Minha trajetória - desafios e descobertas como deficiente intelectual no curso superior de Tecnologia em Agroecologia
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Resumo
A legislação brasileira garante a oportunidade de inclusão no ensino superior de pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (NEE). No entanto a sua efetividade ainda é um grande desafio e pauta de debates na comunidade acadêmica. Espera-se que as instituições de ensino estejam preparadas para receber estudantes com diversos tipos e graus de deficiências e que possam adaptar seus espaços e práticas pedagógicas de forma a possibilitar a participação desses em condição de igualdade com os demais estudantes, rompendo o preconceito social, e mostrando que são capazes de interagir em todas as atividades acadêmicas propostas nos cursos. Este trabalho traz um relato pessoal do autor, deficiente intelectual, dos seus desafios e vivências no Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia, cursado no Campus Planaltina, do Instituto Federal de Brasília. Essa experiência mostrou que a inclusão é possível no ensino superior e que a pessoa com Deficiência Intelectual pode ir mais além e superar as barreiras impostas pela sociedade e pela sua condição natural. No entanto constatou-se que apesar de todo o arcabouço legal, da existência de setores especializados de apoio às pessoas com necessidade especial na instituição e da boa vontade do corpo docente, ainda há muito a se avançar para que a inclusão no ensino superior seja efetiva e possa realmente cumprir seu papel que é de construir conhecimento e integrar o sujeito à sociedade.

