Projeto integrador como metodologia de enisno no Instituto Federal de Brasília (IFB), Campus Gama
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Resumo
Este trabalho foi realizado com o objetivo de avaliar o Projeto Integrador como metodologia no Curso Técnico em Alimentos integrado ao ensino médio (CTAIEM), do Instituto Federal de Brasília, campus Gama. O delineamento dessa pesquisa ocorreu por meio de levantamento, realizada com estudantes e professores do curso, a partir da aplicação de questionários online. A principal dificuldade da aplicação desse método consiste em integrar completamente professores, pesquisa e investigação científica, estudantes e as disciplinas. Mas se bem realizado, torna-se um método enérgico, desenvolvendo competências e habilidades técnicas, acadêmicas e socioemocionais, que contribuirão para a formação integral do estudante. Por se tratar de uma metodologia centrada no estudante e baseada em problemas, diferencia-se dos métodos tradicionais de ensino ao considerar que o conhecimento não é fragmentado, mas sim integrado, com múltiplas faces. A partir disso, constrói-se a ideia de que para que se atinja a formação integral do estudante, contribuindo com seu projeto de vida, é necessário observar e atuar no mundo tal como ele é, em sua complexidade e integralidade. Por fim, de acordo com os resultados deste trabalho, para o CTAIEM, o projeto integrador é eficiente como metodologia de ensino, ainda que haja considerações para sua aplicação surtir efeitos positivos e significantes sobre a formação dos alunos.

