Graduação
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/36
Acervo de TCCs dos cursos de graduação (bacharelados, licenciaturas e tecnologias) produzidos por alunos do IFB, promovendo a disseminação da produção acadêmica da instituição.
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Submissões Recentes
- Inclusão de pessoas com deficiência no mundo de trabalho e o papel da educação(Instituto Federal de Brasília) Duarte, Joana Carolina RodriguesA inclusão de pessoas com deficiência no mundo do trabalho é um processo contínuo que, requer ações práticas e formação pedagógica específica para promover a diversidade e a equidade. Este relatório empírico visa destacar a relevância dos cursos de educação profissional na construção de estratégias de inclusão em ambientes corporativos. O relato é realizado com base no trabalho de um restaurante corporativo que implementou práticas de acessibilidade, comunicação inclusiva e adequações institucionais para atender às necessidades dos funcionários com deficiência. Tem por método a aplicação de um questionário estruturado, cujos resultados mostraram melhorias na comunicação, autonomia e participação coletiva. Concluiu-se que a formação pedagógica desempenha um papel vital na formação de profissionais para atuarem como agentes de mudança em espaços inclusivos e colaborativos.
- Da ideia à execução: experiência de um estudante na fabricação de um produto(Instituto Federal de Brasília) Azevedo, Inacio JorginoO segmento do Design de produto é responsável por propor o processo criativo e industrial de produtos manufaturados abrangendo aspectos como inovação, brainstorming, briefing de projeto, solução de problemas, viabilidade do projeto, ergonomia e segurança do produto. A ideia é tornar a experiência do processo industrial imersiva pois o trabalho do designer vai muito além do simples desenho ou esboço de uma ideia, já que uma vez presente em um projeto este profissional passa a ter uma noção maior de materiais, máquinas, softwares entre outras tecnologias. Visando demonstrar mais detalhes desta experiência, este trabalho proporciona ao leitor vivenciar o caminho percorrido por um discente ao desenvolver um produto por meio de outras áreas de conhecimento, tendo como público alvo pessoas que têm pouca noção sobre Design Industrial. O objetivo foi descrever os momentos práticos do Design de Produto pela ótica de um aluno do primeiro semestre, detalhando como é fabricar um produto sem ter conhecimento aprofundado na área. Os métodos utilizados incluíram elaboração de croquis, estudo de materiais, entre outras etapas do projeto de design que visam mostrar o processo de modo simples e resumido. O artigo aqui apresentado mostra conceitos específicos do Design com uma linguagem simples para facilitar a compreensão, além das fases de construção de um produto fabricado na própria instituição que serve como exemplo da metodologia utilizada
- Metodologias ativas no ensino de Contabilidade: uma análise do plano pedagógico do curso Técnico Subsequente em Serviços Públicos do IFB(Instituto Federal de Brasília) Vieira, Cristiane Barbosa MarinhoEste estudo apresenta um caráter propositivo acerca do uso de Metodologias Ativas no contexto do ensino de Contabilidade, com foco nas disciplinas de Gestão Orçamentária e Noções de Contabilidade Geral e Pública do Curso Técnico Subsequente em Serviços Públicos do Instituto Federal de Brasília (IFB). A pesquisa, de natureza qualitativa, baseou-se na análise documental do plano de curso e em uma entrevista com uma docente da área. A fundamentação teórica apoia-se em autores como Bacich et al. (2015), Moran (2015), Valente (2002) e Perrenoud (2000). (Faça Referência ao ano dos autores). Os resultados indicam que as competências curriculares são compatíveis com metodologias, como aprendizagem baseada em problemas, sala de aula invertida e gamificação. A análise evidencia o potencial dessas abordagens para promover o protagonismo discente e a aprendizagem significativa, embora existam desafios, como a adesão dos alunos e a adaptação dos conteúdos. O estudo conclui que as metodologias ativas são ferramentas viáveis e relevantes para a inovação no ensino técnico de Contabilidade e propõe dois quadros que relacionam as competências com estratégias didáticas.
- Inclusão de pessoas com deficiência no mundo do trabalho e o papel da educação(Instituto Federal de Brasília) Duarte, Joana Carolina RodriguesA inclusão de pessoas com deficiência no mundo do trabalho é um processo contínuo que, requer ações práticas e formação pedagógica específica para promover a diversidade e a equidade. Este relatório empírico visa destacar a relevância dos cursos de educação profissional na construção de estratégias de inclusão em ambientes corporativos. O relato é realizado com base no trabalho de um restaurante corporativo que implementou práticas de acessibilidade, comunicação inclusiva e adequações institucionais para atender às necessidades dos funcionários com deficiência. Tem por método a aplicação de um questionário estruturado, cujos resultados mostraram melhorias na comunicação, autonomia e participação coletiva. Concluiu-se que a formação pedagógica desempenha um papel vital na formação de profissionais para atuarem como agentes de mudança em espaços inclusivos e colaborativos.
- Design e Educação na Criação de Brinquedos Montessorianos(Instituto Federal de Brasília) Coutinho, Ágatha LealEste trabalho tem como objetivo analisar os desafios enfrentados por designers de produtos na criação de brinquedos montessorianos para a indústria. A pesquisa busca compreender a aplicação dos princípios montessorianos na concepção de brinquedos, considerando fatores como a conciliação entre a teoria e a prática industrial, a acessibilidade e a adaptação aos diferentes estágios de desenvolvimento infantil. Através de uma revisão bibliográfica abrangente, este estudo visa identificar as principais dificuldades e oportunidades nessa área, contribuindo para o desenvolvimento de produtos que promovam o aprendizado e o desenvolvimento integral das crianças. Espera-se que os resultados desta pesquisa ofereçam subsídios para designers, fabricantes e educadores, impulsionando a criação de brinquedos montessorianos mais eficientes e acessíveis.
- Notívago: terceiro desafio sou de algodão + casa de criadores(Instituto Federal de Brasília) Sousa, Maria Letícia Amorim deO presente trabalho tem como objetivo relatar o processo de criação de uma coleção cápsula de moda composta por 6 looks, para o “terceiro desafio sou de algodão+casa de criadores”, sediado pelo movimento Sou de algodão, que tem foco no despertar da responsabilidade coletiva em torno da moda nacional, bem como o consumo consciente. Navegando entre as propostas técnicas e criativas do concurso, o projeto tem sua concepção no entendimento das normas propostas pelo desafio, inicialmente na construção de conceito e tema, para a elaboração de moodboards para inspiração, cartela de cores e materiais, desenhos criativos e por fim, o processo de modelagem e costura de apenas um dos looks. A coleção é apresentada de forma cronológica, relatando o “percurso da noite” aos meus olhos e experiência criacional enquanto artista pelas peças criadas. Situando a madrugada como encontro inspiracional, relatando uma mente viva neste período, o trabalho carrega o nome que melhor caracteriza a persona presente: Notívago. Deste modo, a peça escolhida para ser costurada, foi a peça responsável por abrir a sequência de looks: proposta 1, intitulada “cair da noite”. Com registro em editorial, e a inscrição formalizada, retrata-se aqui também, os resultados e passos a serem dados ao decorrer do concurso, concluindo a experiência fascinante na oportunidade de exercer competências profissionais enquanto aluno.
- Geometria aplicada ao ensino médio: um exemplo motivacional relacionado ao eletromagnetismo(Instituto Federal de Brasília) Lemos, Márcia SilveiraA matemática, por ser muito abstrata, muito se beneficia de aplicações práticas que se encaixem na realidade dos alunos. Quando assim utilizada, torna a compreensão do que está sendo apresentado mais interessante. Quando a interdisciplinaridade é somada ao processo de aprendizagem, é possível trabalhar em conjunto as disciplinas envolvidas e desenvolver com diferentes abordagens um mesmo tema. Este trabalho tem como principal objetivo demonstrar a aplicabilidade interdisciplinar dos conteúdos de Matemática e Física no ensino médio, com introdução de conhecimentos básicos relacionados a Engenharia de Telecomunicações. Para tanto, e com suporte em estudo bibliográfico e legislativo, são apresentados: a importância da interdisciplinaridade perante diversos autores e principais documentos norteadores do ensino no Brasil; os vínculos entre a física e a matemática, que se relacionam com os conteúdos trabalhados; e a demonstração de como tal conteúdo pode ser desenvolvido. O principal tema apresentado é a radiogoniometria, foco da argumentação interdisciplinar. São expostos todos os conceitos necessários para trabalhar de forma interdisciplinar o conteúdo de geometria plana e espacial junto ao eletromagnetismo, mediante explicação das fórmulas necessárias e uso de imagens para que seja possível a visualização do que é proposto. Conclui-se pela viabilidade da aplicação prático-teórica deste artigo, além da possibilidade de sua execução em diversos contextos, como feiras de ciências, oficinas, laboratórios, dentre outras estratégias.
- Proposta de simulado de matemática unificado no Instituto Federal de Educação Técnica e Tecnológica de Brasília(Instituto Federal de Brasília) Rocha, Matheus DantasO Exame Nacional do Ensino Médio, criado em 1998, tem como foco mensurar as competências e habilidades aprendidas pelos estudantes. Este trabalho propõe a aplicação piloto, de um exame simulado de Matemática, nos cursos de Ensino Médio do Instituto Federal de Educação Técnica e Tecnológica de Brasília, objetivando analisar como estão estas habilidades dentro da instituição. Nestes termos, o foco principal deste estudo está na experiência de implantação do simulado, assim como avaliação dos problemas, soluções e análise dos resultados via Teoria da Resposta ao Item, seguindo as competências e habilidades definidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
- Escrevendo documentários: relato sobre a elaboração de duas oficinas de roteiro para documentário(Instituto Federal de Brasília) Pereira, Gabriela RodriguesEsse artigo é um relato de experiência que tem por objetivo descrever como foi a confecção e a execução de duas oficinas de roteiro para documentário, uma ministrada na escolha Urso Branco do Núcleo Bandeirante/DF, e outra feita no Instituto Federal de Brasília Campus Samambaia. Para isso, foi levantada uma revisão bibliográfica acerca de roteiro, documentário e metodologias de ensino, visando construir um itinerário formativo flexível que priorize os pré-conhecimentos do aluno acerca do assunto e traga exibições de mini-documentários para fomentar as ideias em sala de aula. Em seguida, foi elaborado um relato de experiência visando comparar as expectativas com os reais resultados das oficinas, refletindo sobre as maneiras de se ensinar o ofício. Através das oficinas e um processo comparativo, foi constatado que uma maior liberdade para o professor facilita que ele ministre o conteúdo planejado, além do fato de que poucos alunos não necessariamente dificultam o processo de ensino. Ao fim, a pesquisa bibliográfica ajudou a fortalecer o conteúdo ministrado e a refletir sobre novas maneiras de como ensinar a escrita de documentário, enquanto o relato foi importante para estabelecer um processo reflexivo sobre práticas docentes.
- Banco Alvorada : desenvolvimento de projeto de um mobiliário urbano integrado ao Parque Ecológico de Águas Claras(Instituto Federal de Brasília) Silveira, Gabriel André Santana daA integração entre o design dos mobiliários urbanos e o ambiente natural de parques urbanos é fundamental para criar espaços harmoniosos e funcionais. Mais ainda, o estudo ergonômico desses mobiliários desempenha um papel fundamental na experiência do usuário, garantindo conforto e segurança aos diferentes perfis de público. A conservação desses mobiliários é igualmente essencial, assegurando sua durabilidade ao longo do tempo. Além do mais, a inclusão de práticas sustentáveis na escolha de materiais e na manutenção reforça a responsabilidade ambiental do projeto, unindo funcionalidade, preservação da paisagem e uma experiência mais agradável para os frequentadores do ambiente. Assim sendo, esse trabalho de conclusão de curso teve como objetivo desenvolver um mobiliário urbano de madeira, sustentável e integrado ao ambiente do Parque Ecológico de Águas Claras. A metodologia utilizada foi a de Bernard Löbach que contém quatro etapas gerais: preparação, geração de alternativas, avaliação de alternativas e realização. Dessa maneira, o resultado foi a concepção do projeto de um conjunto de um banco com encosto e outro banco sem encosto detalhados em desenho técnico para posterior produção. Quanto à viabilidade da proposta, a escolha dos materiais e do design final priorizou a ergonomia adequada para uso público, a sustentabilidade e a integração com o ambiente natural. O projeto avançou até a etapa do desenho técnico final, configurando-se como um projeto completo para desenvolvimentos futuros. Assim, este trabalho não apenas propõe uma solução prática para a infraestrutura mobiliar do parque, mas também reforça a importância da integração do design dos mobiliários com o Parque Ecológico de Águas Claras.
- Guiando saberes : uma nova proposta para o sistema de sinalização da biblioteca do IFB Campus Samambaia(Instituto Federal de Brasília) Anjos, Bianca Lima dosO principal objetivo deste trabalho é propor o desenvolvimento de um projeto de sinalização complementar aos sistemas de classificação e organização da biblioteca do Instituto Federal de Brasília, Campus Samambaia. Para atingir o objetivo especificado, a principal metodologia utilizada foi a do designer David Gibson, em conjunto com algumas ferramentas específicas das metodologias de Bernd Lobäch e Douglas D’Agostini. O processo de design de Gibson é composto por três fases principais e suas sub-etapas. Como a etapa final consiste na fabricação e implementação do projeto desenvolvido, apenas as duas primeiras foram executadas: Planejamento, na qual foram reunidas informações gerais sobre o problema de projeto, por meio de visitas exploratórias ao local, entrevistas e estudos de rotas. A partir das informações reunidas, elaborou-se uma estratégia para estruturar o projeto, e então, foram definidos todos os tipos de sinalizações necessárias, suas mensagens, e respectivo posicionamento no espaço. Em seguida, na etapa de Design, foi elaborada uma identidade visual inspirada na marca do Instituto Federal, e a partir dela, foram criadas artes gráficas, com o software Adobe Illustrator, para cada uma das sinalizações, assim como protótipos modelados em 3D, por meio do software Fusion 360, para detalhar a estrutura de seus suportes físicos. Por fim, pode-se concluir que o trabalho atingiu os objetivos estabelecidos inicialmente, com o projeto de um sistema de sinalização que auxilie a solucionar necessidades dos funcionários e usuários da biblioteca. Em geral, é um trabalho passível de desenvolvimento futuro, que se beneficiaria do apoio de uma equipe multidisciplinar de profissionais, viabilizando assim, estudar possibilidades de implantação no campus Samambaia, ou, futuramente, em outros campi do IFB.
- Desafios do NAPNE na educação inclusiva no Instituto Federal de Brasília(Instituto Federal de Brasília) Silva, Ataanderson GomesO presente artigo tem como objetivo analisar a estrutura atual do Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Especiais e Específicas (NAPNE) do Instituto Federal Campus Brasília e suas limitações na efetivação da garantia da melhoria das políticas e práticas de inclusão no IFB de alunos com deficiência e necessidades especiais. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa de cunho exploratório, em que foram entrevistados 5 indivíduos (entre profissionais do NAPNE; alunos, e monitores dos Campus). Teve como instrumento de pesquisa entrevistas semiestruturadas. Utilizou o método de análise de conteúdo Bardin, organizado em três fases: 1) pré-análise; 2) exploração do material; e 3) tratamento dos resultados, inferência e interpretação. Resultados: as categorias mais presentes foram organizadas em temáticas: Panorama do NAPNE no IFB; Análise dos Recursos e Dinâmica de Funcionamento do NAPNE; e os Desafios Operacionais. Os obstáculos operacionais que o NAPNE enfrenta no IFB são desafiadores e demandam uma estratégia integrada para serem superados. As ações futuras para promover a inclusão no IFB devem contemplar iniciativas a curto, médio e longo prazo, que vão desde o fortalecimento do NAPNE até a criação de diretrizes amplas para acessibilidade e permanência dos alunos. É essencial reforçar o NAPNE e implementar políticas organizadas para assegurar que os estudantes com deficiência e necessidades educacionais não apenas tenham acesso à educação, mas também oportunidades e condições apropriadas para seu aprendizado e desenvolvimento no meio acadêmico.
- A aplicação dos recursos tecnológicos ao processo de ensino-aprendizagem(Instituto Federal de Brasília) Nunes, AdrianoA partir de uma revisão bibliográfica e de reflexões sobre a relação existente entre tecnologias e educação, o presente trabalho aborda a utilização dos recursos tecnológicos no processo de ensino-aprendizagem. O estudo busca discutir as conceituações que giram em torno do termo tecnologia, tecendo significados a partir de diferentes perspectivas; as políticas públicas integrativas da tecnologia na educação, dando destaque à Política Nacional de Educação Digital (PNED), instituída em 2023; a inteligência artificial na educação; a tecnologia como instrumento auxiliar na avaliação da aprendizagem escolar; os conceitos de Realidade Virtual (RV) e Realidade Aumentada (RA) no contexto educacional. A pesquisa evidencia as contribuições das tecnologias como um recurso pedagógico para a promoção das aprendizagens, os desafios presentes no contexto educacional quanto ao acesso e uso das tecnologias e o cuidado para não supervalorizar as tecnologias em detrimento do aspecto humano no processo de ensino-aprendizagem. Acreditamos que a pesquisa se constitui em um referencial para a compreensão da aplicabilidade dos recursos tecnológicos no processo educativo.
- Relato de experiências: vivências no parque ecológico e vivencial do Riacho Fundo(Instituto Federal de Brasília) Moreira, Tiago FerreiraA prática da agroecologia no Parque Ecológico e Vivencial do Riacho Fundo se torna estudo deste trabalho, conhecer os conceitos agroecológicos que podem ser usados em prol de uma educação ambiental voltada para a comunidade, uma nova agricultura, que preza o bem estar coletivo. O parque possui um ecossistema que deve ser protegido por lei, o cerrado possui uma rica variedade biológica, como: solo, plantas, animais silvestres, além de fontes naturais e mananciais de água potável. Os recursos naturais são de extrema importância para o estudo da agroecologia no parque, por ser um ambiente protegido, existe uma vasta riqueza a ser estudada, são vários projetos em execução nesse ambiente como: projeto parque educador, projeto conexão verde, projeto adote uma nascente além do viveiro do parque. A comunidade tem um papel importante na construção do conhecimento coletivo, a contribuição desse espaço para os estudantes da rede pública se torna fundamental. O voluntariado contribuiu positivamente em minha formação, pois a vivência praticada ampliou a reflexão como sujeito ecológico, a troca de experiência entre sala de aula e os funcionários e ampliou minha visão como pessoa. Devemos levar em consideração a importância desse local para prática de alguns princípios agroecológicos, atuando de forma participativa. O parque possui facilidades e dificuldades para serem trabalhadas, que são encontradas no artigo referência que enfatiza a gestão participativa dos atores sociais.
- Avaliação da regeneração natural de árvores do cerrado para implementação de sistema silvipastoril no IFB - Planaltina(Instituto Federal de Brasília) Lopes, Sheilly Layane AlvesA emissão descontrolada de Gases de Efeito Estufa (GEE) intensifica o aquecimento global e as mudanças climáticas. A pecuária, principal emissora de GEE no Brasil, pode adotar sistemas silvipastoris com vegetação nativa para aumentar o sequestro de carbono, a conservação dos serviços ecossistêmicos e da biodiversidade, gerar benefícios produtivos e o bem-estar animal . O experimento no IFB Planaltina, DF, visa analisar o potencial da implementação desse sistema através das arbóreas nativas regenerantes com Pastoreio Racional Voisin (PRV) em área de 5 hectares. Analisou-se a diversidade, densidade, frequência e dominância das regenerantes em 28 piquetes de 900𝑚 e o impacto do gado nas arbóreas 2 regenerantes em 15 piquetes. Destacou-se as espécies Eugenia dysenterica (Myrtaceae), Machaerium opacum (Fabaceae), e Solanum lycocarpum (Solanaceae) e a família Leguminosae. As interações com ruminantes não causaram diminuição do crescimento nas regenerantes no período seco, mas no período chuvoso sim. Não foi possível associar a altura ou a espécie das regenerantes à intensidade do impacto. A área estudada tem potencial para recuperação e conservação da vegetação nativa em pastagens, pois não apresentou efeitos negativos significativos, como a morte das espécies, mesmo sob PRV. A alta capacidade de regeneração das espécies arbóreas e a diversidade encontrada na área estudada reforçam a importância de estratégias de manejo ecológico para implementação de sistemas silvipastoris no Cerrado. Mais estudos com outros tipos de manejo do gado e em um período maior de acompanhamento são necessários para entender as consequências da interação de ruminantes com as regenerantes nativas nas pastagens para potencializar a formação de sistemas silvipastoris com árvores nativas aproveitando o potencial de regeneração natural.
- O papel da infraestrutura de transporte público no cenário de uma Agricultura de Baixo Carbono (ABC)(Instituto Federal de Brasília) Silva, Sheila Lopes da; Abou, Elizabeth Vieira MouhamadO Brasil vive uma grande disjuntiva que vai se consolidando nos últimos anos: por um lado, uma forte demanda (interna e externa) pela produção de alimentos e outras matérias primas agropecuárias - que o pressiona a expandir cada vez mais sua área de cultivos -; por outro lado, uma urgente necessidade em se adotar uma política ambiental minimamente efetiva capaz de mitigar a emissão de gases de efeito estufa (GEE) e reduzir drasticamente os desmatamentos e adotar uma transição rumo a uma “economia verde”. A conciliação entre uma agropecuária produtiva e ao mesmo tempo sustentável, depende de um Estado Nacional robusto, com estruturas administrativas bem estruturadas e equipadas. Neste sentido, o presente estudo analisa a infraestrutura pública, em particular a de transporte, como um dos principais fatores que pode contribuir significativamente com uma Agricultura de Baixo Carbono (ABC), avaliando o papel do Estado na condução de uma política capaz de garantir que o produto final chegue aos consumidores com o menor impacto ambiental possível.
- Proposta de uma catálogo de árvores do viveiro de mudas do IFB(Instituto Federal de Brasília) Santos Filho, Plínio Felipe dosO Instituto Federal de Brasília (FB) é uma instituição pública que promove ensino básico, profissional e superior de qualidade, com ênfase na inclusão social e no desenvolvimento sustentável. Com 13 campi no Distrito Federal, conta com mais de 30 mil estudantes. O Campus Planaltina destaca-se pelo foco em agroecologia e conservação ambiental, oferecendo cursos técnicos e superiores voltados ao setor agropecuário e ambiental. Suas instalações incluem laboratórios, áreas de cultivo e espaços experimentais para práticas de sistemas agroflorestais e pecuária regenerativa, com atenção à preservação do Cerrado. O Viveiro de Mudas do IFB, inaugurado em 2011, integra a estrutura do campus e tem capacidade para produzir 75 mil mudas anuais. Ele foi criado como parte do projeto Rio São Bartolomeu Vivo, destinado à recuperação de áreas degradadas. Além de fornecer mudas para reflorestamento, o viveiro funciona como espaço pedagógico, oferecendo cursos e servindo de laboratório prático para disciplinas relacionadas à silvicultura. Os desafios enfrentados no viveiro incluem manutenção inadequada por causa da escassez de mão de obra, dificultando o trabalho dos funcionários responsáveis. Apesar disso, o espaço continua desempenhando um papel vital no ensino, pesquisa e extensão, além de contribuir para ações de conscientização ambiental e arborização. O projeto atual inclui a criação de um guia ilustrado sobre 13 espécies do viveiro, destacando características e benefícios das plantas do Cerrado, voltado à educação ambiental e valorização desse bioma único.
- Cartografia do "di cumê" do moleque(Instituto Federal de Brasília) Guedelha, Mayza AraújoA pesquisa buscou entender e evidenciar as relações territoriais da comunidade inserida no Sítio Histórico Patrimônio Kalunga, Vão do Moleque, relacionando práticas e possibilidades do uso sustentável do Cerrado e sistemas agrícolas. Faz uso de teóricos da Agroecologia para discutir princípios e metodologias baseados no diálogo entre saberes populares e científicos. Para tanto, aplica ferramentas de Diagnósticos Rurais Participativos para conceber produtos a partir da caracterização de saberes e práticas produtivas, extrativistas e alimentares. A maioria delas lida com atividades agrícolas tradicionais, como produção de arroz, mandioca, farinha e criação de animais, além da extração de produtos do Cerrado. Os principais desafios e aspirações dessas famílias estão relacionados ao aumento da produção, à melhoria das condições de trabalho e ao acesso à água, que é um fator crítico para a continuidade de suas atividades e subsistência. Busca por melhorias nas condições de vida, mas também o desejo de fortalecer a produção agrícola de forma sustentável e em harmonia com o ambiente. Este contexto destaca a importância de políticas e investimentos que possam apoiar o desenvolvimento dessas comunidades, promovendo a segurança alimentar, o acesso a recursos básicos e a resiliência frente aos desafios socioambientais. O trabalho evidenciou que a Comunidade Quilombola Kalunga do Vão do Moleque acumulou um conhecimento tradicional de manejo dos bens naturais de forma resiliente e sustentável. A tomada de consciência desse sujeito coletivo de direitos no reconhecimento da titularidade do território, disputa também uma educação e tecnologias apropriadas à realidade dessa comunidade, como a ‘Educação do Campo’ e a ‘Agroecologia’.
- Manejo e cultivo na comunidade quilombola Diadema/Ribeirão município de Teresina de Goiás - GO(Instituto Federal de Brasília) Silva, Maxsuel daNeste trabalho abordaremos práticas de manejos e cultivos em território quilombola. Um manejo simples, porém, eficaz e produtivo usando as mãos e a força para cultivar a terra com respeito, tradições e conhecimentos que são passados de gerações por gerações. A comunidade Quilombola Diadema/ Ribeirão, localizada no município de Teresina de Goiás na Chapada dos Veadeiros podemos observar pessoas que com seu suor e perseverança conseguem viver em harmonia com a natureza e com trabalho rústico, porém cuidadoso e com respeito em tudo que está em sua volta.
- Um estudo sobre a importância do bioma cerrado(Instituto Federal de Brasília) Mendes, Marcel Boechat de LacerdaO documento apresenta o registro da experiência vivida na construção e execução da oficina Cerrado: Importância e Belezas, o bioma Cerrado foi o tema central, destacando-se os aspectos de sua importância para o Brasil, sua localização central e vizinhança com outros biomas e estados brasileiros, a importância econômica, social, cultural, seus povos e de sua biodiversidade. Como a preservação do Cerrado é essencial à saúde do planeta e de todos os seres vivos, é destacada ainda, a importância da sustentabilidade e a necessidade de ações para enfrentar a crescente degradação ambiental. A oficina buscou aproximar os participantes ao Bioma onde vivemos, e estimular o Sentir-se parte dele, para então, despertar o valor do cuidado com a Terra e integrar-se, com mais entusiasmo à preservação de nosso Planeta. A Oficina realizou -se com o apoio de material pedagógico, utilizando-se da exposição de tecidos tingidos com folhas e flores do Cerrado. Com cartazes coloridos o tema foi abordado com imagens, o que facilitou a atenção dos participantes. Ao final analisamos os resultados com uma avaliação pelos participantes. Concluímos que ações de divulgação e educação ambiental sobre o Cerrado são importantes para sensibilização sobre sua preservação e o trabalho significou superação pessoal.