Graduação
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/36
Acervo de TCCs dos cursos de graduação (bacharelados, licenciaturas e tecnologias) produzidos por alunos do IFB, promovendo a disseminação da produção acadêmica da instituição.
Navegar
Submissões Recentes
- Do real ao virtual: um estudo de caso sobre o design do set de roupas(Instituto Federal de Brasília) Alves, Guilherme de Oliveira e SouzaEste trabalho examina a transformação de objetos reais em produtos digitais, com foco específico nos trajes recriados no jogo Red Dead Redemption 2. A pesquisa aborda a autenticidade histórica, a estética, a escolha de materiais e as técnicas de construção desses trajes, analisando como esses elementos contribuem para a imersão do jogador e a fidelidade ao período do Velho Oeste. O estudo investiga como o design de produtos é adaptado para o ambiente virtual, revelando as abordagens utilizadas para transpor objetos físicos para o mundo digital no contexto dos videogames.
- Design universal, inclusão e acessibilidade no Museu de Arte de Brasília(Instituto Federal de Brasília) Faccenda, Giovanna Fouraux Abreu BorgesO seguinte trabalho propõe-se a investigar a relação entre design, inclusão e acessibilidade, utilizando como objeto de estudo o Museu de Arte de Brasília (MAB), museu de grande relevância no campo do design de produto brasileiro, de modo a identificar formas de tornar o espaço museológico mais inclusivo para pessoas com diferentes tipos de deficiência. Este estudo utilizará métodos quantitativos e métodos qualitativos, como análise de dados e referências bibliográficas, para analisar a estrutura física, exposições e recursos de tecnologia assistiva disponíveis no museu. Os conceitos de Design Universal, acessibilidade e inclusão, juntamente com as NRs — normas regulamentadoras — da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e outras leis e resoluções, serão utilizados como princípios norteadores para a execução da inspeção do ambiente. Os resultados incluem a identificação dos problemas na estrutura do museu e recomendações para melhorias na acessibilidade do museu, com o objetivo de promover uma experiência mais inclusiva e enriquecedora para todos os visitantes.
- A importância da educação estética na formação docente: relato de experiênciasobre oficina de arte e acessibilidade Coletivo Transverso com base na disciplinade Educação e Estética(Instituto Federal de Brasília) Sobreira, Giovani de MeloEste artigo apresenta um relato de experiência a partir da análise da oficina de arte e acessibilidade conduzida pelo Coletivo Transverso e pela fotógrafa Pollyana Sá no Instituto Federal de Brasília, Campus Samambaia. As metodologias empregadas se baseiam nos dados bibliográficos levantados por meio de uma revisão de literatura, assim como em uma entrevista realizada com as artistas. O trabalho tem o objetivo de compreender como as práticas artísticas contribuem para o debate e a inclusão de Pessoa com Deficiência (PCD) no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), além de refletir sobre o papel da educação estética na formação docente no curso de Licenciatura em EPT. Por fim, pretende-se demonstrar as relações entre práticas artísticas e a conscientização sobre a educação inclusiva específica e direitos humanos.
- Design e memória nos espaços culturais: uma análise do Cine Brasília como lugar simbólico de preservação cultural(Instituto Federal de Brasília) ALENCAR, Thaís da SilvaEste trabalho investiga o papel do design na preservação da memória simbólica e cultural em espaços culturais, tendo como objeto de estudo o Cine Brasília, ícone da arquitetura modernista projetado por Oscar Niemeyer. A partir de uma abordagem qualitativa, que combina revisão bibliográfica e análise interpretativa, foram explorados conceitos de design aplicado a espaços culturais, patrimônio, memória e identidade. O Cine Brasília é analisado como um lugar de memória e pertencimento, que articula arquitetura, design e experiências coletivas, reafirmando sua importância simbólica na cultura da cidade. A pesquisa destaca como elementos de design, como o mobiliário e a espacialidade, contribuem para a construção e manutenção da identidade cultural do espaço. Por fim, reflete-se sobre as tensões do projeto modernista, suas limitações sociais e o desafio de garantir a acessibilidade e o direito à cidade em contextos urbanos marcados pela desigualdade. O trabalho aponta para a relevância do design crítico e sensível na preservação do patrimônio cultural e na promoção da memória coletiva em espaços públicos.
- Desenvolvimento de identidade visual para embalagens de chocolate(Instituto Federal de Brasília) Santos, Gabriella MacêdoNo desenvolvimento de embalagens, apesar da existência e utilização intensa, há diversos mercados, setores, diversos países, necessidades e aplicabilidades que as embalagens são necessárias. A partir disso, além de ter uma função prática a desempenhar transportando, conservando e protegendo alimentos, ela virou um veículo de informação e de venda, seja através da divulgação no nome da marca, descrição do produto, imagens atrativas sobre o produto, entre outros fatores que influenciam os consumidores a adquirir o item com base no que vem na sua embalagem. Com isso, este trabalho de conclusão de curso teve como objetivo criar uma identidade visual para a fabricação de embalagem para chocolate, baseado na conceituação através da pesquisa de similares, modelagem do design da embalagem e sua prototipação. A metodologia utilizada foi a de Bernd Lobach que apresenta quatro fases de concretização: análise do problema, geração de alternativas, avaliação das alternativas e realização da solução. Já em relação a metodologia de projeto, foi aplicada o processo de fabricação de termoformagem para a realização da prototipagem. Dessa maneira, resultou-se no desenvolvimento de 5 elementos que compuseram a embalagem: embalagem secundária externa, embalagem secundária interna, suporte termoformado, invólucro de papel seda e molde de bombons de chocolate com design personalizado. Por fim, foi fabricado um protótipo da embalagem para chocolate que atendeu às necessidades desse produto, com identidade visual própria.
- ANIMAGRAMA: projeto conceitual de um brinquedo voltado para alfabetização(Instituto Federal de Brasília) Lima, Gabriel CarlyEsse trabalho expõe o processo de design de um brinquedo educativo voltado para auxiliar crianças no processo de alfabetização. Nessa condição, a metodologia utilizada foi fundamentada a partir da obra de Löbach em colaboração com algumas ferramentas propostas por Baxter. Portanto, o projeto pode ser dividido em quatro etapas: análise do problema, geração de alternativas, avaliação de alternativas e realização da solução. Durante a análise do problema, foi realizada uma pesquisa exploratória acerca do processo de alfabetização e da teoria de design emocionalmente durável, coletando informações para embasar as decisões realizadas no resto do projeto. Após isso, foram realizadas análises de design, com o intuito de avaliar o mercado de brinquedos, as normas de segurança e os produtos concorrentes. Nesse contexto, foram estabelecidos os requisitos que serviriam de critérios de avaliação do conceito final. Em seguida, na etapa de geração de alternativas, as ferramentas brainstorming e MESCRAI foram utilizadas para auxiliar na elaboração de diversos conceitos, os quais foram avaliados posteriormente. Por fim, após selecionar uma das alternativas, foi modelado digitalmente, utilizando o software Blender, um protótipo de média-fidelidade em 3D, para que pudesse ser apresentado na banca. Nesse contexto, é possível afirmar que os objetivos estabelecidos foram alcançados, baseando-se nas análises e apresentação do modelo final.
- Mundo do trabalho e interdisciplinaridade: reflexões sobre o curso técnico em edificações do IFB - Campus Samambaia(Instituto Federal de Brasília) Ramos, Fabianna Priscilla de OliveiraO presente trabalho pretende apresentar a interdisciplinaridade voltada para o mundo do trabalho e refletir sobre sua importância na formação em educação profissional e tecnológica no curso do Proeja, Técnico em Edificações. Realizou-se pesquisa bibliográfica, observação não participante nas aulas do Proeja em encontros distintos, observação participativa durante a ministração de aulas no curso de Formação Inicial e Continuada (FIC), além disso, analisou-se o Plano de Curso, do Proeja objeto de estudo deste artigo. E verificou-se a presença da interdisciplinaridade no Instituto Federal de Brasília, campus Samambaia, de modo a preparar o aluno para o mundo do trabalho.
- A Lei Geral de Proteção de Dados no sistema educacional público brasileiro: implicações no tratamento dos dados de crianças e de adolescentes(Instituto Federal de Brasília) Amorim, Érica Ribeiro GuimarãesEste artigo propõe uma reflexão sobre as implicações da Lei Geral de Proteção de Dados no sistema educacional brasileiro, conferindo especial atenção ao tratamento dos dados pessoais de crianças e de adolescentes. Por meio de uma pesquisa descritiva e propositiva, procurou-se examinar e sugerir mudanças na cultura institucional das escolas públicas. O interesse no desenvolvimento desta pesquisa se revelou pelo caráter social que o tema apresenta. Trata-se, assim, de uma investigação bibliográfica e documental, eminentemente qualitativa, sustentada em referenciais teórico-conceituais. Ao final, algumas possíveis soluções foram apresentadas para os obstáculos a serem enfrentados no processo de implantação e execução das regras previstas na LGPD.
- A avaliação na perspectiva da formação humana integral(Instituto Federal de Brasília) Silva, Luanna Lorrany CostaO tema central do documento aborda a avaliação na perspectiva da formação humana integral, fundamentando-se em um enfoque que vai além do desempenho técnico e cognitivo, ao incorporar dimensões éticas, sociais, culturais e políticas. A abordagem parte de uma análise teórica e crítica, destacando a avaliação como um processo contínuo e formativo que contribui para o desenvolvimento integral do sujeito. Os autores, entre eles Marise Ramos (2011,2014), Frigotto (2018), Clavatta (2005), Libâneo (2003), Esteban (1994) e Vilas Boas (2004), articulam reflexões sobre como a avaliação pode fomentar uma educação emancipatória, considerando as relações sociais e as práticas pedagógicas no contexto escolar. A categoria de tratamento é uma análise teórica, sustentada por uma revisão bibliográfica que explora diferentes concepções de avaliação e suas implicações para o processo educativo. O estudo conclui que a avaliação, orientada por princípios da formação integral, promove a autonomia, a criticidade e a inclusão, ao mesmo tempo em que reforça o compromisso social e ético da educação.
- Educação ambiental e metodologias ativas no proeja: uma experiência com aprendizagem baseada em problemas(Instituto Federal de Brasília) Ferreira, Marcos LopesEsse trabalho consiste no relato de experiência da aplicação da metodologia ativa “Aprendizagem Baseada em Problemas” na educação ambiental. A execução se passou no Instituto Federal de Brasília Campus Samambaia, em uma oficina denominada “Desafio - 1 Hora de Atividade na Educação Ambiental com o Uso do Celular” aplicada em turmas da Educação de Jovens e Adultos - PROEJA. A atividade consistiu no uso do celular para pesquisa de sites e aplicativos para auxiliar na busca do conhecimento nas etapas de preparação do solo, envasamento e transplante de mudas de plantas medicinais. Ao final da atividade, os alunos preencheram um formulário online, o qual foi analisado pelo professor facilitador, auxiliando na compreensão do êxito da experiência
- O impacto do design de produtos na qualidade de vida e bem-estar dos idosos.(Instituto Federal de Brasília) Rodrigues, Lara Vitória PereiraO objetivo deste trabalho é demonstrar a importância do design de produtos aliado à tecnologia assistiva para promover um envelhecimento saudável. A pesquisa aborda conceitos fundamentais, como design de produto, tecnologia assistiva e design universal, além de discutir as mudanças físicas e cognitivas que ocorrem no processo de envelhecimento. Também é abordado o crescimento da população idosa ao longo dos anos e a necessidade de soluções inovadoras para garantir autonomia e bem-estar. Para isso, são apresentados exemplos de produtos e recursos de tecnologia assistiva que contribuem para a inclusão e a melhoria da qualidade de vida desse público. O estudo reforça o papel essencial do design na criação de soluções acessíveis, funcionais e adaptáveis às necessidades dos idosos contribuindo para um envelhecimento mais saudável e inclusivo.
- A realidade da informática nas escolas públicas do DF(Instituto Federal de Brasília) Silva, Eick Nickson FreireEsta pesquisa teve como objetivo levantar e discutir a realidade da tecnologia da informação nas escolas públicas do Distrito Federal, avaliando a relevância do uso de computadores no cotidiano dos alunos para aprender e aplicar seus conhecimentos em diferentes contextos do mundo real. A pesquisa buscou compreender as experiências dos estudantes no uso dos laboratórios de informática nas escolas, realizando uma análise mista que é tanto qualitativa (interpretando padrões de respostas) quanto quantitativa (examinando a correlação entre variáveis), identificando diferenças e semelhanças significativas. Os instrumentos utilizados incluíram pesquisa de campo, questionários aplicados aos estudantes e estudos sobre leis, documentos orientadores e programas governamentais voltados à tecnologia da informação nas escolas. O estudo, portanto, fornece uma compreensão da importância da TI na Educação, ilustrando o estado atual dos laboratórios de informática nas escolas públicas do Distrito Federal e destacando a necessidade de formação de professores para utilizar esses espaços de forma eficaz. Também enfatiza a importância da inclusão digital, da inovação pedagógica e do desenvolvimento de políticas públicas e ações eficazes para mudar a realidade atual na utilização desses laboratórios.
- Evasão: os desafios enfrentados pelos alunos do curso de Licenciatura em Educação Profissional e Tecnológica(Instituto Federal de Brasília) Trindade, Anne Karen SantosO curso de Licenciatura em Educação Profissional e Tecnológica (LEPT) surgiu com intuito de formar profissionais para aturarem no ensino da EPT. Existe uma alta taxa de evasão dos alunos de LEPT do Instituto Federal de Brasília (IFB), Campus Samambaia, mas não se sabe o motivo para essa taxa ser tão significativa. Diante do exposto, o presente trabalho teve como objetivos relatar as prováveis causas da evasão dos alunos de LEPT, realizar um levantamento da taxa de evasão dos anos de 2015 a 2023, e avaliar o perfil dos estudantes do Instituto Federal de Brasília (IFB), Campus Samambaia. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, por meio de um questionário realizado no Google Forms, e uma pesquisa quantitativa, por meio de dados fornecidos pelo Registro Acadêmico do IFB, Campus Samambaia, além de dados coletados na plataforma IFB em Números. A maior parte dos alunos têm mais de 30 anos, e buscam o curso para conseguirem melhores oportunidades no mercado de trabalho.
- Educação popular e formação docente: uma experiência no cursinho avançar e vencer com cidadania no IFB(Instituto Federal de Brasília) Silva, Caruline Evarista daEste trabalho apresenta um relato de experiência vivenciado no curso popular Avançar e Vencer com Cidadania, promovido pelo Instituto Federal de Brasília (IFB) em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). A iniciativa tem como objetivo preparar jovens e adultos em situação de vulnerabilidade para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), ao mesmo tempo em que contribui para a formação inicial de professores. A autora, licencianda em Educação Profissional e Tecnológica, atuou como monitora de Biologia, vivenciando práticas pedagógicas em contextos reais, com base nos princípios da Educação Popular. A experiência permitiu o desenvolvimento de habilidades docentes como o planejamento de aulas, a escuta ativa, a mediação crítica do conhecimento e a reflexão ética sobre o papel social do educador. O trabalho evidencia a importância dos cursinhos populares tanto na democratização do acesso ao ensino superior quanto como espaços significativos para a formação crítica, cidadã e profissional de futuros professores.
- Acolhimento e autonomia no ensino médio Integrado: um relato de experiência no Projeto PIPA(Instituto Federal de Brasília) Santos, Dulce Gomes da CostaEste artigo resulta de uma breve pesquisa com abordagem qualitativa e apresenta, também, um relato de experiência no âmbito do Projeto de Intervenção Pesquisa-Ação (PIPA), realizado pelo Instituto Federal de Brasília (IFB) e desenvolvido no campus Samambaia, onde é denominado “Prática Docente para a Formação Discente”. A iniciativa visa integrar formação docente e apoio pedagógico, promovendo acolhimento, escuta ativa e o desenvolvimento da autonomia na organização dos estudos para estudantes do ensino médio integrado em situação de vulnerabilidade acadêmica. Os resultados demonstram que o hábito de estudar pode ser cultivado por meio de acompanhamento empático, planejamento e fortalecimento de vínculos, configurando-se como estratégia eficaz de enfrentamento à evasão e ao insucesso escolar.
- Reflexões para um ensino significativo de sociologia na educação profissional e tecnológica(Instituto Federal de Brasília) Souza, Maria Sileide Soares deEste trabalho traz uma reflexão sobre estratégias que podem tornar o ensino de Sociologia verdadeiramente significativo e impactante, buscando estabelecer o contexto e a relevância desse ensino no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Através de uma revisão de literatura, esta pesquisa examina desde o histórico do ensino de Sociologia no Brasil e sua intersecção com a Educação Profissional e Tecnológica, até a discussão sobre metodologias de ensino que favorecem uma aprendizagem contextualizada e relevante. O intuito é entender de que forma o ensino de Sociologia pode ser realizado de modo a contribuir para a formação de estudantes mais críticos, autônomos e reflexivos, aptos a lidar com os desafios do mundo do trabalho. Apresentam-se, assim, reflexões sobre os limites e potencialidades do ensino de Sociologia no universo da Educação Profissional e Tecnológica. Palavras-chave. Sociologia, Educação Profissional, Ensino Significativo.
- Instrumentos potencializadores da avaliação formativa na educação profissional tecnológica(Instituto Federal de Brasília) Silva, Jeane SantosO presente trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica sobre a perspectiva da avaliação para as aprendizagens no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). As reflexões sobre essa temática buscam contribuir significativamente para a qualificação das práticas avaliativas no contexto da EPT, direcionando olhares para uma abordagem mais humanizada do processo avaliativo e coerente ao projeto de escola pública que busca abarcar todos os sujeitos no processo educativo. A pesquisa tem como objetivo discutir as possibilidades de uso de instrumentos avaliativos que podem potencializar a avaliação formativa no âmbito da EPT. Para o alcance dos objetivos propostos, o trabalho parte de uma pesquisa bibliográfica a partir dos referenciais já existentes sobre o tema. Identifica-se que, muitas vezes, os métodos avaliativos empregados nas escolas vão contra os princípios de uma educação democrática, que deveria promover inclusão, participação e equidade. Avaliações excludentes, classificatórias ou que não respeitam as diversidades acabam por restringir o acesso ao aprendizado em vez de promovê-lo e ampliá-lo. Sendo assim, diante de práticas avaliativas que não promovem uma educação democrática evidencia-se a urgência de transformações que alinhem os processos avaliativos aos ideais de uma escola inclusiva. Nesse sentido, entende-se que a avaliação da aprendizagem no contexto educacional e, especificamente, no âmbito da EPT deve ser um instrumento que auxilie os estudantes na promoção das aprendizagens, fomente o pensamento crítico, a autonomia e o aprendizado contínuo. O estudo evidencia a avaliação como um processo contínuo e sistemático, apontando que ela não pode ser esporádica nem improvisada, mas, ao contrário, deve ser constante e planejada. A concepção formativa da avaliação busca romper com as práticas tradicionais, promovendo um processo avaliativo centrado no diálogo, interação e na diversificação de instrumentos avaliativos que cumpram a finalidade de promover as aprendizagens.
- Educação profissional e tecnológica e a inclusão de mulheres mães: superando barreiras educacionais(Instituto Federal de Brasília) Rodrigues, Ismene Castro SousaEste estudo analisa as causas do abandono escolar de mulheres mães, relacionando-o às estruturas patriarcais que naturalizam a divisão sexual do trabalho, atribuindo a elas a responsabilidade exclusiva pelo cuidado doméstico e dos filhos. A pesquisa, de natureza qualitativa, baseia-se em revisão bibliográfica e análise de dados estatísticos (IBGE, INEP) para demonstrar como a evasão escolar feminina é influenciada por violências simbólicas e pela falta de políticas educacionais inclusivas. Os resultados revelam que 32,6% das jovens interrompem os estudos devido à maternidade ou afazeres domésticos, contrastando com os motivos predominantes entre homens (trabalho, 53,5%). Destaca-se ainda o papel da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e de programas como o Mulheres Mil na reintegração escolar, ao oferecer formação técnica articulada às demandas do mercado. Conclui-se que a evasão não é uma escolha individual, mas resultado de desigualdades estruturais, exigindo ações pedagógicas sensíveis a gênero e redes de apoio para garantir a permanência dessas mulheres na escola.
- A educação profissional voltada às mulheres privadas de liberdade no Brasil(Instituto Federal de Brasília) Vázquez, Débora Curvello LascombeO presente trabalho traz o tema da educação profissional voltada para as mulheres privadas de liberdade nas penitenciárias brasileiras. A intenção é averiguar se cursos dessa natureza são oferecidos para mulheres em restrição de liberdade. Mais especificamente, busca-se compreender quais são os cursos desse tipo ofertados às mulheres privadas de liberdade; quando esses cursos ficam à disposição delas; se as mulheres nessa condição os procuram; se elas frequentam esse tipo de curso; se finalizam os cursos; quantas os concluem e, principalmente, se há registros disponíveis acerca dessas informações. Este estudo baseou-se em pesquisa bibliográfica qualitativa e quantitativa, utilizando fontes acadêmicas, artigos e obras anteriores sobre esse assunto e sobre assuntos correlatos, legislações, pesquisas pré-existentes institucionais para a construção da análise e demais textos e trabalhos que pudessem contribuir na construção desse. A abordagem não se propôs a esgotar o tema, mas a oferecer um panorama possível da atual situação da educação profissional no sistema prisional feminino brasileiro. Tentou-se aqui despertar o interesse no leitor sobre o tema em apreço bem como trazer questionamentos sobre um assunto de relevante valor social que engloba vários fatores. Abrange camadas esquecidas da sociedade que são as pessoas encaredas; as mulheres, sobretudo as em condições de vulnerabilidade; a superlotação nas penitenciárias brasileiras; a educação formal intramuros; cursos de qualificação profissional, principalmente os ofertados nas prisões brasileiras às mulheres e também a discriminação sofrida pelas mulheres.
- Conexões interdisciplinares para o aprendizado: monitoria do proeja e a formação em licenciatura profissional e tecnológica(Instituto Federal de Brasília) Reis, Silvana Vasconcelos dosEste estudo analisou o papel da monitoria na formação de futuros professores de Licenciatura em Educação Profissional e Tecnológica (LEPT) e seu impacto na aprendizagem de jovens e adultos no contexto do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos(PROEJA), com foco na interdisciplinaridade. Utilizando uma abordagem qualitativa, com coleta de dados por meio de análise documental, observação participante e entrevistas semiestruturadas, a pesquisa evidenciou que a monitoria proporcionou aos futuros professores uma experiência prática significativa, contribuindo para sua formação e para a inovação pedagógica no PROEJA. A interdisciplinaridade, por sua vez, mostrou-se como um elemento fundamental para a construção de aprendizagens significativas e para a adaptação da educação às demandas do século XXI. Os resultados destacam a importância da monitoria e da interdisciplinaridade para a formação de professores e para a melhoria da qualidade da educação no PROEJA.

