Jogo didático "Direto Inverso": uma ferramenta para o ensino de ciências e matemática
Data da publicação
Data da defesa
Permissão de acesso
Orientador(a)
Lattes do Orientador
Diretor
Roteirista
Produtor executivo
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Título do periódico
Volume do periódico
Número da edição do periódico
Página inicial
Página final
Título do Evento
Número da edição do Evento
Nome da instituição
Editora
Local de edição
Campus
Departamento
DOI
ISBN
ISSN
ISMN
Outros identificadores
Resumo
Diante da realidade da educação do nosso país, é perceptível a necessidade de buscar novas metodologias, ferramentas didáticas e formação continuada do docente, como forma de tornar o processo educacional eficiente e condizente com os objetivos esperados para os dias atuais. Diante disso, este trabalho tem como objetivo desenvolver e aplicar um jogo didático envolvendo grandezas e suas relações de proporcionalidade para os anos finais do Ensino Fundamental como um recurso didático facilitador para o processo de ensino-aprendizagem de matemática e ciência. O jogo "Direto Inverso" é um jogo de tabuleiro com a temática caça ao tesouro onde seus jogadores conquistam moedas ao solucionar problemas envolvendo grandezas inversa e diretamente proporcionais, com o objetivo final de conquistar o baú de tesouros do conhecimento. O jogo foi validado em três momentos, em duas escolas públicas do Distrito Federal e em um evento de práticas e vivências educacionais, e com públicos diferentes: estudantes do ensino fundamental, do ensino médio e educadores. Após a aplicação, foi disponibilizado um QR code que direcionava o jogador para um questionário avaliativo contendo perguntas objetivas e subjetivas. Com base nas respostas, observou-se que o jogo teve uma excelente aceitabilidade em vários aspectos. Em relação ao design do jogo, 85,4% dos jogadores os consideraram atraente; no tocante ao conteúdo abordado, mais de 90% dos participantes tiveram uma percepção de aprendizagem do conteúdo enquanto jogavam, esses e outros resultados atestam que o jogo é uma ferramenta eficaz para o processo de ensino e aprendizagem. Ao finalizar as partidas, os comentários, no geral, foram positivos, havendo interesse em mais de 89% dos participantes em jogar novamente em uma outra oportunidade. Assim, pode-se concluir que o jogo "Direto Inverso" contribuiu para o aprendizado dos estudantes de maneira considerável, despertou interesse pelo conteúdo sem haver repulsão pela matemática, além disso, o jogo foi considerado atrativo, permitindo que os estudantes construíssem o conhecimento entre as ciências de forma divertida.

