O estudo de desastres ambientais como estratégia de ancoragem para a aprendizagem significativa na educação ambiental: uma revisão bibliográfica

Data da publicação

Data da defesa

2023

Permissão de acesso

Diretor

Roteirista

Produtor executivo

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Título do periódico

Volume do periódico

Número da edição do periódico

Página inicial

Página final

Título do Evento

Número da edição do Evento

Nome da instituição

Instituto Federal de Brasília

Editora

Local de edição

Departamento

DOI

ISBN

ISSN

ISMN

Outros identificadores

Resumo

A Educação Ambiental deve favorecer a aplicação prática da aprendizagem por meio de ações voltadas à solução de problemas específicos. Ela envolve o treinamento de indivíduos para conhecer e reconhecer as interações entre o que é natural e social em seu ambiente e como atuar nesse ambiente. O desenvolvimento de diferentes métodos e estratégias, como a Educação Ambiental baseada em aprendizagem social, responsabilidade, participação e experimentação em fatos e casos reais é indispensável para promover uma aprendizagem significativa. Destarte, o objetivo da presente pesquisa foi demonstrar como o estudo de desastres ambientais pode potencializar a aprendizagem nas aulas de Educação Ambiental. Como objetivos específicos pontuou-se: compreender a problemática ambiental; apresentar o conceito e as práticas em Educação Ambiental; descrever as estratégias utilizadas em Educação Ambiental, destacando o uso do estudo desastres ambientais reais, utilizados como exemplos nas aulas, para melhorar a conscientização ambiental dos alunos. Utilizou-se como metodologia de pesquisa a Revisão Bibliográfica. A modo de conclusão, o uso dos desastres ambientais nas aulas de Educação Ambiental pode ser uma estratégia eficaz para potencializar a aprendizagem significativa dos alunos. A análise dos desastres ambientais permite que os alunos compreendam as consequências da ação humana sobre o meio ambiente, e os incentiva a buscar soluções para minimizar esses impactos. Além disso, a discussão sobre esses eventos pode ser uma forma de promover a reflexão crítica e o engajamento dos alunos em ações que visem a proteção do meio ambiente. Com essa abordagem, os alunos não apenas adquirem conhecimento sobre as causas e consequências dos desastres ambientais, mas desenvolvem, também, habilidades para atuarem como agentes transformadores da realidade em que estão inseridos.

Descrição

Áreas do conhecimento (CNPq)

CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO

Referência

LIMA, Márcia Silva. O estudo de desastres ambientais como estratégia de ancoragem para a aprendizagem significativa na educação ambiental: uma revisão bibliográfica. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências e Matemática para o Ensino Fundamental) — Campus Gama, Instituto Federal de Brasília, Brasília, 2023.

Agência de fomento

Link externo

Link multimídia