Formação em matemática e equidade de gênero: investigando a perspectiva de licenciandas em uma instituição pública

Data da publicação

Data da defesa

2025-02-05

Permissão de acesso

Diretor

Roteirista

Produtor executivo

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Título do periódico

Volume do periódico

Número da edição do periódico

Página inicial

Página final

Título do Evento

Número da edição do Evento

Nome da instituição

Instituto Federal de Brasília

Editora

Local de edição

Departamento

DOI

ISBN

ISSN

ISMN

Outros identificadores

Resumo

O artigo tem a finalidade de apresentar os resultados da investigação realizada para o Trabalho de Conclusão de Curso da Especialização em Matemática, Educação e Tecnologias, de como as licenciandas em Matemática de uma universidade pública de Brasília percebiam e lidavam com as problemáticas de acesso e permanência de mulheres nas áreas STEM. Com o objetivo geral de verificar essas percepções e relações, o estudo analisou abordagens teóricas sobre equidade de gênero nas áreas STEM, realizou um levantamento quali-quantitativo das narrativas das licenciandas e comparou essas narrativas com as abordagens teóricas. As conclusões apontam para a existência de barreiras de gênero, interseccionalidade das opressões, a necessidade de uma educação matemática inclusiva e a urgência de melhorias nas políticas de equidade na instituição. O estudo propõe recomendações para aumentar a representatividade feminina em STEM e criar um ambiente educacional mais equitativo.

Descrição

Áreas do conhecimento (CNPq)

CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA

Referência

PERES, Jaqueline Caldeira. Formação em matemática e equidade de gênero: investigando a perspectiva de licenciandas em uma instituição pública. 2025. 32 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Matemática, Educação e Tecnologias) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília - Campus Estrutural, Brasília, 2025.

Agência de fomento

Link externo

Link multimídia