como pontos positivos a motivação dos alunos, o desenvolvimento da autoconfiança, do repertório atencional e a colaboração entre eles. O objetivo geral foi identificar como o jogo pode contribuir para a aprendizagem das operações matemáticas de adição e subtração. A metodologia formatada permite a solução das operações de adição e subtração de modo atrativo e favorece a criatividade nas soluções, além disso, possibilita a resolução contando com materiais concretos, essenciais nessa fase e faixa etária. Após a utilização do jogo, os resultados mostraram que os alunos com transtornos se sentiram interessados e inclusos no processo de ensino, percebendo-se que a metodologia utilizada como recurso didático pode contribuir no processo ensino-aprendizagem, auxiliando o professor no ensino desses alunos.
- Os livros didáticos da rede pública e privada de ensino do DF: uma análise de conteúdo de fossilização(Instituto Federal de Brasília) Franco, Abimael Soares; Silva, Rafael Araujo daAo analisarmos os contextos educacionais nos quais encontram-se os estudantes de escolas públicas e privadas, fica evidente a diferença entre os sistemas de ensino, que pode estar relacionada com vários fatores, incluindo a qualidade dos conteúdos apresentados nos livros didáticos. Na tentativa de identificar tal diferença, o presente trabalho buscou comparar analiticamente o conteúdo de fossilização presente em dois livros didáticos, sendo um livro aprovado no PNLD e outro utilizado em uma escola privada do Distrito Federal. A metodologia de análise foi baseada no trabalho de Vasconcelos e Souto, com adaptações específicas para o conteúdo de fossilização. A análise dos resultados demonstrou que embora tenham algumas pequenas diferenças entre os livros, que podem estar relacionadas com a diferença das datas de publicação entre os livros, a maior parte do conteúdo teórico e das atividades propostas são muito semelhantes, demonstrando a qualidade do material disponibilizado pelo poder público através do PNLD.
- O ensino da matemática em libras: uma análise dos termos matemáticos presentes em glossários(Instituto Federal de Brasília) Viana, Adan Cardoso FrancoEste trabalho analisou quatro pesquisas sobre glossários de Libras-Português na área de Matemática nos últimos dez anos. Teve por objetivo investigar a elaboração de glossários que traduzem em Libras termos matemáticos estudados no Ensino Fundamental. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, que teve como modalidade escolhida a metassíntese qualitativa. Primeiramente, foi realizada uma síntese de cada um dos trabalhos analisados, destacando seus objetivos, metodologias e processos de elaboração dos glossários. Em seguida, foram levantados todos os termos presentes nas pesquisas, resultando, posteriormente, em 402 termos distintos traduzidos para Libras pelos quatro autores investigados, desde termos utilizados no 1º ano do Ensino Fundamental até o 1º ano do Ensino Médio. Os resultados mostram que nem todos os termos catalogados pelos autores tiveram tradução para a Libras, e que poucos termos estão presentes em mais de um glossário. Na elaboração de sinais, percebe-se diferentes propostas para a tradução de um mesmo termo. Há poucos trabalhos nessa área e, além da necessidade de elaborar novos glossários e traduzir outros termos, a pesquisa concluiu que é preciso unificar os sinais já existentes para evitar ambiguidade no processo de aprendizagem do estudante surdo.
- Inclusão no ensino de matemática para alunos com deficiência visual: jogo super matemáticos(Instituto Federal de Brasília) Moretti, Carlos Henrique Moraes; Silva, Gabrielle Maria Sousa da Silva e; Menezes, Laiane RochaEste trabalho aborda o desenvolvimento de uma tecnologia assistiva para pessoas com deficiência visual através da adaptação do jogo didático "Super Matemáticos". A adaptação desse recurso visa romper a barreira da deficiência, tornando o jogo acessível a todas as pessoas com deficiência visual. A metodologia utilizada inclui uma revisão bibliográfica sobre a história da educação especial e as classificações da deficiência visual e conceituação e categorização de tecnologia assistiva, bem como uma pesquisa de campo realizada no Centro de Ensino Especial para Deficientes Visuais e no Instituto Blind Brasil. A pesquisa foi feita por meio de visitas a essas instituições com entrevistas aos profissionais e pessoas com deficiência visual, onde foram coletados dados sobre as melhores práticas para a adaptação do jogo "Super Matemáticos". O processo de adaptação buscou promover um aprendizado lúdico e interativo, considerando as necessidades específicas dos alunos com deficiência visual, mas também integrando alunos que enxergam, visando uma experiência totalmente inclusiva. Através do material desenvolvido foi possível promover uma experiência de aprendizado acessível e inclusiva, abrangendo os diferentes níveis de deficiência visual que vão desde o baixa visão até a cegueira total, contribuindo tanto para o aprendizado da matemática de forma lúdica, quanto para a interação social entre pessoas que enxergam e pessoas que não enxergam.
- Análise de livros didáticos de ciências da natureza e o uso desse recurso pelos professores(Instituto Federal de Brasília) Rodrigues, Luana da Cunha; Andrade, Michael da SilvaO livro didático é uma ferramenta pedagógica muito utilizada nas escolas, reúne definições, atividades e informações importantes, sendo em muitas localidades a única fonte de pesquisa que os estudantes têm acesso. Geralmente, esse recurso é o principal meio de instrução utilizado pelos professores em sala de aula, desempenhando um relevante papel durante o ensino-aprendizagem, inclusive nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, onde iniciam-se processos educativos fundamentais, como a alfabetização, e a introdução à alfabetização científica, marcada pelo início das aulas de Ciências da Natureza. Neste contexto, este estudo procurou analisar se livros didáticos de Ciências da Natureza estão alinhados às diretrizes estabelecidas pela BNCC e pelo Currículo em Movimento do Distrito Federal. A metodologia de pesquisa incluiu uma análise documental de livros de Ciências da Natureza de uma coleção destinada ao 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental utilizados em uma escola pública da região administrativa de São Sebastião, no Distrito Federal, e para uma investigação mais detalhada, procurando compreender como está sendo o uso desse recurso em sala de aula, realizou-se também uma pesquisa exploratória qualitativa com questionários entregues aos professores. Os resultados revelaram que esses livros realmente são elaborados conforme as orientações da BNCC, no entanto, não abrangem alguns dos objetivos e conteúdos propostos pelo currículo local. Já os questionários preenchidos pelos docentes indicaram que muitos professores utilizam os livros didáticos fornecidos pelo sistema educacional como suporte em suas aulas de Ciências da Natureza, mas fazendo adaptações para adequá-los à realidade local dos estudantes.
- Comparativo de aprendizagem entre aula expositiva e o jogo pedagógico "Cerradinho na trilha"(Instituto Federal de Brasília) Brito, Anderson Santos de; Cunha, Olinda Gomes da; Silva, Rosilene Alves daO estudo sobre os biomas brasileiros é essencial para a formação dos estudantes do Ensino Fundamental II, especialmente considerando a rica biodiversidade dos Cerrados. A abordagem didática para este conteúdo pode variar significativamente, e este artigo se propõe a comparar as diferenças de aprendizagem entre dois métodos: aula expositiva e jogo pedagógico. Este estudo contou com uma aplicação prática realizada com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública em Novo Gama, Goiás. A turma foi dividida em dois grupos: o Grupo A participou de uma aula expositiva sobre o bioma Cerrados, enquanto o Grupo B participou de uma rodada do jogo "Cerradinho na Trilha", desenvolvido pelos autores do texto. O conteúdo abordado incluiu a flora, a fauna, as características climáticas e as ameaças ambientais aos Cerrados. Na aula expositiva, 10 dos 18 alunos melhoraram o rendimento após a aula teórica, já com os alunos que jogaram, 15 dos 18 alunos melhoraram seus rendimentos acerca do tema após a atividade.
- Integração de ciências e matemática através do jogo educativo: ciências no gramado uma abordagem interdisciplinar para o ensino fundamental II(Instituto Federal de Brasília) Silva, Denise Fernanda Rodrigues da; Gravina, Diego Bruno de Sant Anna; Moura, Pedro Henrique Pereira; Araujo, Yana Mara Lopes deO presente trabalho consiste na aplicação e avaliação de um jogo educativo interdisciplinar, inspirado na dinâmica do esporte, para o ensino fundamental II. Criado para a avaliação de uma disciplina da Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática para o Ensino Fundamental do Instituto Federal de Brasília (IFB) Campus Gama, o jogo foi desenvolvido com o intuito de integrar conceitos de Biologia, Física e Matemática, proporcionando uma abordagem lúdica e interativa ao aprendizado dessas disciplinas. Ele foi idealizado para estimular a participação ativa dos estudantes, promover o trabalho em equipe e desenvolver habilidades de pensamento estratégico. Ao aplicar o jogo "Ciências no Gramado", foi possível promover uma aprendizagem significativa, estimulando o interesse dos estudantes pelas Ciências e Matemática, ao mesmo tempo em que desenvolvem habilidades cognitivas e sociais de forma colaborativa.
- Utilização de ferramentas pedagógicas no ensino de matemática: geoplano no ensino de geometria(Instituto Federal de Brasília) Souza, İcaro Medeiros de; Carvalho, Renato Igor Medeiros deO presente artigo faz um breve estudo a respeito do uso do geoplano por pedagogos e matemáticos em suas abordagens docentes em sala de aula, especialmente no ensino de conteúdos relacionados à geometria. A pesquisa utilizou uma abordagem mista, quantitativa e qualitativa, para obtenção dos dados por meio do Google Forms (ferramenta virtual para formulários). O embasamento teórico focou em metodologias de ensino que priorizam a utilização de estratégias voltadas para diferentes formas de resolução de problemas no ensino de matemática, considerando a própria resolução de problemas como o fator principal do processo de ensino. O artigo apresenta resultados que evidenciam algumas dificuldades na interpretação matemática por parte dos próprios professores e também as suas colocações sobre estarem abertos, ou não, ao uso do geoplano em sala de aula.
- A formação continuada de professores das áreas das ciências da natureza e matemática para os anos finais do ensino fundamental: uma análise das políticas públicas na perspectiva docente(Instituto Federal de Brasília) Melo, Raiane Tavares Fortuna Vieira de; Oliveira, Wellington Rodrigo BritoO presente trabalho analisou, entre os professores de Ciências e Matemática, a percepção a respeito da implementação da política nacional de formação de professores e o impacto da formação continuada no desenvolvimento de suas atividades didático-pedagógicas. Além disso, buscou-se averiguar o interesse e participação dos professores nos cursos de formação continuada nas áreas de Ciências Naturais e Matemática ofertados no âmbito dessa política pública. Para tanto, utilizou-se questionário contendo questões acerca das percepções dos docentes na temática abordada neste artigo. Diante das respostas, percebeu-se que as políticas públicas, na percepção docente, não são efetivas e pouco notadas por eles, o que resulta em um baixo interesse e participação nos cursos de Formação Continuada do Professor. Apesar dessa pouca adesão por parte da amostra analisada e, contraditoriamente, os pesquisados consideraram a execução da política como importante e impactante em sua atuação em sala de aula.
- O ensino de matemática para alunos surdos: uma estratégia de utilização de materiais manipuláveis segundo a BNCC para os alunos de sexto ano do ensino fundamental(Instituto Federal de Brasília) Araújo, Cecília Morais de; Fernandes, Israel da Silva; Araujo, Rayath Marques deO presente trabalho tem como objetivo responder a seguinte pergunta: "O que já se tem produzido, entre jogos e materiais manipuláveis, que auxiliam o ensino de matemática para alunos surdos do sexto ano do ensino fundamental?". Assim sendo, partimos de dois tipos de pesquisa: documental e de revisão bibliográfica. Na pesquisa documental, foram compiladas as bases legais da educação especial e foi feito um breve histórico de como essa educação chegou e evoluiu no Brasil. Já na pesquisa de revisão bibliográfica, foram selecionados materiais manipuláveis que podem auxiliar no processo de ensino de cada um dos objetos de conhecimento da Base Nacional Comum Curricular na área de matemática, tornando o ensino, de fato, inclusivo, e não separatista.
- O uso de metodologias ativas: uma análise das percepções docentes e discentes no processo de ensino e aprendizagem e no desenvolvimento da habilidade de resolver problemas(Instituto Federal de Brasília) Vieira, Elaine de Oliveira; Pinheiro, Karine Moura de Freitas; Silva, Thaynnã Soares daO presente artigo tem como objetivo analisar as percepções docentes e discentes sobre o uso de metodologias ativas e seus impactos na habilidade de resolver problemas. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, com aplicação de um questionário aos docentes e discentes por meio de formulários google, em que eles expuseram suas opiniões a respeito dessas temáticas. As conclusões obtidas foram que as metodologias ativas auxiliam no desenvolvimento da habilidade de resolver problemas, sendo que elas já são vistas como instrumento de resolução de problemas, mas pode-se concluir também que muitos professores não as dominam, assim precisando de capacitação para aplicá-las de forma mais significativa. Quanto aos discentes, pode-se observar que eles preferem aulas diferenciadas, com uso das metodologias ativas, pois assim conseguem unir o conhecimento à realidade.
- Desafios e estratégias docentes no trabalho com resolução de situações-problema matemáticos nos anos iniciais do ensino fundamental(Instituto Federal de Brasília) Encarnação, Karla Mayana Rocha da; Mendes, Silvana Maria Ribeiro; Castro, Vanessa MirandaO presente trabalho teve como objetivo discutir os desafios e as estratégias envolvidos na utilização de situações-problema por professores do 4º ano do ensino fundamental de uma escola pública do Gama. A pesquisa teve caráter qualitativo, na qual a coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas com quatro professoras que lecionam na escola selecionada. Buscou-se ainda contribuições em documentos legais, como a Base Nacional Comum Curricular e o Currículo em Movimento do Distrito Federal, tendo em vista seu respaldo ao tema da pesquisa. Com base na literatura de referência, partiu-se da ideia de que resolver situações-problema faz parte do cotidiano do ser humano e seu ensino pode contribuir para o desenvolvimento intelectual dos alunos desse nível educacional, auxiliando a aprendizagem em outras áreas do saber. Sua adoção, porém, envolve desafios e exige estratégias a fim de superá-los. As professoras ouvidas corroboram muitos dos desafios e estratégias apontadas pela literatura, mas lidam com essas questões de forma distinta, seja no que diz respeito à ênfase em questões relacionadas a um contexto real de vida dos alunos; seja em relação aos desafios envolvidos para a promoção e resolução dessas questões, tais como as dificuldades de interpretação textual, compreensão conceitual e uso apropriado do vocabulário.