Reflexões acerca das potencialidades dos itens de testes de criatividade em Matemática para o trabalho pedagógico em sala de aula
Arquivo(s)
Data da publicação
Data da defesa
Permissão de acesso
Orientador(a)
Lattes do Orientador
Diretor
Roteirista
Produtor executivo
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Título do periódico
Volume do periódico
Número da edição do periódico
Página inicial
Página final
Título do Evento
Número da edição do Evento
Nome da instituição
Editora
Local de edição
Campus
Departamento
DOI
ISBN
ISSN
ISMN
Outros identificadores
Resumo
A criatividade tem sido apontada como uma importante habilidade na atualidade, tanto para a formação integral do indivíduo, quanto pela sua valorização no mercado de trabalho e como indutora do avanço científico e tecnológico. No que diz respeito à criatividade no campo da matemática, trata-se da capacidade de gerar múltiplas soluções ou mesmo encontrar uma solução a partir de múltiplas estratégias. Diante disso, o objetivo geral do presente estudo é refletir acerca das potencialidades de itens de testes de criatividade em matemática para o a estruturação de trabalho pedagógico junto a estudantes da educação básica. Para tanto, fez-se necessário mapear pesquisas sobre criatividade matemática desenvolvidas a partir da aplicação de testes específicos, com vistas a analisá-los em relação à estrutura dos itens (resolução, elaboração e redefinição de problemas) e conteúdos matemáticos envolvidos (Geometria, Álgebra e Aritmética), verificando o seu potencial para estimular os estudantes a desenvolverem a criatividade matemática. E, em seguida, refletir sobre suas contribuições para o trabalho pedagógico em sala de aula. Por resultados, este artigo estabeleceu relações entre os itens de testes de Criatividade em Matemática e a potencialidade de suas utilizações em sala de aula, sobretudo, como instrumentos que podem contribuir para a estruturação de trabalho pedagógico dedicado a estimular o potencial crítico e criativo em matemática dos estudantes da educação básica.
Descrição
Palavras-chave
Áreas do conhecimento (CNPq)
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA

