A experimentação no ensino de química como estratégia pedagógica
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Resumo
O ensino de Química nas escolas enfrenta desafios pela falta de recursos e investimentos em laboratórios e reagentes. Atividades experimentais de baixo custo podem suprir essa carência, tornando o aprendizado mais interessante e acessível. A experimentação estabelece conexões entre a sala de aula e o cotidiano dos estudantes, tornando o estudo da Química relevante e estimulante, atividades práticas promovem uma aprendizagem significativa, desenvolvem habilidades práticas e estimulam o pensamento científico. É necessário fazer mudanças na prática pedagógica, estimulando a curiosidade dos alunos e favorecendo a realização de experimentos como forma dinâmica de ensino. O trabalho revisa a importância da experimentação na Química, analisa sua relevância no aprendizado dos alunos e destaca sua contribuição no processo de ensino-aprendizagem. Apresenta também uma forma alternativa e de baixo custo que pode enriquecer as aulas, facilitando a compreensão de conceitos e despertando o interesse dos alunos para assumirem um papel ativo em seu aprendizado.