Especialização
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/35
Acervo de TCCs dos cursos de especialização (lato-senso) produzidos por alunos do IFB, promovendo a disseminação da produção acadêmica da instituição.
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Submissões Recentes
- A inclusão da pessoa com deficiência no ensino técnico e profissional(Instituto Federal de Brasília) Nobres, Márcia Paula Ferreira Rodrigues; Silva, Thalita Andressa Barbosa Paes LandimO presente trabalho é fruto da Especialização em Docência para Educação Profissional e Tecnológica . Tem como tema de pesquisa a inclusão da pessoa com deficiência no ensino técnico e profissional e apresenta como pergunta geradora a seguinte questão: Como preparar o corpo docente e demais servidores da instituição para receber os alunos com deficiência e transtornos de aprendizagem na educação profissional e técnica do curso de Assistente Administrativo? Será que é necessária a formação continuada do professor visando um ambiente inclusivo? Apresenta como objetivo geral: Analisar o processo de inclusão de alunos com deficiência e transtornos de aprendizagem na educação profissional e técnica. E tem como objetivos específicos: Analisar a dinâmica da escola profissional e técnica diante do recebimento de estudantes com deficiência e transtornos de aprendizagem; Compreender como ocorre a inclusão nos cursos profissionalizantes; Propor ações de cunho reflexivo e pedagógico para a instituição de ensino observada. A pesquisa analisou uma escola profissionalizante privada e observou como ocorre o processo de inclusão do aluno com deficiência e transtorno de aprendizagem neste ambiente. Foram presenciadas dificuldades estruturais, além de limitações nas formações dos professores para o trabalho com esses estudantes.
- Projeto de regularização: rito de habilitação, aplicação dos artigos 151 AO 153 COE/DF : eixo tecnológico infraestrutura; Curso Técnico em Edificações na forma articulada integrada ao ensino médio – PROEJA; Projeto Arquitetônico(Instituto Federal de Brasília) Rocha, Juliano de Lima da SilvaUma grande quantidade de profissionais formados, técnicos em edificações, desconhecem os ritos legais para regularizar uma edificação. No ano de 2018 havia cerca de 190 mil habitações irregulares no Distrito Federal. O objetivo deste trabalho é propor uma intervenção pedagógica na disciplina de Projeto de Arquitetura, a fim de, apontar o rito de habilitação de projeto de regularização edilícia, conforme os artigos 151 ao 153 da Lei 6.138 de 2018 – Código de Edificações do Distrito Federal, com a aproximação do estudante ao mundo do trabalho, práxis. Sugere-se que a intervenção proposta seja realizada para os discentes do 4º modulo do curso de Técnico de Edificações modalidade PROEJA, do Instituto Federal de Brasília campus Samambaia. A intervenção baseia-se na metodologia Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), priorizando o protagonismo dos discentes, para a construção da competência de Desenhista projetista de construção civil. A primeira fase é a identificação do problema, por meio de pesquisa. A segunda fase, destinada a elaboração de croqui, memorial descritivo e projeto de arquitetura de regularização. A última etapa destina-se a defesa da proposta de solução do problema. Espera-se que atividade de intervenção pedagógica conduza os discentes a uma visão crítica dos conhecimentos técnico e do mundo do trabalho, capacitando-os a autonomia, cidadania e transformação social.
- Modelo de competências para formação de tutores no contexto da inclusão de estudantes com surdez em ambientes virtuais de aprendizagem(Instituto Federal de Brasília) Martins, José do Nascimento RêgoO presente ensaio tem como objetivo apresentar um modelo que contenha as principais competências que permita Tradutores e Intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (TILS) formarem-se tutores EaD, para implementação de um projeto interventivo visando auxiliar estudantes surdos, com dificuldade em acessar disciplinas no Ambiente Virtual de Aprendizagem. A intenção é que os voluntários se habilitem como mediadores para que, ao reconhecer as principais dificuldades dos estudantes surdos, empreendam a inclusão digital. Diante dessa proposta, este trabalho tem como escopo mapear as competências necessárias para a formação tutores para que atuem em diferentes tipos de Ambientes Virtuais de Aprendizagem no auxílio a pessoas surdas. A escolha pela formação de TILS voluntários tem como base o respeito a multiplicidade e as singularidades dos alunos, pois integram a comunidade de surdos. Neste sentido, se fez necessária uma abordagem metodológica qualitativa, com uma pesquisa descritiva sobre o que é a surdez e a pessoa surda, a legislação que ampara o serviço de Tradutores e Intérpretes da Língua Brasileira de Sinais e a Língua Brasileira de Sinais, a importância da tutoria e o modelo de formação por competência para que os tutores, realizem a inclusão digital dos estudantes surdos, fomentando assim, a autonomia para o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no AVA. Também foi realizada uma pesquisa documental utilizando a técnica de coleta de dados na forma de levantamento bibliográfico e análise de documentos em materiais fornecidos por instituições de ensino superior, para a formação de tutores, com diferentes processos acadêmicos, administrativos e pedagógicos, utilizados em diferentes contextos de ensino. Tudo isso para viabilizar melhores condições de compreensão das TICs e o auxílio às pessoas surdas com dificuldades em utilizar as tecnologias digitais dos curso disponibilizados no AVA.
- Ações de recrutamento e seleção de pessoal: gestão e negócio técnico em recursos humanos atração de pessoas(Instituto Federal de Brasília) Moreira, Jocelma Alves; Batista, Lilian Soares de SantanaO trabalho trata acerca do tema Ações de Recrutamento e Seleção de Pessoal, conteúdo da disciplina de Atração de Pessoal, do curso Técnico de Recursos Humanos, do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. Os cursos técnicos formam pessoas para atuarem no mundo do trabalho, sendo imprescindível que os Institutos Federais, juntamente com o educando, se aproximem do arranjo produtivo que os cercam, oportunizando a aplicação dos conhecimentos adquiridos no espaço escolar e proporcionando uma formação condizente com a realidade da região na qual estão inseridos. O objetivo geral é estruturar ações de recrutamento e seleção de pessoas baseadas na demanda e características de organizações visitadas. Tem por objetivos específicos: visitar uma organização a fim de conhecer o processo de recrutamento e seleção de pessoal; identificar a missão, visão e valores da organização; escolher e conhecer a descrição e especificação de três cargos da organização; compreender e analisar as ações de recrutamento e seleção dos cargos escolhidos na organização e; propor ações de recrutamento e seleção de pessoas dos cargos escolhidos nas organizações, a fim de melhorar esses processos. Quanto à metodologia, a princípio foi realizada uma abordagem metodológica baseada em um levantamento bibliográfico para a coleta de referenciais, com a finalidade de revisar a literatura mais significativa sobre o tema. Seguindo, o método proposto é a aplicação da metodologia ativa, que busca a aprendizagem baseada em projeto, e o objetivo é fazer com que os estudantes alcancem o conhecimento através da solução colaborativa de desafios. Os resultados esperados são que os estudantes tenham a oportunidade de conhecer, analisar e propor processos de recrutamento e seleção de pessoal nas organizações que estão situadas na região em que realizam o curso técnico.
- Qualidade de vida no trabalho do docente e a sua influência no clima organizacional(Instituto Federal de Brasília) Oliveira, Gabriela SilvaO trabalho a seguir tem como objetivo auxiliar os docentes do Instituto Federal de Brasília a promover qualidade de vida no trabalho sendo eles os protagonistas a executarem os processos iniciais de uma instituição. O projeto de intervenção visa conhecer os principais fatores que influenciam a qualidade de vida do trabalho dos docentes no IFB. Para alcançar esses objetivos e preciso estimular os docentes com relação a sua melhoria na comunicação, compressão do estímulo do trabalho em equipe, respeito e inclusão e resolução de conflitos de forma adequada, conhecendo também , um pouco da realidade do docente em seus vários espaços de atuação.
- Investigação de acidente de trabalho(Instituto Federal de Brasília) Carvalho, Flávio Nery deEste projeto visa abordar a importância da segurança no ambiente de trabalho, com foco no curso técnico de Segurança do Trabalho. A integridade física dos trabalhadores é uma prioridade ética e legal, e a investigação de acidentes de trabalho desempenha um papel crucial na formação desses profissionais. O objetivo principal é identificar as causas dos acidentes ocorridos no Distrito Federal no último ano e implementar medidas preventivas, ao mesmo tempo em que conscientiza os alunos sobre a importância dessa investigação. Destacando-se a relevância da segurança ocupacional e a necessidade de abordagens pedagógicas interdisciplinares. A educação deve se adaptar às demandas da sociedade e do mercado de trabalho, preparando os educandos para aprenderem de forma autônoma e interativa. A metodologia do projeto envolve a formação de grupos de alunos que analisam casos de acidentes de trabalho, realizam pesquisas de campo e propõem recomendações. Os resultados esperados incluem a prevenção de acidentes de trabalho, conscientização sobre segurança ocupacional, aprimoramento da formação dos alunos e promoção de um ambiente de trabalho mais seguro e sustentável, destacando a importância de combinar teoria e prática para atingir esses objetivos.
- Do conto à conta: desenvolvimento de um livro paradidático para auxiliar a aprendizagem das operações matemáticas básicas no ensino fundamental anos iniciais(Instituto Federal de Brasília) Dourado, Cristiane de SouzaOs Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ressaltam a importância de utilizar diferentes procedimentos de cálculo, tanto de forma mental quanto escrita, na resolução de problemas contextualizados que envolvam as quatro operações básicas da matemática: adição, subtração, divisão e multiplicação. Além disso, orientam para a elaboração e resolução de problemas com múltiplos significados, por meio do uso de estratégias variadas, como estimativas de cálculo e atividades com medidas. Tendo em vista este direcionamento, esta pesquisa tem como finalidade integrar a matemática por meio do conto, oferecendo um livro paradidático que sirva de suporte para professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem, unindo os participantes através da contação de história. A proposta é utilizar esse gênero textual literário como ferramenta capaz de contribuir para o desenvolvimento da leitura, estimular a imaginação e despertar um olhar matemático mais atento e sensível para a realidade, colaborando, assim, com o desenvolvimento das habilidades previstas para o desenvolvimento das competências matemáticas iniciais do Ensino Fundamental. A organização metodológica da pesquisa se estruturou em dois momentos, o primeiro foi a confecção de um livro paradidático interativo, intitulado "A Matemática encantada do grande baile" que busca estimular o uso da literatura como recurso facilitador na assimilação dos conteúdos matemáticos. O segundo momento foi a contação de história, a leitura da versão preliminar do livro, realizada em duas turmas, de 4º e 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola particular localizada no Distrito Federal. Os dados obtidos por meio da observação demonstram, até o momento, que um recurso metodológico que integra a matemática a um gênero textual literário com uma narrativa simples, clara e acessível, pode tornar o ensino da matemática mais interessante, aprimora a capacidade de interpretação, desperta a imaginação e estimula a curiosidade sinalizada na resolução de situações problemas de vivências matemáticas práticas.
- Aula de desenho técnico de vestuário: inclusão digital no processo ensino/aprendizagem(Instituto Federal de Brasília) Rodrigues, Alexandre GuimarãesDiferentes oportunidades de acesso a computadores por diferentes gerações, classes sociais e localizações de moradia determinam a exclusão digital no ensino e consequentemente uma exclusão social. Como uma estratégia metodológica poderia auxiliar na democratização do acesso a programas de computador e a internet e contribuir para uma capacitação e formação cidadã? Para isso foi utilizada a metodologia bibliográfica e empírica das aulas de desenho técnico de vestuário em informática para a turma do módulo 2 do curso técnico subsequente em vestuário do campus Taguatinga do Instituto Federal de Brasília e o relato do pesquisador. O objetivo geral foi a capacitação discente do software e organização e armazenamento em ambiente virtual dos materiais produzidos no computador durante a aula. Os objetivos específicos foram conhecer a ferramenta Inkscape e seus comandos básicos; utilizar os comandos do programa para realizar desenhos técnicos de vestuário; desenhar desenhos técnicos de vestuário de forma autônoma no programa; aprender formas de armazenamento de arquivos produzidos em sala no ambiente virtual. As estratégias metodológicas tradicionais, liberal e colaborativa. As impressões foram pontuadas como melhoria no aprendizado, porém não deram autonomia para estes discentes realizarem as atividades sem os suportes disponíveis.
- Bioplásticos comestíveis ativos: prospecção tecnológica e estado da arte(Instituto Federal de Brasília) Silva, Sandy Chaves daEste artigo aborda a busca por alternativas sustentáveis ao plástico derivado de combustíveis fósseis, destacando a urgência de inovações diante dos problemas ambientais causados pelos plásticos convencionais. O bioplástico biodegradável, especialmente o comestível proveniente de fontes renováveis, emerge como uma resposta promissora, especialmente no setor alimentício e de embalagens. A prospecção tecnológica e a análise do estado da arte desempenham papéis cruciais no avanço sustentável da ciência e da tecnologia. Nesse contexto, foi conduzida uma pesquisa utilizando o Methodi Ordinatio, uma metodologia desenvolvida para a seleção criteriosa de artigos científicos, com o objetivo de avaliar os autores e trabalhos mais relevantes na temática dos bioplásticos comestível ativo, aqueles que possuem características antioxidantes e antibacterianas, a fim de averiguar suas aplicações. Essa abordagem sistemática permitiu a aplicação da equação InOrdinatio, a qual considera: o fator de impacto, o ano da publicação da pesquisa e o número de citações do artigo para calcular a relevância dos periódicos. Através dessa metodologia, foi possível identificar os bioplásticos mais relevantes, destacando suas características e potenciais aplicações. Durante a revisão sistemática realizada, notou-se que os biopolímeros mais utilizados na produção dos bioplásticos comestíveis ativos são a quitosana e os diferentes tipos de amido. Adicionalmente, os óleos essenciais mais explorados para o mesmo fim incluem o de orégano, cravo e canela. Essas descobertas fornecem insights valiosos sobre os insumos mais promissores para a produção desses materiais. Para complementar a análise, foi conduzida uma prospecção tecnológica e busca por patentes utilizando a base de dados Questel Orbit Intelligence, abrangendo depósitos entre 2013 e 2022. Essa análise revelou informações sobre o desenvolvimento e a liderança de países como China, Índia, Canadá, EUA e Brasil em pesquisas e inovações nessa área. Os resultados encontrados destacam a necessidade de estratégias inovadoras para tornar o bioplástico comestível ativo mais competitivo em comparação ao plástico convencional.
- Avaliação temporal da qualidade das águas urbanas no Córrego Cortado - Distrito Federal(Instituto Federal de Brasília) Reis, Mayara Lima dosPara avaliar a variação temporal de qualidade das águas urbanas do Córrego Cortado foram realizadas seis campanhas de amostragem, sendo três abrangendo o período seco e três abrangendo o período chuvoso. As coletas foram realizadas em quatro pontos distintos ao longo do Córrego Cortado. Para tal propósito, foram determinados os seguintes parâmetros físico-químicos: cor aparente, cor verdadeira, turbidez, condutividade elétrica, sólidos totais dissolvidos, temperatura, pH, oxigênio dissolvido, DBO e DQO, amônio, nitrito e ortofosfato. Diferenças significativas entre as estações seca e chuvosa não foram encontradas, exceto para a temperatura. Durante o monitoramento observou-se que a maior parte dos parâmetros analisados se mantiveram dentro dos limites estabelecidos pela Resolução nº 357/05 do Conama, para água doce classe 2. No entanto, amônio e fosfato estavam acima do limite, na estação seca, no ponto CC1, o que pode ser um indício de lançamento de efluentes não tratados no corpo hídrico. Esse fenômeno pode ser corroborado pelos elevados valores de condutividade elétrica e de sólidos totais dissolvidos obtidos em ambas as estações.
- Análise da variabilidade espacial, temporal e sazonal dos recursos hídricos: estudo de caso da Bacia Hidrográfica do Rio São Bartolomeu(Instituto Federal de Brasília) Vasconcelos, Louise de MirandaAs Áreas de Preservação Permanente (APPs) têm a função de preservar locais frágeis como beiras de rios, topos de morros e encostas, sendo indispensáveis na proteção de nascentes, fauna, flora e biodiversidade. O sensoriamento remoto emerge como ferramenta valiosa para coleta e análise de dados sobre a superfície da terra, permitindo o monitoramento de mudanças ambientais e a partir disso levantar indicativos e possíveis soluções para o desmatamento, degradação do solo e alterações no uso e ocupação dos espaços em uma cidade. O objetivo geral deste estudo é avaliar os efeitos de variabilidade espaço-temporal e sazonal nos parâmetros da qualidade da água na Bacia do Rio São Bartolomeu – DF. Através de pontos de monitoramento de qualidade da água da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (CAESB)3 e do Relatório Técnico produzido por França e Ledo (2016), chegou-se aos seguintes resultados: houve um aumento na área rural na referida bacia entre 2015 a 2022; os parâmetros de qualidade de água tiveram piores resultados no cenário de ausência de vegetação (APP) durante o período sazonal de chuva; múltiplos parâmetros de qualidade não atendem as resoluções e normas de proteção da qualidade superficial de mananciais. Assim, estes resultados nos levam a concluir que APPs desempenham papéis fundamentais na manutenção da qualidade dos corpos d'água e que a forma de uso do solo, especialmente a remoção da vegetação para a implementação de monoculturas, se mostra um fator de grande impacto ambiental para todos.
- Monitoramento anual das emissões de manifestos de transporte de resíduos e rejeitos na plataforma SINIR: um estudo do ano de 2022 em uma empresa de gestão de resíduos sólidos(Instituto Federal de Brasília) Sousa, Larissa Victoria dos Santos VelosoO presente estudo focou na análise do monitoramento anual das emissões de Manifestos de Transporte de Resíduos e Rejeitos na plataforma Sinir (Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos) ao longo do ano de 2022, realizada por uma empresa especializada em gestão de resíduos. O principal objetivo foi contribuir de maneira eficaz com os grandes geradores de resíduos sólidos, auxiliando no cumprimento de suas obrigações legais, conforme estabelecido pela Portaria nº 280 de junho de 2020. Durante a análise, constatou-se que uma das principais dificuldades enfrentadas pelos grandes geradores estava associada à correta classificação dos resíduos sólidos, conforme os códigos do IBAMA e as classes IIA e IIB. Com intuito de superar esse desafio, foi desenvolvido um quadro abrangente que apresenta a classificação dos principais resíduos gerados por uma rede atacadista. Essa ferramenta foi concebida para oferecer uma referência clara e acessível, possibilitando que os grandes geradores assumam a responsabilidade pela emissão dos MTRs de maneira eficaz. No entanto, considerando que, por ora, a responsabilidade pela emissão dos MTRs permanece sendo legalmente do gerador, foi desenvolvido um tutorial educativo voltado para grandes geradores. Este recurso fornece orientações para o acompanhamento eficaz das emissões dos MTRs fornecendo respaldo aos geradores durante eventuais processos de fiscalização, garantindo a conformidade com as normativas vigentes.
- Estudo da implantação do setor habitacional noroeste no assoreamento na sub-bacia do Ribeirão Bananal, Lago Paranoá: revisão de literatura(Instituto Federal de Brasília) Gomes, Geovany Neres de BritoO aumento da densidade populacional e o consequente uso e ocupação não controlados do solo causam impactos negativos ao meio ambiente, como o assoreamento de corpos hídricos em bacias hidrográficas. Desde de sua criação, o Distrito Federal vem enfrentando problemas com a expansão urbana e a ocupação desordenada do solo. Em 2009, grandes empreendimentos imobiliários, como o Setor Habitacional Noroeste, começaram a ser implementados no DF gerando impactos ambientais sobre os recursos hídricos da região. Dentre os impactos, destaca-se aqui o assoreamento dos cursos de água reduzindo a qualidade e a quantidade de água disponível para os seus múltiplos usos. Com base no exposta acima, o estudo teve como objetivo geral avaliar a influência direta e indireta da construção do Setor Habitacional Noroeste no processo de assoreamento do Ribeirão Bananal. O trabalho também propôs analisar instrumentos legais de planejamento territorial para uso e ocupação do solo na bacia hidrográfica do Lago Paranoá, comparando a situação ambiental do Lago antes e depois da construção do Setor Habitacional Noroeste. Por fim, o trabalho propôs medidas de gerenciamento para a mitigação dos impactos ambientais relevantes ao longo da construção do Setor Noroeste no entorno do Lago Paranoá. O método empregado neste estudo foi um levantamento bibliográfico de informações e dados específicos, que permitiram a compreensão e a análise do mapeamento da bacia hidrográfica. O estudo foi realizado com base em dados de relatórios técnicos fornecidos pela ADASA e MPDFT, mapas desenvolvidos pela CODEPLAN, além das pesquisas de dissertação de mestrado realizadas pelo professor Henrique Llacer Roig, da UnB sobre o tema. Por meio da utilização de métodos batimétricos e geofísicos, foi possível estimar o volume de água e o percentual de assoreamento no Ribeirão Bananal. A partir destes estudos concluo a análise dos resultados, nos quais demonstram um assoreamento progressivo e uma redução gradual da capacidade de armazenamento de água do lago. Com base nas informações levantadas neste estudo, concluiu-se que o avanço do assoreamento do Lago Paranoá pode ter sido acelerado pela construção do Noroeste, devido à supressão significativa da vegetação, expondo o solo e tornando-o suscetível a ser transportado por escoamento superficial durante as estações chuvosas.
- Compilação do fator K de erodibilidade de solos e substratos no Distrito Federal(Instituto Federal de Brasília) Almeida, Carlos Xisto de PaulaAs diversas formas de erosão do solo prejudicam ecossistemas terrestres e aquáticos, e no Distrito Federal é fonte de significativo impacto ambiental. A erodibilidade de solos e substratos foi sistematicamente mensurada por muitos autores na região do DF, mas supõe-se que esses resultados diferem entre si mesmo para uma mesma ordem de solo. A erodibilidade de solos e substratos expostos é fator que influencia a erosão laminar, que deve ser estudada para que áreas impactadas sejam corretamente manejadas. Desta forma, este estudo teve como objetivo compilar e avaliar os valores do fator de erodibilidade K, determinados por meio do Nomograma de Wischmeier, de trabalhos realizados em solos e substratos do Distrito Federal.
- Variação sazonal da qualidade das águas urbanas no córrego Taguatinga - Distrito Federal(Instituto Federal de Brasília) Azcutia, Camila de SouzaEsta pesquisa investigou a qualidade da água do Córrego Taguatinga, um importante afluente do Ribeirão Taguatinga e Rio Melchior, localizado em uma região intensamente urbanizada do Distrito Federal. Embora parte do córrego esteja em Unidades de Conservação, a qualidade de suas águas tem sido pouco estudada, mesmo no contexto de degradação ambiental, despejo de resíduos sólidos, habitações irregulares e aporte de esgoto. Para avaliar a sazonalidade, foram analisados parâmetros físicos, químicos e microbiológicos durante as estações seca e chuvosa, por meio de testes estatísticos não paramétricos como Spearman e Mann-Whitney. Os resultados mostraram variações significativas, com maiores concentrações de amônio (N-NH4+), fosfato (P-PO43-), cor aparente e verdadeira, condutividade elétrica e sólidos totais dissolvidos, na estação seca, e aumento de oxigênio dissolvido e coliformes totais no período chuvoso. A pesquisa destacou a importância de tais estudos para o gerenciamento de recursos hídricos e a implementação de políticas públicas que visem à preservação das áreas verdes e do córrego.
- Usabilidade da plataforma Duolingo : análise segundo as Heurísticas de Jakob Nielsen(Instituto Federal de Brasília) Carvalho, Bruna Vasconcelos deO presente trabalho tem como objetivo analisar a importância da usabilidade para o desenvolvimento de interfaces digitais, utilizando como metodologia o teste de usabilidade proposto por JAKOB NIELSEN em seu livro “Método de Inspeção de Usabilidade” onde postula ao lado de Robert L Mark as 10 heurísticas de usabilidade. Para isso, foi escolhido como objeto de estudo a plataforma de aprendizado de idiomas mobile Duolingo, em sua versão 5.141.7, devido a sua popularidade dentre aplicativos de aprendizado mobile. Trata-se de um estudo de caso que tem como fim compreender o impacto das escolhas de elementos de design aplicados a uma interface mobile na experiência do usuário. Foram analisados estes tópicos a fim de concluir se haviam concordâncias ou violações com heurísticas para o usante, bem como seu para o funcionamento da plataforma. Para isso, foi necessário conceituar termos essenciais para o entendimento do estudo, como usabilidade, testes de usabilidade, elementos e teorias adaptados do estudo mais amplo de Design, como design emocional e design gráfico.
- Nutrindo a vida com sabor: oficina com temperos naturais voltada as mulheres catadoras de materiais recicláveis pertencentes a uma associação de Ceilândia – Distrito Federal(Instituto Federal de Brasília) Oliveira, Isabel Cristina Rodrigues Alves de; Santos, Lo-Ruama Mendes dos ReisA alimentação está posta sobre um tripé: biológico, cultural e simbólico, sendo a mesma indispensável à sobrevivência humana. No Brasil a Educação Alimentar e Nutricional (EAN) é legitimada como uma tática para a obtenção da Segurança Alimentar e Nutricional e da garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA). Apesar disso, o país apresenta uma nutrição fragilizada, tendo como consequência um dos maiores problemas de saúde pública: as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), que são responsáveis por 74% das causas de mortes prematuras entre brasileiros e brasileiras. Considerando os aspectos citados, e os dados de Ceilândia, cidade satélite à Brasília/Distrito Federal, que conta com uma população urbana majoritariamente do sexo feminino, com idade média de 34,3 anos, sendo 14,6% delas pertencente a um arranjo domiciliar monoparental feminino. E objetivando fomentar hábitos alimentares saudáveis e gastronômicos na vida de mulheres, e consequentemente em seus núcleos familiares, propomos, como parte do trabalho final de curso, da Especialização em Educação Profissional e Tecnológica, a oficina “Nutrindo a vida com sabor”, direcionada a mulheres catadoras de materiais recicláveis de uma associação localizada nesse território.
- Avaliação diagnóstica dos resíduos da construção civil (RCC) em duas regiões administrativas (RAS) do DF: “louças sanitárias"(Instituto Federal de Brasília) Araújo, Aurinaldo Vieira deO descarte inadequado de resíduos sólidos representa uma das questões ambientais mais prementes e desafiadoras enfrentadas por toda sociedade contemporânea. O objetivo geral deste estudo é analisar e compreender os danos negativos decorrentes do descarte inadequado de resíduos sólidos da construção civil, (louças sanitárias: bacias com caixa acoplada, bidês; lavatórios; colunas; mictórios; tanques para lavar roupas), em duas Regiões Administrativas do Distrito Federal, RA VIII - Santa Maria- DF, RA - II - Gama- DF. Este estudo não contempla louças porcelana utilitárias e decorativas. Propõe-se neste estudo uma avaliação diagnóstica dos resíduos da construção civil, para análises quantitativas e qualitativas dos dados coletados em campo com auxílio de mapas e relatórios de descarte irregulares apresentados por Administração de Santa-DF e Serviço de Limpeza Urbana. Foram identificados os locais de descarte inadequado desses resíduos entre outros não citados, nas duas regiões, incluindo áreas centrais, terrenos baldios e limites periféricos.
- O professor reflexivo e o letramento matemático: uma análise da reflexão docente no Ensino Fundamental como elemento de ação pedagógica(Instituto Federal de Brasília) Teixeira, Amanda Myssandre Souza; Santos, Daiana Lafaiete Ribeiro Araújo dos; Ananias, Daniel DantasO presente trabalho tem por objetivo analisar, a partir de um processo reflexivo sobre a prática, a compreensão de professores a respeito do processo de ensino-aprendizagem da matemática e suas relações com o letramento matemático no Ensino Fundamental. A investigação teve natureza qualitativa, os dados foram coletados por entrevista semiestruturada com sete professores de matemática que atuam nas redes pública e privada. Os dados foram organizados e analisados por meio da análise de conteúdo. Da análise dos dados, obtivemos como respostas uma percepção de que os estudantes, em sua maioria, chegam à escola com conhecimentos prévios deficitários. Para atuar no sentido do letramento os docentes compreendem os livros didáticos e as atividades de percepção da matemática na prática como as estratégias mais adequadas. Além disso, para os alunos que apresentam dificuldades após a intervenção, os docentes utilizam listas de exercícios e trabalho pedagógico com pequenos grupos de alunos. Por fim, em reflexão a respeito do currículo, os docentes apontam que este precisa ser adaptado na transposição para a prática para a atender as peculiaridades dos diferentes grupos de estudantes.
- Promovendo o autocuidado e o bem-estar na comunidade surda(Instituto Federal de Brasília) Silva, Edimar Monsuete da; Macedo, Expedito BarbosaEste projeto tem como objetivo abordar a promoção do autocuidado e bem-estar na comunidade surda, com foco na implementação de uma roda de terapia comunitária. Para compreender plenamente o contexto e a necessidade desta intervenção, é essencial discutir o problema a ser abordado, os objetivos a serem alcançados e as razões para a realização desta iniciativa. A comunidade surda frequentemente enfrenta desafios únicos relacionados ao seu bem-estar e saúde mental. Barreiras de comunicação, estigma social e dificuldades no acesso a serviços de apoio podem impactar adversamente a qualidade de vida dos indivíduos surdos. Além disso, a falta de espaços inclusivos para discutir questões de saúde mental e compartilhar estratégias de autocuidado é uma lacuna que precisa ser abordada.

