O impacto da ansiedade no desempenho acadêmico dos estudantes de licenciatura em biologia no IFB - Campus Planaltina durante a pandemia

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2025-01-24

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Resumo

Foram grandes as transformações ocorridas no momento da pandemia causada pelo coronavírus, vírus causador da doença denominada COVID-19. Houve diversas mudanças atingindo várias áreas da sociedade, entre elas a educacional. O presente trabalho intitulado O impacto da ansiedade no desempenho acadêmico dos estudantes de licenciatura em biologia no campus Planaltina-DF, tem como objetivo entender o impacto da ansiedade ampliado pela pandemia no desempenho acadêmico, especificamente entre os estudantes do curso de Licenciatura em Biologia, do Campus Planaltina do IFB. A metodologia utilizada consiste na análise de estudos/pesquisas e em coleta de informações da comunidade acadêmica, com a aplicação de um questionário pós pandêmico de forma presencial, com os discentes totalizando 45 participantes. Trata-se de uma abordagem qualitativa feita por um questionário de 13 questões. Na elaboração, foram abordados os seguintes assuntos: pandemia; ansiedade ou estresse, ensino remoto; problema com ensino remoto; desempenho acadêmico. Os resultados foram analisados em tabelas e com item da escala Likert, uma escala constituída por cinco itens que variam da total discordância até a total concordância sobre determinada afirmação. Os resultados encontrados revelaram que muitos discentes não se adaptaram, não possuía local adequado para os estudos, foi um período de muito estresse e ansiedade, houve índice de evasão maior nesse período. Dessa forma, concluímos que é papel das instituições de ensino elaborarem planos que contemplem objetivos de aprendizagem que minimizem os impactos psicológicos impostos pela pandemia, contribuindo para a redução das desigualdades educacionais existentes.

Descrição

Áreas do conhecimento (CNPq)

CIENCIAS BIOLOGICAS

Referência

Agência de fomento

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