Ensino de química para alunos com deficiência visual
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Resumo
Este trabalho consiste em mostrar a importância da educação inclusiva em aulas de química para alunos com deficiência visual e alguns materiais adaptados para o desenvolvimento destes assim como debater a importância da formação de professores para atender a demanda de alunos com necessidades especiais, mostrar alguns materiais desenvolvidos para o estudo de modelos atômicos, tabela periódica, estruturas carbônicas, reações químicas, distribuição eletrônica e também o uso do pHmetro adaptado para pessoas com deficiência visual em laboratório, os quais podem auxiliar alunos nas aulas de química, assim como o uso do Braille para a aprendizagem de conceitos. A metodologia na pesquisa foi de cunho qualitativo, a fim de entender como os futuros professores de química, formandos pela Instituição Federal de Brasília, pensam a respeito da formação ofertada pela instituição abordando temas dentro da educação inclusiva como preparo acadêmico, educação para a diversidade, sugestões de mudanças, autoavaliação e avaliação da graduação. Conclui-se que a inclusão escolar é um processo necessário na vida das pessoas e para a sociedade como um todo e que os professores devem ser formados para tal, mas a inclusão não deve limitar-se a incluir unicamente o déficit visual, mas as integrar sem nenhum privilégio dos outros alunos, na aprendizagem, na avaliação e na perspectiva social.

