Jogo didático como instrumento de educação ambiental para sensibilização a respeito do descarte correto dos resíduos eletrônicos
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Resumo
O capitalismo incentiva as pessoas a adquirirem produtos eletrônicos, mas quando estragam, se não forem descartados da maneira adequada podem contaminar o meio ambiente por metais pesados. O presente trabalho teve como objetivo sensibilizar os estudantes do Ensino Médio sobre a preservação do meio ambiente e o destino correto dos resíduos eletrônicos, através da criação de um jogo didático intitulado “A Trilha do lixo eletrônico". A pesquisa foi desenvolvida com estudantes da 2ª série do Ensino Médio Técnico em Informática, na escola Centro Educacional Stella dos Cherubins Guimarães Trois em Planaltina - DF, e foi composta por pré-teste, aula expositiva, aplicação do jogo didático e pós-teste. Com o resultado, ao analisar as respostas do pré-teste, os estudantes conheciam o que são resíduos eletrônicos, mas 50% deles faziam o descarte incorreto e a maioria não conhecia ponto de coleta de lixo eletrônico na cidade onde morava. Após o jogo, no pós-teste, pode-se ver melhora no desempenho dos estudantes que tiveram o conteúdo reforçado através sequência didática, compreenderam o malefício do descarte incorreto do lixo eletrônico, aprenderam melhor como preservar o meio ambiente e, também gostaram de jogar de forma divertida. Os resultados alcançados, colaboraram de forma eficiente com o conhecimento e conscientização a respeito do tema descarte de resíduos eletrônicos. Com este trabalho, também foi verificada a necessidade de os professores trabalharem com a temática Educação Ambiental e resíduos eletrônicos por meio de outros recursos além da aula expositiva, como os jogos.

