Análise do consumo de banana e construção de secador solar para reaproveitamento de seus resíduos no Conjunto P da Quadra QNM 23 Ceilândia Sul - DF

Data da publicação

Data da defesa

2018-11-06

Permissão de acesso

Orientador(a)

Diretor

Roteirista

Produtor executivo

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Título do periódico

Volume do periódico

Número da edição do periódico

Página inicial

Página final

Título do Evento

Número da edição do Evento

Nome da instituição

Instituto Federal de Brasília

Editora

Local de edição

Departamento

DOI

ISBN

ISSN

ISMN

Outros identificadores

Resumo

Este trabalho trata sobre a análise do consumo da banana e o reaproveitamento das cascas de banana e, como esse material depois de desidratado e triturado, pode ser usado como um adubo excelente para plantas. A desidratação das cascas de banana foi feita utilizando-se de um secador solar cujo processo de construção do mesmo está descrito no presente trabalho. Como o secador não necessita de energia elétrica para o seu funcionamento e, seus componentes, em sua grande maioria, são reaproveitados, o investimento para sua elaboração está bem próximo do zero. Tal facilidade e o baixo custo na fabricação deste secador solar são o ponto fundamental do projeto, devido ao fato de que este poderá ser replicado e utilizado nas residências do conjunto P da QNM 23, Ceilândia Sul – DF, onde o trabalho foi desenvolvido e os dados do consumo e reaproveitamento da banana e do resíduo, obtidos através de questionários com perguntas fechadas , aplicados diretamente e individualmente a cada morador da quadra da QNM 23 do conjunto P da Ceilândia Sul -DF . E também a confecção de uma cartilha de como fabricar o secador solar.

Descrição

Áreas do conhecimento (CNPq)

CIENCIAS AGRARIAS

Referência

BARRETO, Mirtes Sandra Rodrigues. Análise do consumo de banana e construção de secador solar para reaproveitamento de seus resíduos no Conjunto P da Quadra QNM 23 Ceilândia Sul - DF. 2018. TCC (Graduação) - Curso de Tecnologia em Agroecologia, Instituto Federal de Brasília (IFB) campus Planaltina, Planaltina, 2018.

Agência de fomento

Link externo

Link multimídia

Coleções