Especialização

URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/35

Acervo de TCCs dos cursos de especialização (lato-senso) produzidos por alunos do IFB, promovendo a disseminação da produção acadêmica da instituição.

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  • Qualificação profissional e o envolvimento na era digital
    (Instituto Federal de Brasília) Filgueira, Ualter Gonçalves; Assis, Ubiratã Figueiredo de Oliveira
    No contexto atual, as transformações regulatórias e avanços tecnológicos no Sped - e-Social têm impactado as práticas de Recursos Humanos e contabilidade. A constante atualização exige que profissionais estejam preparados para aplicar mudanças precisas e em conformidade com a legislação. Contudo, muitas organizações enfrentam desafios na capacitação de seus profissionais. Este trabalho propõe promover a atualização contínua de profissionais de RH e Contabilidade para lidar com essas mudanças, visando garantir a conformidade das práticas de gestão de pessoal e contabilidade. Utiliza-se a observação como base metodológica, destacando a importância do treinamento para o desenvolvimento de habilidades individuais. São necessários recursos como especialistas em direito trabalhista, contabilidade e tecnologia da informação. Conclui-se que o autoconhecimento e a busca constante por aprendizado são essenciais, destacando a necessidade de gestores estarem atentos às mudanças no ambiente de trabalho para atender às demandas das empresas.
  • Auditoria em instalações elétricas usando a norma regulamentadora - NR 10
    (Instituto Federal de Brasília) Costa, Rennielson do Amaral; Costa, Thiago Batista da Silva Rodrigues
    Este trabalho apresenta um projeto de intervenção pedagógica, baseado em um contexto experimental, baseado em referenciais teóricos sobre a NR 10 e auditorias de instalações elétricas. Sendo assim, foi proposta uma intervenção sobre conhecimento e prática da NR 10 em uma sala de aula com alunos do curso de Técnico em eletrônica, do Instituto Federal de Brasília - IFB Campus Ceilândia. O objetivo geral do projeto de intervenção é transmitir as informações e prática aos estudante do curso de técnico eletrônica, a fim de promover a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos com eletricidade em instalações elétricas; assegurar a conformidade com as normas e regulamentos de segurança elétrica, em particular a NR 10, visando a prevenção de riscos e acidentes elétricos que podem resultar em lesões ou mortes no ambiente de trabalho. As características das etapas de pesquisa é baseada em uma turma composta por estudantes matriculados no curso técnico em eletrônica, onde será realizada uma atividade de extensão por meio de uma visita técnica nos Laboratórios de Experimentos Práticos do Instituto Federal de Brasília - IFB Campus Ceilândia. Com isso, será realizada uma auditoria no estabelecimento, seguindo as normas e padrões da NR - 10. Os resultados esperados são a preparação dos estudantes para identificar os riscos e realizar avaliações detalhadas em ambientes reais, além de compreender a importância da conformidade legal e das medidas corretivas para garantir a segurança.
  • Projeto de intervenção: uma proposta de uso seguro e consciente da tecnologia na educação
    (Instituto Federal de Brasília) Dias, Renato Assunção
    De acordo com a pesquisa TIC Kids Online Brasil ano 2023 conduzida pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) pode-se perceber que o uso constante de telas, celulares e computadores na infância até a adolescência, cada vez mais cedo, criou uma falsa noção nos jovens de que eles são autossuficientes no uso da tecnologia, dessa forma esse projeto de intervenção tem como referencial teórico em sua base as Sequências Didáticas (SD) de Zabala (1998) e o método de ensino da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) de Glasgow (2019), com isso esse projeto visa demonstrar e conscientizar as pessoas sobre os riscos do uso inadequado da tecnologia com a exposição de artigos e pesquisas relacionadas ao tema e informar as obrigações legais quanto à integridade e imagem do aluno e da instituição de ensino constantes na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e ao final da intervenção propor uma solução para a correção do problema por meio da autoavaliação.
  • Raciocínio combinatório: aplicação e validação do jogo da senha no ensino médio
    (Instituto Federal de Brasília) Silva, Gustavo Henrique Fontinele da
    O ensino tradicional da combinatória muitas vezes se baseia na memorização de fórmulas sem uma compreensão aprofundada do raciocínio por trás delas, o que pode gerar dificuldades tanto para os professores quanto para os estudantes. É essencial que as fórmulas sejam consequência do desenvolvimento do raciocínio combinatório ao resolver problemas. Nesse sentido, recursos didáticos que promovam o raciocínio combinatório de maneira significativa e contextualizada são de extrema importância. Um recurso promissor é o jogo, que desperta o interesse dos alunos e os engaja na resolução de problemas combinatórios. O objetivo principal deste artigo é analisar o impacto da aplicação do Jogo da Senha no Ensino Médio quanto ao desenvolvimento do raciocínio combinatório. A relevância do tema foi identificada por meio de pesquisas documentais em textos norteadores da Educação Básica e levantamentos bibliográficos sobre o ensino e a aprendizagem do raciocínio combinatório. Essa relevância foi confirmada pelos insuficientes níveis de proficiência dos alunos nesse tema, evidenciados pelos resultados do SAEB, assim como pela análise de Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) de Licenciaturas em Matemática de Instituições de Ensino Superior (IES) do Distrito Federal, que revelaram desafios na formação dos docentes. A metodologia adotada neste estudo segue o modelo ADDIE, que compreende as fases de análise, design, desenvolvimento, implementação e avaliação. Na fase de avaliação este artigo conduziu-se para os níveis de reação e aprendizagem propostos por Kirkpatrick. Como ferramentas para avaliar esses níveis, foi adaptado um questionário de reação do estudante ao jogo e elaborado um questionário de pré e pós-teste para verificar a aprendizagem, permitindo uma validação qualitativa dos dados gerados. O jogo foi aplicado em uma turma do 3º ano do Ensino Médio do Instituto Federal de Brasília e os resultados e percepções obtidos demonstraram um aumento significativo no desempenho dos estudantes após a utilização do jogo da senha, reforçando sua eficácia como recurso didático para o desenvolvimento do raciocínio combinatório.
  • Ensino de matemática para alunos deficientes visuais: uma abordagem na formação inicial de professores
    (Instituto Federal de Brasília) Conceição, Paulo Sérgio de Oliveira
    Este artigo aborda aspectos da educação inclusiva, traz uma revisão literária do tema de educação matemática para alunos com deficiência visual, apresenta uma linha do tempo das garantias legais ligadas a educação de pessoas com necessidades específicas, bem como dados estatísticos da população com deficiência e a porcentagem presente nas escolas públicas do Distrito Federal. Com isso se conclui que o ensino de matemática para alunos com deficiência visual necessita de uma abordagem que se inicie na formação de professores de matemática. De modo que o objetivo desse TCC é analisar se o curso de licenciatura em matemática, do Instituto Federal de Brasília – Campus Estrutural, capacita os formandos para o ensino de alunos, da educação básica, com deficiência visual na área de educação matemática. Para isso é feita uma análise documental do plano pedagógico do curso de licenciatura em matemática do IFB Campus Estrutural e a realização de um questionário com alunos e professores da instituição. Concluindo que a formação inicial dos professores de matemática do IFB não é suficiente para o professor da educação básica promover a inclusão desses alunos.
  • Falando sobre HIV/AIDS com jovens de 15 a 24 anos na comunidade e nas escolas das regiões administrativas de Brasília - DF
    (Instituto Federal de Brasília) Andrade, Natália Fernandes de
    Em 1981 nos Estados Unidos, surgiram os primeiros relatos de Síndrome de Imunodeficiência Adquirida, mais conhecida como Aids, notificados no Centers for Disease Control and Prevention (CDC). Em 1983, foi identificado o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) que é o agente etiológico da síndrome (RACHID, 2017). Segundo boletim epidemiológico de HIV/Aids, do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis, da Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde (DCCI/SVS/MS), publicado em dezembro de 2019, com base nos dados coletados em 2018 e comparados com os dados de 2008, nos últimos dez anos houve um aumento na taxa de detecção em jovens do sexo masculino com faixa etária de 15 a 19 anos, com 62,6% de casos. E de 20 a 24 anos, com 94,6% de casos. No Distrito Federal - DF/Brasília, em 2022 foram registrados 183 casos de HIV/Aids, apresentando uma redução significativa se comparado a anos anteriores. A presente pesquisa tem como objetivo conhecer o perfil dos jovens que participaram da oficina, como eles buscam informações ao se falar sobre HIV/Aids. A pesquisa apresenta uma abordagem quantitativa aplicada por meio de instrumentos estruturados, sendo um perfil sociodemográfico que busca conhecer os jovens a relação deles com o tema HIV/Aids, IST e hepatites virais, e onde eles buscam informações que possam contribuir na promoção da saúde e prevenção das doenças.
  • Transição do Latex para linguagem natural com suporte do Chatgpt
    (Instituto Federal de Brasília) Oliveira, Lucas Santos de
    [Restrito]
  • Potencialidades do uso de itens da OBMEP para o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo em matemática
    (Instituto Federal de Brasília) Martins, Leonardo Gonçalves
    Esta pesquisa se justifica por considerar que o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo em matemática é primordial para se alcançar os objetivos propostos na educação matemática, desde a melhoria no processo de ensino-aprendizagem em sala de aula, quanto no desenvolvimento pessoal, social e profissional do indivíduo. Para tanto, objetivou investigar as potencialidades da utilização de itens da Obmep para estimular o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo em matemática de estudantes do 8º e 9º anos do ensino fundamental do Centro de Ensino Fundamental 213 de Santa Maria, participantes do projeto "VEM! Vamos Estudar Matemática". Foi realizada uma pesquisa exploratória aplicada, de caráter qualitativo, e de categoria pesquisa-ação. Por resultados, a pesquisa alcançou evidências de que itens da Obmep podem contribuir com o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo.
  • Projetando a tolerância: o cinema como ferramenta pedagógica para temas LGBTQIA+
    (Instituto Federal de Brasília) Reis Junior, Francisco Nunes; Alexandre, Fabiana Netto
    A Constituição Federal, em seu artigo 206, garante que a educação deve ser plural de ideias e pensamentos. Por sua vez, a Lei de Diretrizes e Bases para Educação (LDB) de 1996 coloca entre os princípios da Educação, o respeito à liberdade e o apreço à tolerância. No Brasil são comuns os casos de agressão à população LGBTQIA+, incluindo o ambiente escolar. As vítimas de discriminação são agredidas física e psicologicamente e, portanto, é urgente que se discuta o assunto dentro das salas de aula. O objetivo geral deste trabalho é: desenvolver uma abordagem pedagógica estruturada que utilize o cinema como ferramenta central para a exploração e discussão de temáticas pertinentes às questões LGBTQIA+. Este Trabalho Final de Curso (TFC) foca a diversidade sob o ponto de vista das questões enfrentadas pela população LGBTQIA+. Os procedimentos metodológicos adotados para a realização desta pesquisa consistiram em: levantamento e a análise do material bibliográfico relacionado à temática LGBTQIA+ no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e a proposta de uma oficina pedagógica que aborde a temática.
  • Desenvolvimento multimodal na educação profissional em informática um relato de experiência
    (Instituto Federal de Brasília) Lopes, Simone Mendes
    Este estudo descreve um relato de experiência da implementação do Projeto Interventivo "Desenvolvimento Multimodal na Educação Profissional em Informática" no curso Técnico em Informática do Instituto Federal de Brasília - Campus Brasília, envolvendo 53 alunos do 2º ano do Ensino Médio. Com o objetivo de promover a formação integral, o projeto integrou a disciplina de Língua Portuguesa à escrita técnica multimodal, adotando uma abordagem metodológica qualitativa. Dividido em fases, o estudo incluiu questionários de perfil, vídeos introdutórios, instruções online e produções multimodais. A análise dos resultados destacou a evolução na percepção dos alunos sobre a importância da língua portuguesa na comunicação técnica, evidenciando ganhos como o aprimoramento da criatividade e das habilidades de comunicação técnica, assim como uma compreensão mais profunda de conceitos técnicos. Os participantes expressaram apreço pela variedade de gêneros textuais abordados, como vídeos, infográficos e apresentações interativas, indicando a eficácia da abordagem multimodal na facilitação da compreensão de informações técnicas. A avaliação global do projeto revelou uma recepção positiva, destacando o sucesso em atingir seus objetivos e reforçando a importância da integração da linguagem técnica com a multimodalidade para uma formação abrangente e eficaz na área de Informática. Adicionalmente, os dados do questionário final proporcionaram uma compreensão mais aprofundada das percepções pós-atividades, ressaltando o aprimoramento de habilidades criativas e melhorias na comunicação técnica como benefícios notáveis. A ênfase na importância da língua portuguesa na apresentação de conteúdo técnico corroborou a mudança positiva na percepção, indicando a consciência da relevância crítica do domínio da língua na formação profissional em Informática. Esses achados contribuem para o desenvolvimento de estratégias educacionais eficazes na integração da linguagem técnica com abordagens multimodais, preparando os estudantes para os desafios da comunicação técnica na era digital.
  • Comunicação, marketing pessoal e postura profissional
    (Instituto Federal de Brasília) Rêgo, Mariana Carolina Barbosa; Melo, Tatiane Alves de
    O presente Trabalho Final de Curso (TFC) considera o tema “comunicação, marketing pessoal e postura profissional” no âmbito da Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Brasília (IFB) e se propõe a demonstrar como os estudantes do Curso Técnico em Administração do IFB Campus Brasília podem utilizar os conhecimentos de comunicação e marketing pessoal para melhorar sua apresentação e postura profissional. Foram realizadas oficinas com os estudantes, apresentando os aspectos que envolvem a imagem e apresentação pessoal. Durante as oficinas, discutiu-se (1) as competências pessoais e comportamentais exigidas pelo mercado de trabalho, (2) a comunicação e tipos de linguagens, verbais e não verbais, e (3) as formas de se vestir e se portar. Ademais, este TFC caracterizou-se como uma pesquisa de campo, realizada com os 35 estudantes da disciplina de Gestão de Serviços e Atendimento ao Cliente (2º módulo). De natureza qualitativa e quantitativa, os dados foram coletados por meio de observação e questionário. A intervenção ocorreu em três encontros presenciais, com duração de três horas cada um. Quanto aos resultados do questionário, pode-se observar que, de forma geral, as médias foram altas e próximas ao ponto máximo, o que demonstra que os estudantes consideram as temáticas de comunicação, marketing pessoal e postura profissional relevantes para o curso e para a carreira. No que diz respeito à observação, foi possível identificar os “aspectos relevantes para a atuação profissional” (seis categorias) e as “sugestões de melhorias” (quatro categorias). Vislumbra-se que estes resultados possam contribuir para o avanço teórico-empírico da Educação Profissional e Tecnológica.
  • Oficina de oniguiri para curso técnico de nível médio subsequente em eventos EAD
    (Instituto Federal de Brasília) Kodama, Queila Pahim
    Este trabalho apresenta o relato de experiência de uma oficina de onigiri realizada como projeto interventivo do curso de especialização para Docência em Educação Profissional e Tecnológica. A atividade foi desenvolvida na matéria de Alimentos e Bebidas com estudantes do curso técnico de nível médio subsequente em eventos na modalidade ead do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB), campus Brasília. A oficina consistiu na preparação tradicional de onigiri, um prato de arroz japonês envolto em alga nori e recheado com uma variedade de ingredientes, como peixe, legumes e conservas. Teve como objetivos proporcionar uma abordagem prática e interativa com o conteúdo da disciplina; promover conhecimento sobre a culinária japonesa, com ênfase no onigiri; oportunizar a interação entre alunos e professores; fomentar o empreendedorismo dos estudantes para realização de oficinas culinária e enriquecer a formação dos estudantes. A atividade proporcionou aos participantes a oportunidade de vivenciar a cultura japonesa, que tem fomentado grandes eventos em Brasília/DF, além de desenvolver habilidades de ensino através da preparação do alimento. Este projeto interventivo demonstra a eficácia de abordagens práticas e culturais na formação dos alunos e na promoção de experiências de aprendizagem significativas.
  • Desenvolvimento de aplicativos: transformando ideias em soluções tecnológicas
    (Instituto Federal de Brasília) Deus, Gustavo Henrique Dornelas de
    O presente trabalho aborda a necessidade de integrar teoria e prática no ensino de programação no curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas (TDS) do Instituto Federal de Brasília – Campus Brasília. Atualmente, o curso apresenta uma lacuna na articulação entre as disciplinas, dificultando a aplicação dos conhecimentos em contextos reais e a preparação dos estudantes para o mercado de trabalho. Como alternativa, propõe-se a implementação de hackathons como estratégia pedagógica para promover a interdisciplinaridade, estimular a criatividade, o trabalho em equipe e a resolução de problemas. A proposta visa fortalecer a formação técnica e profissional dos alunos, alinhando o currículo às demandas reais do setor de Tecnologia da Informação (TI).
  • Gamificação no ensino superior tecnológico: uma experiência no IFB
    (Instituto Federal de Brasília) Santos, Nathália de Melo
    Este artigo tem como objetivo apresentar um projeto de intervenção baseado no desenvolvimento da gamificação como metodologia ativa de ensino para estudantes do ensino superior. A atividade foi desenvolvida junto a estudantes da disciplina Gestão da Informação no Setor Público, oferecida no segundo semestre do curso de Tecnologia em Gestão Pública, oferecido no Instituto Federal de Brasília – Campus Brasília. Trata-se de uma atividade avaliativa, baseada na construção, de um jogo no modelo ‘Quem sou eu?’ pelos alunos, utilizando como base os conteúdos relacionados à primeira parte da disciplina, que trata sobre conceitos iniciais e sistemas de informação. Durante o desenvolvimento da atividade, notou-se que os estudantes se mostraram mais envolvidos com o conteúdo e animados com o jogo. Após o dia de jogar, os participantes deram feedback sobre a atividade apontando o prazer e a diversão no aprender como itens positivos. Houve sugestão de melhorias na dinâmica e nas regras para a criação do jogo referentes às dicas para adivinhar os termos, à construção das cartas e ao tempo disponível para desenvolvimento e o jogar.
  • Educação empreendedora e cultura maker: possibilidades e desafios para educação profissional e tecnológica: creche para cachorros
    (Instituto Federal de Brasília) Souza, Márcia Lúcia de
    O Arduino é uma plataforma de código aberto que facilita a criação de protótipos eletrônicos, combinando hardware e software. Sendo acessível, pois a maioria dos componentes são de baixo custo, possuindo uma biblioteca abrangente e uma ampla disponibilidade de conteúdo gratuito para o aprendizado. Quando aplicado no ensino da área de administração, é possível realizar protótipos que representam uma empresa no mundo real com inovação e criatividade. O objetivo deste projeto é integrar à formação convencional dos discentes técnico em administração para o desenvolvimento do protótipo “creche para cachorro” que envolve diversos aspectos para a criação, modernização e desenvolvimento de uma pequena empresa. Nesse intuito, esse projeto será feito com uma abordagem Maker, envolvendo microcontroladores, sensores, além de uma Controladora Numérica Computadorizada (CNC) e uma impressora 3D. É importante notar que o projeto ainda está em uma fase inicial, e até agora, os resultados consistem principalmente em um levantamento bibliográfico, o estudo da plataforma Arduíno, impressão de um cenário e projeção de 5 cenários para serem apresentados no Conecta que gerou motivação e entusiasmo nos estudantes participantes do projeto.
  • Ensino da matemática para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
    (Instituto Federal de Brasília) Souza, Andressa da Silva
    O presente estudo busca apresentar uma pesquisa realizada entre os docentes do Ensino Fundamental anos iniciais e anos finais, sobre as práticas de ensino de matemática utilizadas em sala de aula para atender com eficiência as crianças que apresentam o Transtorno do Espectro Autista - TEA. É perceptível o aumento de crianças laudadas com TEA nos últimos tempos, assim como a falta de capacitação dos docentes para atender as necessidades específicas desses estudantes. A pesquisa visa entender o que tem sido feito e o que pode ser melhorado no atendimento das necessidades das crianças com TEA com olhar específico para o ensino da matemática. O estudo parte da definição do autismo e suas alterações com o passar do tempo e busca, referências quanto à amplitude e possibilidade de desenvolvimento do assunto. A metodologia utilizada é a pesquisa de campo, de caráter qualitativo e exploratória, de natureza bibliográfica. No decorrer da pesquisa nos deparamos com estudos sobre a Educação Matemática que evidenciaram que é necessário promover uma educação que preze pela aprendizagem dos alunos autistas. Como resultados da pesquisa de campo apontamos as ações que mais se intensificaram nas respostas dos docentes entrevistados como metodologias efetivas na aprendizagem matemática de crianças com TEA.
  • Do espaço de desconstrução da violência à construção da cultura da paz: uma proposta de oficina educativa-pedagógica
    (Instituto Federal de Brasília) Silva, Martaneres Lopes Gondim
    A violência é um fenômeno social antigo, atual e complexo que, de modo geral, interfere na sociedade como um todo. Nos últimos anos, a situação tem se intensificado, principalmente no contexto educativo. A partir de uma reflexão teórica e conceitual acerca da violência na escola, é possível compreender a importância e as contribuições do campo da educação para a construção da cultura da paz. Nesse sentido, a oficina pedagógica é uma ferramenta útil a ser aplicada em sala de aula por possibilitar uma vivência grupal significativa acerca de uma determinada situação, contribuindo para a formação acadêmica e profissional dos alunos. Assim, optou-se enquanto procedimentos metodológicos: levantamento e leitura de material bibliográfico acerca da “violência” e da “violência na escola e nos IFs” que teve como resultante a construção de um guia de aplicação no formato de “Cartilha” para o docente. Logo, espera-se que a presente proposta de oficina seja colocada em prática o quanto antes, sendo sugerido a aplicação inicial no formato “Piloto” no evento do Conecta para avaliar a sua implementação e possíveis ajustes.
  • O papel do técnico em secretariado escolar no processo educativo
    (Instituto Federal de Brasília) Silva, Rafael Pereira da; Vieira, Maria Marclane Bezerra
    Este projeto interventivo teve como objetivo identificar em que medida, as ações desenvolvidas pelo técnico em secretariado escolar podem impactar no processo educativo. Buscando responder a problemática: qual o papel do técnico em secretariado escolar no processo educativo? A metodologia aplicada definiu o estudo como sendo do tipo bibliográfico e exploratório, caracterizando-se como um estudo teórico e conceitual, baseados em fontes primárias e secundárias, encontrados em livros, artigos de revistas impressas e online, tendo como método de análise o dedutivo, com procedimentos sistematizados e priorizando a análise de conteúdo dos dados pesquisados. A conclusão dos estudos, compreendeu-se que a ação administrativa e pedagógica está interligada, produzindo condições adequadas para o alcance de metas educacionais em consonância com as demandas e necessidades de todos os setores da escola e da comunidade local.
  • A inclusão da pessoa com deficiência no ensino técnico e profissional
    (Instituto Federal de Brasília) Nobres, Márcia Paula Ferreira Rodrigues; Silva, Thalita Andressa Barbosa Paes Landim
    O presente trabalho é fruto da Especialização em Docência para Educação Profissional e Tecnológica . Tem como tema de pesquisa a inclusão da pessoa com deficiência no ensino técnico e profissional e apresenta como pergunta geradora a seguinte questão: Como preparar o corpo docente e demais servidores da instituição para receber os alunos com deficiência e transtornos de aprendizagem na educação profissional e técnica do curso de Assistente Administrativo? Será que é necessária a formação continuada do professor visando um ambiente inclusivo? Apresenta como objetivo geral: Analisar o processo de inclusão de alunos com deficiência e transtornos de aprendizagem na educação profissional e técnica. E tem como objetivos específicos: Analisar a dinâmica da escola profissional e técnica diante do recebimento de estudantes com deficiência e transtornos de aprendizagem; Compreender como ocorre a inclusão nos cursos profissionalizantes; Propor ações de cunho reflexivo e pedagógico para a instituição de ensino observada. A pesquisa analisou uma escola profissionalizante privada e observou como ocorre o processo de inclusão do aluno com deficiência e transtorno de aprendizagem neste ambiente. Foram presenciadas dificuldades estruturais, além de limitações nas formações dos professores para o trabalho com esses estudantes.
  • Projeto de regularização: rito de habilitação, aplicação dos artigos 151 AO 153 COE/DF : eixo tecnológico infraestrutura; Curso Técnico em Edificações na forma articulada integrada ao ensino médio – PROEJA; Projeto Arquitetônico
    (Instituto Federal de Brasília) Rocha, Juliano de Lima da Silva
    Uma grande quantidade de profissionais formados, técnicos em edificações, desconhecem os ritos legais para regularizar uma edificação. No ano de 2018 havia cerca de 190 mil habitações irregulares no Distrito Federal. O objetivo deste trabalho é propor uma intervenção pedagógica na disciplina de Projeto de Arquitetura, a fim de, apontar o rito de habilitação de projeto de regularização edilícia, conforme os artigos 151 ao 153 da Lei 6.138 de 2018 – Código de Edificações do Distrito Federal, com a aproximação do estudante ao mundo do trabalho, práxis. Sugere-se que a intervenção proposta seja realizada para os discentes do 4º modulo do curso de Técnico de Edificações modalidade PROEJA, do Instituto Federal de Brasília campus Samambaia. A intervenção baseia-se na metodologia Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), priorizando o protagonismo dos discentes, para a construção da competência de Desenhista projetista de construção civil. A primeira fase é a identificação do problema, por meio de pesquisa. A segunda fase, destinada a elaboração de croqui, memorial descritivo e projeto de arquitetura de regularização. A última etapa destina-se a defesa da proposta de solução do problema. Espera-se que atividade de intervenção pedagógica conduza os discentes a uma visão crítica dos conhecimentos técnico e do mundo do trabalho, capacitando-os a autonomia, cidadania e transformação social.