Cooperação internacional
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/2164
Produções técnicas decorrentes de atividades de apoio, assessoria e consultoria técnica desenvolvidas no âmbito de ações, programas e iniciativas de cooperação internacional.
Navegar
Submissões Recentes
- Strategies for digital nomads: report 3(2025) Brasil. Ministério do Turismo; Silva, Rodrigo Cardoso da (coord.)This report analyzes the key initiatives that BRICS countries undertake to promote their destinations to digital nomads. The research framework was organized around four thematic axes: 1 - Destination Mapping; 2 - Visa Policies and Regulations; 3 - Infrastructure and Services; 4 - Promotion and Access to Information; The following are the key recommendations related to each thematic axis.
- Turismo sustentável, resiliente e regenerativo: relatório 2(2025) Brasil. Ministério do Turismo; Silva, Rodrigo Cardoso da (coord.)Este relatório é uma iniciativa voltada à promoção do turismo sustentável entre os países do BRICS: Brasil, China, Egito, Etiópia, Índia, Indonésia, Irã, Rússia, Arábia Saudita, África do Sul e Emirados Árabes Unidos (EAU). O objetivo é analisar e sistematizar as políticas, iniciativas e estratégias adotadas pelos países do BRICS para promover um turismo sustentável, resiliente e regenerativo, identifi cando boas práticas, desafi os e oportunidades para fortalecer o setor como vetor de desenvolvimento econômico, social e ambiental.
- Turismo regional: relatório 1(2025) Brasil. Ministério do Turismo; Silva, Rodrigo Cardoso da (coord.)O turismo ganhou maior visibilidade na agenda do BRICS a partir da criação do Grupo de Trabalho de Turismo. O destaque mais recente é o primeiro Fórum de Turismo do BRICS realizado em Moscou em 20 e 21 de junho de 2024. No caso do Brasil, o Ministério do Turismo, por meio do Plano Nacional de Turismo (2024-2027), estabelece a redução das desigualdades regionais e sociais como uma prioridade, visando distribuir os benefícios do turismo de forma mais equitativa por todo o território nacional. Desta forma, investe no fortalecimento da gestão descentralizada, permitindo uma abordagem mais flexível e responsiva às necessidades e oportunidades regionais. Este relatório apresenta os pontos em comum dos países do BRICS em relação aos esforços empenhados para o desenvolvimento do turismo regional, apresentando exemplos e casos quando pertinente.

