Submissões Recentes

A história da cachaça: um patrimônio histórico, cultural e econômico brasileiro
(Instituto Federal de Brasília) Oliveira, Bruno Resende de
A cachaça, bebida alcoólica tradicional do Brasil, transcende sua função econômica, ocupando um lugar de destaque na história, cultura e identidade nacional. Este artigo analisa a trajetória da cachaça desde suas origens no período colonial até sua consolidação como símbolo cultural brasileiro. São investigados aspectos históricos, econômicos e culturais, com ênfase em seus processos de produção, regulamentação legal e impacto no mercado interno e externo. A pesquisa fundamenta-se em uma abordagem qualitativa e histórico-descritiva, abrangendo fontes bibliográficas, análise documental e estudo de caso em regiões produtoras tradicionais. Conclui-se que a cachaça é um elemento central da construção cultural brasileira e de sua economia, sendo reconhecida como patrimônio nacional.
Tecendo os sabores da cajucultura: uma exploração dos aspectos econômicos, sociais, históricos e culturais na microrregião de Picos – PI
(Instituto Federal de Brasília) Leal, José Helder da Silva
O artigo aborda a cajucultura na microrregião de Picos - PI destaca a significância econômica, social e cultural do cajueiro no contexto nordestino do Brasil, com particular destaque para o estado do Piauí. É digno de nota que a cajucultura exerce uma função de destaque na economia local, proporcionando oportunidades de trabalho e fontes de renda para pequenos e médios produtores na região de Picos, uma das áreas proeminentes na produção de caju. Apesar dos desafios enfrentados na produção de caju, tais como a necessidade de aumentar a eficiência produtiva e superar dificuldades socioeconômicas, estão sendo implementadas estratégias para aprimorar a situação, incluindo a introdução de novas variedades de cajueiros. Além de sua contribuição econômica, a cajucultura também exerce um impacto positivo na coesão social das comunidades locais, refletindo suas raízes históricas na região e fomentando eventos e festivais que realçam sua relevância cultural. O artigo conclui destacando o potencial de expansão da cajucultura em Picos, salientando a importância de estratégias inovadoras de produção e aproveitamento de subprodutos do caju. Em resumo, enfatiza-se a importância da cajucultura como impulsionadora do desenvolvimento econômico e social da região, ao mesmo tempo em que reconhece os desafios a serem superados para sua plena valorização.
Pimpolho Kids 2.0: plataforma de jogos para auxílio na alfabetização de crianças
(Instituto Federal de Brasília) Severo, Heberth Vinícius Amarante
O uso da tecnologia para apoiar a alfabetização infantil é um campo promissor, e o potencial dos jogos digitais em despertar o engajamento das crianças é significativo. Neste contexto, este trabalho focou no desenvolvimento e aplicação de jogos educativos para auxiliar crianças em fase de alfabetização. Utilizou-se a abordagem Design Thinking, que prioriza a solução de problemas baseada em evidências. O Jogo Complete Palavras e o Jogo dos 7 Erros foram testados com seis crianças de 6 e 7 anos de uma escola pública no Distrito Federal. Os resultados iniciais indicam que houve notável interesse das crianças pela proposta e que os jogos digitais, com foco educativo e como ferramenta lúdica, podem colaborar significativamente no processo de alfabetização infantil.
Sequência mágica: aprendizagem em blocos para autistas
(Instituto Federal de Brasília) Santos, Vitória Letícia Ferreira dos
O autismo, ou Transtorno do Espectro Autista (TEA), é um transtorno do desenvolvimento neurológico que prejudica a capacidade de expressar muitas emoções, pensamentos e sentimentos. Pessoas autistas geralmente têm dificuldade em interpretar sequências e padrões, entre outras coisas. Na Linha de Cuidado, direcionada a transtornos do espectro autista e suas famílias, afirma-se que as práticas e rotinas utilizadas para ajudar a organizar a vida diária de pessoas com TEA devem ser identificadas, respeitadas e sempre inseridas no plano de tratamento. Esta pesquisa visa desenvolver uma plataforma interativa "Sequência Mágica: Aprendizagem em Blocos para Autistas" para crianças com transtorno do espectro autista de 2 a 4 anos, para apoiá-las na aprendizagem de sequências e rotinas diárias a partir de recursos visuais e interativos para transmitir habilidades cognitivas-chave de maneira empolgante e divertida. Esta pesquisa, que é qualitativa, é realizada por meio de uma revisão literária e por uma observação da realidade do contexto educacional específico da rotina de alunos de 2 a 4 anos da Educação Infantil. O desenvolvimento da plataforma "Sequência Mágica" busca gerar uma melhor compreensão de padrões e sequências, promovendo benefícios para o desenvolvimento cognitivo e social de crianças com TEA, enquanto incentiva a expansão de suas habilidades organizacionais e de planejamento. Com base em uma análise qualitativa dos dados, bem como na observação do contexto educacional, constatou-se que a plataforma Sequência Mágica atendeu aos objetivos propostos, oferecendo uma ferramenta acessível, visual e lúdica para organização de rotinas por crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Os testes finais realizados confirmaram a funcionalidade do sistema e sua adequação ao público-alvo.
Carreira inclusiva: plataforma online para divulgação de oportunidades de emprego para pessoas com necessidades específicas do Distrito Federal
(Instituto Federal de Brasília) Santos, Tiago Lino dos; Gomes, Vinicius Garces
Não é de hoje que a inclusão de pessoas com necessidades específicas no mercado de trabalho é um desafio em escala mundial. No Brasil, apesar da existência de leis que asseguram a reserva de vagas para Pessoas com Deficiência, ainda persistem obstáculos para que essas pessoas consigam ingressar em uma oportunidade de emprego. Dessa forma, para tentar mitigar esse tipo de situação, faz-se necessária a promoção de ações que visem facilitar o acesso a vagas de emprego, promovam a acessibilidade nas empresas e combatam a discriminação no mercado de trabalho. Este trabalho teve como objetivo principal desenvolver uma plataforma online que disponibiliza oportunidade de emprego para pessoas com necessidades específicas. Além disso, teve como objetivos específicos, realizar pesquisa junto à Secretaria da Pessoa com Deficiência para obter informações sobre empregabilidade de Pessoas com Deficiência e ações realizadas na promoção e inclusão no mercado de trabalho; articular métodos para incentivar os estudantes com necessidades específicas na rede e a divulgar a importância de uma plataforma como auxílio na busca por emprego para Pessoas com Deficiência. A coleta e interpretação dos dados seguiram uma abordagem qualitativa. Para o levantamento de materiais de outros autores, utilizou-se o método bibliográfico. Já a fundamentação teórica e o levantamento de ideias foram realizados por meio de uma pesquisa exploratória. Dessa forma, foi possível identificar algumas barreiras que em conjunto dificultam a participação do grupo em uma oportunidade de trabalho. Além disso, apesar da ausência de testes com o público alvo, o projeto cumpriu com o objetivo geral e destacou melhorias futuras como ampliação de novas funcionalidades no sistema.