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Educação digital como parte da formação integral do sujeito: o ensino de computação na perspectiva de projetos de letramentos digitais em curso PROEJA em artesanato
(Instituto Federal de Brasília) Amorim, Thiago Batista
A presente pesquisa investiga as necessidades da educação digital para o indivíduo se tornar atuante na esfera socioprofissional em uma sociedade alicerçada culturalmente e economicamente em tecnologias digitais. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam para um crescimento do motivo de não utilizar a internet em seu domicílio porque nenhum morador sabia operá-la. Além disso, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) aponta para a necessidade em desenvolver competências em adultos para resolução de problemas em contexto de intensa tecnologia. Não é suficiente ter acesso às tecnologias, que vem crescendo nos últimos anos, é necessário uma educação digital para utilizá-las de forma autônoma e crítica na sociedade como prática social, ou seja, possuir habilidades do letramento digital para exercer seus direitos e deveres em uma sociedade na era da cultura digital. Assim, indaga-se sobre como ocorre a educação digital nas escolas, especificamente o Instituto Federal de Brasília (IFB), em cursos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). É comum esses cursos terem espaços privilegiados no currículo para a educação na área da computação. Ao analisar os planos de curso na modalidade PROEJA do IFB, abservou-se que, em média, 71,43% dos cursos abordam as mesmas habilidades a serem desenvolvidas na área da computação, girando em torno do mesmo grupo de habilidades operacionais, mesmo sendo cursos de eixos tecnológicos diferentes, em localizações físicas distintas e em contextos socioeconômicos heterogêneos. Com isso, o objetivo da pesquisa é analisar a implementação de uma sequência didática (SD) para o ensino de computação voltada ao desenvolvimento de habilidades do letramento digital, por meio de projetos de letramento digital, para a educação digital dos estudantes da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) do curso técnico integrado PROEJA em Artesanato do IFB, campus Taguatinga. O referencial teórico pautou-se nos tópicos: PROEJA; Ensino de Computação na Educação Básica; Letramento, Multiletramentos e Letramento Digital e Projetos de Letramento, Sociointeracionismo e Sequência Didática. A presente pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa-ação participante, de natureza qualitativa, dividida nos seguintes momentos metodológicos: pesquisa documental e pesquisa-ação. Após aplicação do produto educacional, chegou-se aos seguintes resultados: identificação das 60 (sessenta) habilidades do letramento digital necessárias para o curso PROEJA em Artesanato, a SD foi bem avaliada pelos estudantes nos questionários; na aplicação da SD, das 26 (vinte e seis) habilidades do letramento digital abordadas: 15 (quinze) foram desenvolvidas, 8 (oito) estavam em desenvolvimento e 3 (três) não foram atingidas. Também chegou-se à conclusão de que o plano de curso PROEJA em Artesanato necessita ser revisto em relação ao(a): tempo de disciplinas de informática não serem suficientes para se trabalhar o letramento digital; conteúdo nas disciplinas de informática que é de caráter operacional e tecnicista; integração entre disciplinas propedêuticas, técnicas e a área de informática para o desenvolvimento do letramento digital; letramento digital escolarizado que se sobressai como necessidade de habilidade a ser desenvolvida no curso em detrimento do letramento digital situado no campo profissional. Ao final conclui-se que a perspectiva do ensino de computação pelo desenvolvimento do letramento digital, utilizando como meio pedagógico projeto de letramento digital, mostrou-se um caminho viável para a integração entre disciplinas e desenvolvimento das habilidades do letramento digital necessárias ao curso, além de abrir espaço para que todo o professor seja agente letrador digital.
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Concepções dos(as) trabalhadores(as) da SESDF acerca de questões raciais como base para uma proposta de educação antirracista
(Instituto Federal de Brasília) Santos, Khayla Gomes dos
O racismo é um sistema de opressão estrutural que se apresenta na sociedade e nas instituições por meio de práticas de preconceito e discriminação racial que trazem desigualdades e desvantagens à população negra, sujeitando-a ao adoecimento, à maiores taxas de mortalidade, à exploração, dominação e opressão social (Almeida, 2020; Brasil, 2009; 2020; SILVA, 2021). Diante disso, esta pesquisa foi pensada dentro do programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) do Instituto Federal de Brasília (IFB), a partir do macroprojeto 6 (Organização de Espaços Pedagógicos em EPT) e linha de pesquisa 2: Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na EPT. O objetivo deste estudo foi investigar como os profissionais da SESDF concebem as questões raciais, identificando possíveis manifestações de racismo nesta instituição e a partir dos resultados obtidos, utilizá-los para orientar uma proposta de educação antirracista para os trabalhadores da área da saúde. Metodologia: Pesquisa exploratória, com abordagem mista. A coleta de dados foi realizada a partir de um questionário socioeconômico e da aplicação da Escala de Racismo Revitimizador (Lima et al., 2020). A pontuação mínima total desta escala é 10 e a máxima é 50. Quanto maior a pontuação, maior o nível de expressão do racismo. Com base nessa informação, foi calculada no SPSS, a pontuação final na ERR de cada participante e a média final das categorias criadas pela pesquisadora. Resultados: 71 pessoas responderam à pesquisa, sendo 67,6% do sexo feminino e 32,4% do sexo masculino. 59,2% se autodeclararam como negras (46,5% pardas e 12,7% pretas) desses, 28,6% responderam que já sofreram racismo nos ambientes da SESDF. 88,9% dos participantes não se consideram racistas, entretanto, 73,7% informam que já presenciaram situações de racismo dentro das unidades da SESDF. 74,6% responderam que o número de pessoas negras em cargos de gestão na SESDF é inferior ao esperado, considerando o total de pessoas negras na instituição e na população. Os homens obtiveram maior pontuação na ERR (x̅ =24,26) que as mulheres (x̅ =18,69), observou-se também uma relação diretamente proporcional entre os índices de racismo e a idade e uma relação inversamente proporcional entre a média na ERR e escolaridade. A categoria religiosa com a maior pontuação foi a que se autodeclarou como sendo de outras religiões (x̅=25,80) seguidos pelos evangélicos (x̅=22,58) e católicos (x̅=21,72). Em relação ao espectro político, as maiores médias de pontuações foram encontradas dentro dos espectros políticos de direita, sendo que a única pessoa que se autodeclarou como sendo de extrema direita atingiu a pontuação máxima na ERR (50 pontos), seguido pelo espectro de centro direita (x̅=28) e direita (x̅=24). A pontuação média geral da ERR na amostra estudada foi de 20,49. Conclusão: Os resultados sinalizaram a existência de manifestações racistas na SESDF e a relação entre dados socioeconômicos e racismo, evidenciando que ainda há espaços para investimentos educacionais com o objetivo de diminuir os índices de racismo nessa população.
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Uso da inteligência artificial generativa e o letramento digital na aprendizagem personalizada de uma língua adicional na Educação Profissional e Tecnológica
(Instituto Federal de Brasília) Oliveira, Lindaci Menas de
Este estudo, desenvolvido no âmbito da linha de pesquisa em Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e Macroprojeto 1 – Propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais de ensino na EPT, tem como objetivo investigar de que forma o uso da Inteligência Artificial generativa, representada pelo ChatGPT, pode contribuir para a aprendizagem personalizada do espanhol como Língua Adicional (LA) no contexto da EPT. A pesquisa, de natureza aplicada, qualitativa, com elementos quantitativos, adotou os princípios da pesquisa-ação, envolvendo 17 estudantes do curso Técnico em Hospedagem Integrado ao Ensino Médio, no Instituto Federal de Brasília – Campus Riacho Fundo. Foi desenvolvida e aplicada uma sequência didática com mediação da ferramenta ChatGPT, tendo como foco o letramento digital, o letramento em IA e, sobretudo, o letramento em prompts. Os dados foram coletados por meio de questionários abertos e fechados, gravações, diário de campo e avaliações em escala Likert. A análise revelou mudanças significativas na percepção dos estudantes quanto à utilidade da IA no processo de aprendizagem, especialmente no que tange à personalização da aprendizagem, ao engajamento e à construção de autonomia. O uso da ferramenta favoreceu práticas interativas, respostas imediatas e adaptação do conteúdo às necessidades individuais dos aprendizes. Como produto educacional, foi elaborado um e-book com comandos em espanhol voltados à aprendizagem personalizada com IA. Os resultados indicam que, quando mediada de forma crítica e pedagógica, a IA pode atuar como ferramenta de scaffolding e de expansão da Zona de Desenvolvimento Proximal, promovendo uma formação humana integral. A pesquisa ainda reitera o papel insubstituível do professor como mediador consciente no uso das tecnologias, e propõe caminhos para a integração da IA ao currículo da EPT, respeitando os princípios da ética, da criticidade e da inclusão.
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Contribuições da aprendizagem criativa na formação de professores para o desenvolvimento da formação humana integral: uma experiência com estudantes de pedagogia
(Instituto Federal de Brasília) Almeida, Taiane Silva
A crescente integração de novas tecnologias no campo da educação e a necessidade de preparar os alunos e futuros profissionais destacam a importância de reformular a abordagem tradicional de ensino e a construção do conhecimento. A aprendizagem criativa apresenta-se como uma abordagem pedagógica que favorece o desenvolvimento humano e integral dos indivíduos, enfatizando a formação de sujeitos dotados de criatividade e pensamento crítico, capazes de serem protagonistas da sua aprendizagem. Esta pesquisa se insere na linha de pesquisa I: Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT, no Macroprojeto I que propõe a pesquisa em propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais da EPT. A formação inicial deve garantir a formação dos licenciandos para a compreensão do potencial desta abordagem e da sua relação com a garantia da formação humana e integral dos estudantes, ofertando práticas inovadoras que podem aprimorar o processo educacional. Este estudo teve como objetivo geral compreender potencialidades da abordagem da aprendizagem criativa para favorecer o empreendimento de práticas pedagógicas que contribuem para o desenvolvimento integral de estudantes, tornando-os protagonistas. Esta pesquisa fundamentou-se em uma abordagem qualitativa e de cunho exploratório, por intermédio de uma pesquisa-ação. A construção do Produto Educacional, um vídeo intitulado de “Aprendizagem criativa e a formação de pedagogos”, produzido a partir de Rodas de Conversa realizadas com os licenciandos de Pedagogia do IFB Campus São Sebastião garantiu o aporte teórico para desenvolvimento de uma Roda de Conversa final para diálogo sobre os conhecimentos construídos por meio do vídeo e as reflexões a partir de um roteiro e das vivências dos participantes. A pesquisa contou com 12 participantes na primeira fase da coleta de dados e com 36 estudantes na fase de validação e avaliação do produto educacional. Obteve-se ao final resultados que colaboram na compreensão da abordagem da aprendizagem criativa e da sua conexão com a formação humana e integral proposta pela EPT. Percebeu-se ao final o engajamento dos participantes, na construção de saberes, ampliação de repertoria de práticas pedagógicas inovadoras, a compreensão da importância de desenvolver espaços de promoção da criatividade. Assim, evidenciou-se o potencial da inclusão da abordagem criativa no processo de formação inicial de pedagogos com o objetivo de tornar os estudantes protagonistas de suas aprendizagens e garantindo a formação humana e integral, garantindo seu desenvolvimento nas diferentes dimensões da vida.
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O espaço da escola: jogos para refletir sobre os espaços de uso comum no contexto da EPT
(Instituto Federal de Brasília) Santos, André Maurício Costa dos
Esta dissertação investiga a relação dos espaços de uso comum com as culturas escolares no contexto da EPT, partindo da constatação de uma lacuna historiográfica sobre o estudo da arquitetura escolar no âmbito da formação profissionalizante. Reconhecendo a importância dos espaços de uso comum para as culturas escolares, o objetivo do trabalho é compreender os usos e necessidades dos usuários em relação a esses espaços. A pesquisa, vinculada à linha "Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na EPT" do ProfEPT, caracteriza-se como um estudo de abordagem qualitativa, de natureza aplicada, desenvolvido no campus Riacho Fundo do Instituto Federal de Brasília (IFB). Para a coleta de dados, adotou-se uma estratégia metodológica que articula elementos da pesquisa-ação e da etnografia, incluindo análise documental, observação e grupos focais. O Produto Educacional, constituído por um conjunto de jogos, foi parte integrante da metodologia de coleta de dados. Aplicado em grupos focais, o PE mostrou-se uma ferramenta eficaz para o engajamento e a escuta da comunidade escolar. Os resultados indicam que os espaços de uso comum são reconhecidos como importantes pelos participantes, abrigando atividades de socialização, estudo e descanso, entre outras. Os jogos também permitiram captar demandas prementes, como por infraestrutura de alimentação, segurança e conforto. Conclui-se que os usos e as necessidades relacionados a esses espaços são um componente ativo das culturas escolares e impactam a efetivação de princípios da EPT, como a formação humana integral, sendo a valorização dessas vivências fundamental para a construção de ambientes escolares mais democráticos e acolhedores.