Sistema de equação polinomial de primeiro grau: uma proposta para resolução de questões
Arquivo(s)
Data da publicação
Data da defesa
Permissão de acesso
Autoria
Orientador(a)
Lattes do Orientador
Diretor
Roteirista
Produtor executivo
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Título do periódico
Volume do periódico
Número da edição do periódico
Página inicial
Página final
Título do Evento
Número da edição do Evento
Nome da instituição
Editora
Local de edição
Campus
Departamento
DOI
ISBN
ISSN
ISMN
Outros identificadores
Resumo
Este artigo aborda o ensino de álgebra no ensino médio, investigando a abordagem adotada nessa área da matemática. O objetivo principal é avaliar os impactos de uma nova proposta de resolução de questões relacionadas as equações polinomiais de primeiro grau e os sistemas de equações polinomiais de primeiro grau. A metodologia empregada envolveu a utilização de painéis de resoluções, o método de resolução de problemas e a análise de erros. A coleta de dados consistiu na reaplicação de uma avaliação na qual a turma em questão não obteve um desempenho satisfatório anteriormente. Os resultados indicam que os estudantes enfrentam dificuldades em compreender os conceitos e em interpretar a linguagem matemática presente nos enunciados das questões. Destaca-se que o desafio está mais relacionado a questões conceituais e procedimentais. As implicações práticas do ensino de álgebra são discutidas e sugerem a necessidade de uma mudança de abordagem por parte dos professores de matemática. No contexto mais amplo, este estudo contribui para a Educação Matemática ao apresentar uma nova perspectiva de discussão e reflexão sobre o tema.
Descrição
Áreas do conhecimento (CNPq)
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA

