Comparativo de aprendizagem entre aula expositiva e o jogo pedagógico "Cerradinho na trilha"
Data da publicação
Data da defesa
Permissão de acesso
Orientador(a)
Co-orientador
Lattes do Co-orientador
Diretor
Roteirista
Produtor executivo
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Título do periódico
Volume do periódico
Número da edição do periódico
Página inicial
Página final
Título do Evento
Número da edição do Evento
Nome da instituição
Editora
Local de edição
Sigla
Campus
Departamento
País
DOI
ISBN
ISSN
ISMN
Outros identificadores
Resumo
O estudo sobre os biomas brasileiros é essencial para a formação dos estudantes do Ensino Fundamental II, especialmente considerando a rica biodiversidade dos Cerrados. A abordagem didática para este conteúdo pode variar significativamente, e este artigo se propõe a comparar as diferenças de aprendizagem entre dois métodos: aula expositiva e jogo pedagógico. Este estudo contou com uma aplicação prática realizada com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública em Novo Gama, Goiás. A turma foi dividida em dois grupos: o Grupo A participou de uma aula expositiva sobre o bioma Cerrados, enquanto o Grupo B participou de uma rodada do jogo "Cerradinho na Trilha", desenvolvido pelos autores do texto. O conteúdo abordado incluiu a flora, a fauna, as características climáticas e as ameaças ambientais aos Cerrados. Na aula expositiva, 10 dos 18 alunos melhoraram o rendimento após a aula teórica, já com os alunos que jogaram, 15 dos 18 alunos melhoraram seus rendimentos acerca do tema após a atividade.