As perspectivas dos professores de matemática de escolas públicas do DF sobre as aplicações das novas tendências no ensino de matemática e o incentivo institucional
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Resumo
Os documentos norteadores e legislativos incentivam a utilização de metodologias que priorizem a participação do aluno no processo de ensino e aprendizagem. As tendências no ensino de matemática são metodologias que auxiliam o professor a promover o ensino de matemática de forma criativa. Nessa pesquisa foram utilizadas três tendências de ensino, a Etnomatemática, a Modelagem Matemática e a Resolução de Problemas. A pesquisa desenvolvida teve abordagem quantitativo-qualitativo com o auxílio de um formulário on-line, método survey, para que fosse alcançado o objetivo de conhecer a perspectiva dos professores quanto às três tendências de ensino supracitadas, bem como o incentivo institucional. Tratando de um estudo quantitativo-qualitativo de amostra intencional, foram analisados os comentários de professores da rede pública de ensino do Distrito Federal atuantes no ensino médio e fundamental - anos finais de diferentes regiões e modalidades de ensino. Por fim, foram considerados que o conhecimento apresentado não foi suficiente e as instituições não alcançaram as metas propostas para a mudança do cenário educacional no Distrito Federal.
Descrição
Palavras-chave
Áreas do conhecimento (CNPq)
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA

