Educação para sustentabilidade: reflexões sobre a percepção ambiental de um grupo de professores da Secretaria de Educação do DF

Data da publicação

Data da defesa

2015-01-01

Permissão de acesso

Diretor

Roteirista

Produtor executivo

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Título do periódico

Volume do periódico

Número da edição do periódico

Página inicial

Página final

Título do Evento

Número da edição do Evento

Nome da instituição

Instituto Federal de Brasília

Editora

Local de edição

Departamento

DOI

ISBN

ISSN

ISMN

Outros identificadores

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo realizar o monitoramento e a avaliação do Curso de Capacitação Águas do Cerrado, oferecido a um grupo de professores da rede pública de ensino do DF, observando seus processos, seus resultados e repercussões com vista à ampla divulgação de conhecimento e à sensibilização de outros grupos sociais e potenciais multiplicadores de ações semelhantes. Esta pesquisa compartilha o cenário com o Projeto Águas do Cerrado, que trata de uma ampla estratégia de reversão de processos de degradação ambiental, com o uso de princípios metodológicos, tais como: observação participante do Curso de Capacitação de Professores, análise quantitativa e qualitativa do processo. Tudo isto alinhado a uma importante questão específica: a de verificar a percepção ambiental dos participantes do processo no decorrer do curso. Com vistas a contribuir para a formação de uma consciência humanística e ética de aprender à espécie humana, repensar e reformar o pensamento. Portanto é preciso ser e estar amplamente preparado, com recursos e formas sensíveis de ensinar-aprender, para desempenhar o real significado do que se deseja abordar. O estudo nos permitiu fazer um levantamento de dados para refletir sobre processos de sensibilização ambiental e como a formação do sujeito ecológico pode intervir na realidade e construir novas relações. A educação ambiental, agroecologia e a permacultura se tornam estratégias fundamentais para que essa nova percepção seja alcançada.

Descrição

Áreas do conhecimento (CNPq)

CIENCIAS AGRARIAS

Referência

SANTOS, Érica Gabriela Braúna dos. Educação para sustentabilidade: reflexões sobre a percepção ambiental de um grupo de professores da Secretaria de Educação do DF. 2015. 64 f. (Trabalho de Conclusão de Curso) - Tecnologia em Agroecologia, Instituto Federal de Brasília Campus Planaltina, Planaltina, 2015.

Agência de fomento

Link externo

Link multimídia

Coleções