
Submissões Recentes
O ecodesign como ferramenta de transformação social: produção de brinquedo educativo
(Instituto Federal de Brasília) Cabral, Márcia de Souza
O Ecodesign é uma metodologia que compreende as dimensões sociais, econômicas e ambientais, na qual os fatores ambientais possuem o mesmo nível de importância dos fatores econômicos. A ABNT NBR 10.004:2004 estabelece que os resíduos sólidos são aqueles que resultam de atividades de origem industrial, doméstica, hospitalar, comercial, agrícola, de serviços e de varrição. Na sociedade de consumo a produção em larga escala é uma realidade presente, corroborando com o aumento do descarte inadequado. Através da metodologia Diamante Duplo, o objetivo central do trabalho é abordar e analisar sobre o tema do Ecodesign e descarte de resíduos sólidos, produzindo como intervenção à questão a elaboração de um brinquedo educativo. Propõe-se, assim, apresentar uma alternativa projetual que sirva como auxílio pedagógico para o ensino da reciclagem. Sob essa ótica, o Design de Produto atua de forma colaborativa no processo de transformação social, visto que ao ser utilizado com fins de transformar realidades sociais se torna uma ferramenta potencial na ação coletiva.
O professor realizado: um estudo das características e atitudes docentes valorizadas pelos alunos do Curso de Licenciatura em EPT
(Instituto Federal de Brasília) Rodrigues, Maicheel Douglas Borges
O presente artigo empreende uma busca pela atuação do professor realizado, aquele que consegue superar as meras formalidades da profissão docente e apresenta aos seus alunos um aprendizado significativo, aprendizado que possibilita aos estudantes pensarem de maneira critica, possibilitando a interferência de modo a alterar a realidade do contexto em que estão inseridos. A pesquisa apoiou-se em um questionário aberto inquirindo os estudantes do Curso de Licenciatura em EPT do Instituto Federal de Brasília, campus Samambaia, sobre quais seriam as características e atitudes do professor realizado. Para tanto, foi utilizado o Formulário Google para aplicação do questionário e o tratamento dos dados foi feito utilizando-se da Análise de Conteúdo e com o auxílio de ferramentas como MAXQDA e Microsoft Excel. Ao final foram percebidas algumas similaridades com estudos realizados em outras instituições de ensino superior, no que tange a uma valorização das competências técnicas como domínio de conhecimento e boa didática, sem ignorar os aspectos humanos com ênfase na empatia e no respeito pelas diferenças e pelos conhecimentos prévios dos estudantes.
A gestão escolar e suas contribuições para o fazer docente
(Instituto Federal de Brasília) Silva, Lázaro Campelo
Este artigo é resultado de um estudo reflexivo sobre qual maneira a administração sendo uma ciência que pode se unir a pedagogia, procurando compreender como a administração pode dar suporte na missão docente no processo de ensinar. Busca entender como essas duas ciências podem dialogar dentro da escola, identificando suas diferentes faces, ações, ferramentas e conceitos. Assim expor dificuldades e reflexões para aprimorar e pensar melhor o fazer educativo. A metodologia utilizada foi baseada em pesquisas bibliográficas no sentido de ressaltar um referencial teórico que promovesse uma visão qualificada e reflexiva sobre as temáticas educação e administração. Ao final o trabalho produzirá pela relevância do assunto na atualidade, contribuições significativas de forma acadêmica e teórica, obtendo o resultado de fortalecer a conscientização do leitor sobre a temática; a obra aquece o debate sobre os fatores motivacionais do trabalho do educador e como as teorias administrativas podem somar no trabalho docente.
Importância de uma oficina sobre infecções sexualmente transmitidas (ISTs) como ferramenta de ensino para estudantes do ensino médio
(Instituto Federal de Brasília) Utsch, Larisse Ferreira
Este estudo teve como objetivo avaliar o conhecimento de jovens sobre as infecções sexualmente transmitidas (ISTs), antes e depois de uma oficina ministrada para 73 estudantes do primeiro ano do ensino médio em uma escola pública do Distrito Federal. Os resultados indicaram um aumento significativo no conhecimento dos estudantes sobre a prevenção e a transmissão de ISTs após a oficina, afirmando a importância da escola como ambiente de aprendizagem sobre o assunto. Por isso, foi verificado aumento a porcentagem de alunos que afirmavam ter acesso à informação sobre ISTs. E ainda, a oficina aumentou um conhecimento sobre importantes métodos de prevenção das ISTs, como o uso de preservativos e vacinas, e dessa forma reconhecendo os principais microorganismos transmissores e respectivos métodos de transmissão. Portanto, a oficina representou uma excelente ferramenta para a compreensão dos alunos sobre as ISTs e seus métodos de prevenção, ressaltando a importância dessa ferramenta de ensino em projetos educacionais.
Projeto de regularização: rito de habilitação, aplicação dos artigos 151 AO 153 COE/DF : eixo tecnológico infraestrutura; Curso Técnico em Edificações na forma articulada integrada ao ensino médio – PROEJA; Projeto Arquitetônico
(Instituto Federal de Brasília) Rocha, Juliano de Lima da Silva
Uma grande quantidade de profissionais formados, técnicos em edificações,
desconhecem os ritos legais para regularizar uma edificação. No ano de 2018 havia
cerca de 190 mil habitações irregulares no Distrito Federal. O objetivo deste trabalho
é propor uma intervenção pedagógica na disciplina de Projeto de Arquitetura, a fim
de, apontar o rito de habilitação de projeto de regularização edilícia, conforme os
artigos 151 ao 153 da Lei 6.138 de 2018 – Código de Edificações do Distrito Federal,
com a aproximação do estudante ao mundo do trabalho, práxis. Sugere-se que a
intervenção proposta seja realizada para os discentes do 4º modulo do curso de
Técnico de Edificações modalidade PROEJA, do Instituto Federal de Brasília
campus Samambaia. A intervenção baseia-se na metodologia Aprendizagem
Baseada em Problemas (PBL), priorizando o protagonismo dos discentes, para a
construção da competência de Desenhista projetista de construção civil. A primeira
fase é a identificação do problema, por meio de pesquisa. A segunda fase, destinada
a elaboração de croqui, memorial descritivo e projeto de arquitetura de
regularização. A última etapa destina-se a defesa da proposta de solução do
problema. Espera-se que atividade de intervenção pedagógica conduza os discentes
a uma visão crítica dos conhecimentos técnico e do mundo do trabalho,
capacitando-os a autonomia, cidadania e transformação social.