Ensino de matemática para alunos deficientes visuais: uma abordagem na formação inicial de professores
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Resumo
Este artigo aborda aspectos da educação inclusiva, traz uma revisão literária do tema de educação matemática para alunos com deficiência visual, apresenta uma linha do tempo das garantias legais ligadas a educação de pessoas com necessidades específicas, bem como dados estatísticos da população com deficiência e a porcentagem presente nas escolas públicas do Distrito Federal. Com isso se conclui que o ensino de matemática para alunos com deficiência visual necessita de uma abordagem que se inicie na formação de professores de matemática. De modo que o objetivo desse TCC é analisar se o curso de licenciatura em matemática, do Instituto Federal de Brasília – Campus Estrutural, capacita os formandos para o ensino de alunos, da educação básica, com deficiência visual na área de educação matemática. Para isso é feita uma análise documental do plano pedagógico do curso de licenciatura em matemática do IFB Campus Estrutural e a realização de um questionário com alunos e professores da instituição. Concluindo que a formação inicial dos professores de matemática do IFB não é suficiente para o professor da educação básica promover a inclusão desses alunos.
Descrição
Áreas do conhecimento (CNPq)
CIENCIAS HUMANAS