Defendidas no IFB ou parceiros

URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/33

Acervo de teses e dissertações defendidas por pesquisadores vinculados ao IFB, tanto em programas internos quanto em instituições parceiras.

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 79
  • Item
    Educação digital como parte da formação integral do sujeito: o ensino de computação na perspectiva de projetos de letramentos digitais em curso PROEJA em artesanato
    (Instituto Federal de Brasília) Amorim, Thiago Batista
    A presente pesquisa investiga as necessidades da educação digital para o indivíduo se tornar atuante na esfera socioprofissional em uma sociedade alicerçada culturalmente e economicamente em tecnologias digitais. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam para um crescimento do motivo de não utilizar a internet em seu domicílio porque nenhum morador sabia operá-la. Além disso, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) aponta para a necessidade em desenvolver competências em adultos para resolução de problemas em contexto de intensa tecnologia. Não é suficiente ter acesso às tecnologias, que vem crescendo nos últimos anos, é necessário uma educação digital para utilizá-las de forma autônoma e crítica na sociedade como prática social, ou seja, possuir habilidades do letramento digital para exercer seus direitos e deveres em uma sociedade na era da cultura digital. Assim, indaga-se sobre como ocorre a educação digital nas escolas, especificamente o Instituto Federal de Brasília (IFB), em cursos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). É comum esses cursos terem espaços privilegiados no currículo para a educação na área da computação. Ao analisar os planos de curso na modalidade PROEJA do IFB, abservou-se que, em média, 71,43% dos cursos abordam as mesmas habilidades a serem desenvolvidas na área da computação, girando em torno do mesmo grupo de habilidades operacionais, mesmo sendo cursos de eixos tecnológicos diferentes, em localizações físicas distintas e em contextos socioeconômicos heterogêneos. Com isso, o objetivo da pesquisa é analisar a implementação de uma sequência didática (SD) para o ensino de computação voltada ao desenvolvimento de habilidades do letramento digital, por meio de projetos de letramento digital, para a educação digital dos estudantes da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) do curso técnico integrado PROEJA em Artesanato do IFB, campus Taguatinga. O referencial teórico pautou-se nos tópicos: PROEJA; Ensino de Computação na Educação Básica; Letramento, Multiletramentos e Letramento Digital e Projetos de Letramento, Sociointeracionismo e Sequência Didática. A presente pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa-ação participante, de natureza qualitativa, dividida nos seguintes momentos metodológicos: pesquisa documental e pesquisa-ação. Após aplicação do produto educacional, chegou-se aos seguintes resultados: identificação das 60 (sessenta) habilidades do letramento digital necessárias para o curso PROEJA em Artesanato, a SD foi bem avaliada pelos estudantes nos questionários; na aplicação da SD, das 26 (vinte e seis) habilidades do letramento digital abordadas: 15 (quinze) foram desenvolvidas, 8 (oito) estavam em desenvolvimento e 3 (três) não foram atingidas. Também chegou-se à conclusão de que o plano de curso PROEJA em Artesanato necessita ser revisto em relação ao(a): tempo de disciplinas de informática não serem suficientes para se trabalhar o letramento digital; conteúdo nas disciplinas de informática que é de caráter operacional e tecnicista; integração entre disciplinas propedêuticas, técnicas e a área de informática para o desenvolvimento do letramento digital; letramento digital escolarizado que se sobressai como necessidade de habilidade a ser desenvolvida no curso em detrimento do letramento digital situado no campo profissional. Ao final conclui-se que a perspectiva do ensino de computação pelo desenvolvimento do letramento digital, utilizando como meio pedagógico projeto de letramento digital, mostrou-se um caminho viável para a integração entre disciplinas e desenvolvimento das habilidades do letramento digital necessárias ao curso, além de abrir espaço para que todo o professor seja agente letrador digital.
  • Item
    Concepções dos(as) trabalhadores(as) da SESDF acerca de questões raciais como base para uma proposta de educação antirracista
    (Instituto Federal de Brasília) Santos, Khayla Gomes dos
    O racismo é um sistema de opressão estrutural que se apresenta na sociedade e nas instituições por meio de práticas de preconceito e discriminação racial que trazem desigualdades e desvantagens à população negra, sujeitando-a ao adoecimento, à maiores taxas de mortalidade, à exploração, dominação e opressão social (Almeida, 2020; Brasil, 2009; 2020; SILVA, 2021). Diante disso, esta pesquisa foi pensada dentro do programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) do Instituto Federal de Brasília (IFB), a partir do macroprojeto 6 (Organização de Espaços Pedagógicos em EPT) e linha de pesquisa 2: Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na EPT. O objetivo deste estudo foi investigar como os profissionais da SESDF concebem as questões raciais, identificando possíveis manifestações de racismo nesta instituição e a partir dos resultados obtidos, utilizá-los para orientar uma proposta de educação antirracista para os trabalhadores da área da saúde. Metodologia: Pesquisa exploratória, com abordagem mista. A coleta de dados foi realizada a partir de um questionário socioeconômico e da aplicação da Escala de Racismo Revitimizador (Lima et al., 2020). A pontuação mínima total desta escala é 10 e a máxima é 50. Quanto maior a pontuação, maior o nível de expressão do racismo. Com base nessa informação, foi calculada no SPSS, a pontuação final na ERR de cada participante e a média final das categorias criadas pela pesquisadora. Resultados: 71 pessoas responderam à pesquisa, sendo 67,6% do sexo feminino e 32,4% do sexo masculino. 59,2% se autodeclararam como negras (46,5% pardas e 12,7% pretas) desses, 28,6% responderam que já sofreram racismo nos ambientes da SESDF. 88,9% dos participantes não se consideram racistas, entretanto, 73,7% informam que já presenciaram situações de racismo dentro das unidades da SESDF. 74,6% responderam que o número de pessoas negras em cargos de gestão na SESDF é inferior ao esperado, considerando o total de pessoas negras na instituição e na população. Os homens obtiveram maior pontuação na ERR (x̅ =24,26) que as mulheres (x̅ =18,69), observou-se também uma relação diretamente proporcional entre os índices de racismo e a idade e uma relação inversamente proporcional entre a média na ERR e escolaridade. A categoria religiosa com a maior pontuação foi a que se autodeclarou como sendo de outras religiões (x̅=25,80) seguidos pelos evangélicos (x̅=22,58) e católicos (x̅=21,72). Em relação ao espectro político, as maiores médias de pontuações foram encontradas dentro dos espectros políticos de direita, sendo que a única pessoa que se autodeclarou como sendo de extrema direita atingiu a pontuação máxima na ERR (50 pontos), seguido pelo espectro de centro direita (x̅=28) e direita (x̅=24). A pontuação média geral da ERR na amostra estudada foi de 20,49. Conclusão: Os resultados sinalizaram a existência de manifestações racistas na SESDF e a relação entre dados socioeconômicos e racismo, evidenciando que ainda há espaços para investimentos educacionais com o objetivo de diminuir os índices de racismo nessa população.
  • Item
    Uso da inteligência artificial generativa e o letramento digital na aprendizagem personalizada de uma língua adicional na Educação Profissional e Tecnológica
    (Instituto Federal de Brasília) Oliveira, Lindaci Menas de
    Este estudo, desenvolvido no âmbito da linha de pesquisa em Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e Macroprojeto 1 – Propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais de ensino na EPT, tem como objetivo investigar de que forma o uso da Inteligência Artificial generativa, representada pelo ChatGPT, pode contribuir para a aprendizagem personalizada do espanhol como Língua Adicional (LA) no contexto da EPT. A pesquisa, de natureza aplicada, qualitativa, com elementos quantitativos, adotou os princípios da pesquisa-ação, envolvendo 17 estudantes do curso Técnico em Hospedagem Integrado ao Ensino Médio, no Instituto Federal de Brasília – Campus Riacho Fundo. Foi desenvolvida e aplicada uma sequência didática com mediação da ferramenta ChatGPT, tendo como foco o letramento digital, o letramento em IA e, sobretudo, o letramento em prompts. Os dados foram coletados por meio de questionários abertos e fechados, gravações, diário de campo e avaliações em escala Likert. A análise revelou mudanças significativas na percepção dos estudantes quanto à utilidade da IA no processo de aprendizagem, especialmente no que tange à personalização da aprendizagem, ao engajamento e à construção de autonomia. O uso da ferramenta favoreceu práticas interativas, respostas imediatas e adaptação do conteúdo às necessidades individuais dos aprendizes. Como produto educacional, foi elaborado um e-book com comandos em espanhol voltados à aprendizagem personalizada com IA. Os resultados indicam que, quando mediada de forma crítica e pedagógica, a IA pode atuar como ferramenta de scaffolding e de expansão da Zona de Desenvolvimento Proximal, promovendo uma formação humana integral. A pesquisa ainda reitera o papel insubstituível do professor como mediador consciente no uso das tecnologias, e propõe caminhos para a integração da IA ao currículo da EPT, respeitando os princípios da ética, da criticidade e da inclusão.
  • Item
    Contribuições da aprendizagem criativa na formação de professores para o desenvolvimento da formação humana integral: uma experiência com estudantes de pedagogia
    (Instituto Federal de Brasília) Almeida, Taiane Silva
    A crescente integração de novas tecnologias no campo da educação e a necessidade de preparar os alunos e futuros profissionais destacam a importância de reformular a abordagem tradicional de ensino e a construção do conhecimento. A aprendizagem criativa apresenta-se como uma abordagem pedagógica que favorece o desenvolvimento humano e integral dos indivíduos, enfatizando a formação de sujeitos dotados de criatividade e pensamento crítico, capazes de serem protagonistas da sua aprendizagem. Esta pesquisa se insere na linha de pesquisa I: Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT, no Macroprojeto I que propõe a pesquisa em propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais da EPT. A formação inicial deve garantir a formação dos licenciandos para a compreensão do potencial desta abordagem e da sua relação com a garantia da formação humana e integral dos estudantes, ofertando práticas inovadoras que podem aprimorar o processo educacional. Este estudo teve como objetivo geral compreender potencialidades da abordagem da aprendizagem criativa para favorecer o empreendimento de práticas pedagógicas que contribuem para o desenvolvimento integral de estudantes, tornando-os protagonistas. Esta pesquisa fundamentou-se em uma abordagem qualitativa e de cunho exploratório, por intermédio de uma pesquisa-ação. A construção do Produto Educacional, um vídeo intitulado de “Aprendizagem criativa e a formação de pedagogos”, produzido a partir de Rodas de Conversa realizadas com os licenciandos de Pedagogia do IFB Campus São Sebastião garantiu o aporte teórico para desenvolvimento de uma Roda de Conversa final para diálogo sobre os conhecimentos construídos por meio do vídeo e as reflexões a partir de um roteiro e das vivências dos participantes. A pesquisa contou com 12 participantes na primeira fase da coleta de dados e com 36 estudantes na fase de validação e avaliação do produto educacional. Obteve-se ao final resultados que colaboram na compreensão da abordagem da aprendizagem criativa e da sua conexão com a formação humana e integral proposta pela EPT. Percebeu-se ao final o engajamento dos participantes, na construção de saberes, ampliação de repertoria de práticas pedagógicas inovadoras, a compreensão da importância de desenvolver espaços de promoção da criatividade. Assim, evidenciou-se o potencial da inclusão da abordagem criativa no processo de formação inicial de pedagogos com o objetivo de tornar os estudantes protagonistas de suas aprendizagens e garantindo a formação humana e integral, garantindo seu desenvolvimento nas diferentes dimensões da vida.
  • Item
    O espaço da escola: jogos para refletir sobre os espaços de uso comum no contexto da EPT
    (Instituto Federal de Brasília) Santos, André Maurício Costa dos
    Esta dissertação investiga a relação dos espaços de uso comum com as culturas escolares no contexto da EPT, partindo da constatação de uma lacuna historiográfica sobre o estudo da arquitetura escolar no âmbito da formação profissionalizante. Reconhecendo a importância dos espaços de uso comum para as culturas escolares, o objetivo do trabalho é compreender os usos e necessidades dos usuários em relação a esses espaços. A pesquisa, vinculada à linha "Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na EPT" do ProfEPT, caracteriza-se como um estudo de abordagem qualitativa, de natureza aplicada, desenvolvido no campus Riacho Fundo do Instituto Federal de Brasília (IFB). Para a coleta de dados, adotou-se uma estratégia metodológica que articula elementos da pesquisa-ação e da etnografia, incluindo análise documental, observação e grupos focais. O Produto Educacional, constituído por um conjunto de jogos, foi parte integrante da metodologia de coleta de dados. Aplicado em grupos focais, o PE mostrou-se uma ferramenta eficaz para o engajamento e a escuta da comunidade escolar. Os resultados indicam que os espaços de uso comum são reconhecidos como importantes pelos participantes, abrigando atividades de socialização, estudo e descanso, entre outras. Os jogos também permitiram captar demandas prementes, como por infraestrutura de alimentação, segurança e conforto. Conclui-se que os usos e as necessidades relacionados a esses espaços são um componente ativo das culturas escolares e impactam a efetivação de princípios da EPT, como a formação humana integral, sendo a valorização dessas vivências fundamental para a construção de ambientes escolares mais democráticos e acolhedores.
  • Item
    Desenvolvimento do letramento no Ensino Médio Integrado em Biotecnologia: desafios e estratégias de leitura
    (Instituto Federal de Brasília) Campos, Lidiane Maria de
    O letramento é fortemente influenciado pelas práticas sociais, pela leitura de mundo, pelos conhecimentos adquiridos e pela bagagem cultural que cada indivíduo carrega. Trata-se de um processo contínuo, permanente e que nunca se interrompe (Soares, 2010). Nesse sentido, este estudo teve como propósito analisar as dificuldades de leitura dos estudantes ingressantes no Ensino Médio Integrado em Biotecnologia. Para identificar essas lacunas de letramento, realizaram-se entrevistas semiestruturadas com os docentes e com os discentes a fim de elaborar e aplicar oficinas de leitura e compreensão de textos, com base nas dificuldades diagnosticadas, enfatizando a leitura como prática social. A pesquisa fundamentou-se na concepção de leitura como prática social, dialogando com os Novos Estudos do Letramento, apoiada nos aportes teóricos de Street (2014), Kleiman (1995, 2016), Rojo (2009) e Soares (2010), além das contribuições de Freire (2011), Sacrini (2019, 2022) e Solé (1998) sobre leitura, letramento e prática pedagógica. O contexto da Educação Profissional e Tecnológica dialoga com Ciavatta (2014), Ramos (2017) e Saviani (2007) sobre a concepção de Ensino Médio Integrado. Metodologicamente é uma pesquisa qualitativa de natureza aplicada, de caráter exploratório e descritivo. Realizou-se uma pesquisa-ação envolvendo análise documental dos planos de ensino, a fim de verificar as estratégias metodológicas concernentes à leitura. Para análise dos resultados, discussão e interpretação dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo baseado nos protocolos interacionais. O produto educacional elaborado a partir do diagnóstico da pesquisa de campo foi a aplicação de roteiros de aprendizagem com ênfase no Artigo Científico para o desenvolvimento de estratégias de leitura com oficinas de leitura e compreensão de textos científicos. A análise dos resultados da aplicação permitiu identificar os pontos positivos do desenvolvimento da leitura como prática social. Os resultados apresentados evidenciam que o letramento acontece ao longo da vida e, se não tivermos agentes de letramento atuando em todas as disciplinas, dificilmente conseguir-se-á alcançar bons resultados em termos de práticas de leitura e compreensão de textos dos estudantes.
  • Item
    Desafios e perspectivas enfrentados no processo seletivo do IFB, Campus Gama
    (Instituto Federal de Brasília) Silva, Francisco Alcione Afonso da
    A presente dissertação, defendida na linha 2 de pesquisa - Organização e memórias de espaços pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) situado no macroprojeto nº 6 do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) do Instituto Federal de Brasília, teve como objetivo geral investigar os desafios e perspectivas enfrentados no processo seletivo do IFB, Campus Gama. Nos últimos anos tem se constatado no âmbito do Instituto Federal de Brasília-IFB, instituição que compõe a Rede Federal, que houve avanços no acesso e na oferta de vagas, contudo, há desafios e dificuldades na ocupação total das vagas no curso integrado PROEJA. Partimos do problema: Como ocorre o processo seletivo no IFB atualmente? Quais problemáticas circundam este processo? Quais os fatores que levam ao não preenchimento das vagas nas chamadas regulares e remanescentes do curso Técnico Integrado PROEJA do IFB campus Gama? Como corrigir as questões percebidas e ampliar a democratização do acesso à instituição? Buscou-se o referencial teórico nas bases educacionais no contexto histórico e político da EPT, ancorado no materialismo histórico dialético (Frigotto, Ciavatta e Ramos, 2005); Pacheco (2010); em dissertações de mestrado profissional, artigos, e normativas aplicadas ao processo seletivo do IFB. Pesquisa de abordagem qualitativa e quantitativa e natureza aplicada. Quanto aos objetivos e procedimentos pesquisa documental, bibliográfica e exploratório-descritiva. Foi dado ênfase à pesquisa documental referente ao recorte temporal estabelecido, analisando o contexto histórico da rede federal e documentos institucionais - PDI, PPI e Editais de processos seletivos do IFB aplicado ao processo de ingresso discente do IFB, Campus Gama, voltado ao curso técnico Integrado PROEJA para análise de possíveis vagas ociosas após as chamadas regulares e remanescentes do período de 2019 a 2023. Foi realizado sondagem junto aos atores das comissões de processo seletivo do Campus Gama, por meio de questionário e entrevista semiestruturada. Com os dados obtidos e analisados elaborou-se uma proposta de Produto Educacional (PE) Guia do processo seletivo em vídeo, voltado para melhor orientar, ampliar e divulgar a forma de ingresso ao curso Integrado PROEJA no IFB campus Gama. Os resultados apontam que atualmente o IFB assegura 60% das vagas como políticas de ações afirmativas legais, sendo um percentual acima do obrigatório pela Lei de Cotas nº12.711/2012. Os dados sugerem que nos últimos cinco anos houve queda no número de inscritos, de matrículas e existência de vagas ociosas após as chamadas regulares, referente ao curso técnico integrado PROEJA do campus Gama, apontando para a necessidade da instituição qualificar os procedimentos de divulgação das especificidades do processo de ingresso. Para os servidores, o processo seletivo conduzido por coordenação em vez de comissão traria melhoramentos e novas perspectivas para os trabalhos. Contudo, a forma de acesso e ingresso aos cursos técnicos do IFB pelo sorteio foi sugerida por significativa parcela de candidatos, e pelos servidores foi vista como justa e democrática.
  • Item
    A inclusão do estudante autista na Educação Profissional e Tecnológica do IFB Campus Taguatinga: um diálogo com o NAPNE
    (Instituto Federal de Brasília) Sá, Tatiana Vieira Lima de
    A inclusão educacional vai além de um direito, é uma prática que transforma o espaço escolar em um lugar de pertencimento, onde cada estudante, com suas singularidades, pode se desenvolver plenamente. Com esse propósito, esta pesquisa buscou compreender os desafios enfrentados pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Especiais (NAPNE) no apoio a estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), no Instituto Federal de Brasília (IFB), campus Taguatinga, dentro do contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). O estudo concentrou-se no papel desempenhado pelo NAPNE, responsável por implementar ações que promovam a inclusão e ofereçam suporte à comunidade escolar. Para isso, foi adotada uma abordagem qualitativa, com caráter aplicado e objetivo exploratório, configurando um estudo de caso. A coleta de dados envolveu questionários direcionados à equipe do núcleo, entrevistas com alunos autistas, seus familiares e membros do NAPNE, além de uma análise aprofundada de documentos institucionais e legislações pertinentes. A fundamentação teórica foi construída a partir de obras acadêmicas, artigos científicos e normas legais relacionadas à inclusão, ao autismo, à EPT e às práticas do NAPNE. Os resultados revelaram que, apesar do comprometimento da equipe do NAPNE, a ausência de capacitação inclusiva representa um obstáculo significativo, impactando diretamente a qualidade do atendimento. Além disso, foi apontada a necessidade de revisão da Resolução N.º 024–2013/CS-IFB, para alinhá-la às disposições da Lei Brasileira de Inclusão (LBI). Também se evidenciou que os desafios enfrentados não se restringem ao Núcleo: professores e outros profissionais da instituição encontram dificuldades no trato diário com esses estudantes, ressaltando a urgência de maior apoio e treinamento. Como parte das ações propostas, foi desenvolvido um produto educacional em formato de podcast intitulado “TEAr do Espectro na EPT”, que busca discutir a inclusão de estudantes com TEA na EPT. Dividido em três episódios, ele aborda os desafios vividos por estudantes autistas no ambiente acadêmico, apresentando diferentes perspectivas por meio de entrevistas com um profissional do NAPNE, uma psicopedagoga e um professor autista do IFB, configurando-se como uma ferramenta para sensibilizar e capacitar a comunidade escolar em práticas inclusivas no ensino. Os resultados reforçam que, embora o NAPNE esteja comprometido com a inclusão, ainda há muito espaço para melhorias, tanto na capacitação dos profissionais quanto no envolvimento de toda a comunidade escolar. Isso destaca a necessidade de ações conjuntas e permanentes para garantir que estudantes autistas encontrem um ambiente educacional acolhedor, acessível e verdadeiramente inclusivo. Esta pesquisa está vinculada à linha de pesquisa "Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT)", do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), e integra o Macroprojeto 6 – Organização de espaços pedagógicos da EPT.
  • Item
    O ser surdo e o narrar-se: letramento e ensino da língua portuguesa para pessoas surdas
    (Instituto Federal de Brasília) Xavier, Lucas Nogueira
    Para o ser surdo, o ensino da Língua Portuguesa se apresenta como um desafio, tendo em vista a especificidade que ele pode não a ter como primeira língua, assim como é para os/as demais estudantes ouvintes e para o docente. A relação que se dá, em uma escola de ouvintes, com as pessoas surdas é de hierarquização da Língua Portuguesa sobre a Língua de Sinais, da articulação oral sobre a sinalidade (Strobel, 2015). Nesse sentido, este estudo se orienta pela tentativa de responder a seguinte questão: como as narrativas do ser surdo podem servir como recurso metodológico para o letramento e o ensino de língua portuguesa como segunda língua? O objetivo central desta pesquisa é coletar e analisar as narrativas dos sujeitos a respeito da sua identificação e experiência enquanto ser surdo estabelecendo uma relação de como elas podem contribuir para o letramento do português como língua adicional para jovens e adultos surdos. Com essa finalidade, analisam-se as experiências escolares dos sujeitos, compartilhadas nos encontros do grupo focal e no registro das entrevistas semiestruturadas, além de avaliar a aplicação de uma proposta de letramento por meio de uma sequência didática em que as narrativas foram e são centrais no processo educativo. Assim, a coleta de dados se deu por meio de análise bibliográfica, do grupo focal e das entrevistas semiestruturadas. A abordagem da pesquisa é de base qualitativa e os procedimentos metodológicos adotados centraram-se na pesquisa-ação. Os dados coletados foram sistematizados a partir das categorias que emergiram nas narrativas dos participantes surdos: identidade, escola, trabalho e letramento. Assim, tais categorias foram analisadas a partir de uma visão crítica da linguagem como constitutiva do sujeito através das relações sociais, históricas e culturais, com base no materialismo histórico dialético. Foram adotadas como percurso metodológico para a criação da sequência didática (SD), o produto educacional desta pesquisa, a noção de material educativo e os seus três eixos fundamentais: o eixo conceitual, o pedagógico e o comunicacional (Kaplún, 2003); e o processo de desenvolvimento de produtos e serviços Design Thinking (Farias e Mendonça, 2021). Os resultados apresentados evidenciam que a prática de leitura, em contextos nos quais se inserem as narrativas surdas, como recurso metodológico, pode ser vista como um caminho útil para a aprendizagem e para o letramento, uma vez que se possibilitam, por essa prática, o contato com novos vocábulos e os significados distintos em contextos diversos. Reafirmando, assim, que o ensino de português não deve estar desvinculado do uso da linguagem na prática social e nem desconsiderar as questões identitárias, culturais e linguísticas dos sujeitos surdos.
  • Item
    Cheguei e quero permanecer: um estudo de caso sobre a permanência do estudante com deficiência nos cursos técnicos do Instituto Federal de Brasília - Campus Samambaia
    (Instituto Federal de Brasília) Conceição, Antônio Marcos Soares da
    A presente pesquisa busca descrever o cenário da inclusão das pessoas com deficiência nos cursos técnicos de nível médio ofertados pelo campus Samambaia (CSAM) do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Brasília com vistas à superação das dificuldades encontradas para permanência e êxito destes estudantes. Para tanto, foi necessário entender quais fatores contribuem para a permanência do estudante com deficiência para lançar olhares que possam amparar e ampliar práticas pedagógicas concernentes ao público com deficiência no contexto do Instituto Federal de Brasília campus Samambaia. Para o desenvolvimento da pesquisa, o método foi organizado como estudo de caso de cunho etnográfico com abordagem qualitativa com foco na inclusão e práticas baseadas na escuta e acolhimento do sujeito com deficiência, haja vista que essas estratégias, ainda pouco exploradas na EPT, podem contribuir na melhoria do atendimento aos alunos com necessidades educacionais específicas. Para obtenção dos resultados, esta pesquisa utilizou-se de procedimentos metodológicos exploratórios mistos como entrevistas, grupos focais e cursos de formação. A pesquisa contou ainda com uma revisão da literatura, que envolveu publicações na área da educação inclusiva, bem como com análise dos documentos institucionais. Os resultados demonstram a complexidade do processo de inclusão e como acontecem as inter-relações entre os atores. Ademais, constatouse que, apesar de existirem políticas inclusivas, o processo de inclusão no CSAM ainda está em construção. A pesquisa destaca a realidade da inclusão do estudante e os desafios a serem superados neste processo. Considerando esses desafios, foi elaborado o produto educacional “Boas Práticas: a inclusão e a permanência do estudante com deficiência na Educação Profissional e Tecnológica”, aplicado na semana pedagógica. O produto educacional gerou resultados positivos e os servidores demonstraram que seu uso contribuirá para o aprimoramento da inclusão no campus.
  • Item
    Memórias e culturas escolares do Ensino Médio Integrado: tensões identitárias presentes nas narrativas dos egressos do IFTM Campus Patrocínio
    (Instituto Federal de Brasília) Oliveira, Vinícius Felipe
    A trajetória da educação profissional no Brasil é marcada por um dualismo histórico, que relega aos trabalhadores uma formação precária, aligeirada, voltada ao mercado de trabalho, enquanto reserva às elites uma formação mais abrangente, responsável por garantir a manutenção nas posições de poder. Em um contexto em que se observa ataques ao projeto da escola democrática, inclusiva e universal, é necessário compreender as identidades e o papel de instituições e pessoas para o fortalecimento da educação. O objetivo deste trabalho é analisar as culturas escolares de jovens egressos e egressas do ensino médio integrado, a partir de suas vozes e memórias, e sua contribuição para a construção de identidades no IFTM Campus Patrocínio. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, em que se articulam quatro etapas metodológicas: a revisão de literatura, a aplicação de questionários, a realização de entrevistas conforme abordagem metodológica da história oral e o tratamento de todos os dados por meio de análise de conteúdo. Após o estudo das categorias inferidas na metodologia, sustentadas pelas bases conceituais, os resultados apontaram para a correlação entre lugares de memórias e os elementos das culturas escolares, que possibilitam a construção de identidades no EMI. Esse processo de identificação, por sua vez, permite entender que os sentidos atribuídos à formação integrada pelos ex-estudantes aproximam-se dos princípios da EPT e dos objetivos preconizados nos documentos da modalidade, embora o ingresso, geralmente, tenha sido objetivado pela busca de uma educação de qualidade, voltada para a continuidade dos estudos. Os relatos credenciam os IFs, por meio do EMI, como locus e possibilidade para a travessia em direção à superação da dualidade educacional histórica e rechaçam o discurso neoliberal e fundamentalista do fracasso do ensino médio. Infere-se que, em um cenário de políticas educacionais que servem ao mercado, em detrimento da concretização do projeto da escola universal e da formação omnilateral, consolidar o EMI à educação profissional depende, também, do incentivo à participação e do reconhecimento das identidades de todos os atores e atrizes da comunidade acadêmica, notadamente da valorização das trajetórias de vida dos jovens estudantes e egressos.
  • Item
    Projeto integrador como estratégia para o fortalecimento do Ensino Médio Integrado
    (Instituto Federal de Brasília) Silva, Márcia Pereira da
    A presente pesquisa propôs-se a investigar as visões e as práticas relacionadas aos projetos integradores (PIs) dos cursos de Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Brasília Campus Ceilândia para promoção de melhoria nos seus processos de estruturação/ operacionalização. Dessa maneira, buscamos responder a seguinte problemática: de que forma os projetos integradores se apresentam como uma proposta de integração curricular nos cursos de Ensino Médio Integrado (EMI) ao Técnico em Eletrônica e Segurança do Trabalho, do Instituto Federal de Brasília Campus Ceilândia? O trabalho investigativo justifica-se pela necessidade de se apreender os sentidos subjacentes à proposta educacional de Ensino Médio Integrado, a saber: sentidos filosófico, político, epistemológico e pedagógico, somada à escassez de estudos na área, além de basear-se nas inquietações acerca da centralidade dos projetos integradores nas propostas curriculares e dos desafios para implementação, despontadas a partir da trajetória acadêmica e profissional da pesquisadora como pedagoga da coordenação pedagógica do IFB Campus Ceilândia. Enquadra-se na linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT), do curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Está assentada na ampliação de formulações teórico-práticas no campo da EPT, na perspectiva da materialidade do currículo, uma vez que grande parte das pesquisas sobre o Ensino Médio Integrado concentram-se nos estudos sobre política e Estado. O caminho metodológico adotado corresponde à pesquisa qualitativa, aplicada, descritiva, do tipo pesquisa-ação. Utilizou-se como instrumentos de coleta de dados a consulta aos planos de curso, análise documental, pesquisa bibliográfica, encontros formativos e questionários, os quais foram analisados a partir dos pressupostos da Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados da pesquisa mostraram que os projetos integradores no IFB Campus Ceilândia apresentam centralidade na organização curricular dos cursos de EMI como articulador entre a formação básica e a formação profissional, mas os professores têm enfrentado desafios na execução, seja pela dificuldade de construção coletiva da proposta pedagógica de currículo integrado, seja pela falta de organização do trabalho pedagógico da escola a contento. Ainda assim, a pesquisa-ação revelou que o projeto integrador como componente curricular é ainda a melhor alternativa para garantir tempos e espaços específicos, além de duração estendida, para o desenvolvimento das atividades de planejamento e à execução dos PIs. Foram identificadas fragilidades na formação pedagógica dos professores, para a qual apontou-se como sugestão a criação de um programa de formação continuada para os docentes do IFB Campus Ceilândia. O produto educacional, o E-book “Projetos integradores nos cursos de Ensino Médio Integrado: uma proposta de formação”, construído a partir das contribuições desta pesquisa, visa promover a capacitação de professores que atuam na EPT, em especial no EMI, por meio de utilização de metodologias ativas diversificadas e recursos didáticos variados que contribuam para a compreensão e desenvolvimento de projetos integradores comprometidos com seus estudantes e com a transformação social.
  • Item
    O lugar como uma proposta metodológica para o ensino de geografia na Educação Profissional e Tecnológica de Formosa-GO
    (Instituto Federal de Brasília) Gomes, João Gabriel Hübner
    O lugar se apresenta como uma categoria de análise geográfica que possibilita diferentes análises sobre o espaço vivido do sujeito. No contexto do ensino aprendizagem da geografia, permite explorar novos eixos metodológicos, tendo o estudante e o seu local de vivência como centro dos debates. Nesse sentido, essa investigação cientifica teve como objetivo avaliar o uso da aprendizagem geográfica do lugar para a formação da identidade e pertencimento do sujeito no município de Formosa-GO. Para isso, contou com a elaboração de um produto educacional que, por meio de sua proposta metodológica, pudesse facilitar a prática pedagógica dos docentes e estudantes da educação profissional e tecnológica do Instituto Federal de Goiás – IFG, campus Formosa. Tendo em vista o desenvolvimento do estudante por meio do próprio lugar, buscou-se utilizar uma metodologia de pesquisa-ação, a partir dos seguintes procedimentos: pesquisa bibliográfica com o objetivo de aprofundar o tema da pesquisa, análise documental e construção do produto educacional e da proposta metodológica, aplicação do produto educacional aos estudantes e professores, coleta e análise dos dados obtidos. Os resultados alcançados atestam que o processo de aprender/ensinar geografia dentro da EPT com intermédio da categoria lugar se encontra pouco expressiva, enquanto uma geografia do lugar contextualizada. Sendo então a proposta metodológica e o produto apresentado uma sugestão para dar início à ressignificação deste processo. Portanto, estima que esta pesquisa possa contribuir com o desenvolvimento de outras, com objetivo de valorizar o ensino de Geografia na EPT tendo a realidade vivida do aluno como foco do trabalho. Sendo uma potencialização da construção do pensar geográfico para os estudantes. A pesquisa foi desenvolvida no programa de pós-graduação em educação profissional e tecnológica do Instituto Federal de Brasília – IFB, dentro da linha de pesquisa das práticas educativas, no macroprojeto em propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais de ensino na EPT.
  • Item
    Aplicabilidade dos princípios da gestão democrática nos processos de compras e contratações do IFG/Campus Formosa
    (Instituto Federal de Brasília) Brito, Emília Fernandes de
    O compromisso coletivo na tomada de decisões dentro da escola, desde o planejamento até a avaliação, é uma das premissas da gestão democrática. O objetivo deste estudo é apresentar contribuições para que os processos de compras e contratações do IFG/Campus Formosa sejam realizados democraticamente, de forma a envolver efetivamente a comunidade acadêmica em sua execução. A pesquisa está amparada em autores como: Pacheco, Paro, Lück e Gadotti que apresentam teorias sobre a Educação Profissional e Tecnológica, licitações e contratos, gestão escolar e gestão democrática. A abordagem adotada é a de Bardin mediante análise de conteúdo para investigação dos dados que foram coletados através de questionário e entrevista, aplicados a discentes e servidores/as do IFG/Campus Formosa. A coleta de dados averiguou o entendimento dos participantes quanto à Educação Profissional e Tecnológica, gestão democrática e aquisições e contratos. Buscou também apontar os principais fatores que dificultam a participação nos processos de licitações e sugestões para fomentá-la. Como desdobramento da pesquisa foi desenvolvido e aplicado o produto educacional, o qual consiste em uma oficina formativa. A atividade de formação foi realizada durante o evento institucional (SECITEC) e contemplou os principais tópicos sobre licitações e contratos, além de uma breve conversa sobre a EPT e a gestão participativa. Diante dos resultados obtidos infere-se que os procedimentos de compras e contratações no âmbito do IFG/Campus Formosa podem ser conduzidos coletivamente, sendo aplicáveis a eles os princípios da gestão democrática. Todavia, respeitando sempre a atribuição de cada indivíduo na execução das suas funções. A participação da comunidade acadêmica nesses trâmites diz respeito principalmente à possibilidade das pessoas serem inseridas nas deliberações que tratam do orçamento público, das aquisições e das contratações. Observou-se que para haver a participação efetiva dos diversos segmentos nestes processos é fundamental que primeiramente a comunidade escolar tenha acesso a conhecimentos sobre assunto.
  • Item
    Coletividade docente e formação integral do sujeito: uma proposta em prol de uma prática docente integrada
    (Instituto Federal de Brasília) Alves, Dagma Ferreira
    Esta pesquisa tem como objetivo analisar o contexto da coordenação pedagógica como lócus de desenvolvimento profissional do docente, no sentido da construção de ações que permitam a melhoria das práticas pedagógicas para a formação integral dos estudantes, na perspectiva da omnilateralidade. Este estudo se constrói como produto de interação, reflexão e ação dos sujeitos envolvidos, como pesquisador e participante, no intuito de norteamento para processos de aperfeiçoamento da prática pedagógica. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa, utilizando como metodologia de investigação a pesquisa-ação. Assim, a utilização do referencial teórico incentivou a busca de uma reflexão sobre os princípios de uma prática docente integrada e de uma formação omnilateral com estudos de estratégias para a educação revolucionária na busca do melhor entendimento do fazer pedagógico. Dessas ações, buscou-se a construção e a viabilização do produto educacional, assinalando a organização dessas ações e saberes pedagógicos em uma coletânea intitulada Coletânea de estratégias para a construção de práticas integradas. Os resultados indicam que no contexto da educação profissional é possível desenvolver práticas pedagógicas integradas na perspectiva da omnilateralidade.
  • Item
    Processo de aprendizagem profissional dos policiais formadores da Escola Superior da Polícia Civil do Distrito Federal: proposição de materiais pedagógicos alinhados aos preceitos da aprendizagem baseada em problemas
    (Instituto Federal de Brasília) Santos, Renata Guilhões Barros
    A necessidade de contribuir com a promoção de ações formativas que permitam a continuidade do desenvolvimento de competências técnicas para a utilização da metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), em inglês Problem Based Learning (PBL), bem como para o fortalecimento das bases pedagógicas de uma ação educacional pautada pelos princípios da aprendizagem dialógica, que foram motivadores para o desenvolvimento desse trabalho. Nesse sentido, o trabalho foi iniciado pela discussão teórica dos princípios da educação profissional e tecnológica, pelos fundamentos da educação dialógica e suas aproximações e contribuições para a formação policial para o desenvolvimento de uma pesquisa circunscrita no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). A metodologia empregada na pesquisa teve caráter qualitativo, materializado na pesquisa-ação, e buscou identificar as necessidades de formação, em ABP/ BPL, dos policiais formadores que atuam no curso de Especialização em Ciências Policiais da Escola Superior de Polícia Civil do Distrito Federal (ESPC) e, a partir dos resultados, foi elaborado material didático-pedagógico para a superação das carências que foram apontadas. Do universo de 156 pessoas, participaram do estudo 69 policiais que desenvolvem o trabalho de formadores na ESPC. Os participantes foram convidados a responder um questionário visou mapear as carências e fragilidades na utilização da metodologia ABP/ PBL. Os policiais formadores afirmaram que necessitam de ações formativas que permitam o desenvolvimento e domínio de competências técnicopedagógicas para a utilização da ABP que foram organizadas em duas categorias: objetivos/avaliação e conteúdo/ métodos. A partir desses resultados, foram elaborados materiais didático-pedagógicos para formação em Aprendizagem Baseada em Problemas: orientação à intervenção e a alguns aprendizagem numa perspectiva dialógica que foram submetidas a especialistas que as avaliaram segundo os aspectos conceituais, comunicacionais e pedagógicos, sendo consideradas adequadas aos seus objetivos. É possível considerar que a relevância deste estudo consiste no potencial de contribuição para a política de valorização da formação pedagógica dos policiais formadores, por meio do fomento de uma prática educativa contextualizada e dialógica, consubstanciada em materiais didáticos alinhados aos preceitos da Aprendizagem Baseada em Problemas. Podem ser apontados, porém como desafios e como questões que precisam ser pesquisadas, a necessidade de provimento de recursos financeiros para o pagamento dos formadores, a sensibilização dos gestores sobre a adequação pedagógica da metodologia para educação policial, o alinhamento dos estudos com os compromissos profissionais dos policiais e, consequentemente, a expansão da ABP/ PBL para outros cursos ofertados pela ESPC. Por fim, há o destaque para o fortalecimento da cultura de formação dos profissionais formadores, que pode contribuir para o alcance de uma visão institucional da ESPC como referência nacional nas ações educacionais, como instituição de ensino superior, e em especial na formação das forças policiais.
  • Item
    As contribuições das diretrizes de avaliação do Instituto Federal de Brasília (IFB) para a organização do trabalho pedagógico desenvolvido pelo professor nos cursos técnicos da modalidade educação de jovens e adultos (Proeja)
    (Instituto Federal de Brasília) Araújo, Paulo Alves de
    O presente trabalho teve como objetivo identificar as contribuições das Diretrizes de Avaliação do IFB para a organização do trabalho pedagógico desenvolvido pelo professor na perspectiva de propor estratégias que aprimorem as práticas de avaliação no âmbito dos cursos técnicos da modalidade Educação de Jovens e Adultos (Proeja). O estudo apresenta: um breve levantamento bibliográfico acerca de conceitos e concepções em torno da avaliação da aprendizagem; como os documentos institucionais do IFB para o Proeja, anteriores a instituição das Diretrizes de Avaliação do IFB, concebem a avaliação da aprendizagem e como estão relacionados com a política institucional de avaliação; o que os professores pensam sobre a avaliação e quais as contribuições das diretrizes instituídas para a organização do trabalho pedagógico; e reflexões da aplicação do produto educacional desenvolvido (o curso de formação continuada). Como caminho metodológico para o alcance dos objetivos estabelecidos, a pesquisa parte de uma abordagem qualitativa e quantitativa fazendo uso dos seguintes instrumentos de coleta de dados: pesquisa bibliográfica, aplicação de questionários, pesquisa documental e aplicação de curso de formação continuada. Os dados evidenciam que os Planos de Cursos do Proeja apresentam uma concepção formativa de avaliação, que as Diretrizes de Avaliação do IFB são relevantes para a organização do trabalho pedagógico servindo de instrumento norteador para a condução dos processos avaliativos em sala de aula, que elas precisam ser mais discutidas nos espaços institucionais e que, em suas práticas, os professores do Proeja lançam mão de uma diversidade de instrumentos avaliativos para avaliar as aprendizagens. Ainda, por intermédio do desenvolvimento e aplicação do Produto Educacional – curso de formação continuada – foi possível refletir e dialogar com os professores sobre a prática de uma avaliação a serviço das aprendizagens nos espaços educativos e sobre a política institucional de avaliação da aprendizagem no âmbito do IFB.
  • Item
    Gestão administrativa escolar e a qualidade do ensino: uma proposta metodológica para a gestão patrimonial do Câmpus Valparaíso de Goiás, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)
    (Instituto Federal de Brasília) Pinto, Derli Antunes
    Esta dissertação tem como finalidade discorrer sobre a gestão administrativa escolar e a qualidade no ensino público, pois sabe-se que existe uma relação entre a infraestrutura dos ambientes escolares e o desenvolvimento das melhores práticas do ensino, da pesquisa e da extensão, o que pode impactar na melhoria da qualidade do ensino. Dessa maneira, este estudo busca apresentar a importância da gestão escolar dos Institutos Federais, tanto na perspectiva da gestão administrativa quanto da gestão escolar propriamente dita, considerando os impactos gerados nas atividades pedagógicas. São objetivos do presente estudo: realizar um levantamento entre os servidores do IFG- Câmpus Valparaíso de Goiás, sobre a importância da infraestrutura escolar (bens patrimoniais escolares) e como ela impacta na qualidade de ensino, no âmbito do Instituto; identificar e compreender conceitos, metodologias, doutrinas, normas e legislações vigentes sobre a gestão patrimonial nas entidades do setor público - em especial nas entidades educacionais públicas; analisar a base patrimonial existente e apresentar uma proposta de reclassificação de bens, de modo a categorizar os tipos de bens, caso houver necessidade; e elaborar caderno metodológico para orientar a gestão dos bens patrimoniais (produto educacional), onde conste diretrizes, instruções de procedimentos e fluxos operacionais padronizados e uniformes. A proposta de instituir um caderno metodológico surge a partir dos desafios da gestão administrativa escolar, em partes provocadas pelo grande acervo patrimonial dos Institutos Federais (IFs), bem como, nas recentes normativas, em especial o patrimônio público escolar. Realizou-se pesquisa exploratória e de análise qualitativa, por meio de estudo de caso que representa uma investigação empírica e compreende um método abrangente, com a lógica do planejamento, da coleta e da análise das informações, direcionado a uma instituição de ensino público.
  • Item
    Curso prático de configuração e design de salas virtuais no Moodle
    (Instituto Federal de Brasília) Farias, João Henrique Gomes de
    O objetivo da presente pesquisa foi elaborar um curso de Formação Inicial e Continuada destinado a docentes e estudantes de licenciatura, com foco no planejamento e configuração do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para uso em componentes curriculares presenciais e na modalidade a distância utilizando as ferramentas e funcionalidades do Moodle. Vive-se na era da informação, onde as Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDICs) potencializam e podem democratizar a construção do conhecimento e o acesso às informações. No processo educacional, as Tecnologias da informação e da Comunicação são importantes aliadas para se imprimir mais atratividade ao ensino, principalmente se os dispositivos de informática forem utilizados como propulsores de metodologias ativas, as quais colocam os alunos como centro do processo educativo. A abordagem utilizada na pesquisa foi a qualitativa, de tipo descritivo e o método utilizado foi estudo de caso. O instrumento de coleta dos dados foram dois questionários com questões abertas e fechadas dos quais participaram uma amostra de 109 docentes e estudantes de licenciatura. Desses participantes, 87 se inscreveram no curso prático de configuração e design de salas virtuais no Moodle e 23 concluíram o curso. Este curso foi criado como produto educacional do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica. Os resultados, analisados por meio de avaliações descritivas, indicaram a importância do uso da tecnologia na educação, entretanto percebeu-se que os participantes da pesquisa encontraram dificuldades na utilização das ferramentas aplicadas à educação. Foi identificado que os participantes demonstraram interesse em construir competências nessa área, pois reconhecerem as dificuldades em torno do uso das ferramentas de TDIC’s para a construção ativa da aprendizagem. A pesquisa também contribuiu com informações que podem subsidiar a elaboração de políticas de formação inicial e continuada de professores quanto ao uso das TDIC's nas práticas pedagógicas. Destaca-se que é importante que esses programas de formação, em termos de TDIC's na educação, não devem ser ministrados de forma isolada, pois devem estar atrelados às reflexões acerca de concepções sobre aprendizagem e desenvolvimento que considerem a atuação do sujeito histórico e cultural nos processos de ensino-aprendizagem.
  • As políticas de ações afirmativas étnico sociais aplicadas no processo seletivo do IFB
    (Instituto Federal de Brasília) Jardim, Roberta Bellillo
    Este trabalho teve por objetivo analisar os impactos da Lei nº 12.711/2012, também chamada Lei de Cotas, sobre o acesso, permanência e êxito dos estudantes egressos do Instituto Federal de Brasília (IFB). Buscamos investigar a existência de programas, projetos e ações voltados à permanência dos estudantes cotistas, bem como analisar pesquisas correlatas que buscaram avaliar o resultado do desempenho estudantil dos cotistas desde a fase de ingresso até a conclusão do curso. Amparamo-nos, para realização desta pesquisa, na revisão de literatura acerca do resultado histórico da luta pela ampliação do direito à educação como forma de reduzir as desigualdades em decorrência do processo de desenvolvimento da sociedade brasileira. O tema suscita muitas discussões, pois ações afirmativas como é o caso da Lei de Cotas oferecem uma oportunidade de reverter a distorção histórica em matéria do acesso ao ensino público de nível superior, permitindo assim reduzir desigualdades sociais. Buscando atender aos objetivos traçados para a pesquisa, propôs-se a realização de uma revisão de literatura sobre o tema, a partir de pesquisa bibliográfica qualitativa, quantitativa e exploratória com foco na realidade do Instituto Federal de Brasília. Primeiramente se discutirá o referencial teórico, o contexto das ações afirmativas no Brasil e na educação e a política de cotas aplicadas pela Lei nº 12.711, antes de se estudar mais especificamente o histórico da introdução das cotas no IFB.