Submissões Recentes

Burnout em bancários: estudo de caso em uma agência no Distrito Federal
(Instituto Federal de Brasília) Mota, Abner Araújo; Dantas, Higor Silva
O burnout é uma síndrome psicossomática com sintomas de esgotamento físico e emocional resultante de situações de trabalho desgastante, que pode atingir os trabalhadores do setor bancário. Este trabalho teve como objetivo geral identificar a presença de burnout nos trabalhadores de uma agência bancária no Distrito Federal. Para permitir a concepção do objetivo geral, foram delimitados os seguintes objetivos específicos: analisar a presença do fator exaustão emocional, despersonalização (cinismo) e decepção no trabalho (ineficácia) na agência bancária. Nesse sentido, a pesquisa foi norteada a partir da abordagem quantitativa, no qual foi aplicada uma escala, a fim de identificar a presença de burnout nos trabalhadores dessa agência bancária. Para a coleta de dados, foram utilizados dados primários, coletados a partir da aplicação de uma escala inspirada em uma escala desenvolvida por Tamayo (2009) adaptada à realidade da agência em questão. Assim, a agência pesquisada possui 16 funcionários ao todo, tendo como participação da pesquisa 100% dos funcionários. A partir dos dados obtidos, foi identificado 1 agente bancário que foi considerado o outlier, apresentando todos os fatores do burnout. Por fim, foi observado a presença dos fatores do burnout em 8 funcionários da agência, concluindo-se que a agência bancária em questão apresenta baixa presença de burnout.
Síndrome de Burnout no setor público: uma revisão da literatura
(Instituto Federal de Brasília) Araújo, Sabrina de Oliveira
A Síndrome de Burnout (SB) é considerada uma resposta prolongada a eventos estressores crônicos do trabalho que afetam a saúde física, mental e as relações interpessoais. O objetivo deste estudo foi analisar o lugar que a SB ocupa, enquanto patologia do trabalho, no setor público brasileiro. Para tal, foi utilizada a metodologia qualitativa, amparada pela análise bibliográfica de Pinheiro (1982). A partir dos resultados, constatou-se um escasso número de pesquisas nacionais da SB no setor público, sendo a maioria realizada pelas Ciências da Saúde, predominantemente quantitativas. Percebeu-se uma estrita incidência da SB nos profissionais da saúde, educação e segurança e, com relação ao gênero, as mulheres compõem a categoria mais acometida, devido à dupla jornada, ausência de reconhecimento, precária autonomia na tomada de decisões e disparidade salarial. Os achados apontam a totalidade de pesquisas teóricas-empíricas, a frequência de aplicação do Maslach Burnout Inventory (MBI), ainda, destacam a relevância da perspectiva interseccional, bem como apresentam os desafios e estratégias de enfrentamento, considerando a particularidade de cada contexto.
Burnout em profissionais da saúde: uma revisão de literatura no contexto da Covid-19
(Instituto Federal de Brasília) Caldeiram Amanda Viana
Este trabalho teve como objetivo geral analisar o panorama das publicações nacionais sobre a síndrome de burnout em profissionais da saúde durante a pandemia da Covid-19. A Síndrome de Burnout diz respeito a um reflexo de grande duração de fatores de estresse no ambiente de trabalho, sendo descrita como uma condição constituída por três aspectos: exaustão, cinismo e ineficácia. Os profissionais de saúde que trabalharam na linha de frente durante o segundo ano da pandemia da Covid-19 em serviços de urgência e emergência e em unidades de terapia intensiva, experimentaram um crescimento no volume ocupacional e nas demandas no ambiente de trabalho, além de prejudicar seu bem-estar físico e psicológico dos trabalhadores. Adotou-se uma abordagem metodológica de natureza qualitativa e descritiva, fundamentada em dados secundários obtidos através de pesquisa bibliográfica, na plataforma Scielo no idioma português, utilizando palavras chaves: Burnout, Pandemia, Covid, Esgotamento profissional e Covid-19, ao final foram analisados 16 artigos e tabulados no Excel para avaliação dos dados. Portanto, dos resultados obtidos, as principais conclusões apontaram, que a pandemia de Covid19 evidenciou a vulnerabilidade dos profissionais de saúde, tonando-se notório pela alta incidência ansiedade e depressão, agravados por condições de trabalho precárias e sobrecarga emocional. Além disso, das principais conclusões avaliadas, constatou-se que a incidência de Burnout cresceu especialmente entre os profissionais de saúde durante a pandemia.
Avaliação da qualidade do transporte coletivo para o Campus Brasília do IFB: um estudo comparativo entre os anos de 2023 e 2025
(Instituto Federal de Brasília) Souza, Amanda da Silva; Oliveira, Any Medeiros de
Esta pesquisa tem como tema a avaliação da qualidade do serviço de transporte coletivo que atende ao Campus Brasília do Instituto Federal de Brasília (IFB), a partir da percepção dos discentes do curso de Gestão Pública, mediante aplicação de questionário estruturado. A pesquisa estabelece uma comparação analítica entre os dados obtidos no ano de 2025 e os resultados da investigação realizada em 2023, com vistas a delinear tendências, identificar melhorias efetivadas ou carências persistentes e fundamentar propostas de políticas públicas e ações institucionais. A análise abrange os principais atributos da qualidade do transporte, a saber: acessibilidade, frequência de atendimento, tempo de viagem, lotação, confiabilidade, segurança, características dos veículos, infraestrutura das paradas, sistema de informação, conectividade, comportamento dos operadores, estado das vias e tarifa. Os resultados, consolidados em várias tabelas temáticas que sintetizam os indicativos por fator de qualidade, evidenciam que, embora haja avanços pontuais em determinados domínios, como a percepção da tarifa, conectividade, e da segurança, persistem as problemáticas centrais da frequência, lotação, e a confiabilidade no cumprimento dos horários, entre outros. A comparação entre 2023 e 2025, portanto, permite aferir o alcance de melhorias, bem como orientar medidas futuras de gestão pública do transporte, com metas explícitas de incremento da qualidade percebida pelo corpo discente.
A trajetória da educação a distância nos cursos de formação inicial e continuada no Brasil durante o século XX
(Instituto Federal de Brasília) Sousa, Gilson de Jesus
O objetivo deste artigo é falar sobre a Educação a Distância em cursos Formação Inicial e Continuada no Brasil no século XX de forma histórica, trazendo alguns pontos marcantes durante essa trajetória. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de períodos (século XX) que vão de acordo com a evolução tecnológica no decorrer das décadas, buscando etapas importantes que explicam a transformação dessa modalidade de ensino nos cursos FIC. Esse trabalho traz um exemplo físico de um curso dos anos 60 para ser analisado com alguns pontos que liguei com falas de alguns dos autores mencionados no decorrer deste artigo.