Defendidas no IFB ou parceiros
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/33
Acervo de teses e dissertações defendidas por pesquisadores vinculados ao IFB, tanto em programas internos quanto em instituições parceiras.
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Item Diálogos entre a educação em Direitos Humanos e a Educação Profissional e Tecnológica: caminhos para uma formação de professores(Instituto Federal de Brasília) Galvão, Laila MaiaA pesquisa busca promover um diálogo entre a educação em direitos humanos e alguns dos princípios que regem a EPT. Para isso, foi necessário esmiuçar os significados de direitos humanos e educação em direitos humanos e verificar a literatura ao redor do tema. Uma vez que não há diretrizes normativas a respeito da educação em direitos humanos direcionadas especificamente à EPT, a pesquisa estabeleceu uma conexão entre a ideia de educação em direitos humanos e os princípios da EPT como a “integração” e o “trabalho como princípio educativo”. Chegou-se à conclusão de que um bom caminho, mas não o único, para tratar de direitos humanos na EPT é dar destaque à categoria de trabalho digno, por meio da ênfase ao papel dos trabalhadores na conquista de direitos e da compreensão de que a dignidade se estende ao mundo do trabalho. Após concluída essa etapa da pesquisa, de cunho bibliográfico e documental, foi elaborado um produto educacional com o intuito de facilitar essa aproximação entre a educação em direitos humanos e a EPT. Um questionário foi aplicado a professores do Instituto Federal de Brasília para verificar a necessidade de um material de formação continuada voltado para a educação em direitos humanos. Uma vez constatada essa necessidade, foi produzido um e-book direcionado a esse público. O livro eletrônico foi dividido em duas partes. A primeira delas promove uma aproximação com a temática, tratando da origem dos direitos humanos e do conceito de educação em direitos humanos. A segunda parte do e-book trata justamente dessa possível conexão entre a educação em direitos humanos e as categorias de “integração” e de “trabalho como princípio educativo”. O e-book, além de promover um mergulho nesses temas, teve como objetivo inserir experiências de outros professores com essa temática, a fim de proporcionar uma espécie de diálogo entre docentes. Além disso, o e-book apresenta trechos literários de autores diversos a fim de sensibilizar o leitor para essas temáticas relativas aos direitos humanos. Por meio da pesquisa e do produto educacional, buscou-se trazer uma contribuição para que a educação em direitos humanos seja, de fato, uma realidade na EPT.Item O banner na leitura da obra de arte: uma proposta de interdisciplinaridade e uso do espaço pedagógico(Instituto Federal de Brasília) Reis, Valdivino Aparecido dosEsse estudo elaborado dentro do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), apresenta uma pesquisa e Produto Educacional (PE) que propõe a interdisciplinaridade em Arte e a possibilidade de ser ministrado em espaço pedagógico alternativo à sala de aula. Apresenta um instrumento pedagógico (produto Banners) que pode auxiliar as leituras de obras de arte e além de contextualizar a obra de arte no tempo em que ela ocorreu, também permite explorar algumas de suas possibilidades interdisciplinares. Não obstante, admite explorar o espaço pedagógico em que este ensino-aprendizagem pode ocorrer. O intuito é demonstrar que a arte não está isolada da história da sociedade e do trabalho, ressaltando a importância do ensino da Arte no ensino médio da Educação Profissional e Tecnológica, revelando assim que obras de arte são carregadas de saberes. Esse estudo utiliza uma abordagem qualitativa com os pressupostos da revisão bibliográfica, complementando com uma pesquisa de campo e reflexão do autor sobre os temas/banners propostos. A partir disso, elaborou-se e testou-se o Produto Educacional na EPT. Com os resultados alcançados foi possível observar que o conteúdo do produto educacional teve impacto satisfatório para o ensino-aprendizagem, com destaque para a sua interdisciplinaridade. Também mostram a importância sobre a forma como observamos as obras de arte, com a aproximação da sociedade para com a mensagem transmitida pela obra, estimulando assim olhares sociais mais críticos. Concluiu-se que o Produto Educacional teve um impacto importante para o ensino da Arte na EPT, e seu valor e sua originalidade está centrado no fato de que muitas leituras de obras de arte elaboradas não são utilizadas por não serem traduzidas em prática de ensino em sala de aula. Mesmo na EPT nota-se uma tendência para a qualificação voltada para o mercado de trabalho, diante disso, cabe destacar que essa proposta busca reafirmar a importância da abordagem seja mais ampla, também voltada para o exercício da cidadania.Item Adaptabilidade na educação profissional e tecnológica: formação integral ou tecnicista?(Instituto Federal de Brasília) Batista, Anderson LuizEsta pesquisa teve o objetivo de proporcionar um estudo sobre o trabalho e o trabalhador a partir da reestruturação produtiva no Brasil, problematizando as diferentes concepções de formação profissional e o sentido da competência da adaptabilidade na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), em especial seu reflexo na prática educativa, com o fim de apresentar uma proposta pedagógica que tenha a concepção de formação profissional integral como fundamento. Visando alcançar esse objetivo geral, perseguimos os seguintes objetivos específicos: debater sobre a forma assumida pelo trabalho num contexto econômico neoliberal; discutir sobre as disputas entre as diferentes concepções de formação profissional a partir da reestruturação produtiva; refletir sobre o sentido que adquire a competência da adaptabilidade no atual mercado competitivo de trabalho, nos documentos norteadores da EPT e na percepção dos docentes do Ensino Médio Integrado (EMI); e, por fim, produzir uma proposta pedagógica, em formato e-book, que possa possibilitar ações e práticas educativas que contribuam para a formação de professores. Este e-book constitui-se de um compilado de materiais e recursos didáticos produzidos como proposta para um curso de curta duração para a formação de professores do EMI. Ao ser avaliado por docentes de diferentes áreas do conhecimento, mas todos com experiência profissional na EPT, a aplicação do produto educacional respondeu à pergunta que orientou este trabalho: a partir de discussões sobre o sentido da adaptabilidade, o que pode ser feito para que os professores e professoras do EMI tenham acesso a esse debate tão importante? A avaliação demonstrou que a leitura deste e-book é de grande utilidade para os professores atuantes na EPT, em especial, os do EMI.Item Educação especial inclusiva na educação profissional tecnológica: um recorte sobre a inclusão de pessoas com deficiência no Instituto Federal de Brasília(Instituto Federal de Brasília) Oliveira, Anna Vanessa Lima deA pesquisa investiga como o Instituto Federal de Brasília - IFB tem trabalhado com a Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva, diante das especificidades da Educação Profissional e Tecnológica - EPT, apresenta os principais conceitos da Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva e propõe um produto educacional com foco no aprimoramento desta inclusão. Utilizou-se a análise documental e bibliográfica relativas à Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva e a EPT, analisando seus principais conceitos e legislações. Foi feito um diálogo com autores que defendem e estudam a Educação Especial Inclusiva, como Mazzota (2011), Mantoan (2003), Mendes (2010), Carvalho (2012), Sassaki (2006), Ferreira, Pereira e Glat (2003, 1990, 2005), entre outros acadêmicos. Além de autores que preconizam a EPCT como uma educação inclusiva e de formação omnilateral, como Eliezer Pacheco (2015), Ciavatta (2014), Frigotto, Ciavatta e Ramos (2012). Realizou-se, também, uma pesquisa de campo no IFB, através de entrevistas semiestruturadas e questionários aplicados aos servidores da instituição. Os resultados alcançados demonstram que, apesar de possuir uma política inclusiva, com algumas ações bem definidas, a Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva ainda está amadurecendo no IFB, destacando-se os desafios a serem superados nesse processo. A aplicação do produto educacional, um Manual Reflexivo, aplicado no IFB, expor resultados positivos que demonstram que seu uso no IFB contribuirá com o aprimoramento da inclusão na instituição.Item O ensino do direito do consumidor nos cursos técnicos(Instituto Federal de Brasília) Brito, Elder Augusto dos SantosVivemos atualmente embebidos no dinamismo das relações de consumo e isso gera como consequência litígios que, em sua maioria, não se resolvem de forma amistosa. Nessa perspectiva de realidade, o Conselho Nacional de Justiça – CNJ identificou que as ações judiciais na esfera consumeristas protocolados em 2018 no país correspondem a cerca de 10 milhões de processos, números estratosféricos. Nesse contexto, na contramão da realidade, não é comum o ensino dos direitos e deveres do cidadão no âmbito consumeristas no sistema público de educação o que, contribui para falhas nas prestações de serviços e em produtos, mesmo que estas possam ocorrer de forma involuntária não se afasta a responsabilidade da reparação. Partindo deste cenário o objetivo do presente trabalho foi analisar a relevância da presença do estudo do direito do consumidor nos cursos técnicos, principalmente naqueles que possuam um viés voltado para prestação de serviços, onde o egresso poderá ser responsabilizado por uma eventual falha na prestação de serviço. Foi analisada a legislação pertinente da educação técnica e colhida opiniões sobre a importância do ensino do direito do consumidor nos cursos técnicos. Um documentário onde se coletou opiniões de personalidades ligadas ao direito e a educação profissional foi desenvolvido, e a partir deste foi elaborado questionário com o fito de angariar as impressões da sociedade e dos atores da educação com relação ao direito do consumidor. Percebeu-se que, o ensino de noções do direito do consumidor aparentemente poderá contribuir para uma melhor formação dos estudantes dos cursos técnicos, principalmente para os que estão voltados para a prestação de serviço, visto que esse componente curricular aborda temas e situações corriqueiras da vida cotidiana e imersa no exigente mercado de trabalho, e em um país com uma enorme quantidade de litígio envolvendo o direito do consumidor.Item A contribuição das narrativas dos egressos da Educação Profissional e Tecnológica para o desenvolvimento do Ensino Médio Integrado no Instituto Federal de Brasília: memórias e novos desafios(Instituto Federal de Brasília) Vieira, William BatistaO presente trabalho toma a Educação Profissional no Instituto Federal de Brasília (IFB) como ponto de interesse investigativo e busca, nas narrativas dos egressos do Ensino Médio Integrado (EMI), o resgate da memória da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A pesquisa objetivou contribuir para o registro da memória dos desafios e perspectivas da educação profissional por meio da análise do registro das narrativas de egressos do Ensino Médio Integrado no Instituto Federal de Brasília. Por meio de abordagem de caráter qualitativo, foram realizadas entrevista narrativa e pesquisa bibliográfica, tendo como resultado a construção de produto educacional, definido como caderno de memória. Com este material, intentou-se responder qual a contribuição das narrativas dos egressos da EPT/EMI para o entendimento dos avanços e desafios da integração do ensino médio à educação profissional e em que medida essas narrativas poderiam contribuir para o desenvolvimento da EPT e do EMI no cenário atual. O caderno de memória constitui-se como material de apoio ao docente para o desenvolvimento de oficinas e como fonte de consulta da história do IFB sob a perspectiva de egressos, contribuindo, assim, para o debate acerca dos desafios e possibilidades da EPT. O estudo possibilitou refletir acerca da importância da memória e da sua contribuição para as reflexões sobre pensar, fazer e avaliar a educação profissional.Item Contribuição da prática de yoga no contexto da educação profissional e tecnológica(Instituto Federal de Brasília) Raggi, Thaís GonçalvesO estudo tem como tema a contribuição das práticas de Yoga no contexto da Educação Profissional e Tecnológica. O objetivo principal foi investigar de que maneira a prática de Yoga influencia a Inteligência Emocional dos participantes. Os objetivos específicos foram auxiliar o desenvolvimento de habilidades físicas, psíquicas e emocionais dos participantes que compõem o ambiente da Educação Profissional e Tecnológica; oferecer práticas semanais de Yoga, uma vez por semana, durante 8 semanas, para os discentes, docentes e servidores técnicos administrativos em educação do Instituto Federal Brasília e, por fim, verificar, por meio dos instrumentos metodológicos aplicados (Escala de Inteligência Emocional e questionário qualitativo), se as práticas contribuíram de fato para o desenvolvimento da Inteligência Emocional dos participantes da pesquisa. Para tanto, a orientação teórica debruçou-se sobre os conceitos de Inteligência Emocional e também da Corporeidade. A metodologia consistiu em um estudo comparativo da métrica de Inteligência Emocional aplicada antes e após a intervenção de oito práticas semanais de Yoga, além da interpretação de respostas a questionários qualitativos. Os resultados conclusivos apontam para uma melhora nos níveis de Inteligência Emocional da maioria dos participantes envolvidos na pesquisa.Item Eventos na primeira infância: formação do estudante do Curso Técnico em Eventos Integrado ao Ensino Médio - IFB(Instituto Federal de Brasília) Carvalho, Ana Paula Barros deEssa pesquisa foi realizada com o objetivo de investigar e ampliar as percepções dos estudantes do curso técnico em eventos integrado ao ensino médio sobre os eventos infantis, na ótica de sustentabilidade e ludicidade. Para tanto, iniciamos uma pesquisa documental, onde fizemos o estudo do plano de curso e da lei de Educação Ambiental 9.795/99. Em seguida, desenvolvemos a pesquisa participativa a partir de duas aulas baseadas na pedagogia histórico crítica de Saviani, no intuito de refletir com os estudantes do curso, sobre como a sociedade do consumo tem planejado e organizado eventos voltados ao público da Primeira Infância no que tange à alimentação saudável, local apropriado, decoração sustentável e atividades lúdicas adequadas as crianças na faixa etária de zero a seis anos de idade. O estudo revelou que há disparidades entre a realidade vivenciada pelos estudantes e a bibliografia que trata da sustentabilidade e ludicidade em eventos infantis, principalmente no que se refere a pensar de forma integral e global os eixos que norteiam as ações sustentáveis. Assim, foi possível repensar os padrões consumistas presente nesses eventos e elaborar um guia digital de boas práticas em eventos infantis, de forma colaborativa com os estudantes. Esse material desenvolvido é o Produto Educacional apresentado ao final do trabalho, que expõe possibilidades para tornar o evento infantil uma experiência saudável e rica em ensino-aprendizagem para as crianças. Além de complementar a formação profissional do estudante aliando prática e teoria.Item Ciranda dialógica literária: o letramento literário para a formação cidadã aplicado ao PROEJA(Instituto Federal de Brasília) Assis, Fabiana Leite deEsta pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), ofertado pelo Instituto Federal de Brasília (IFB) e investiga como o letramento literário pode contribuir para a formação cidadã de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) integrada à Educação Profissional (EP). O objetivo geral é desenvolver, como produto educacional, uma sequência didática pautada em uma ciranda dialógica literária. Trata-se de uma pesquisa-ação, de abordagem qualitativa, da qual participaram 12 (doze) estudantes do curso Técnico em Edificações, na modalidade PROEJA, do IFB, Campus Samambaia. Como instrumentos de pesquisa, foram aplicados questionário diagnóstico e entrevistas semiestruturadas. Os resultados apontaram que os estudantes reconhecem a importância da leitura e da literatura para sua formação; porém, as práticas de letramento se davam, em sua maioria, de forma pontual e descontextualizada. Os dados também revelaram que as principais dificuldades dos estudantes estão relacionadas à interpretação de textos literários e à falta do hábito de leitura, o que aponta para a necessidade de um trabalho contínuo de formação de leitores na EJA. A aplicação da sequência didática evidenciou que a abordagem dialógica, aliada a um planejamento que considera a realidade e os interesses dos estudantes, contribui para o engajamento e a participação ativa, favorecendo o desenvolvimento do letramento literário e a reflexão sobre temas relevantes para a formação cidadã.Item Letramentos no curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio do Instituto Federal de Brasília campus Planaltina: uma estratégia interdisciplinar(Instituto Federal de Brasília) Barbosa, Irene Amado TeixeiraEsta pesquisa, desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), ofertado pelo Instituto Federal de Brasília (IFB), busca investigar como os letramentos vêm sendo desenvolvidos, de forma interdisciplinar, no Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do IFB, Campus Planaltina. O objetivo geral é desenvolver, como produto educacional, uma estratégia interdisciplinar de letramentos para o referido curso, por meio de um caderno pedagógico digital. A pesquisa se caracteriza como uma pesquisa-ação, com abordagem qualitativa, da qual participaram 17 (dezessete) docentes que atuam no curso, sendo 9 (nove) da base técnica e 8 (oito) do núcleo comum. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram questionário on-line, com questões abertas e fechadas; e grupo focal, com a finalidade de aprofundar as discussões iniciadas pelo questionário e de apresentar a proposta do produto educacional. Os resultados apontaram que os docentes participantes da pesquisa reconhecem a importância da leitura e da escrita para a formação dos estudantes, mas que as práticas de letramentos ainda se dão de maneira individualizada, por componente curricular. Além disso, os docentes revelaram que as principais dificuldades dos estudantes estão relacionadas à capacidade de interpretação, de argumentação, de escrita e de organização das ideias. Por fim, os resultados revelam que os docentes reconhecem a importância de um trabalho interdisciplinar e se colocam à disposição para contribuir com o desenvolvimento de um trabalho nesse sentido.Item O desenvolvimento de competências socioemocionais no Ensino Médio Integrado(Instituto Federal de Brasília) Almeida, Mariana Queiroz deEste trabalho está vinculado ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) e visou elaborar um guia de oficinas temáticas para o desenvolvimento de competências socioemocionais, voltadas aos estudantes do ensino médio integrado, tendo como metodologia os princípios da roda de conversa e da escuta sensível. Partiu-se do pressuposto de que as oficinas temáticas poderão fomentar a permanência e êxito dos estudantes do Ensino Médio Integrado (EMI), colaborando com a formação omnilateral, objetivo de uma educação tecnológica que tem o trabalho como princípio educativo. Os objetivos específicos foram assim definidos: caracterizar o protagonismo, o pertencimento e resiliência no contexto educacional e no campo das competências socioemocionais; relacionar os princípios da roda de conversa e da escuta sensível como metodologia das oficinas temáticas; elaborar oficinas temáticas a partir das competências socioemocionais e mediadas por obras cinematográficas. Para tanto, inicialmente foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo a partir dos pressupostos da pesquisa-ação na qual as oficinas temáticas seriam aplicadas em turmas do EMI do Campus Ceilândia, do Instituto Federal de Brasília (IFB). Porém, com a suspensão do calendário acadêmico em função da pandemia do Covid-19 por tempo indeterminado as oficinas tiveram que ser avaliadas por professores especialistas. Optou-se por encaminhar o guia de atividades para o desenvolvimento de competências socioemocionais “Exercitando emoções”, produto educacional desta dissertação, para os docentes da área de Pedagogia do IFB, que o avaliaram a partir de um roteiro com categorias predefinidas, a saber: conceitual, pedagógica e comunicacional. A análise de conteúdo das respostas dos especialistas possibilitou redimensionar o produto educacional em relação a inserção de conceitos, atividades e materiais, bem como revisão ortográfica e gramatical. Destaca-se que é fundamental que o professor, no momento da aplicação das oficinas, esteja sensível à necessidade de realização de adaptações a sua realidade dos participantes da atividade, tanto em relação às atividades quanto aos filmes. Essas adaptações terão como referência as competências socioemocionais da oficina, bem como a concepção de juventudes expressa neste trabalho. Destacamos que o protagonismo discente, pertencimento institucional e resiliência estudantil podem ser relacionados às competências socioemocionais na medida em que são desenvolvidos por meio do diálogo igualitário, pela reflexão ativa acerca do mundo; pela tomada de consciência de si e do outro; pelo compromisso consigo mesmo e com o outro; pelo reconhecimento de sua historicidade. Infere-se que é pelo conjunto das competências socioemocionais que os estudantes podem construir seu protagonismo, pertencimento e resiliência. Os princípios da roda de conversa e a escuta sensível se interrelacionam uma vez que partem do princípio da participação e do protagonismo e estão imbricados no fazer pedagógico do docente, bem como o respeito aos saberes dos estudantes. Esta pesquisa deixa como uma de suas lacunas a impossibilidade de aplicação das oficinas de forma interventiva com os estudantes do Ensino Médio Integrado, em função da suspensão do calendário e aulas presenciais, motivadas pela pandemia do Covid-19.Item Formação de professores em tecnologias digitais na EPT: a robótica educacional no processo de ensinar e aprender(Instituto Federal de Brasília) Figueiredo, James BatistaA sociedade atual é tecnológica. Mas, nem sempre o professor está inserido neste contexto. Passando pelo desafio para encontrar novas formas de aprendizagem, fundamentamos o uso da robótica no construtivismo de Jean Piaget e no construcionismo de Seymor Papert. Considerando a importância do trabalho colaborativo, autonomia e protagonismo estudantil, inerentes ao ensino integral e a função social do ensino, sob a ótica dos conteúdos de aprendizagem de Zabala, a presente pesquisa teve como objetivo aumentar a oferta de capacitação em novas tecnologias digitais para professores da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Para alcançar esse objetivo, foi proposto como produto educacional, o curso de Formação Inicial e Continuada (FIC), denominado “Robótica para professores”. No curso foi trabalhada a formação docente, tendo a Robótica Educacional (RE) como ferramenta no processo de ensino aprendizagem. Neste contexto, foi aplicada, como método, a pesquisa-ação em um público de 19 professores. A plataforma Arduino utilizada foi a “Leonardo”, e o software Tinkercad foi o ambiente de desenvolvimento escolhido para a programação física. Para a avaliação formativa e do produto, foram utilizados questionários. Para os docentes, a RE é um recurso didático-pedagógico desejável, que auxilia, mostra-se interessante e, além disso, em conjunto com o uso de programação em blocos, facilita e aumenta o entendimento de assuntos introdutórios à programação. É possível inferir que a formação docente em novas tecnologias digitais é necessária na atualidade, para que esses tenham confiança e possam utilizá-las de forma intencional e crítica, aliadas ao seu trabalho. Os professores participantes demonstraram entender os conceitos iniciais à programação física, à eletrônica, à robótica e, principalmente, à Robótica Educacional.Item Formação humana, integral e cidadã: um glossário temático para a educação profissional(Instituto Federal de Brasília) Pereira, André Fernandes RodriguesEste trabalho é resultado de uma pesquisa terminológica, realizada no âmbito do programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), que gerou como produto um glossário temático sobre a Educação Profissional e Tecnológica. Por meio do esclarecimento de termos e conceitos, este trabalho pretendeu contribuir para o ensino técnico compromissado com a formação de trabalhadoras e trabalhadores críticos, solidários e emancipados. Sabe-se que os termos e conceitos concernentes ao ensino técnico, no âmbito da formação humana integral e cidadã, constam em leis, diretrizes, pareceres, instruções normativas, documentos regimentais, bem como na literatura acadêmica que interpela a educação profissional. Contudo, muitas expressões e palavras frequentemente utilizadas no contexto do ensino técnico, oriundas de teorias e pesquisas, são desconhecidas ou ressignificadas pelo senso comum e podem acabar ignoradas ou mal-empregadas por parte de profissionais envolvidos nas práticas da educação profissional. Esta pesquisa, após a reunião, seleção e elucidação dos termos mais relevantes, disponibiliza um glossário da educação profissional, em plataforma virtual, que permite um percurso de leitura orientado das definições abordadas, certificando os concluintes desse itinerário de leitura acerca de seu conhecimento sobre as expressões e os conceitos relacionados à educação profissional.Item Um arranjo metodológico para o ensino de língua inglesa no curso Técnico em Hospedagem Integrado ao Ensino Médio(Instituto Federal de Brasília) Ramos, Roberto Lima de MoraesCom o intuito de responder a uma lacuna didático-metodológica na literatura sobre educação integrada, no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), este trabalho representa uma pesquisa-ação que buscou consubstanciar um ensino que, ao nortear-se pela concepção de integração (RAMOS, 2008), refletisse seus preceitos em forma de uma organização pedagógica para o ensino de língua inglesa (LI) na educação técnica profissional integrada ao ensino médio, comumente conhecida como Ensino Médio Integrado (EMI). Nesse processo, restringimos nosso campo de pesquisa ao 1º ano do EMI em Hospedagem. Assim, com base em uma revisão bibliográfica sobre o ensino de LI no EMI no âmbito da EPT e a partir de referencial teórico-metodológico complementar e convergente a aspectos da teoria de educação integrada – concernente a práticas educativas para a formação integral (ZABALA, 1998), à tipologia de necessidades educacionais (HUTCHINSON e WATERS, 1987 apud HUHTA et al. 2013), ao ensino híbrido (MORAN, 2018), à pedagogia dos multiletramentos (CAZDEN et al., 1996; ROJO, 2012; FERRAZ, 2012; ARNT, 2018), à metacognição (VILLAS BOAS, 2006), a processos cognitivos para a aprendizagem (DUMMET e HUGHES, 2019) e à formação para a autonomia (FREIRE, 1996) –, realizou-se uma pesquisa-ação existencial e participativa (BARBIER, 2007), em uma turma regular do 1º ano do EMI em Hospedagem, com a participação de duas professoras em formação estagiárias. A implicação de todos os participantes, bem como o caráter cíclico e progressivo da realização em espiral do método de pesquisa ensejou o movimento reflexivo da práxis pedagógica integradora (ARAÚJO e RODRIGUES, 2012), que compreendeu uma dinâmica retroalimentar entre teoria e prática educativa ao longo de um processo de constante esforço de alinhamento da didática à concepção de educação integrada. Por meio da triangulação dos dados coletados a partir de avaliações dos participantes – estudantes e estagiárias –, bem como dos registros do professor-pesquisador, observou-se uma significativa melhora de posturas e comportamentos conducentes ao ensino-aprendizagem por parte dos estudantes, que contribuiu para configurar relação e interação profícuas entre os atores em sala de aula e, consequentemente, refletiu na produção linguística discente. Os ensinamentos didáticos dessa experiência foram subsequentemente teorizados e apresentados em forma de um caderno de orientações metodológicas para o contexto educacional pesquisado, direcionado a professores de língua inglesa – conforme a exigência do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), a que esta pesquisa está vinculada.Item Interdisciplinaridade e letramento informacional: uma pesquisa-ação no curso Técnico em Segurança do Trabalho, modalidade EaD, no campus Ceilândia(Instituto Federal de Brasília) Lima, Jéssica SilvaA educação profissional e tecnológica, assim como a educação a distância possuem suas idiossincrasias e, por isso, a pesquisa-ação foi utilizada para compreensão do contexto do curso técnico em segurança do trabalho do Instituto Federal de Brasília, campus Ceilândia, na modalidade de ensino a distância. A interdisciplinaridade e o letramento informacional compuseram os eixos transversais da prática pedagógica materializada na estratégia do projeto integrador como produto educacional. Para isso, foram pesquisadas as percepções dos professores e estudantes do contexto de ensino e aprendizagem estudado e, além disso, foram construídos o inventário e a avaliação dos projetos integradores realizados no curso. Ao final do trabalho, foi possível perceber o desenvolvimento do letramento informacional dos estudantes por meio de uma proposta interdisciplinar mediada pela utilização de tecnologias digitais da informação e comunicação, como a plataforma Moodle, o Google Drive e o blog.Item A visita domiciliar como instrumento sociopedagógico para a reflexão entre a prática pedagógica docente e a realidade socioeconômica discente(Instituto Federal de Brasília) Brito, Flávia de SouzaEsta dissertação de mestrado apresenta o instrumento técnico-operativo da visita domiciliar como elemento capaz de aproximar os docentes do cotidiano dos estudantes, tendo como guia um roteiro sociopedagógico que busca promover a reflexão entre a realidade experimentada no espaço privado do discente e a prática pedagógica em sala de aula. O principal objetivo é subsidiar o docente no ensino em contexto de pobreza e desigualdade social, relacionando a proposta políticopedagógica da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e a realidade cotidiana do estudante da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do campus Águas Lindas, do Instituto Federal de Goiás. Esta pesquisa de abordagem qualitativa oferece como resultado o produto educacional “Roteiro Sociopedagógico para Visita Domiciliar” que, ao ter sua aplicabilidade avaliada por uma comissão de pesquisadoras/profissionais das áreas envolvidas, mostrou-se um elemento apto a auxiliar a prática docente, trazendo uma visão mais qualificada e reflexiva da realidade, considerando as especificidades dos sujeitos com os quais se trabalha. Seu percurso metodológico de utilização foi avaliado como pertinente e aplicável, capaz de contribuir para a transformação das ações educativas na área do Ensino. Outrossim, considera-se possível a sua execução também em outros contextos e modalidades. Logo, esse produto insere-se na problematização da proposta políticopedagógica da EPT e na realidade socioeconômica da cidade de Águas Lindas de Goiás, em especial dos sujeitos da EJA, tendo a visita domiciliar como instrumento de apreensão da realidade que influi na prática pedagógica docente no espaço formal de educação.Item Ensino coringa: um relato em defesa do espectador e do cinema na educação para cultura(Instituto Federal de Brasília) Sousa, Angélica Marques Silva deEste trabalho é fruto da minha pesquisa no PROFEPT, que aborda o cinema pelo ângulo de uma famosa analogia, o mito platônico da caverna. A ideia é problematizar a influência do cinema na vida dos jovens de modo que essa relação seja vista como benéfica no âmbito educacional. Dessa forma, destacam-se questões relacionadas à indústria cultural, emancipação do espectador e educação para cultura. Nesse sentido, o trabalho detalha uma pesquisa qualitativa validada por meio de questionários e rodas de conversa. Trata-se de um estudo de caso realizado com 34 alunos do terceiro ano do Ensino Médio Integrado em Informática do Instituto Federal de Brasília. O resultado demonstrou ser possível articular o cinema à Educação Profissional e Tecnológica desde que o espectador não seja visto como um elemento passivo e sejam mantidas as características típicas de sua relação com a obra de arte, quais sejam: a afetividade, o debate em torno dos filmes e, por conseguinte, a produção de novas visões de mundo. Ao final, foi criado um produto educacional baseado nesta pesquisa, a qual desmistifica os benefícios da pedagogização do cinema no ensino.Item O ensino de língua portuguesa na educação profissional e tecnológica: uma abordagem instrumental(Instituto Federal de Brasília) Nunes, Eliene do Carmo SantosEste trabalho teve como foco principal compreender as dificuldades e as necessidades para a aquisição da norma padrão e de usos específicos da língua portuguesa pelos estudantes da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A pergunta que se buscou responder apontou para uma forma mais apropriada de ensinar língua portuguesa para estudantes do Mediotec na área de segurança do trabalho. Para a obtenção dos dados, foi aplicado um questionário com questões objetivas e discursivas denominado “Análise de Necessidades” (AN), instrumento imprescindível para o ensino de línguas na abordagem instrumental e que orientou o desenvolvimento e aplicação do Produto Educacional curso de Português para fins específicos para estudantes de uma escola técnica localizada em uma Região Administrativa do Distrito Federal. Constavam como objetivos identificar, mediante tal análise, as dificuldades dos estudantes no que concerne às habilidades de leitura e escrita; reconhecer os gêneros textuais produzidos por técnicos em segurança do trabalho no exercício da profissão; conhecer as efetivas práticas discursivas do mundo do trabalho, especificamente da área de segurança do trabalho; elaborar material didático que contemple a leitura e a produção de textos orais e escritos na citada área. A metodologia adotada foi a quali-quantitativa com base na pesquisa-ação. A base teórica foi centrada nos estudos sobre a abordagem para fins específicos, conduzidos por Cintra e Passarelli (2008a) e Cintra (2009); linguística funcional, firmados em Furtado da Cunha (2017) e Martelotta (2017); gênero textual, provenientes de Marcuschi (2008). Os dados obtidos orientaram o planejamento das aulas e evidenciam que a AN é um instrumento fundamental para a identificação das necessidades dos estudantes, proporcionando assim a adoção de práticas pedagógicas adequadas que se aproximam da realidade destes e que contribuam efetivamente para a formação de leitores e escreventes hábeis e conscientes do poder que a língua exerce no contexto profissional e em outros âmbitos sociais.Item Abya Yala em jogo: uma visão decolonial da história de mulheres de Abya Yala no ensino de língua espanhola(Instituto Federal de Brasília) Pereira, Gabrielle TavaresA presente dissertação se ocupa de relatar a pesquisa de mestrado em educação profissional e tecnológica culminada na criação de um jogo de tabuleiro bilíngue (Espanhol\Português) que trabalha a história de mulheres de Abya Yala (Américas) que desafiaram a normatização ocidental de racialidade patriarcal em papéis divergentes dos estabelecidos pela colonialidade para sua raça e gênero. Com este objetivo, foi percorrido um caminho teórico que perpassou o conceito de identidade e diferença na perspectiva de Stuart Hall; a formação da identidade americana em um contexto de colonialidade; a origem do termo ³Abya Yala´ e o porqur da supressão de ³Amprica´; a perspectiva decolonial e sua contextualização aprofundada na colonialidade do gênero até chegar a alternativas para superá-la; e a fundamentação teórica baseada em obras que trazem a importância pedagógica do brincar e dos jogos como metodologia de ensino-aprendizagem. Há ainda o relato e a discussão sobre as aplicações e avaliações do produto e sobre as correções e alterações daí decorrentes, bem como o formato e o local onde estará disponível para impressão e utilização de outras e outros docentes que desejem oferecer a seus alunos e alunas este momento de interatividade e reflexão. Propõe-se aqui uma alternativa de material educativo para o ensino de língua espanhola, imaginado para a realidade da educação profissional e tecnológica, para colaborar com a formação de pessoas conscientes das desigualdades sociais, econômicas, políticas, e das relações de poder e capazes de desenvolver práticas de oralidade, de leitura e de escrita intercultural e decolonialmente situadas.Item A plataforma EduCAPES como recurso a serviço do processo de ensino-aprendizagem no Ensino Médio Integrado(Instituto Federal de Brasília) Sampaio, Cyntia Layane Gusmão SouzaA eduCAPES é uma plataforma que armazena objetos educacionais abertos, que podem ser utilizados por alunos e professores da Educação Básica, Superior e PósGraduação (CAPES, 2018). O Mestrado em Educação Profissional da Rede Federal e Tecnológica (ProfEPT) optou por utilizar a eduCAPES como repositório dos produtos educacionais gerados a partir das dissertações de mestrado. Nesse sentido, a presente investigação parte da preocupação com a compreensão e possível apropriação pelos professores dos produtos educacionais a serem utilizados no Ensino Médio Integrado. O objetivo deste trabalho foi identificar o uso da plataforma eduCAPES por parte dos professores do Ensino Médio Integrado enquanto recurso a serviço de um processo de ensino-aprendizagem comprometido com a formação integral dos estudantes. A pesquisa foi desenvolvida no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – IF Baiano e os procedimentos metodológicos utilizados tiveram como base a abordagem quantitativa e qualitativa. Para a coleta dos dados foram utilizados um questionário composto por questões fechadas e abertas e entrevistas semiestruturadas. Esta pesquisa, além de buscar compreender a questão foco que se propôs investigar, isto é, a relação dos professores do Ensino Médio Integrado com a plataforma, culminou com a produção de um produto educacional, na forma de Objeto de Aprendizagem (OA), com a perspectiva de contribuir para a melhor apropriação dos docentes em relação à eduCAPES. Este OA, na forma de vídeo, é um tutorial e contém o passo a passo de como utilizar este repositório como recurso no processo de ensino-aprendizagem, tendo em conta uma formação crítica, consciente, plural e democrática. Os resultados revelaram que, além de haver certo distanciamento da escola com a cultura online, assim como das bases teóricas e práticas do letramento Informacional, das inovações nos processos educacionais, demonstrando dificuldades em romper os paradigmas tradicionais, os professores do Ensino Médio Integrado carecem de ferramentas que os orientem quanto à utilização e à apropriação das tecnologias que já estão disponíveis, para que promovam uma formação verdadeiramente integral.