Pedagogia de projetos: das tendências pedagógicas ao ensino de química

Data da publicação

Data da defesa

2022-02-10

Permissão de acesso

Orientador(a)

Diretor

Roteirista

Produtor executivo

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Título do periódico

Volume do periódico

Número da edição do periódico

Página inicial

Página final

Título do Evento

Número da edição do Evento

Nome da instituição

Instituto Federal de Brasília

Editora

Local de edição

Departamento

DOI

ISBN

ISSN

ISMN

Outros identificadores

Resumo

O presente trabalho busca analisar os efeitos da aplicação dos princípios de projetos de pesquisa nas percepções dos estudantes acerca da disciplina de química. A pesquisa iniciou-se à partir de uma revisão bibliográfica sobre as tendências pedagógicas, buscando a definição dos papéis atribuídos aos participantes do processo de ensino-aprendizagem a partir do estabelecimento de uma relação entre métodos, período histórico e contexto social, político e econômico. A descrição da pedagogia de projetos fundamentou-se nas descrições de autores sobre a reformulação dos papéis de docentes e discentes, e na descrição dos projetos de aprendizagem. Com a intenção de comprovar os efeitos da utilização desta ferramenta de ensino, realizou-se a pesquisa de campo, na qual foi proposto o desenvolvimento de um pré-projeto de pesquisa e foram aplicados dois questionários com a intenção de obter resultados comparativos. Através dos resultados obtidos foi possível concluir que a utilização dos princípios dos projetos traz inúmeros benefícios para os estudantes, dentre eles podemos citar o estabelecimento de uma relação mais próxima com as ciências, o contato com a leitura e produção de textos científicos e o desenvolvimento de autonomia, pensamento crítico e tomada de decisões.

Descrição

Áreas do conhecimento (CNPq)

CIENCIAS HUMANAS

Referência

ARAUJO, Lycia Katarina Dantas e. Pedagogia de projetos: das tendências pedagógicas ao ensino de química. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) — Campus Gama, Instituto Federal de Brasília, Brasília, 2022.

Agência de fomento

Link externo

Link multimídia

Coleções