Satisfação no estágio: um estudo sobre os estudantes de Tecnologia em Gestão Pública do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília
Data da publicação
Data da defesa
Permissão de acesso
Orientador(a)
Lattes do Orientador
Diretor
Roteirista
Produtor executivo
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Título do periódico
Volume do periódico
Número da edição do periódico
Página inicial
Página final
Título do Evento
Número da edição do Evento
Nome da instituição
Editora
Local de edição
Campus
Departamento
DOI
ISBN
ISSN
ISMN
Outros identificadores
Resumo
A satisfação no ambiente de trabalho é um tema recorrente da sociedade contemporânea. O estagiário faz parte do corpo da organização e deve ser inserido também na avaliação. Por isso, este trabalho tem como objetivo medir o grau de satisfação no estágio dos alunos do curso Tecnólogo em Gestão Pública do segundo ao quinto período, do turno vespertino e noturno do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília. A pesquisa é definida como descritiva com foco em estudo de campo, utilizando amostra não probabilística. E tem como técnica de coleta de dados o questionário Escala de Satisfação o Trabalho (EST) de Siqueira (2008). Os resultados mostram que a média mais alta foi a satisfação com o supervisor e com os colegas de trabalho, o que sinaliza o desenvolvimento de habilidades sociais aprendidas mediante o processo de ensino-aprendizagem da prática no ambiente organizacional. Ainda, os resultados revelam que a triangulação da escola-aluno-empresa apresenta barreiras para o fortalecimento da política de estágio no Instituto Federal de Brasília (IFB), sobremaneira da carência de descentralização de informações pertinentes ao estágio.

