Defendidas no IFB ou parceiros

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Acervo de teses e dissertações defendidas por pesquisadores vinculados ao IFB, tanto em programas internos quanto em instituições parceiras.

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    A autogestão do trabalho, cooperativismo e economia solidária enquanto temáticas formativas para a EPT: uma proposta de curricularização da extensão para alcance da formação omnilateral
    (Instituto Federal de Brasília) Frois, Rafael Rodrigues de Sousa
    Desde seus primórdios a humanidade se organizou socialmente em torno de seus arranjos produtivos. Através de sua intervenção na natureza o humano aprendeu a sobreviver, criando conhecimentos úteis para a produção de elementos necessários à sua subsistência. Enquanto construía coletivamente tais aprendizados, o humano também os ensinava às gerações posteriores, tornando o trabalho a primeira forma de educar da espécie humana e, portanto, um princípio educativo. Contudo, através do desenvolvimento das forças produtivas ao longo da história as configurações sociais foram se modificando, afastando o humano de sua essência coletiva, alterando a organização do trabalho e, consequentemente, a educação. Atualmente a adoção do trabalho enquanto princípio educativo é um processo em desenvolvimento na educação brasileira, especialmente na EPT - Educação Profissional e Tecnológica. Tendo em vista o fomento à instituição do trabalho enquanto princípio educativo na EPT, esta pesquisa buscou compreender meios de inserir nesta configuração educacional formas de organização laboral que realizem uma conexão com a formação omnilateral. Para tanto, as temáticas de Autogestão do Trabalho, Cooperativismo e ES - Economia Solidária foram abordadas nesta pesquisa, através de seu referencial teórico, para esclarecimento de suas possibilidades para a EPT. Em anexo a este aprofundamento bibliográfico foi realizada uma intervenção em formato de pesquisa-ação qualitativa junto à comunidade interna do IFG - Câmpus Formosa, com vistas a compreender de que formas as temáticas de Autogestão do Trabalho, Cooperativismo e ES poderiam ser inseridas nos PPCs - Projetos Pedagógicos de Cursos da EPT. No percurso da pesquisa, foram realizadas sondagens junto a diversos atores que atuam na EPT, por meio da aplicação de questionários semiestruturados. Após a coleta de dados foram realizadas análises de conteúdo, identificando-se três categorias: trabalho, educação e curricularização. Ao final da análise sugere-se que os temas abordados sejam inseridos nos currículos dos cursos de EPT do IFG - Câmpus Formosa através da realização de projetos, palestras e oficinas, assim como pela criação de disciplinas específicas, com foco na extensão escola-sociedade. A partir dos resultados obtidos ao longo da pesquisa, foi possível construir um PE - Produto Educacional, em formato de guia educativo para inserção das temáticas de Autogestão do Trabalho, Cooperativismo e ES nos currículos de EPT. Esta pesquisa sugere que, através das possibilidades ofertadas pela recente demanda da curricularização da extensão é possível inserir as temáticas de Autogestão do Trabalho, Cooperativismo e ES nos PPCs dos cursos de EPT, por meio de projetos, palestras, minicursos, criação de disciplinas específicas e demais mecanismos de formação, a fim de fomentar a adoção da Autogestão do Trabalho enquanto princípio educativo para facilitar o alcance da omnilateralidade.
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    Contribuição dos conhecimentos em saúde do trabalhador na formação de estudantes da Educação Profissional e Tecnológica
    (Instituto Federal de Brasília) Machado, Maria Priscila Moraes dos Santos
    A presente pesquisa teve como objetivo geral analisar a relação entre trabalho e educação que incidem na saúde do trabalhador, e identificar se essa temática saúde do trabalhador faz parte da formação dos estudantes do ensino médio integrado do Instituto Federal de Brasília-IFB- campus Brasília. A metodologia da pesquisa consiste em revisão bibliográfica, sobre a temática, análise documental dos planos de curso dos cursos do ensino médio integrado ofertados pelo IFB-Campus Brasília e estudo de caso na fase de aplicação do produto educacional: exposição de um vídeo didático sobre saúde e segurança do trabalhador aos estudantes desses cursos. Sob um caráter qualitativo, buscou estimar e compreender as questões do mundo do trabalho que infringem a Saúde do Trabalhador. Esta pesquisa traz, na revisão bibliográfica, a historicidade da relação entre trabalho e educação, as contradições que marcam a relação entre trabalho e saúde na sociedade capitalista, e a trajetória da medicina do trabalho à saúde do trabalhador. Na análise documental, traz os achados relacionados à saúde do trabalhador nos planos de curso dos cursos técnicos em informática e eventos integrados ao ensino médio ofertados pelo IFB-Campus Brasília. O estudo mostrou que mesmo após identificarmos nos ementários dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, poucos conteúdos presentes nos componentes curriculares que podem facilitar a inserção da abordagem à saúde do trabalhador, a maioria dos estudantes que participaram da fase do estudo de caso da pesquisa, não possuíam conhecimentos pré existentes sobre a temática. E que após o contato “ainda que de forma inicial” através da aplicação do produto educacional em formato de um vídeo expositivo sobre o tema, a maioria dos alunos demonstraram aceitabilidade e consideraram a relevância da abordagem da temática para sua formação. O estudo da relação entre trabalho e educação nos remete a semântica que se aproxima a definição de politecnia, podendo se assemelhar da concepção de uma educação integral e omnilateral. Partindo dessa concepção, o estudo possibilitou compreender que diante do universo de conhecimentos que garante a formação integral, o tema saúde do trabalhador merece um olhar mais holístico e que precisa ser mais difundido dentro da sala de aula. Os resultados nos mostram que apesar de reconhecer a importância dos conhecimentos em segurança do trabalho, a abordagem da saúde do trabalhador, de forma transformadora e emancipadora, precisa ir além da compreensão apenas de se relacionar com conteúdos curriculares e fatores técnicos inerentes às atividades laborais, precisamos avançar na aplicabilidade da interdisciplinaridade, objetivando ampliar a visão crítica desse trabalhador, através de uma abordagem mais dinâmica dos conhecimentos que precisam ser construídos, de forma coletiva, contínua, interdisciplinar, democrática e participativa.
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    Educação profissional além das grades: um estudo de caso na Associação de proteção e assistência aos condenados de Paracatu/MG
    (Instituto Federal de Brasília) Lobo, Getúlio Albernaz
    Este estudo abordou a relação entre um curso ofertado pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) por meio da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e seus impactos na formação humana integral dos sujeitos concluintes dentro de um Centro de Reintegração Social (CRS) da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC). A pesquisa visou responder se um curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) ministrado em estabelecimento prisional pode impactar na formação humana integral dos estudantes. O objetivo geral consistiu em investigar em que medida uma ação extensionista através de curso da EPT foi condição para formação omnilateral de recuperandos e egressos da APAC masculina de Paracatu/MG. Teve-se a perspectiva de que a educação profissional pode ser instrumento viável para a formação omnilateral de sujeitos em situação de privação de liberdade. A pesquisa se desenvolveu por meio de um estudo de caso com abordagem predominantemente qualitativa de caráter descritivo. Quanto aos instrumentos para coleta de dados, houve análise documental, aplicação de questionário e realização de entrevista semiestruturada com os concluintes do curso. As entrevistas foram transcritas e submetidas à análise de conteúdo segundo Bardin (2016), a partir da seleção de categorias e subcategorias. Os resultados apontaram que a educação profissional pode contribuir para formação humana omnilateral dos sujeitos na acepção dialética das categorias trabalho e educação.
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    Bases conceituais da educação profissional e tecnológica: uma proposta de formação continuada para professores
    (Instituto Federal de Brasília) Castro, Palma Carla Carneiro de
    O princípio educativo do trabalho, a formação integrada e a politecnia se constituem como princípios norteadores para o alcance de uma educação emancipatória. Entretanto, muitos são os desafios e especificidades da formação e atuação docente na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Este estudo teve como objetivo principal contribuir para o processo de formação continuada, com foco nas bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica, dos professores que atuam no Ensino Médio Integrado da Secretaria de Educação do Distrito Federal. O referencial teórico discute como a relação entre trabalho e educação perpassa todo o ecossistema educacional. A metodologia adotada, de natureza quali-quantitativa, tem como base a pesquisa-ação e os dados empíricos foram obtidos junto a três instituições de ensino da Secretaria de Educação do Distrito Federal. Entrevista, questionário e formulário de consulta, foram os instrumentos utilizados para coletar os dados e alcançar os seguintes objetivos específicos: i) mapear a frequência e o enfoque dos cursos de formação continuada oferecidos aos professores que atuam nas escolas de educação profissional; ii) verificar a percepção dos professores que atuam no Ensino Médio Integrado sobre a formação continuada nas bases conceituais da EPT; iii) averiguar a visão institucional acerca da importância da formação continuada nas bases conceituais para os professores que atuam na EPT; iv) elaborar uma proposta de curso de formação continuada. Os resultados alcançados, além de confirmarem a necessidade de formação continuada que parta do conhecimento teórico sobre as bases conceituais da EPT, também orientaram a implementação de um curso com vistas à qualificação das práticas pedagógicas dos professores que atuam nesta modalidade de ensino. Ainda em consonância com os referidos dados, foi viável a construção de mensagens educativas, a partir da articulação de três eixos: conceitual, pedagógico e comunicacional. Com a utilização de diferentes plataformas e ferramentas digitais também foi possível contribuir para o letramento digital dos cursistas.
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    Feeback como estratégia para avaliar texto escrito no Ensino Médio Integrado
    (Instituto Federal de Brasília) Grossi, Fernando Antonio de Alvarenga
    Esta pesquisa se orienta à análise da avaliação mediada, dialógica e processual, nas atividades de produção de texto escrito, local de dificuldade de expressão constatado por diversas pesquisas. Busca incentivar, por meio da aplicação de Guia de Avaliação de produção de texto, a prática escrita orientada pelo feedback dialógico, ato processual e mediador rumo à escrita autônoma e à competente expressão textual. Nesta pesquisa se unem autores sobre o Ensino Médio Integrado – EMI – na perspectiva da politecnia e da omnilateralidade, ensino socioconstrutivista e dialético na perspectiva do sujeito da cultura. A palavra aqui é apelo ao Outro que responde com a atenção dirigida da avaliação, dialogando sobre as dificuldades de expressão do escritor. A reescrita é parte processual deste trabalho que incentiva a autogestão da aprendizagem em sua metodologia: o professor-leitor revisa em coautoria e sua intervenção (mediação) pedagógica – marcações escritas ou sinalizadas por códigos – é necessária ao entendimento na reformulação do texto. Atua-se naquilo que identificou como problema: a expressão escrita no EMI e as formas de avaliá-lo. Oferece como alternativa Produto Educacional que se funda no feedback dialógico para superar processos que nivelam ou são poucos reflexivos, identificados na pesquisa. Aqui a ação pedagógica é a produção textual orientada e progressiva, referenciada nos conceitos de Hoffmann (2012), Imbernón (2006), Rojo (2013), Freire (1996), Zabala (1998), Avões (2015) e Ramos (2007), entre outros, e busca no trabalho ético integrar saberes.
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    O estágio supervisionado como espaço pedagógico de transição para o mercado de trabalho
    (Instituto Federal de Brasília) Alencar, João Vânio de
    O estudo teve como tema central o estágio supervisionado de estudantes, com o objetivo de verificar e destacar as contribuições do estágio supervisionado para a formação acadêmica e profissional de estudantes dos cursos técnicos de nível médio do Instituto Federal de Brasília - IFB. Nesse sentido, teve como objetivos específicos levantar o perfil das partes concedentes de estágio supervisionado no âmbito do IFB; destacar os motivos que levam as empresas concedentes a contratarem estagiários; destacar os motivos que levam os estudantes a realização de estágio não-obrigatório; conhecer as dificuldades enfrentadas pelos estudantes, professores orientadores e partes concedentes no decorrer dos estágios supervisionados; verificar se, na percepção dos estudantes, o estágio supervisionado possibilita a aplicação dos conhecimentos adquiridos no curso e a obtenção de experiências úteis ao futuro profissional; e, com base nos resultados obtidos, elaborar um produto educacional para auxiliar as instituições de ensino da Educação Profissional e Tecnológica na condução dos estágios de estudantes dos cursos técnicos de nível médio, promovendo uma melhor interação entre todos os atores envolvidos no processo. Nesse contexto, buscou-se consolidar uma base teórica dos fundamentos atinentes aos objetivos propostos pela Lei nº 11.788/2008, especificamente sobre o aprendizado de competências próprias da atividade profissional, a contextualização curricular e o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho, mediada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais que regem o Ensino Médio e a Educação Profissional Técnica de Nível Médio desde 1998. Ademais, por meio de um trabalho de campo realizado no âmbito dos Cursos Técnicos de Controle Ambiental (Campus Samambaia) e de Cozinha (Campus Riacho Fundo), a pesquisa buscou captar a percepção dos estudantes, egressos, professores orientadores e concedentes de estágio sobre o alcance desses objetivos por meio das atividades de estágio. Para além dos conceitos já mencionados, o referencial teórico apresenta a aprendizagem experiencial, forma de aprendizagem associada ao estágio, e destaca a importância do reconhecimento deste como situação específica de aprendizagem. Com este estudo foi possível concluir que os estudantes, egressos, professores orientadores e concedentes de estágio, percebem ou identificam satisfatoriamente a contribuição dos estágios para a formação profissional no tocante à contextualização do ensino e ao desenvolvimento de competências profissionais, proporcionando aos estudantes a aplicação de conceitos, técnicas e conhecimentos teóricos adquiridos no curso técnico, porém a prática do estágio é limitada pela baixa oferta de vagas pelo mercado de trabalho e pelo desconhecimento dos estudantes sobre o tema, resultado esse que pode, em princípio, ser estendido aos demais cursos e campi do IFB. A partir desse resultado, foi elaborado o produto educacional Guia do Estágio Supervisionado, com o objetivo de apresentar uma visão geral sobre o estágio supervisionado; destacar a importância do reconhecimento do estágio como situação específica de aprendizagem, bem como da troca de experiências entre os estudantes; e incentivar a prática do estágio, sobretudo nos cursos em que ele não é obrigatório, instruindo os estudantes e demais interessados sobre os procedimentos administrativos necessários a sua realização, de modo a possibilitar o melhor aproveitamento das vagas ofertadas pelo mercado de trabalho.
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    O ensino de história do Distrito Federal nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do IFB
    (Instituto Federal de Brasília) Santos, Leur Carlos Costa dos
    Esta pesquisa se propôs a investigar o lugar e o tratamento dado ao ensino de História do Distrito Federal nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB) e, a partir dessa reflexão, desenvolver um produto educacional que pudesse auxiliar docentes de História desta instituição a ampliar as possibilidades de ensino de temas vinculados a história local e regional. Para alcançar tal propósito, debatemos, por meio da literatura disponível, algumas especificidades da História (disciplina escolar) e a relevância do ensino de história local e regional nos Institutos Federais e no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Os procedimentos metodológicos adotados foram a análise documental de Planos de Curso e ementas da disciplina de História dos cursos de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional do IFB e a realização de entrevistas semiestruturadas com docentes de História dos cursos estudados. Tais procedimentos nos permitiram chegar à conclusão de que a História do DF é discutida ainda de forma esporádica nos cursos pesquisados. Esta situação torna o produto educacional desenvolvido um útil suporte de referências para que os professores ampliem seu leque de possibilidades para trabalhar com temas da história local e regional numa perspectiva crítica.
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    O ensino de ciências sob a perspectiva do letramento científico: uso do ensino de ciências por investigação como alternativa de aprendizagem
    (Instituto Federal de Brasília) Batista, Denise dos Santos
    A educação tem sido alvo de influências das mais diversas áreas, principalmente, daquelas relacionadas com a ciência e com a tecnologia. Esse contexto exige uma reconfiguração do ensino, em especial, na educação profissional e tecnológica, de modo a permitir que os estudantes se apropriem dos conhecimentos científicos para a tomada de atitude e participação cidadã. Este estudo teve como objetivo possibilitar o desenvolvimento de habilidades do letramento científico a partir da abordagem do Ensino de Ciências por Investigação (EnCI) em estudantes do terceiro ano do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Eletromecânica no Instituto Federal de Brasília (IFB). Para tanto, foi elaborada e aplicada uma sequência de ensino investigativa (SEI) interdisciplinar composta de seis etapas, as quais contaram com os conhecimentos científicos da Ciência Forense, assim como aqueles relacionados ao processo investigativo e argumentativo. Para a elaboração e aplicação desse produto educacional, contamos com a colaboração dos professores das áreas de biologia, física e química do IFB, campus Taguatinga. A pesquisa se circunscreve na pesquisaação e apresenta caráter descritivo e exploratório com abordagem quanti e qualitativa. Para a coleta de dados, realizamos entrevistas semiestruturadas com os docentes participantes, utilizamos formulários e aplicamos casos investigativos aos estudantes do ensino médio técnico integrado. Para verificarmos em que medida a nossa proposta interventiva foi capaz de estimular a elaboração de argumentos e suscitar habilidades do letramento científico, como a apreensão e organização dos conhecimentos científicos, o levantamento e teste de hipóteses, a resolução de problemas e a interação com os elementos científicos, recorremos às produções textuais dos estudantes. Diante dos resultados obtidos, foi possível verificar e compreender a importância do EnCI para o desenvolvimento e a aprendizagem dos estudantes e para a promoção de habilidades do letramento científico no ensino de ciências. O desenvolvimento de atividades investigativas baseadas nos pressupostos do EnCI proporcionou aos estudantes maior engajamento e apreensão dos conhecimentos científicos acerca da temática em estudo.
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    Integração: a relação com as teorias da aprendizagem e a metodologia da problematização no IFNMG – Campus Arinos
    (Instituto Federal de Brasília) Alves, Ursulina Ataíde
    A presente pesquisa nasce das inquietações de uma pedagoga, atuante no ensino médio integrado, acerca da integração, do currículo integrado e das práticas pedagógicas integradoras. Tem como objetivo principal a realização de estudos acerca da integração idealizada e proposta para o Ensino Médio Integrado – EMI com vistas a orientar a construção de um plano metodológico que favoreça o desenvolvimento de práticas efetivamente integradoras no cotidiano escolar da educação profissional e tecnológica. Neste caminho, foram realizadas, numa perspectiva qualitativa, exploratória e da pesquisa-ação, pesquisas bibliográficas e análise documental, aplicação de questionários, análise de dados e elaboração e validação do produto educacional. Na busca do entendimento da integração e com vistas a identificação de práticas que promovam a sua efetivação no cotidiano da escola foram realizados questionários, a partir dos quais se realizou uma análise das práticas integradoras presentes nas ações dos docentes no Campus Arinos do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - IFNMG. Em Ramos construímos nossa percepção da integração, compreendemos os seus sentidos e fizemos as primeiras descobertas acerca do caminho metodológico indicado para o EMI. A partir daí buscamos identificar a perspectiva de aprendizagem e o caminho metodológico conceitualmente coerente para o EMI. Chegamos assim à aprendizagem significativa, transformadora a partir da construção conceitual de Illeris. O caminho metodológico indicado por Ramos nos levou a metodologia da problematização, para a qual identificamos três estratégias pertinentes, a Aprendizagem Baseada em Problemas – PBL, os Projetos e o Arco de Maguerez, sobre o qual colocamos o foco principal deste trabalho enquanto metodologia potencialmente integradora no entendimento que construímos para a integração.
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    Juventudes em transe: um olhar sobre a "admirável escola nova", suas metodologias pedagógicas e a sociedade 5.0 que emerge no século XXI
    (Instituto Federal de Brasília) Oliveira, Maria do Carmo Pereira de
    Este trabalho é o resultado de uma pesquisa cujo objetivo principal foi investigar as múltiplas dimensões que caracterizam as juventudes, matriculadas em um curso técnico integrado em eletromecânica, de uma unidade do IFB. A partir desse diagnóstico, foi desenhada uma proposta metodológica de integração que possa mobilizar essas juventudes a partir da linguagem. Ao olhar para essas alunas e alunos, sob a perspectiva freireana, surge a inspiração para criar um jornal escolar. A hipótese é que, ao participarem de reuniões de pauta, ao saírem a campo em busca de “fontes”, ao empreenderem pesquisas que extrapolam o cotidiano e ao se apropriarem de textos do universo do jornalismo, as juventudes sejam capazes de desenvolver uma autoconsciência sobre seus atos e pensamentos, ampliando seu escopo cognitivo. Como produto da pesquisa, foi elaborado um Caderno de Projeto Integrador, que sugere à comunidade docente a confecção de um Projeto Integrador para orientar a formatação do jornal.
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    Direito à educação: a contribuição da coordenação de curso técnico para o acesso eficaz do estudante ao IFB
    (Instituto Federal de Brasília) Silva, Raquel de Souza Barbosa
    Esta pesquisa objetiva analisar em que medida a atuação do coordenador de Curso Técnico do Ensino Médio Integrado (CTEMI) contribui para o acesso eficaz do estudante ao IFB. A metodologia é de abordagem qualiquantitativa, cujos dados compreendem os resultados de alunos concluintes do campus São Sebastião. Com fontes bibliográficas, documentais, o estudo de caso, os instrumentos de coleta de questionário e entrevista semiestruturada e outras referências, a análise empreendeu a dissertação e o Manual de boas práticas. O problema delimitado é como a coordenação do CTEMI pode contribuir para o acesso eficaz do aluno ao IFB? O papel do coordenador de curso está ligado a aspectos da eficiência, sendo definida a sua função que se aproxima da figura do diretor. O estudo de caso do campus São Sebastião evidencia a nova estrutura organizacional da Coordenação de Curso que aponta para a atuação colegiada/compartilhada que se compõe por dois coordenadores que lideram processos interligados do acesso eficaz de alunos e o pedagogo com o apoio técnico-pedagógico. O papel do coordenador e da Coordenação de Curso do EMI ressignificam o contexto de direito à educação. De acordo com o campo teórico prático, recomenda-se avaliar as políticas institucionais do IFB para essa função sob a perspectiva da eficiência institucional, bem como investigar o alcance da aplicação de políticas, como de cotas, no ingresso escolar. O acesso eficaz está baseado em evidências, como forma de gerir as práticas coordenativas.
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    Afetividade no contexto educacional: a atuação dos servidores técnicos na construção da afetividade no Ensino Médio Integrado no Instituto Federal de Brasília
    (Instituto Federal de Brasília) Nascimento, Madelon Araújo
    Esta dissertação em formato de artigo é resultado de uma pesquisa de mestrado do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), do Instituto Federal de Brasília (IFB). Por meio deste estudo buscou-se investigar a questão da afetividade nos espaços educativos de escuta aos estudantes e aos seus demais membros que atuam no Ensino Médio Integrado (EMI) do IFB Campus Brasília. À luz desse objetivo, procurou-se analisar como a afetividade permeia as estratégias utilizadas pelos servidores técnicos no acolhimento aos membros institucionais e se é favorecida no processo das suas relações humanas. Para tanto, foram entrevistados docentes e servidores técnicos do IFB, Campus Brasília e construído, como produto educacional para o desenvolvimento de práticas mais afetivas na Educação Profissional e Tecnológica, um e-book a respeito da temática tratada e baseado na realidade da comunidade pesquisada. Concluiu-se, por meio da análise descritiva dos dados, que aspectos ligados à afetividade foram determinantes para a construção do sentido do trabalho e para a qualidade das relações humanas no contexto educacional.
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    Práticas de alfabetização e letramento no PROEJA do Instituto Federal de Brasília - Campus Riacho Fundo
    (Instituto Federal de Brasília) Nunes, Laís Valeriano
    Este estudo fundamenta-se nos conceitos de alfabetização, letramento e integração, no materialismo histórico-dialético, para refletir acerca da educação de jovens e adultos no Instituto Federal de Brasília. Objetivou-se a analisar os processos de alfabetização e letramento no PROEJA com vistas a proporcionar o acesso às práticas sociais de leitura e escrita aos estudantes do curso Técnico de Restaurante e Bar do Instituto Federal de Brasília Campus Riacho Fundo. A pesquisa desenvolveu-se no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT, do Instituto Federal de Brasília, linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica – EPT, no Macroprojeto Propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais de ensino na EPT. Teoricamente, está ancorado em autores, tais como: Freire (1979), Morais (2012), Soares (2021), Kleiman (2005) entre outros. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório e descritivo, que visou proporcionar à pesquisadora uma maior familiaridade com o problema em estudo: estudantes da educação de jovens e adultos com poucas habilidades de leitura e escrita; e possibilitou a identificação e a análise de dados por meio do contato direto e interativo da pesquisadora com a situação do objeto de estudo (Gil, 2022). A produção dos dados ocorreu na turma de 1º ano, do curso técnico de Restaurante e Bar Proeja do IFB Campus Riacho Fundo, contando com observações de aula da disciplina de Língua Portuguesa, entrevistas semiestruturadas e aplicação da Sequência Didática. O projeto propôs uma pesquisaação que envolveu docentes, estudantes e pesquisadores na construção contínua do ensino-aprendizagem, contribuindo assim para a formação integral dos estudantes do PROEJA a partir de um planejamento centrado numa sequência didática integrada. A partir das análises, intervenções realizadas e aplicação da sequência, a pesquisa revelou a importância da construção de práticas pedagógicas integradas, inclusivas e contextualizadas considerando as especificidades do público da EJA. Os desafios observados reforçam a necessidade de avançarmos na construção de uma educação que seja efetivamente inclusiva e transformadora, alinhada aos princípios da Educação Profissional e Tecnológica e ao compromisso social da Rede Federal.
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    Egressos dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do IFMT Campus Paracatu: trajetórias e contribuições
    (Instituto Federal de Brasília) Borges, Igor de Oliveira Melo
    Os egressos de uma instituição de ensino são importantes fontes de informação pois vivenciaram no mercado de trabalho e cotidiano os conhecimentos aplicáveis oferecidos pela instituição formadora. Com o relato que estes trazem é possível melhorar o que será ensinado aos futuros alunos que passarão por formação equivalente. Essa pesquisa se insere na linha Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) do curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica. Foram investigados os egressos de todos os Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do IFTM - Campus Paracatu, que em 2020 completou 10 anos de sua fundação. Essa pesquisa possui abordagem qualitativa e quantitativa. Se faz qualitativa quando trata dos aspectos subjetivos em forma de questões discursivas quanto ao podcast e busca soluções através da análise dessas respostas dos egressos. A abordagem quantitativa ao trazer dados quantitativos sobre os egressos e fazer uma análise e atribuição de sentido através de gráficos, tabelas e fórmulas. A pesquisa teve fundamentação bibliográfica, documental, descritiva, de levantamento e de estudo de caso. O objetivo é reunir as trajetórias e contribuições que estes egressos trazem e demonstrar aos atuais alunos como essas experiências podem ser aproveitadas por eles. A parte empírica dessa pesquisa foi realizada em quatro etapas. A primeira foi o levantamento bibliográfico e documental sobre a temática dos egressos. A segunda foi a elaboração e aplicação de um questionário com os egressos. No terceiro momento foi produzido um produto educacional no formato de podcast com a participação de egressos das turmas anterior relatando suas histórias de vida e experiências no mundo do trabalho. A última etapa foi a aplicação e avaliação do produto com os alunos dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Campus Paracatu no ano de 2021 através da coleta dos episódios realizados na etapa anterior e o registro das impressões em um questionário. Ao final da pesquisa foi possível evidenciar que a qualidade do ensino ofertado no IFTM Campus Paracatu foi efetiva na inserção de egressos no mundo do trabalho, bem como em conhecimentos suficientes para o desempenho das atividades profissionais. No podcast criado como produto educacional ficou evidente a forte participação de EPT tanto na carreira profissional como na formação pessoal dos egressos, sendo citados de maneira principal a educação, a política e a formação integral do estudante em todos os episódios. A aplicação do produto educacional para os alunos dos Cursos Técnico Integrado ao Ensino Médio do IFTM Campus Paracatu do ano de 2021 possibilitou aos participantes visualizar novas possibilidades de continuidade da formação ou inserção no mundo do trabalho, ouvindo através da história de vida dos egressos a aplicabilidade dos conhecimentos obtidos.
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    A integração entre os saberes cotidianos e os saberes escolares na EFAN de Natalândia: contribuições para a valorização da cultura popular regional
    (Instituto Federal de Brasília) Leite, Belchior Ribeiro
    Esta dissertação tem como finalidade identificar como as relações entre os saberes cotidianos e os saberes escolares, presentes nas práticas pedagógicas dos estudantes da EFA de Natalândia, podem contribuir com uma visão crítica de cultura, na perspectiva de superar a dicotomia cultura local e/ou regional versus cultura global. A pesquisa foi desenvolvida na EFAN - Escola Família Agrícola de Natalândia - MG, ofertante do Curso Técnico em Agropecuária, integrado ao Ensino Médio e a pesquisa foi caracterizada como uma pesquisa-ação, de abordagem qualitativa e quantitativa. Para a coleta de dados, utilizamos um questionário composto de questões fechadas e entrevistas semiestruturadas, cuja análise dos dados foi descritiva, crítica e interpretativa. Nesse sentido, autores como Freire (1967), Bernstein (1996), Benjamin (1996), Costa (2011), Silva (2019), Foerst et. al. (2019), Frossard (2018), Ramos (2008), Moura (2013), Rocha (2020), Santaella (2003), Pessoa (2008), Sacristán (2017), entre outros, foram escolhidos para mediar a discussão acerca de Currículo, Currículo Integrado, Pedagogia da Alternância, Cultura e Cultura Popular. Esta pesquisa, além de buscar compreender como a integração entre os saberes, pode influenciar os alunos da EFAN na valorização e aproximação da cultura popular local e/ou regional, na qual eles se inserem, culminou com a produção de um produto educacional na forma de uma SDI - Sequência Didática Integradora, organizada em um Caderno Pedagógico. A SDI foi composta por quatro oficinas, cada oficina com um tema gerador, denominada Círculos Virtuais de Saberes, inspirada nos Círculos de Cultura de Paulo Freire (1967), com a perspectiva de possibilitar aos estudantes da EFAN, uma formação crítica em relação à cultura local/regional, de maneira que eles passem a valorizá-la e compreendê-la como elemento que também contribua coma a formação da identidade cultural do indivíduo. Os resultados revelaram que, os estudantes, principalmente quando chegam à EFAN, estão muito mais envolvidos com uma cultura mais urbana, por meio da tecnologia, do que com a valorização da cultura popular; a escola carece de um trabalho pedagógico mais efetivo, que utilize dos recursos tecnológicos, para aproximar os estudantes da cultura popular; requer um trabalho constante de sensibilização com alunos e suas famílias sobre a cultura popular e um trabalho em rede com outras escolas e/ou instituições acerca da temática investigada, para que de fato, a integração entre os saberes aconteça.
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    Projeto de vida no Ensino Médio Integrado
    (Instituto Federal de Brasília) Santos, Kaliana Silva
    Esta dissertação está vinculada ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) e teve como objetivo desenvolver uma sequência didática relativa à elaboração do projeto de vida, com vistas à promoção do protagonismo e pertencimento discente dos estudantes do curso de Ensino Médio Integrado (EMI) em Informática do Instituto Federal da Bahia (IFBA), Campus Ilhéus. O referencial teórico assentou-se nos pilares: adolescências e juventudes; evasão e retenção escolar; permanência e êxito estudantil; pertencimento acadêmico e protagonismo discente; e aprendizagem dialógica como fundamento da prática interventiva. A metodologia da pesquisa, de caráter qualitativo e de cunho translacional, foi realizada a partir da pesquisa-ação. Acredita-se que a identidade social do estudante na escola é construída por meio de múltiplas vivências com seus pares e a escola pode potencializar essa construção de forma positiva e significativa. A sequência didática, produto educacional desta pesquisa, visa dialogar com as inquietações e dúvidas juvenis promovendo a projeção de perspectivas relacionadas ao curso e à vida, de forma a auxiliar numa permanência saudável e construtiva na escola, que culmine com a elaboração de um projeto de vida. Destaca-se que a permanência do estudante na escola com êxito é uma dimensão da democratização da educação. Os dados da pesquisa indicam que os estudantes, em sua maioria, apresentam planos e expectativas em relação ao ensino médio integrado que, por vezes, não correspondem à realidade do curso ofertado. O produto educacional foi avaliado por especialistas em da área de educação e analisaram a sequência didática a partir das categorias conceitual, pedagógica e comunicacional, indicadas por Kaplún (2003) para análise de materiais didáticos. As revisões sugeridas foram incorporadas ao produto educacional. Conclui-se que o projeto de vida é uma temática que deve ser desenvolvida ao longo do ensino médio integrado, de forma gradativa e contínua, nos três ou quatro anos de sua duração, pois a abrangência do projeto de vida vai além da vida escolar, abrange as potencialidades pessoais e avança para a sociedade numa forma de agregar valor à vida de outras pessoas.
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    O ensino da modalidade escrita da língua portuguesa como segunda língua da pessoa surda: um estudo de caso
    (Instituto Federal de Brasília) Prado, Safira Micaelle Andrade do
    O fracasso escolar enfrentado por surdos tem sido motivo frequente de preocupação de estudiosos da educação devido aos prejuízos causados a esse grupo pertencente a uma minoria linguística e cultural. Como singularidades mais relevantes da comunidade surda, podemos citar a capacidade de ler, compreender, comunicar e interagir com o mundo por meio da visualidade. Dito isso, defendemos a construção de uma política educacional para os surdos apoiada no bilinguismo, a qual considere e respeite a língua de sinais como língua natural da pessoa surda, exigindo o desenho de currículos que respeitem a surdez como diferença. Visões clínicas da surdez submetem os surdos a exercícios repetitivos para o desenvolvimento da fala oral, privando-os do acesso aos conhecimentos sistematizados. Nesse sentido, essa pesquisa teve como objetivo geral favorecer a inclusão acadêmica e social das pessoas com surdez por meio da construção de propostas educacionais bilíngues, considerando para isso a aplicação da Pedagogia Visual; delineia-se como estudo de caso com característica descritiva e exploratória, com enfoque na abordagem qualitativa. Este estudo partiu da manifestaçãode interesse do sujeito da pesquisa em obter maior fluência da língua portuguesa - LP, como segunda língua - L2. Diante disso, elaboramos uma sequência didática que buscou colaborar com o processo de ensino-aprendizagem do sujeito do estudo de caso desta pesquisa, tendo em vista a importância de se debater e apresentar metodologias de ensino bilíngues. Este produto consiste na adptação de dois contos e um poema em Histórias em Quadrinhos, utilizando da ferramenta “Pixton” para isso. Vale ressaltar que este trabalho não objetivou criar um método único de ensino para os surdos. Pretendemos aqui evidenciar a necessidade de se repensar concepções e metodologias aplicadas à educação dos surdos, tendo como premissa o respeito à diferença deste grupo que, há tanto tempo, é oprimido por não possuir características estabelecidas como “normais”. Como resultados, evidenciamos que a proposta metodológica fundamentada na filosofia bilíngue possibilitou alcançarmos os objetivos a que esta pesquisa se propôs, uma vez que a Pedagogia Visual, por meio do recurso textual “história em quadrinho”, facilitou a compreensão e interpretação dos textos literários trabalhados com o sujeito da pesquisa, contribuindo para o seu processo de letramento e aprendizagem da modalidade escrita da língua portuguesa.
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    Videoaulas: organizadores prévios de uma aprendizagem significativa de conteúdos de genética no Ensino Médio
    (Instituto Federal de Brasília) Alves, Glayce Helena Barbosa
    Partindo da hipótese de que as videoaulas, usadas como organizadores prévios no processo de ensino, potencializam a aprendizagem significativa de conteúdos de genética no Ensino Médio, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso. Fundamenta-se teoricamente em estudos existentes sobre os fatores que dificultam o ensino de Genética na educação básica, com recorte nas últimas três décadas a partir dos anos 1980; na Teoria da Aprendizagem significativa de David Ausubel; no conceito de Alfabetização Científica como perspectiva de ensino; na contribuição das Tecnologias da Informação e Comunicação como recurso pedagógico e para o processo de formação docente. Teve como objetivo apresentar uma estratégia de facilitação do ensino de conteúdos de Genética através da utilização de videoaulas como organizadores prévios para uma aprendizagem significativa no Ensino Médio. A coleta de dados foi realizada mediante: revisão bibliográfica para identificar as dificuldades presentes no ensino dos conteúdos de Genética nos últimos trinta anos, a partir dos anos 1980; e, questionário aplicado aos alunos do 6º semestre do Curso de Licenciatura em Biologia, da disciplina Prática de Ensino V, do Instituto Federal de Brasília — campus Planaltina, durante realização de um workshop online, para avaliação da efetividade do produto educacional no formato de um tutorial para elaboração de videoaulas como organizador prévio, e de uma videoaula animada oriunda deste. Para a análise dos dados utilizou-se a metodologia da Análise de Conteúdo, por meio de uma abordagem textual discursiva e qualitativa. Concluímos que as videoaulas utilizadas como organizadores prévios no processo de ensino são uma estratégia eficaz para a aprendizagem significativa de conteúdos de Genética no Ensino Médio e que a videoaula é um material didático que pode ser utilizado como produto educacional e/ou manual instrucional para formação de professores. O produto de videoaulas como organizadores prévios poderá ser ferramenta didática útil para que outros professores se apropriem da estratégia e apliquem-na em contexto de suas práticas, alcançando, assim, os objetivos da BNCC e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional — LDB, quanto à formação crítica e autônoma dos estudantes do Ensino Médio.
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    Diálogos entre a educação em Direitos Humanos e a Educação Profissional e Tecnológica: caminhos para uma formação de professores
    (Instituto Federal de Brasília) Galvão, Laila Maia
    A pesquisa busca promover um diálogo entre a educação em direitos humanos e alguns dos princípios que regem a EPT. Para isso, foi necessário esmiuçar os significados de direitos humanos e educação em direitos humanos e verificar a literatura ao redor do tema. Uma vez que não há diretrizes normativas a respeito da educação em direitos humanos direcionadas especificamente à EPT, a pesquisa estabeleceu uma conexão entre a ideia de educação em direitos humanos e os princípios da EPT como a “integração” e o “trabalho como princípio educativo”. Chegou-se à conclusão de que um bom caminho, mas não o único, para tratar de direitos humanos na EPT é dar destaque à categoria de trabalho digno, por meio da ênfase ao papel dos trabalhadores na conquista de direitos e da compreensão de que a dignidade se estende ao mundo do trabalho. Após concluída essa etapa da pesquisa, de cunho bibliográfico e documental, foi elaborado um produto educacional com o intuito de facilitar essa aproximação entre a educação em direitos humanos e a EPT. Um questionário foi aplicado a professores do Instituto Federal de Brasília para verificar a necessidade de um material de formação continuada voltado para a educação em direitos humanos. Uma vez constatada essa necessidade, foi produzido um e-book direcionado a esse público. O livro eletrônico foi dividido em duas partes. A primeira delas promove uma aproximação com a temática, tratando da origem dos direitos humanos e do conceito de educação em direitos humanos. A segunda parte do e-book trata justamente dessa possível conexão entre a educação em direitos humanos e as categorias de “integração” e de “trabalho como princípio educativo”. O e-book, além de promover um mergulho nesses temas, teve como objetivo inserir experiências de outros professores com essa temática, a fim de proporcionar uma espécie de diálogo entre docentes. Além disso, o e-book apresenta trechos literários de autores diversos a fim de sensibilizar o leitor para essas temáticas relativas aos direitos humanos. Por meio da pesquisa e do produto educacional, buscou-se trazer uma contribuição para que a educação em direitos humanos seja, de fato, uma realidade na EPT.
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    O banner na leitura da obra de arte: uma proposta de interdisciplinaridade e uso do espaço pedagógico
    (Instituto Federal de Brasília) Reis, Valdivino Aparecido dos
    Esse estudo elaborado dentro do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), apresenta uma pesquisa e Produto Educacional (PE) que propõe a interdisciplinaridade em Arte e a possibilidade de ser ministrado em espaço pedagógico alternativo à sala de aula. Apresenta um instrumento pedagógico (produto Banners) que pode auxiliar as leituras de obras de arte e além de contextualizar a obra de arte no tempo em que ela ocorreu, também permite explorar algumas de suas possibilidades interdisciplinares. Não obstante, admite explorar o espaço pedagógico em que este ensino-aprendizagem pode ocorrer. O intuito é demonstrar que a arte não está isolada da história da sociedade e do trabalho, ressaltando a importância do ensino da Arte no ensino médio da Educação Profissional e Tecnológica, revelando assim que obras de arte são carregadas de saberes. Esse estudo utiliza uma abordagem qualitativa com os pressupostos da revisão bibliográfica, complementando com uma pesquisa de campo e reflexão do autor sobre os temas/banners propostos. A partir disso, elaborou-se e testou-se o Produto Educacional na EPT. Com os resultados alcançados foi possível observar que o conteúdo do produto educacional teve impacto satisfatório para o ensino-aprendizagem, com destaque para a sua interdisciplinaridade. Também mostram a importância sobre a forma como observamos as obras de arte, com a aproximação da sociedade para com a mensagem transmitida pela obra, estimulando assim olhares sociais mais críticos. Concluiu-se que o Produto Educacional teve um impacto importante para o ensino da Arte na EPT, e seu valor e sua originalidade está centrado no fato de que muitas leituras de obras de arte elaboradas não são utilizadas por não serem traduzidas em prática de ensino em sala de aula. Mesmo na EPT nota-se uma tendência para a qualificação voltada para o mercado de trabalho, diante disso, cabe destacar que essa proposta busca reafirmar a importância da abordagem seja mais ampla, também voltada para o exercício da cidadania.