Defendidas no IFB ou parceiros
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/33
Acervo de teses e dissertações defendidas por pesquisadores vinculados ao IFB, tanto em programas internos quanto em instituições parceiras.
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Item A integração da biblioteca ao fazer pedagógico por meio da literatura e da formação de leitores(Instituto Federal de Brasília) Costa, Jadir VianaEsta dissertação, desenvolvida no IFB – Campus Brasília com turmas do Ensino Médio Integrado em Eventos, investiga modos de integrar a biblioteca ao trabalho pedagógico por meio da literatura, articulando letramentos literário, crítico e político com foco no gênero conto. Teve como objetivo ressignificar a biblioteca como espaço pedagógico extraclasse, materializando-se em um Produto Educacional (PE) composto por sequência didática em um e book com produções estudantis. Metodologicamente, a pesquisa estruturou, aplicou e avaliou o PE em três etapas, realizadas na biblioteca e no Laboratório de Leitura e Produção Textual (LabTexto), com mediação dialógica inspirada nos “círculos de cultura” e avaliação por meio de entrevistas semiestruturadas com estudantes, docentes e profissionais de biblioteca. Os resultados evidenciam a biblioteca como organismo vivo e território de encontro, escuta e expressão cultural; a consolidação de um clube de leitura que promoveu pertencimento, autoria e trocas horizontais; e o fortalecimento do papel dos técnico-administrativos como mediadores culturais. As narrativas estudantis abordaram temas como mudanças climáticas, desigualdade de gênero, opressões relacionadas à orientação sexual e violência psicológica, revelando a transposição da experiência em elaboração estética e reflexão social.Item MENT3C: uma estratégia digital para desenvolvimento do pensamento crítico e criativo em matemática com o uso de atividades compartilhadas de elaboração e resolução de problemas(Instituto Federal de Brasília) Fonseca, Danilo Gonçalves daEsta pesquisa foi desenvolvida no âmbito do ProfEPT, na linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e integrada ao Macroprojeto 1 - Propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais de ensino na EPT. Dentro dessa linha a dissertação buscou investigar as potencialidades e limitações de atividades compartilhadas de elaboração e resolução de problemas por meio da criação e uso de uma aplicação Web para o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo em matemática de estudantes do Ensino Médio Integrado em Eletromecânica do IFB Campus Taguatinga. A natureza do trabalho é uma pesquisa-participante. A abordagem do método empregado foi quali-quantitativo, fundamentado no Materialismo Histórico-Dialético, utilizando como instrumento o produto educacional MENT3C, uma plataforma digital concebida para a intervenção. Os resultados indicam que a estratégia ampliou a autopercepção crítica criativa em matemática dos estudantes e promoveu um processo observável de diálogo e argumentação. As conclusões apontam que a estratégia contribui para o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo em matemática não por eliminar dificuldades, mas por criar um ambiente com potencial para mediação pedagógica que torna as contradições do processo de ensino-aprendizagem, como o erro e as discordâncias, visíveis e pedagogicamente produtivas. Suas principais limitações foram a falha do filtro crítico coletivo, que por vezes aprovou resultados e problemas incorretos, e a interferência de conflitos sociais na colaboração. O valor, a originalidade e a contribuição social da pesquisa residem na concepção de um produto educacional que, ao expor as contradições do processo de aprendizagem e a dissociação entre os componentes criativos e críticos, oferece uma ferramenta de diagnóstico e mediação para o Ensino na Educação Profissional e Tecnológica.Item Professores não licenciados na educação profissional técnica integrada ao Ensino Médio no IFPI (Campus Corrente): desafios e propostas para uma formação continuada em serviço(Instituto Federal de Brasília) Sousa, Luana Cristina Aguiar LouzeiroEsta dissertação discute a temática dos professores não licenciados na educação profissional técnica integrada ao ensino médio, apontando orientações para uma formação continuada em serviço. O objetivo geral delineado para auxiliar a pesquisa foi identificar e analisar os desafios e as possibilidades da formação continuada para o professor não licenciado atuante na educação profissional técnica integrada ao ensino médio do IFPI campus Corrente. A elaboração deste objetivo partiu do seguinte problema de pesquisa: quais os desafios e possibilidades da formação continuada para o professor não licenciado atuante na educação profissional técnica integrada ao ensino médio no Instituto Federal do Piauí (IFPI), campus Corrente (CACOR)? A pesquisa foi de natureza aplicada e fundamentada no método materialismo histórico-dialético onde se estabeleceu uma combinação entre o quantitativo e o qualitativo. No tocante à pesquisa de campo, o estudo contemplou o questionário e a entrevista como instrumentos responsáveis pela realização da parte da coleta de dados, tendo como sujeitos da pesquisa os professores não licenciados do IFPI-CACOR. Para construção do referencial teórico baseou-se em alguns autores norteadores do tema aqui investigado tais como Araújo e Frigotto (2015), Ciavatta (2014), Ramos (2014), Tardif (2014), Pimenta (2010), Roldão (2007), García (1999), Nóvoa (1992), Libâneo (2008), Machado (2008), Silva (2011), Lagar (2012), Moura (2014), dentre outros, além de se referenciar em alguns documentos legais. Na análise e interpretação dos resultados os achados da pesquisa apontam que os sujeitos reconhecem a formação continuada como importante para o trabalho do professor, já que, oportuniza a atualização dos conhecimentos, o aprimoramento da prática pedagógica e a troca de experiências e saberes entre os pares. Os principais desafios encontrados estão relacionados à formação humana omnilateral, a problemas didáticos e ao baixo nível de conhecimento acerca dos estudantes ao adentrar na educação profissional. O percurso desta pesquisa auxiliou na materialização de um produto educacional, em forma de uma coletânea com orientações pedagógicas que possam subsidiar na formulação de cursos de complementação pedagógica para formação continuada de professores não licenciados que atuam na educação técnica de nível médio.Item A produção educacional do ProfEPT nas estratégias de promoção da permanência e êxito estudantil: uma proposta para o uso significativo de produtos educacionais na Rede Federal de EPT(Instituto Federal de Brasília) Ribeiro, Wendes FernandesA pesquisa teve como objetivo geral compreender os produtos educacionais do ProfEPT como elemento significativo nas estratégias de promoção da permanência e êxito estudantil na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. O estudo apresenta um levantamento bibliográfico e documental sobre o contexto de atuação da Rede Federal de EPT e sua concepção de educação fundada na omnilateralidade. Discute também a dimensão de permanência e êxito estudantil na EPT, na perspectiva contemporânea, enquanto uma estrutura orgânica, complexa e contínua, diferentemente dos estudos sobre a evasão em si. Além disso, aborda-se o contexto histórico dos mestrados profissionais focalizando no ProfEPT, conceituando e caracterizando seus produtos educacionais como instrumentos possíveis de intervenção na sociedade. Como caminho metodológico para o alcance dos objetivos estabelecidos, a pesquisa parte de uma abordagem qualitativa e quantitativa, utilizando instrumentos de coleta de dados como pesquisa bibliográfica e documental, pesquisa no acervo de produtos educacionais do ProfEPT, aplicação de questionários e aplicação de oficina pedagógica. O lócus da pesquisa foi a Rede Federal de EPT e as Comissões de Permanência e Êxito se configuraram como sujeitos da pesquisa. A investigação permitiu apresentar o perfil do público-alvo e sua relação com a produção decorrente do ProfEPT; conhecer o conceito e as características de um produto educacional para além de sua materialidade, reconhecendo sua dimensão dialética, inovadora e intervencionista, própria de uma pesquisa aplicada; delinear parâmetros norteadores para a análise e/ou avaliação dos produtos educacionais na perspectiva de contribuição para o contexto estudado. Por fim, são apresentadas as reflexões sobre o desenvolvimento, a aplicação e a avaliação do produto educacional, uma oficina pedagógica intitulada “Laboratório de Aprendizagem Mediada: como trabalhar com produtos educacionais do ProfEPT na promoção da permanência e êxito estudantil?”, que pretende fomentar o conhecimento e o acesso à produção educacional do ProfEPT. Considera-se que o objetivo da pesquisa foi alcançado, pois, a análise dos resultados levantados corroboram para uma função contributiva e responsiva dos produtos educacionais do ProfEPT, como elemento significativo para a promoção da permanência e êxito estudantil na Rede Federal de EPT.Item Trajetória dos estudantes negros do curso Restaurante e Bar - PROEJA - Campus Riacho Fundo - DF : ingresso, permanência e mundo do trabalho(Instituto Federal de Brasília) Santos, Paulo BarbosaO presente trabalho é um estudo sobre a trajetória do cidadão negro que volta à escola para concluir o ensino médio no curso Técnico em Restaurante e Bar na modalidade PROEJA no Instituto Federal de Brasília (Campus Riacho Fundo). A pesquisa tem como objetivo construir e analisar e discutir a trajetória desses estudantes durante o acesso, a permanência e o êxito no mundo do trabalho. O estudo foi efetuado levando em consideração os alunos matriculados entre os anos de 2017 e 2021. Trata-se de uma pesquisa de abordagem quanti-qualitativa e que teve como referencial teórico, sobre a questão racial, em pauta os autores(as): Kabenguelê Munanga (2001), Silvio de Almeida (2019), Sueli Carneiro (2011) e Hélio Santos (2018). Para o trabalho sobre o PROEJA, a pesquisa amparou-se nos trabalhos da professora Mad’Ana Castro (2017, 2011 e 2006). Com relação à permanência e êxito, utilizamos os artigos da professora Simone Gontijo 1 (2009). No contexto histórico de exclusão social de indivíduos negros, analisa-se as reservas de vagas raciais, dados sobre a evasão e a assistência estudantil, refletindo sobre as complexidades envolvidas no acesso e na permanência dos estudantes negros e negras no curso. Feita análise documental para subsidiar questionários e entrevistas com docentes, alunos e egressos. A oralidade foi um importante caminho para buscar histórias do cotidiano junto aos estudantes, possibilitando a escuta dos alunos e egressos por meio de depoimentos orais que resultaram no documentário como produto educacional e síntese dos resultados de pesquisa. Os dados permitiram concluir que o campus cumpre com a reserva de vagas para pretos, pardos e indígenas (PPI), porém os desafios para garantir o direito à educação aos alunos(as) negros(as) no PROEJA vão muito além da reserva de vagas e incluem diversas outras ações e mecanismos sociais que promovam não só o ingresso mas a permanência no curso. Um enfrentamento constante ao racismo estrutural em suas manifestações silenciosas.Item O ensino de geografia na construção de uma educação antirracista: uma perspectiva a partir do currículo em movimento do Distrito Federal(Instituto Federal de Brasília) Santos, Marcia Augusta dosA pesquisa tem como objetivo demonstrar como o ensino de Geografia, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, pode contribuir com a implementação de uma educação para as relações étnico-raciais, através da identificação de objetivos, conteúdos e produção de um Almanaque Pedagógico, voltados para a temática da história e cultura afro-brasileira, estabelecidos no Currículo em Movimento do Distrito Federal. A pesquisa foi realizada a partir de levantamentos bibliográficos sobre educação e racismo no Brasil, sobre o ensino de Geografia e a educação étnico-racial; também foi feito um levantamento documental sobre o currículo das escolas públicas do Distrito Federal, buscando informações sobre a educação étnico-racial e como esta é ou não trabalhada no componente curricular de Geografia, no Ensino Fundamental-Anos Iniciais. Como embasamento teórico para a discussão sobre a identidade da população negra no Brasil e a respeito da Lei 10.639/03 e seus desdobramentos para a implementação de uma educação das relações étnico-raciais, destacam-se Munanga (2008), Nilma Lino Gomes (2005, 2012), Petronilha Silva (2007), Rafael Sanzio Araújo dos Anjos (2005). Para contextualizar a educação étnico-racial a partir do ensino de Geografia, foram utilizados textos e estudos de professores dessa disciplina, entre eles destaca-se Marcelo Lopes Souza, Rafael Sanzio Araújo dos Anjos e Renato Emerson dos Santos. Para o levantamento documental acerca do currículo utilizado no Distrito Federal nos Anos Iniciais, foram utilizados o Currículo em Movimento do Distrito Federal Ensino Fundamental-Anos Iniciais, textos da Base Nacional Comum Curricular e das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. A metodologia adotada é a abordagem fenomenológica. A pesquisa fenomenológica, visa à construção de uma ciência para as experiências vividas, preocupando-se com a essência através do fenômeno. Trata-se de um processo interpretativo, onde o pesquisador faz a mediação entre os diferentes significados das experiências vividas. O Produto Educacional apresenta atividades relacionadas à educação étnico-racial, com enfoque nos aspectos geográficos, históricos e culturais provenientes da população africana e afro-brasileira que atuaram na formação da nossa sociedade; tem como público-alvo os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, para a sua aplicação foi escolhida uma turma desse segmento de uma escola pública do DF, onde as atividades foram realizadas com sucesso. O Almanaque Afro-geográfico, foi pensado como um material, diferente do que é abordado nos livros didáticos, que poderá ser capaz de contar uma nova história sobre o continente africano, seus povos, e sobre a população afro-brasileira.Item A dialética do adoecimento docente e sua relação com as políticas públicas no Distrito Federal: um olhar sobre a CRE de Planaltina(Instituto Federal de Brasília) Silva, Valdson José daO adoecimento docente no Brasil é um reflexo das condições adversas enfrentadas pelos professores, como a sobrecarga de trabalho, a desvalorização profissional, a falta de infraestrutura adequada, o aumento de demandas emocionais e psicológicas e, sobretudo, a inserção das políticas de educação vinculadas no modo de produção vigente e a modelos de gestão neoliberais. Essas condições contribuem para o desenvolvimento de problemas como estresse, ansiedade, depressão e síndromes como a de Burnout, impactando negativamente a qualidade de vida dos educadores. Além disso, o adoecimento docente afeta diretamente a prática profissional, comprometendo o desempenho em sala de aula, a interação com os alunos e a continuidade da carreira, gerando um ciclo que agrava os desafios enfrentados pela educação no país. Mediante este reconhecimento, o objetivo central deste estudo é analisar o adoecimento docente e os impactos de políticas públicas do Governo do Distrito Federal na qualidade de vida refletidas em sala de aula, tendo em vista os elevados índices de afastamento do trabalho por parte dos (as) professores(as). O reconhecimento dos índices elevados de afastamento docente foram o principal motivador para suscitar a necessidade de realização de pesquisas e análises desses motivos, pois os mesmos têm impactos econômicos, sociais e pedagógicos consideráveis na rede pública de ensino no Distrito Federal. A metodologia de pesquisa adotada converge para a pesquisa teórica acompanhada da pesquisa de campo. Na pesquisa aborda-se a importância e os impactos do território - compreendido como o conjunto de condições geográficas, estruturais, socioeconômicas e culturais que caracterizam a região onde a escola está inserida, sendo a escola também considerada como tal - no adoecimento do trabalhador docente. A partir desse nexo, foram apresentados os conceitos de território, adoecimento docente, aprendizagem, bem como o histórico das políticas públicas de qualidade de vida no trabalho adotado pela Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), perpassando todo o cabedal de legislações que envidam e orientam esta temática. Além disso, há um importante destaque para a influência do território no trabalho e na qualidade de vida dos professores (as) da rede de ensino da SEEDF. A pesquisa de campo ocorreu, numa perspectiva dialética, junto aos docentes e gestores que atuam em escolas da rede pública SEEDF, lotados na Coordenação Regional de Planaltina, por meio de pesquisa documental e entrevista oral e gravada. Entende-se que os resultados desta pesquisa fornece uma compreensão aprofundada sobre as causas e consequências do adoecimento docente na rede pública de ensino do Distrito Federal, com destaque para a influência do território e das políticas públicas na qualidade de vida dos professores. A análise crítica das legislações, das condições de trabalho e das estratégias implementadas pela SEEDF permitirá identificar lacunas e propor recomendações que contribuam para a formulação de políticas mais eficazes. Além disso, a pesquisa busca evidenciar os impactos econômicos, sociais e pedagógicos associados aos elevados índices de afastamento docente, oferecendo subsídios para melhorar as práticas de gestão educacional e promover a saúde e o bem-estar dos profissionais da educação. Assim, estes resultados almejam não apenas ampliar o cabedal teórico sobre o tema, mas também contribuir diretamente para a transformação do cenário educacional no contexto estudado elucidando os sujeitos do chão da escola da realidade que se vive. O produto da pesquisa resultou numa série de vídeos mostrando a trajetória do estudo, seus resultados e impactos publicados em um canal do YouTube e outras redes sociais, bem como disponibilizado para o Instituto Federal de Brasília (IFB) visando uma reflexão mais ampla sobre o tema.Item Adequação curricular para pessoas com autismo na educação profissional: um estudo de caso no Instituto Federal de Brasília(Instituto Federal de Brasília) Guimarães, Viviani Pereira AmanajásEsse trabalho traça um panorama de como ocorre a inclusão dos estudantes com autismo nos campi Brasília e Taguatinga do IFB, apontando as fragilidades e as potencialidades desse processo, para elaborar orientações pedagógicas que auxiliem na adequação curricular com vistas a propiciar a inclusão desse público na educação profissional e tecnológica. Como metodologia, utilizamos a análise documental, entrevistas, grupos focais e formulários. O produto educacional apresentado é um site que possui três partes: a Trilha do Conhecimento sobre o Autismo; Autismo X Educação e Construindo o Plano Educacional Individualizado (PEI). A Trilha de Conhecimentos sobre o Autismo tem o objetivo de passar informações sobre o que é o Transtorno do Espectro Autista (TEA), suas características e quais leis garantem seus direitos; já a aba Autismo X Educação apresenta vários textos, com base científica, sobre o TEA e sobre inclusão. Finalmente a aba Construção do Plano Educacional Individualizado (PEI), apresenta vídeos e documentos que auxiliarão o educador para a construção dessa importante e essencial ferramenta para a inclusão de qualquer estudante, principalmente, àqueles com autismo. Esse produto teve como resultado conhecimento maior do que é o Transtorno do Espectro Autista e do passo a passo de como construir o PEI.Item Atlas escolar municipal de Formosa (GO) para apoio didático na disciplina de Geografia do ensino fundamental(Instituto Federal de Brasília) Nascimento, Alcineia Pereira doO objetivo geral deste trabalho de conclusão de mestrado é elaborar mapas temáticos com atividades práticas e teóricas utilizando conceitos da Geografia e/ou conhecimentos geográficos do Município de Formosa (GO), com a finalidade de auxiliar no ensino da Geografia pelo mapa e posicionar o aluno no polo ativo do processo de ensino-aprendizagem. A concepção metodológica adotada foi a Teoria Histórico-Cultural. O foco principal foi o ensino da Geografia pelo mapa, posicionando o aluno no polo ativo do processo de ensino-aprendizagem. Para o desenvolvimento do presente trabalho foram realizados os seguintes passos metodológicos: 1) levantamento junto à BNCC de conteúdos da disciplina de Geografia dos anos finais do Ensino Fundamental que possam ser trabalhados na perspectiva do ensino pelo mapa; 2) elaboração dos mapas temáticos do Município de Formosa (GO); 3) elaboração das atividades práticas e teóricas; 4) organização do Atlas Escolar Municipal do Município de Formosa (GO). Na fundamentação teórica do presente projeto de pesquisa procuramos aprofundar os seguintes temas: (a) a cartografia no ensino de Geografia do Ensino Fundamental; (b) Escala geográfica, os elementos do mapa e a semiologia gráfica; e (c) conceituação geográfica para o ensino da cartografia; e (d) Os Atlas Escolares Municipais interativos no ensino de cartografia. O principal resultado desse trabalho foi a elaboração de um Atlas Escolar Municipal com mapas temáticos e atividades práticas e teóricas em várias escalas geográficas. Nessas atividades, o aluno poderá realizar complementações ou mesmo elaborar mapas temáticos. Além disso, o aluno será instigado a realizar pesquisas sobre conceitos da Geografia e conhecimentos geográficos do Município de Formosa (GO). A utilização das atividades em sala de aula poderá levar os alunos a construir seus próprios conceitos tendo o município onde vivem como problematização.Item O estudo do meio no ensino de Geografia: uma proposta de sequência didática a partir da experiência no parque distrital Boca da Mata(Instituto Federal de Brasília) Fonseca, Lelton Melo daEste trabalho apresentou uma proposta de sequência didática fundamentada na metodologia do Estudo do Meio, voltada para o ensino de Geografia no Ensino Fundamental. Partindo da constatação do desinteresse dos alunos frente às abordagens tradicionais, predominantemente expositivas e descontextualizadas, buscou-se ressignificar o processo de ensino-aprendizagem por meio da vinculação entre os conteúdos escolares e a realidade vivida pelos estudantes. O Estudo do Meio, entendido como uma estratégia metodológica que articula observação, investigação e análise crítica do espaço vivido, propicia a integração entre teoria e prática, favorecendo aprendizagens significativas ao permitir que o aluno seja protagonista na construção do conhecimento geográfico. A proposta esteve ancorada em experiências pedagógicas prévias desenvolvidas no Parque Distrital Boca da Mata, em Brasília/DF. O objetivo central foi elaborar uma sequência didática que promovesse uma aprendizagem significativa, integrando os conhecimentos geográficos à educação ambiental e à formação cidadã. A metodologia adotada envolveu pesquisa bibliográfica e sistematização de práticas pedagógicas já realizadas em experiência anterior. A sequência foi organizada em etapas interligadas, baseadas nos referenciais teóricos sobre a metodologia do Estudo do Meio apresentados por Maria Lídia Fernandes e Nídia Nacib Pontuschka, contemplando desde a definição do tema e problematização inicial até a execução da atividade de campo e a sistematização dos resultados. Como produto educacional, apresentou-se um guia pedagógico para aplicação do Estudo do Meio, passível de adaptação a diferentes contextos escolares. Os resultados indicaram o potencial da metodologia em despertar o interesse dos estudantes, fortalecer a relação entre teoria e prática, desenvolver o pensamento crítico e promover a leitura do espaço vivido. O trabalho reforçou a importância de estratégias que valorizem o protagonismo discente e estimulem práticas docentes mais reflexivas, situadas e transformadoras.Item O ensino de geografia e mobilidade e trânsito: a prática pedagógica do professor de Geografia do DF participante do curso oferecido pelo programa Detran nas escolas(Instituto Federal de Brasília) Morais, Débora Longuinho deEste estudo analisou os impactos do curso Mobilidade e Trânsito, realizado por meio da parceria entre o Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF) e a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), nas práticas pedagógicas dos professores de Geografia da educação básica. A pesquisa concentrou-se na integração da temática educação para o trânsito ao ensino da disciplina, considerando a formação continuada como elemento potencialmente transformador. As justificativas que motivaram o estudo incluem a necessidade de articulação entre a Geografia e a formação cidadã voltada para a convivência ética e segura no espaço urbano; a escassez de estudos sobre a educação para o trânsito como estratégia formativa para a construção de práticas pedagógicas contextualizadas e alinhadas às demandas sociais contemporâneas; e o potencial do ensino de Geografia para desenvolver competências críticas nos estudantes. A metodologia adotada combinou análise documental, revisão bibliográfica, questionário e entrevistas semiestruturadas com docentes egressos do curso. Os resultados apontam que a formação contribuiu para reflexões críticas sobre o papel social da Geografia e incentivou práticas pedagógicas mais contextualizadas. No entanto, também foram identificados desafios significativos, como a falta de recursos, a rigidez curricular e ausência de apoio institucional, que dificultam a efetiva implementação do conteúdo nas escolas. Apesar dessas dificuldades, alguns professores relataram experiências inovadoras, utilizando os conteúdos do curso de forma criativa e articulada à realidade dos estudantes. Conclui-se que o curso Mobilidade e Trânsito representa uma iniciativa importante de formação continuada, com potencial fortalecer a articulação entre a educação para o trânsito, a cidadania e o ensino de Geografia. Para ampliar sua efetividade, recomenda-se maior investimento em políticas, apoio institucional e adequações metodológicas na formação que aproximem ainda mais o processo formativo da realidade escolar.Item Os audiovisuais do programa de avaliação seriada da UnB como possibilidade para o ensino de uma perspectiva crítica da geografia: o olhar dos professores da rede pública de ensino do Distrito Federal(Instituto Federal de Brasília) Carvalho, Leonardo Castro deO Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília (PAS/UnB) consiste em uma forma de ingresso ao nível superior alternativo ao vestibular tradicional, implantado pela universidade em 1996, e caracteriza-se por ser gradual (com provas seriadas aplicadas em cada ano do Ensino Médio) e fruto do diálogo entre professores da Educação Básica e Superior. O exame é elaborado a partir de matrizes de objetivos de aprendizagens e de obras multimodais (literárias, textuais, plásticas, teatro, audiovisuais, músicas, entre outras) que são utilizadas para contextualizar conteúdos e temas na elaboração das questões, além de ser amplamente utilizadas por professores de todas as áreas, inclusive a Geografia, para contextualizar conteúdos e conceitos básicos. Nesse sentido, o presente estudo visa analisar o ponto de vista dos professores de Geografia, em regência de classe, da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal sobre o uso dos audiovisuais presentes nas matrizes do PAS como possibilidade para o ensino de uma perspectiva crítica da Geografia no Ensino Médio. A partir de um estudo qualitativo-quantitativo, cuja coleta de dados se deu por meio da aplicação de formulário eletrônico, em um recorte amostral de duas escolas por Coordenação Regional de Ensino, totalizando vinte e oito escolas. Na perspectiva estatística o estudo propõe uma análise exploratória, cujo modelo probabilístico utilizado será a inferência estatística, pois pretendemos projetar os resultados do recorte na população. Os dados foram analisados de forma dialética, baseado no materialismo histórico-geográfico. A análise dos dados mostrou que os professores de Geografia, regentes de classe em escolas que ofertam o Ensino Médio, conhecem o PAS/UnB, utilizam os audiovisuais presentes nas matrizes para desenvolver conceitos e conteúdos próprios da Geografia e consideram que eles contribuem para o ensino de uma perspectiva crítica do componente curricular. O estudo contribui para aprofundar as reflexões sobre a influência do PAS/UnB do Ensino de Geografia na Rede Pública do DF, na formação continuada de professores, o uso de audiovisuais no Ensino de Geografia em uma perspectiva crítica no Ensino Médio, bem como na reflexão na própria universidade, no âmbito das comissões que elaboram as referidas matrizes.Item Lugar, interdisciplinaridade e ensino de geografia no Sol Nascente: um estudo de caso no CEF 28 de Ceilândia(Instituto Federal de Brasília) Lima, Alex Jones SimõesPara a compreensão dos lugares de vivência é necessário o entendimento da produção de espaços em contextos e realidades sociais, sobretudo as mais adversas. Dessa forma, a partir de concepções epistêmico-filosóficas críticas, socioespaciais e pós-modernas, discutimos o conceito de lugar. Discutimos ainda, o ensino da Geografia, suas interdisciplinaridades e a necessidade da diversidade de metodologias e linguagens, tendo a concepção socioconstrutivista da psicologia histórico-cultural e a pedagogia histórico-crítica como teorias fundamentais para a práxis pedagógica. Nessa perspectiva, identificou-se a seguinte problemática: a perspectiva teórico-metodológica sobre o conceito de Lugar utilizada pelos professores do Centro de Ensino Fundamental 28 de Ceilândia, escola que atende alunos do Sol Nascente, está em consonância com o Currículo em Movimento do Distrito Federal, respeitando as aprendizagens interdisciplinares? Ela é capaz de contribuir no desenvolvimento de laços identitários com o Sol Nascente? Logo, o objetivo deste estudo de caso é analisar se a perspectiva teórico-metodológica sobre o conceito de Lugar utilizada pelos professores do Centro de Ensino Fundamental 28 de Ceilândia, consoante o Currículo em Movimento do Distrito Federal e respeitadas as aprendizagens interdisciplinares, é capaz de contribuir no desenvolvimento de laços identitários com o Sol Nascente. Os objetivos específicos são: a) Diagnosticar o andamento das aprendizagens no processo de construção de conhecimentos relacionados à lugar nos anos/séries anteriores ao 7º ano (ou seja, 1º ao 6º ano); b) Verificar se a esta aprendizagem sobre o conceito de lugar foi/é capaz de desenvolverlaços identitários com o lugar de vivência dos estudantes; c) Identificar as perspectivas teórico-metodológicas da temática lugar trabalhadas pelos professores; d) Verificar quais as linguagens e suas eficácias junto ao ensino-aprendizagem do conceito de lugar; e) Verificar se há práticas interdisciplinares de ensino nas escolas pesquisadas. Amparado pelo materialismo histórico-dialético, a pesquisa qualitativa de natureza exploratória ocorreu em três momentos e utilizou-se dos seguintes procedimentos técnicos: 1) Pesquisa documental – análise do Currículo em Movimento do Distrito Federal; 2) Aplicação de questionário – junto aos professores de Geografia do CEF 28; e, 3) aplicação de avaliação diagnóstica – junto a alunos do 7º ano do CEF 28 de Ceilândia, escola que atende alunos do Sol Nascente-DF. Assim, os resultados da pesquisa aplicada in loco, cruza teoria acadêmica e prática escolar, a partir da visão de professores, estudantes e do documento norteador da educação no Distrito Federal.Item Análise socioespacial da violência doméstica contra a mulher, em 2018, na Ceilândia - Distrito Federal(Instituto Federal de Brasília) Silva, Otávio Junio Marçal daA violência doméstica contra a mulher está intrinsecamente relacionada ao contexto socioespacial em que está inserida. O presente estudo teve como objetivo a análise dos fatores que influenciam na dinâmica socioespacial da violência doméstica contra a mulher na região administrativa de Ceilândia, Distrito Federal, no ano de 2018. Os dados apresentados aqui foram obtidos a partir do levantamento de órgãos públicos do Distrito Federal, como a Companhia de Planejamento do Distrito Federal - Codeplan, a Secretaria de Segurança Pública e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Distrito Federal (SEDUH). Desde a criação da região administrativa de Ceilândia (RA IX) nos anos 60, esta vem enfrentando diferentes adversidades sociais, estruturais e espaciais que moldaram o contexto socioespacial que conhecemos hoje, sendo definida como uma das regiões com maior índice de criminalidade. A violência contra a mulher é de interesse comum o que evidencia seu impacto na formação do espaço urbano. Na análise dos dados coletados, constatou-se que a RA IX possui as dimensões do Índice de Vulnerabilidade Social (IVS) de capital humano e a dimensão de renda e trabalho classificados com alta vulnerabilidade social. Assim, inferimos que a conformação socioespacial da cidade de Ceilândia é um caractere social influenciador para a ocorrência da violência doméstica contra a mulher.Item O ensino do conceito de paisagem com alunos do 6º ano em um espaço não formal de aprendizagem: a serra do Taquaril no município de Unaí-MG(Instituto Federal de Brasília) Moraes, Maicon Sidney deA presente pesquisa envolve a discussão da importância do ensino do conceito de paisagem natural e cultural com os alunos da Educação Básica, por meio de metodologias de ensino diversificadas. A partir do exposto, problematiza-se: como as aulas expositivas e dialogada, extraclasse e de campo, envolvendo a Serra do Taquaril no município de Unaí – MG, podem contribuir para a melhor compreensão do conceito de paisagem em três turmas de 6o ano do ensino fundamental – anos finais? O objetivo geral é avaliar como as diferentes metodologias de ensino influenciam o aprendizado dos estudantes destas turmas acerca dos conceitos espaciais de paisagem natural e cultural. Os objetivos específicos são: discutir o conceito de paisagem no ensino de Geografia; compreender os elementos que compõem a paisagem da Serra do Taquaril no município de Unaí – MG, tais como cheiros, sons, cores, sabores e texturas; e, por fim, analisar a compreensão dos alunos referente aos conceitos espaciais de paisagem natural e cultural. Para tal, desenvolveu-se uma pesquisa a partir da fenomenologia, utilizando-se do questionário aplicado em duas etapas como instrumento de coleta de dados. A pesquisa envolveu 57 alunos de três turmas do 6o ano do ensino fundamental – anos finais do Colégio Novo Mundo, localizado no Município de Unaí – MG. Para melhor compreensão, as turmas foram nomeadas de Turma A, Turma B e Turma C. As aulas desenvolvidas foram do tipo expositiva e dialogada para a Turma A aula expositiva dialogada em sala de aula e aula de campo na Serra do Taquaril para a Turma B; e aula de campo para a Turma C. Como resultados da pesquisa pode-se indicar que todos os estudantes conseguiram se apropriar do conceito de paisagem nas três metodologias de ensino aplicadas. Com relação à percepção da paisagem pelos alunos, foi possível observar por meio dos desenhos e dos questionários prévios e posteriores que a principal diferença com relação à apropriação do conceito de paisagem está relacionada aos demais sentidos além da visão. Verificou-se que os alunos que vivenciaram a aula expositiva e dialogada reconhecem a paisagem principalmente pela visão, já os alunos que vivenciaram a aula de campo, reconhecem a paisagem também pela audição, olfato e tato. Portanto, os estudantes experimentaram a paisagem de formas diferentes, mas todos aprenderam o conceito. Assim, os resultados dessa pesquisa possibilitam demonstrar que tanto a aula expositiva e dialogada quanto à aula de campo possuem o seu lugar no ensino do conceito de paisagem, bem como de outros conceitos associados ao ensino de Geografia.Item Do EMI ao PROEJA: migração de modalidade e a permanência e êxito na Educação Profissional Integrada(Instituto Federal de Brasília) Salgado, Melina RibeiroEste trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa, de natureza aplicada, que investigou um caso específico no Instituto Federal de Brasília (IFB): o movimento de migração de estudantes do Ensino Médio Integrado (EMI) para a Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional (Proeja). O estudo de caso teve como objetivo analisar os diferentes aspectos envolvidos nesse processo, com vistas à permanência e ao êxito estudantil na Educação Profissional Integrada. A coleta de dados ocorreu por meio de análise documental, entrevistas e questionário, sendo os dados examinados à luz da técnica de análise de conteúdo de Bardin (2016). Os resultados evidenciaram que a migração do EMI para o Proeja constitui uma alternativa de continuidade formativa para estudantes que, diante de dificuldades no ensino regular, buscam concluir a Educação Profissional articulada ao ensino médio. A pesquisa está inserida na linha de pesquisa “Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica”, vinculada ao macroprojeto “Propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais de ensino na EPT” e resultou na produção do documentário “Da Evasão à Permanência e Êxito: Reescrevendo caminhos no IFB”. O produto educacional teve como propósito fomentar reflexões e subsidiar o planejamento de estratégias e práticas pedagógicas que contribuam para o acolhimento, a permanência e o êxito dos estudantes migrantes, por meio da socialização de experiências e impressões de alunos e servidores que vivenciaram esse processo.Item Vozes autistas no Ensino Médio Integrado: percepções sobre as práticas avaliativas no IFB(Instituto Federal de Brasília) Sousa, Ana Paula Beserra deA presente dissertação buscou analisar os processos de avaliação para as aprendizagens dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista nos cursos de ensino médio integrado do IFB. A fundamentação teórica articula estudos sobre inclusão, TEA, organização do trabalho pedagógico e avaliação para as aprendizagens. Com base em uma abordagem qualitativa, de natureza aplicada e delineada como estudo de caso, a pesquisa envolveu a análise de documentos institucionais e legislações, a aplicação de questionários aos membros dos Núcleos de Atendimento à Pessoa com Necessidades Específicas (NAPNE) dos campi do IFB e entrevista com estudantes autistas. Na análise documental os resultados apontam que a partir do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2024-2030, o atendimento multidisciplinar aos estudantes com TEA demanda uma estruturação mais robusta e reflexiva, visando à efetividade da inclusão e ao pleno desenvolvimento dos alunos. A implementação de políticas institucionais claras e a formação continuada dos docentes são fundamentais para consolidar o IFB como instituição inclusiva e inovadora. Na Instrução Normativa nº 01/2024, observa-se que o atendimento multidisciplinar encontra-se em estágio inicial, demandando aprofundamento reflexivo e ações estruturadas. A ausência de professores de Atendimento Educacional Especializado (AEE) em todos os campi compromete a efetividade do atendimento, evidenciando a necessidade de investir na formação docente e na criação de ambientes escolares que cada vez mais valorizem a diversidade. Em relação ao questionário pode-se inferir que embora haja compromisso por parte da equipe institucional com a inclusão, persistem desafios, especialmente relacionados à ausência de formação continuada dos servidores, à escassez de práticas avaliativas acessibilizadas e à fragilidade na compreensão da diversidade por parte da comunidade escolar. Os estudantes relataram acolhimento no ambiente escolar, mas destacaram a necessidade de maior suporte emocional e acessibilidade nas avaliações. A pesquisa conclui que a promoção de práticas avaliativas inclusivas demanda atuação integrada entre os setores da instituição, a presença de profissionais qualificados para o atendimento dos estudantes autistas, a formação docente continuada e a escuta ativa dos estudantes. Como produto educacional, foi elaborado o E-book Vozes Inclusivas: relatos de estudantes autistas sobre as práticas avaliativas na Educação Profissional e Tecnológica, com o intuito de fomentar reflexões críticas e subsidiar práticas pedagógicas mais acessíveis e humanizadas. Os achados evidenciam a urgência de reconfigurar a avaliação, valorizando a diversidade dos modos de aprender e se expressar, por meio de estratégias como a prática articulada com a teoria, instrumentos avaliativos diferenciados, apoio de monitores (quando necessário) e ambientes mais acolhedores, promovendo autonomia e engajamento dos estudantes autistas.Item Extensão acadêmica como espaço e práxis educativa dialógica(Instituto Federal de Brasília) Hermann, Dirceu LuizEsta pesquisa, denominada "Extensão Acadêmica como espaço e práxis educativa dialógica", busca investigar a extensão acadêmica como práxis educativa de conteúdos e saberes acadêmicos e populares em permanente diálogo. O objetivo central da pesquisa é investigar o conceito/prática de extensão e seus desafios e possibilidades no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – em um de seus Campus do entorno do Distrito Federal. A fundamentação teórica ancorase em Saviani (2007; 2011), Gasparin (2011) e Antunes (2009; 2018). Na seara da metodologia, optei pela técnica de grupo de discussão, com vistas a suscitar o diálogo no sentido de provocar entre os participantes do grupo o debate acerca da temática pesquisada, registrando os sentidos e os significados de tais indivíduos. Os dados levantados apontam importantes pistas acerca da necessidade de processos emancipatórios com vistas à tomada de consciência por parte dos sujeitos acerca da extensão, a partir da perspectiva de práxis apresentada pela Pedagogia Histórico Crítica e da sequência didática de Saviani.Item Socioeducação e mundo do trabalho: estudo de caso na Unidade de Internação de Saída Sistemática - UNISS/DF(Instituto Federal de Brasília) Luz, Milka Verônica Martins daO mundo do adolescer quando em conflito com a lei configura-se como um fenômeno social multifatorial, onde as desigualdades sociais, a desestruturação e distanciamento familiar, a evasão escolar, o uso indevido de drogas demonstram as fragilidades das instituições sociais na garantia dos direitos fundamentais e a proteção integral prevista no Estatuto da criança e do adolescente, Lei nº8069/90. Assim, o adolescente no exercer da prática do ato infracional para cumprir a medida socioeducativa que não devem ser concebidas como uma ação punitiva, mas uma ferramenta socio e pedagógica para a inclusão social. Diante dessa realidade, objetivou-se com esta investigação: analisar os dilemas e as contribuições da Unidade de Internação de Saída Sistemática do Distrito Federal (UNISS/DF) para a inclusão de adolescentes em conflito com a lei no mercado de trabalho. A pesquisa, de abordagem qualitativa, com caráter descritivo e explicativo, tendo como sujeitos/ participantes, 13 adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa e 09 (nove) profissionais da equipe multiprofissional da unidade lócus de pesquisa. Os resultados demonstraram a predominância de adolescentes usuários de drogas, em situação de vulnerabilidade econômica, fragilidade no vínculo familiar e reincidência na medida socioeducativa de internação, onde o tráfico de drogas, o roubo, o homicídio e latrocínio aparecem como os atos infracionais praticados. Entre os dilemas, destacam-se: o tempo curto de permanência na unidade, a escassez de cursos profissionalizantes intramuros, e a sútil articulação com a rede de apoio e o mercado de trabalho. Por outro lado, a UNISS/DF tem desenvolvido ações relevantes como a oferta de oficinas de empregabilidade, parcerias com o Sistema S e encaminhamentos para programas como o Jovem Aprendiz. Como produto educacional da pesquisa, foi elaborada a cartilha VIVALEGAL: um guia para a construção do projeto de vida na socioeducação, um material lúdico, informativo e instrucional, voltado à orientação dos adolescentes sobre direitos, educação, profissionalização e redes de apoio, incentivando a construção de projetos de vida e protagonismo juvenil. Conclui-se que mesmo com os dilemas e os desafios da materialização da socioeducação, esta pode tornar-se eficaz quando pensada e executada através de políticas intersetoriais que visem a formação, a escolarização e a profissionalização destes jovens diminuindo a reincidência, ampliando a inserção deles no mercado de trabalho de forma a construir novas memórias e histórias de vida.Item O exercício da cidadania no ensino de geografia: um olhar para a microbacia do córrego Taguatinga(Instituto Federal de Brasília) Silva, Luciano CardosoAs transformações socioambientais vivenciadas pela sociedade brasileira demandam cada vez mais indivíduos conscientes de seu papel social, que compreendam como o atual modelo de produção do espaço geográfico e a atual relação homem-natureza fragilizam a cidadania. A educação, nesse contexto, é compreendida como um dos alicerces da formação desse indivíduo, capaz de se perceber como parte dessa sociedade, um indivíduo com clareza de seus direitos e deveres, apto ao exercício da cidadania. Assim, a geografia escolar contribui para o exercício da cidadania, ao proporcionar, por meio da operacionalização de seus conceitos e temas, espaços para reflexões e debates da produção do espaço geográfico, bem como das contradições geradas no processo. Entre os conceitos geográficos, destaca-se aqui o conceito de paisagem, que, quando trabalhado de forma crítica, permite a observação e o desenvolvimento de análises das inter-relações que são estabelecidas entre os componentes físico-naturais e antrópicos e das consequências dessas relações em diferentes escalas. Nesse sentido, a pesquisa teve como objetivo compreender como a operacionalização do conceito de paisagem a partir da abordagem geossistêmica contribui para o exercício da cidadania. Em sala de aula, ao adotar a abordagem geossistêmica para o estudo da paisagem da microbacia do córrego Taguatinga, teve-se a promoção da complexificação e da operacionalização do conceito de paisagem, o que permitiu análises que superassem a simples descrição ou análise estética. Para isso, foram adotadas ferramentas e linguagens que em conjunto privilegiaram o estudo da paisagem, de modo que os alunos foram estimulados a observar, questionar e refletir como os componentes físico-naturais e antrópicos interagiam entre si. Como resultado, eles desenvolveram um estudo sistematizado das três camadas que compõem a paisagem, destacando suas características, fragilidades e potencialidades, realizando ainda a avaliação do estado ambiental do geossistema e apresentando propostas para as demandas identificadas. Portanto, a análise da paisagem da microbacia do córrego Taguatinga, associada à abordagem geossistêmica, permitiu aos alunos a avaliação das transformações impostas pela atividade humana e como essas transformações impactam a qualidade ambiental e, consequentemente, a qualidade de vida da população.

