Uso da divulgação científica no ensino fundamental e médio para a valorização do cerrado

Data da publicação

Data da defesa

2023-11-27

Permissão de acesso

Diretor

Roteirista

Produtor executivo

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Título do periódico

Volume do periódico

Número da edição do periódico

Página inicial

Página final

Título do Evento

Número da edição do Evento

Nome da instituição

Instituto Federal de Brasília

Editora

Local de edição

Departamento

DOI

ISBN

ISSN

ISMN

Outros identificadores

Resumo

Reconhecidas as problemáticas e fragilidades presente no ensino do bioma Cerrado, e buscando fomentar o interesse com a temática e disseminar informações de cunho científico e verídico, de modo a dinamizar os processos de aprendizagem, a presente pesquisa propôs-se utilizar das técnicas de divulgação científica, por idealizar a confecção de uma cartilha sobre o assunto Cerrado. Assim, o material elaborado foi apresentado na 15a Feira de Ciências do Instituto Federal de Brasília (Campus Planaltina), aos estudantes de Ensino Médio (EM) e Fundamental (EF), para considerações e avaliações dos aspectos referentes à qualidade do recurso. Questionários de conhecimentos gerais com quatro questões (antes e após apresentação da cartilha) e questionário de opinião sobre a cartilha foram empregados no evento para recolher dados de 22 estudantes que participaram da pesquisa, pretendendo realizar suas análises estatísticas, discutir e demonstrar a pertinência da ferramenta construída. Assim, o material mostrou-se efetivo e pertinente para o ensino dos aspectos cerratenses, pois duas questões apresentaram aumento significativo no número de acertos após contato com a cartilha. Os dados obtidos no questionário de opinião revelaram que a qualidade do produto desenvolvido foi em sua maioria satisfatória para os participantes. Ademais, foi constatado que é essencial que novas ferramentas ou metodologias de aprendizagem estejam sendo aplicadas ao ensino, para instigar e aumentar ainda mais o interesse estudantil para a conservação do Cerrado e com as práticas pedagógicas.

Descrição

Áreas do conhecimento (CNPq)

CIENCIAS BIOLOGICAS

Referência

SANTANA, Mariana. Uso da divulgação científica no ensino fundamental e médio para a valorização do cerrado. 2023. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Biologia, Instituto Federal de Brasília (IFB) campus Planaltina, Planaltina, 2023.

Agência de fomento

Link externo

Link multimídia

Coleções