Especialização

URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/35

Acervo de TCCs dos cursos de especialização (lato-senso) produzidos por alunos do IFB, promovendo a disseminação da produção acadêmica da instituição.

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  • O ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: uma proposta didática
    (Instituto Federal de Brasília) Rodrigues, Aline Palhano; Oliveira, Camila Fernandes Beserra de
    Este trabalho desenvolveu uma proposta didática com o objetivo de ajudar os professores pedagogos em suas aulas de Matemática. Em termos teóricos, a pesquisa fundamentou-se em como os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental têm dificuldades com a Matemática e a relação que o professor pedagogo tem com esse fato, analisando autores que discutem como o currículo de Pedagogia está disposto atualmente, como Edda Curi, que tem um estudo a respeito dos cursos de pedagogia e a falta de conteúdos matemáticos em seu currículo, além da prática docente nesse âmbito. Além disso, estudiosos como Rejane Julio e Guilherme Silva também citam que algumas narrativas vividas pelos pedagogos durante sua infância podem ter influência sobre como eles se relacionam atualmente com a Matemática e sua prática docente. Somados a essa discussão, um questionário foi aplicado a fim de obter dados sobre os professores pedagogos, seu contato com a disciplina e sua prática docente. A análise das respostas dos pedagogos mostrou que o conteúdo que eles mais têm dificuldade de ministrar e o que os alunos mais têm dificuldade em aprender é o de Probabilidade e Estatística, e por isso a proposta didática realizou-se baseada nesse conteúdo, sendo ela um jogo que auxilie no processo de ensino-aprendizagem.
  • Significados poéticos em condição de exílio: uma análise da literatura diaspórica para o contexto educacional
    (Instituto Federal de Brasília) Teixeira, Fernanda Santos
    A presente pesquisa propõe investigar a literatura diaspórica em língua inglesa com atenção à temática do exílio, para fins de informar e sensibilizar estudantes sobre a crise de refugiados. Para tanto, traça o seguinte caminho: 1. revisitar a produção bibliográfica que trata sobre o exílio e a sua representação em literatura (na literatura diaspórica em particular); 2. descrever e analisar a representação do exílio em três poemas representativos da literatura diaspórica, de autoria de Dunya Mikhail, Javier Zamora e Warsan Shire; 3. descrever e comentar relato de experiência relativo à sequência didática desenvolvida e aplicada junto a estudantes do ensino médio de escola pública do DF. Nisso, proporciona a junção do estudo acadêmico com o contexto educacional, desenvolvendo uma monografia que combina a análise teórica cuidadosa com a criação de estratégias pedagógicas criativas e provocativas, transformadoras da realidade escolar.
  • O direito reprodutivo e a representação do papel da mulher na sociedade brasileira na obra As meninas de Lygia Fagundes Telles
    (Instituto Federal de Brasília) Peixoto, Isabelita Solano Mendes
    O presente trabalho propõe uma análise da obra literária As Meninas de Lygia Fagundes Telles pela perspectiva do direito reprodutivo, abrangendo a evolução do feminismo no Brasil até a década de 70, juntamente com o desenvolvimento do direito reprodutivo no século XX. Destaca a importância de compreender a história das mulheres durante o período militar, elaborando nas expectativas sociais e explorando barreiras de classe e raça. A primeira parte aborda a literatura feminina, com ênfase em Lygia Fagundes Telles, vinculando suas obras ao feminismo e direitos reprodutivos. A segunda parte analisa a representação dos direitos sexuais e reprodutivos em As Meninas. As considerações finais resumem as teses apresentadas, destacando a relevância do tema em uma sociedade ultraconservadora, abordando o movimento feminista, o direito reprodutivo, a literatura escrita por mulheres, a repressão, a construção narrativa, a pluralidade e a subjetividade das personagens.
  • Ressignificação do ensino de língua inglesa no Distrito Federal: proposta pedagógica sob uma perspectiva decolonial
    (Instituto Federal de Brasília) Marin, Bárbara Cardozo
    O presente trabalho explora a aplicação da teoria decolonial no ensino de língua inglesa, com foco em ações que desafiem a hegemonia colonial e promovam a interculturalidade. À luz de referencial teórico pertinente (estudos decoloniais e ideias de Paulo Freire em particular), busca-se demonstrar que é possível desenvolver uma prática pedagógica que não apenas ensine a língua inglesa, mas que também possibilite uma leitura crítica da sua expansão global e da sua influência presente, indissociáveis das dinâmicas de poder colonial e imperial. Para dar conta desses objetivos, a pesquisa inclui um breve relato de experiência de uma proposta pedagógica projetada para explorar a expansão do inglês em contextos diversos, destacando a sua presença no Sul Global. Por fim, mas não menos importante, complementa-se tal pesquisa com a proposição de uma sequência didática centrada no inglês (e literaturas) de países da África e do Caribe, na expectativa de desestabilizar a centralidade da perspectiva eurocêntrica e fomentar uma aprendizagem que emerge das margens.
  • Metodologias ativas no ensino de língua portuguesa: revisão de literatura
    (Instituto Federal de Brasília) Sallas, Alice Gomes Barreto
    O presente trabalho teve como objetivo geral explorar, a partir de uma revisão de literatura, o uso de metodologias ativas no ensino de Língua Portuguesa. Como objetivos específicos, buscou-se: pesquisar, em bibliotecas virtuais de informação científica, publicações acadêmicas sobre metodologias ativas e ensino de Língua Portuguesa; categorizar os estudos selecionados, destacando metodologias e suas aplicações; analisar as aplicações das metodologias ativas em aulas de Língua Portuguesa. O desenvolvimento teórico baseou-se essencialmente nas obras de Morán (2015, 2018). A pesquisa do tipo estado da arte e as etapas propostas por Romanowski e Ens (2006), bem como a abordagem para o desenvolvimento de um estudo investigativo quali-quanti, foram orientadas pelos propósitos das pesquisas descritiva e exploratória (MARCONI e LAKATOS, 2003; GIL, 2008). Além disso, para analisar os dados mapeados, foi utilizada a análise de conteúdo por categorias (BARDIN, 1977; MORAES, 1999). O levantamento bibliográfico dos trabalhos produzidos, com base no objeto de estudo, abrangeu o período de 2017 a 2023, nas plataformas do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), da Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações e do Google Acadêmico. Nesse sentido, foram selecionados nove estudos de acordo com sete abordagens: Sala de Aula Invertida, Aprendizagem Baseada em Projetos, Aprendizagem Baseada em Problemas, Gamificação e Aprendizagem Colaborativa, Jogos e Ensino Híbrido. Os resultados evidenciaram que o uso de metodologias ativas contribuiu positivamente para o ensino da Língua Portuguesa, permitindo aos estudantes atuarem com autonomia e protagonismo, além de aprenderem e desenvolverem, de modo colaborativo e interdisciplinar, competências e habilidades linguísticas, literárias, culturais e sociais.
  • Hip hop, antirracismo e letramento racial crítico na educação básica: o rap de MV Bill e o ensino de história e cultura afro-brasileira
    (Instituto Federal de Brasília) Alcântara, Moacir Oliveira de
    A pesquisa investiga a perspectiva de resistência que perpassa os sentidos conferidos para raça, racismo e identidades raciais na obra fonográfica do rapper MV Bill. Trata-se de propor estratégias de desconstrução/desnaturalização do racismo e da branquitude em contextos educativo-pedagógicos a partir de canções do referido rapper, buscando subverter as matrizes curriculares colonizadas que regem a educação básica. A análise se baseou em uma abordagem discursiva das representações, caminho metodológico interessado na historicização de sentidos, significados, discursos, valores, regimes de verdade e processos de subjetivação que, nesse caso, são articulados através das canções de MV Bill. A pesquisa também trata da afirmação positiva das identidades afrobrasileiras por meio do rap, não compreendido meramente como gênero musical, mas como suporte de narrativas que assinalam uma educação não formal que incide na formação identitária de estudantes em contextos periféricos. Intenta-se compreender, por meio da linguagem do rap e do aporte teórico do pensamento decolonial e antirracista, os desafios colocados a educadores e educadoras da Educação Básica em processos de letramento racial crítico e no questionamento das pedagogias colonizadas, eurocêntricas e racistas historicamente (re)produzidas em sala de aula.
  • Qualificação profissional e o envolvimento na era digital
    (Instituto Federal de Brasília) Filgueira, Ualter Gonçalves; Assis, Ubiratã Figueiredo de Oliveira
    No contexto atual, as transformações regulatórias e avanços tecnológicos no Sped - e-Social têm impactado as práticas de Recursos Humanos e contabilidade. A constante atualização exige que profissionais estejam preparados para aplicar mudanças precisas e em conformidade com a legislação. Contudo, muitas organizações enfrentam desafios na capacitação de seus profissionais. Este trabalho propõe promover a atualização contínua de profissionais de RH e Contabilidade para lidar com essas mudanças, visando garantir a conformidade das práticas de gestão de pessoal e contabilidade. Utiliza-se a observação como base metodológica, destacando a importância do treinamento para o desenvolvimento de habilidades individuais. São necessários recursos como especialistas em direito trabalhista, contabilidade e tecnologia da informação. Conclui-se que o autoconhecimento e a busca constante por aprendizado são essenciais, destacando a necessidade de gestores estarem atentos às mudanças no ambiente de trabalho para atender às demandas das empresas.
  • Auditoria em instalações elétricas usando a norma regulamentadora - NR 10
    (Instituto Federal de Brasília) Costa, Rennielson do Amaral; Costa, Thiago Batista da Silva Rodrigues
    Este trabalho apresenta um projeto de intervenção pedagógica, baseado em um contexto experimental, baseado em referenciais teóricos sobre a NR 10 e auditorias de instalações elétricas. Sendo assim, foi proposta uma intervenção sobre conhecimento e prática da NR 10 em uma sala de aula com alunos do curso de Técnico em eletrônica, do Instituto Federal de Brasília - IFB Campus Ceilândia. O objetivo geral do projeto de intervenção é transmitir as informações e prática aos estudante do curso de técnico eletrônica, a fim de promover a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos com eletricidade em instalações elétricas; assegurar a conformidade com as normas e regulamentos de segurança elétrica, em particular a NR 10, visando a prevenção de riscos e acidentes elétricos que podem resultar em lesões ou mortes no ambiente de trabalho. As características das etapas de pesquisa é baseada em uma turma composta por estudantes matriculados no curso técnico em eletrônica, onde será realizada uma atividade de extensão por meio de uma visita técnica nos Laboratórios de Experimentos Práticos do Instituto Federal de Brasília - IFB Campus Ceilândia. Com isso, será realizada uma auditoria no estabelecimento, seguindo as normas e padrões da NR - 10. Os resultados esperados são a preparação dos estudantes para identificar os riscos e realizar avaliações detalhadas em ambientes reais, além de compreender a importância da conformidade legal e das medidas corretivas para garantir a segurança.
  • Projeto de intervenção: uma proposta de uso seguro e consciente da tecnologia na educação
    (Instituto Federal de Brasília) Dias, Renato Assunção
    De acordo com a pesquisa TIC Kids Online Brasil ano 2023 conduzida pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) pode-se perceber que o uso constante de telas, celulares e computadores na infância até a adolescência, cada vez mais cedo, criou uma falsa noção nos jovens de que eles são autossuficientes no uso da tecnologia, dessa forma esse projeto de intervenção tem como referencial teórico em sua base as Sequências Didáticas (SD) de Zabala (1998) e o método de ensino da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) de Glasgow (2019), com isso esse projeto visa demonstrar e conscientizar as pessoas sobre os riscos do uso inadequado da tecnologia com a exposição de artigos e pesquisas relacionadas ao tema e informar as obrigações legais quanto à integridade e imagem do aluno e da instituição de ensino constantes na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e ao final da intervenção propor uma solução para a correção do problema por meio da autoavaliação.
  • Falando sobre HIV/AIDS com jovens de 15 a 24 anos na comunidade e nas escolas das regiões administrativas de Brasília - DF
    (Instituto Federal de Brasília) Andrade, Natália Fernandes de
    Em 1981 nos Estados Unidos, surgiram os primeiros relatos de Síndrome de Imunodeficiência Adquirida, mais conhecida como Aids, notificados no Centers for Disease Control and Prevention (CDC). Em 1983, foi identificado o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) que é o agente etiológico da síndrome (RACHID, 2017). Segundo boletim epidemiológico de HIV/Aids, do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis, da Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde (DCCI/SVS/MS), publicado em dezembro de 2019, com base nos dados coletados em 2018 e comparados com os dados de 2008, nos últimos dez anos houve um aumento na taxa de detecção em jovens do sexo masculino com faixa etária de 15 a 19 anos, com 62,6% de casos. E de 20 a 24 anos, com 94,6% de casos. No Distrito Federal - DF/Brasília, em 2022 foram registrados 183 casos de HIV/Aids, apresentando uma redução significativa se comparado a anos anteriores. A presente pesquisa tem como objetivo conhecer o perfil dos jovens que participaram da oficina, como eles buscam informações ao se falar sobre HIV/Aids. A pesquisa apresenta uma abordagem quantitativa aplicada por meio de instrumentos estruturados, sendo um perfil sociodemográfico que busca conhecer os jovens a relação deles com o tema HIV/Aids, IST e hepatites virais, e onde eles buscam informações que possam contribuir na promoção da saúde e prevenção das doenças.
  • Transição do Latex para linguagem natural com suporte do Chatgpt
    (Instituto Federal de Brasília) Oliveira, Lucas Santos de
    [Restrito]
  • Potencialidades do uso de itens da OBMEP para o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo em matemática
    (Instituto Federal de Brasília) Martins, Leonardo Gonçalves
    Esta pesquisa se justifica por considerar que o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo em matemática é primordial para se alcançar os objetivos propostos na educação matemática, desde a melhoria no processo de ensino-aprendizagem em sala de aula, quanto no desenvolvimento pessoal, social e profissional do indivíduo. Para tanto, objetivou investigar as potencialidades da utilização de itens da Obmep para estimular o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo em matemática de estudantes do 8º e 9º anos do ensino fundamental do Centro de Ensino Fundamental 213 de Santa Maria, participantes do projeto "VEM! Vamos Estudar Matemática". Foi realizada uma pesquisa exploratória aplicada, de caráter qualitativo, e de categoria pesquisa-ação. Por resultados, a pesquisa alcançou evidências de que itens da Obmep podem contribuir com o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo.
  • Projetando a tolerância: o cinema como ferramenta pedagógica para temas LGBTQIA+
    (Instituto Federal de Brasília) Reis Junior, Francisco Nunes; Alexandre, Fabiana Netto
    A Constituição Federal, em seu artigo 206, garante que a educação deve ser plural de ideias e pensamentos. Por sua vez, a Lei de Diretrizes e Bases para Educação (LDB) de 1996 coloca entre os princípios da Educação, o respeito à liberdade e o apreço à tolerância. No Brasil são comuns os casos de agressão à população LGBTQIA+, incluindo o ambiente escolar. As vítimas de discriminação são agredidas física e psicologicamente e, portanto, é urgente que se discuta o assunto dentro das salas de aula. O objetivo geral deste trabalho é: desenvolver uma abordagem pedagógica estruturada que utilize o cinema como ferramenta central para a exploração e discussão de temáticas pertinentes às questões LGBTQIA+. Este Trabalho Final de Curso (TFC) foca a diversidade sob o ponto de vista das questões enfrentadas pela população LGBTQIA+. Os procedimentos metodológicos adotados para a realização desta pesquisa consistiram em: levantamento e a análise do material bibliográfico relacionado à temática LGBTQIA+ no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e a proposta de uma oficina pedagógica que aborde a temática.
  • Desenvolvimento multimodal na educação profissional em informática um relato de experiência
    (Instituto Federal de Brasília) Lopes, Simone Mendes
    Este estudo descreve um relato de experiência da implementação do Projeto Interventivo "Desenvolvimento Multimodal na Educação Profissional em Informática" no curso Técnico em Informática do Instituto Federal de Brasília - Campus Brasília, envolvendo 53 alunos do 2º ano do Ensino Médio. Com o objetivo de promover a formação integral, o projeto integrou a disciplina de Língua Portuguesa à escrita técnica multimodal, adotando uma abordagem metodológica qualitativa. Dividido em fases, o estudo incluiu questionários de perfil, vídeos introdutórios, instruções online e produções multimodais. A análise dos resultados destacou a evolução na percepção dos alunos sobre a importância da língua portuguesa na comunicação técnica, evidenciando ganhos como o aprimoramento da criatividade e das habilidades de comunicação técnica, assim como uma compreensão mais profunda de conceitos técnicos. Os participantes expressaram apreço pela variedade de gêneros textuais abordados, como vídeos, infográficos e apresentações interativas, indicando a eficácia da abordagem multimodal na facilitação da compreensão de informações técnicas. A avaliação global do projeto revelou uma recepção positiva, destacando o sucesso em atingir seus objetivos e reforçando a importância da integração da linguagem técnica com a multimodalidade para uma formação abrangente e eficaz na área de Informática. Adicionalmente, os dados do questionário final proporcionaram uma compreensão mais aprofundada das percepções pós-atividades, ressaltando o aprimoramento de habilidades criativas e melhorias na comunicação técnica como benefícios notáveis. A ênfase na importância da língua portuguesa na apresentação de conteúdo técnico corroborou a mudança positiva na percepção, indicando a consciência da relevância crítica do domínio da língua na formação profissional em Informática. Esses achados contribuem para o desenvolvimento de estratégias educacionais eficazes na integração da linguagem técnica com abordagens multimodais, preparando os estudantes para os desafios da comunicação técnica na era digital.
  • Comunicação, marketing pessoal e postura profissional
    (Instituto Federal de Brasília) Rêgo, Mariana Carolina Barbosa; Melo, Tatiane Alves de
    O presente Trabalho Final de Curso (TFC) considera o tema “comunicação, marketing pessoal e postura profissional” no âmbito da Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Brasília (IFB) e se propõe a demonstrar como os estudantes do Curso Técnico em Administração do IFB Campus Brasília podem utilizar os conhecimentos de comunicação e marketing pessoal para melhorar sua apresentação e postura profissional. Foram realizadas oficinas com os estudantes, apresentando os aspectos que envolvem a imagem e apresentação pessoal. Durante as oficinas, discutiu-se (1) as competências pessoais e comportamentais exigidas pelo mercado de trabalho, (2) a comunicação e tipos de linguagens, verbais e não verbais, e (3) as formas de se vestir e se portar. Ademais, este TFC caracterizou-se como uma pesquisa de campo, realizada com os 35 estudantes da disciplina de Gestão de Serviços e Atendimento ao Cliente (2º módulo). De natureza qualitativa e quantitativa, os dados foram coletados por meio de observação e questionário. A intervenção ocorreu em três encontros presenciais, com duração de três horas cada um. Quanto aos resultados do questionário, pode-se observar que, de forma geral, as médias foram altas e próximas ao ponto máximo, o que demonstra que os estudantes consideram as temáticas de comunicação, marketing pessoal e postura profissional relevantes para o curso e para a carreira. No que diz respeito à observação, foi possível identificar os “aspectos relevantes para a atuação profissional” (seis categorias) e as “sugestões de melhorias” (quatro categorias). Vislumbra-se que estes resultados possam contribuir para o avanço teórico-empírico da Educação Profissional e Tecnológica.
  • Oficina de oniguiri para curso técnico de nível médio subsequente em eventos EAD
    (Instituto Federal de Brasília) Kodama, Queila Pahim
    Este trabalho apresenta o relato de experiência de uma oficina de onigiri realizada como projeto interventivo do curso de especialização para Docência em Educação Profissional e Tecnológica. A atividade foi desenvolvida na matéria de Alimentos e Bebidas com estudantes do curso técnico de nível médio subsequente em eventos na modalidade ead do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB), campus Brasília. A oficina consistiu na preparação tradicional de onigiri, um prato de arroz japonês envolto em alga nori e recheado com uma variedade de ingredientes, como peixe, legumes e conservas. Teve como objetivos proporcionar uma abordagem prática e interativa com o conteúdo da disciplina; promover conhecimento sobre a culinária japonesa, com ênfase no onigiri; oportunizar a interação entre alunos e professores; fomentar o empreendedorismo dos estudantes para realização de oficinas culinária e enriquecer a formação dos estudantes. A atividade proporcionou aos participantes a oportunidade de vivenciar a cultura japonesa, que tem fomentado grandes eventos em Brasília/DF, além de desenvolver habilidades de ensino através da preparação do alimento. Este projeto interventivo demonstra a eficácia de abordagens práticas e culturais na formação dos alunos e na promoção de experiências de aprendizagem significativas.
  • Desenvolvimento de aplicativos: transformando ideias em soluções tecnológicas
    (Instituto Federal de Brasília) Deus, Gustavo Henrique Dornelas de
    O presente trabalho aborda a necessidade de integrar teoria e prática no ensino de programação no curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas (TDS) do Instituto Federal de Brasília – Campus Brasília. Atualmente, o curso apresenta uma lacuna na articulação entre as disciplinas, dificultando a aplicação dos conhecimentos em contextos reais e a preparação dos estudantes para o mercado de trabalho. Como alternativa, propõe-se a implementação de hackathons como estratégia pedagógica para promover a interdisciplinaridade, estimular a criatividade, o trabalho em equipe e a resolução de problemas. A proposta visa fortalecer a formação técnica e profissional dos alunos, alinhando o currículo às demandas reais do setor de Tecnologia da Informação (TI).
  • Gamificação no ensino superior tecnológico: uma experiência no IFB
    (Instituto Federal de Brasília) Santos, Nathália de Melo
    Este artigo tem como objetivo apresentar um projeto de intervenção baseado no desenvolvimento da gamificação como metodologia ativa de ensino para estudantes do ensino superior. A atividade foi desenvolvida junto a estudantes da disciplina Gestão da Informação no Setor Público, oferecida no segundo semestre do curso de Tecnologia em Gestão Pública, oferecido no Instituto Federal de Brasília – Campus Brasília. Trata-se de uma atividade avaliativa, baseada na construção, de um jogo no modelo ‘Quem sou eu?’ pelos alunos, utilizando como base os conteúdos relacionados à primeira parte da disciplina, que trata sobre conceitos iniciais e sistemas de informação. Durante o desenvolvimento da atividade, notou-se que os estudantes se mostraram mais envolvidos com o conteúdo e animados com o jogo. Após o dia de jogar, os participantes deram feedback sobre a atividade apontando o prazer e a diversão no aprender como itens positivos. Houve sugestão de melhorias na dinâmica e nas regras para a criação do jogo referentes às dicas para adivinhar os termos, à construção das cartas e ao tempo disponível para desenvolvimento e o jogar.
  • Educação empreendedora e cultura maker: possibilidades e desafios para educação profissional e tecnológica: creche para cachorros
    (Instituto Federal de Brasília) Souza, Márcia Lúcia de
    O Arduino é uma plataforma de código aberto que facilita a criação de protótipos eletrônicos, combinando hardware e software. Sendo acessível, pois a maioria dos componentes são de baixo custo, possuindo uma biblioteca abrangente e uma ampla disponibilidade de conteúdo gratuito para o aprendizado. Quando aplicado no ensino da área de administração, é possível realizar protótipos que representam uma empresa no mundo real com inovação e criatividade. O objetivo deste projeto é integrar à formação convencional dos discentes técnico em administração para o desenvolvimento do protótipo “creche para cachorro” que envolve diversos aspectos para a criação, modernização e desenvolvimento de uma pequena empresa. Nesse intuito, esse projeto será feito com uma abordagem Maker, envolvendo microcontroladores, sensores, além de uma Controladora Numérica Computadorizada (CNC) e uma impressora 3D. É importante notar que o projeto ainda está em uma fase inicial, e até agora, os resultados consistem principalmente em um levantamento bibliográfico, o estudo da plataforma Arduíno, impressão de um cenário e projeção de 5 cenários para serem apresentados no Conecta que gerou motivação e entusiasmo nos estudantes participantes do projeto.
  • Ensino da matemática para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
    (Instituto Federal de Brasília) Souza, Andressa da Silva
    O presente estudo busca apresentar uma pesquisa realizada entre os docentes do Ensino Fundamental anos iniciais e anos finais, sobre as práticas de ensino de matemática utilizadas em sala de aula para atender com eficiência as crianças que apresentam o Transtorno do Espectro Autista - TEA. É perceptível o aumento de crianças laudadas com TEA nos últimos tempos, assim como a falta de capacitação dos docentes para atender as necessidades específicas desses estudantes. A pesquisa visa entender o que tem sido feito e o que pode ser melhorado no atendimento das necessidades das crianças com TEA com olhar específico para o ensino da matemática. O estudo parte da definição do autismo e suas alterações com o passar do tempo e busca, referências quanto à amplitude e possibilidade de desenvolvimento do assunto. A metodologia utilizada é a pesquisa de campo, de caráter qualitativo e exploratória, de natureza bibliográfica. No decorrer da pesquisa nos deparamos com estudos sobre a Educação Matemática que evidenciaram que é necessário promover uma educação que preze pela aprendizagem dos alunos autistas. Como resultados da pesquisa de campo apontamos as ações que mais se intensificaram nas respostas dos docentes entrevistados como metodologias efetivas na aprendizagem matemática de crianças com TEA.