Práticas pedagógicas aplicadas no curso técnico em administração ofertado pela Escola Estadual Gov. Dix-SEPT Rosado de Mossoró/RN: do planejamento à execução
Arquivo(s)
Data da publicação
Data da defesa
Permissão de acesso
Orientador(a)
Lattes do Orientador
Diretor
Roteirista
Produtor executivo
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Título do periódico
Volume do periódico
Número da edição do periódico
Página inicial
Página final
Título do Evento
Número da edição do Evento
Nome da instituição
Editora
Local de edição
Campus
Departamento
DOI
ISBN
ISSN
ISMN
Outros identificadores
Resumo
Este estudo analisa as práticas pedagógicas desenvolvidas no curso Técnico em Administração da Escola Estadual Governador Dix-Sept Rosado, em Mossoró/RN, tomando como referência a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e a perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica, que compreende o trabalho como princípio educativo. Tem como objetivo geral compreender de que forma essas práticas são concebidas, organizadas e percebidas como eficientes por docentes e gestores, à luz da formação integrada entre educação geral e formação técnica. Adotou-se abordagem qualitativa, de caráter descritivo e exploratório, com realização de entrevistas semiestruturadas com dois docentes e dois gestores, análise de documentos institucionais e tratamento dos dados por meio de análise temática de conteúdo. Os resultados indicam que o curso se insere em contexto de escola em tempo integral, situada em território periférico, atendendo majoritariamente jovens de camadas populares. As práticas pedagógicas articulam, de forma híbrida, estratégias tradicionais como aulas expositivas, avaliações escritas e iniciativas que aproximam teoria e prática, como projetos, visitas técnicas, participação em feiras e uso planejado de tecnologias digitais. Evidenciou-se que o trabalho como princípio educativo é reconhecido e parcialmente incorporado às práticas, por meio da valorização de experiências concretas do mundo do trabalho e de projetos que ampliam o horizonte de formação dos estudantes, embora sofra limitações relacionadas à ausência de estágio efetivo, à necessidade de trabalho remunerado dos discentes e às condições materiais da escola. Conclui-se que, mesmo em meio a contradições e desafios, o curso contribui para a construção de trajetórias formativas que articulam inserção profissional, continuidade de estudos e desenvolvimento de uma postura mais crítica frente às relações entre educação e trabalho.

