Relato de experiência: a Licenciatura em Educação Profissional e Tecnológica e a descoberta da pedagogia do dispositivo e inventar com a diferença

Data da publicação

Data da defesa

2025-12-11

Permissão de acesso

Diretor

Roteirista

Produtor executivo

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Título do periódico

Volume do periódico

Número da edição do periódico

Página inicial

Página final

Título do Evento

Número da edição do Evento

Nome da instituição

Instituto Federal de Brasília

Editora

Local de edição

Departamento

DOI

ISBN

ISSN

ISMN

Outros identificadores

Resumo

Este relato de experiência narra minha participação, em 2024, na Oficina Cinema, Educação e Direitos Humanos, realizada em Brasília e em Goiânia. Essas vivências foram significativas e proporcionaram um espaço potente de criação e experimentação de dispositivos práticos voltados para o trabalho com o audiovisual em contextos educacionais. O objetivo deste trabalho é relatar o período das oficinas, evidenciando as práticas com dispositivos de criação e seus desdobramentos. A pesquisa bibliográfica se apoia no uso de conceitos, como a pedagogia do dispositivo e o inventar com a diferença, categorias que me ajudaram a compreender, aprofundar e ressignificar a experiência vivida nas oficinas e na minha jornada como licenciando em Educação Profissional e Tecnológica. Além disso, busca-se refletir e incentivar suas potencialidades pedagógicas no contexto da EPT, promovendo uma maior aproximação entre cinema e educação.

Descrição

Áreas do conhecimento (CNPq)

CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO

Referência

MARTINS, Rodrigo Luiz. Relato de experiência: a Licenciatura em Educação Profissional e Tecnológica e a descoberta da pedagogia do dispositivo e inventar com a diferença. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Profissional) - Campus Samambaia, Instituto Federal de Brasília, Brasília, 2025.

Agência de fomento

Link multimídia

Coleções