Sequência didática sobre os resíduos sólidos: uma abordagem da reciclagem do poliestireno expandido

Data da publicação

Data da defesa

2024

Permissão de acesso

Diretor

Roteirista

Produtor executivo

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Título do periódico

Volume do periódico

Número da edição do periódico

Página inicial

Página final

Título do Evento

Número da edição do Evento

Nome da instituição

Instituto Federal de Brasília

Editora

Local de edição

Departamento

DOI

ISBN

ISSN

ISMN

Outros identificadores

Resumo

A presente investigação orienta os leitores sobre o ensino de polímeros para estudantes da terceira série do Ensino Médio da educação profissional e tecnológica que serão formados como Técnicos em Química. Objetivamos apresentar uma proposta de ensino contextualizada a fim de contribuir para a aprendizagem de conceitos relacionados à Química Orgânica bem como oportunizar discussões sobre Educação Ambiental, Sustentabilidade e Resíduos Sólidos. Com isso, utilizou-se como referencial teórico metodológico proposto por Zabala para elaborar uma sequência didática composta por seis aulas encadeadas, visando que os estudantes aprendam de maneiras significativas, capacitando-os a se tornarem agentes de mudanças no meio que o cerca. Além disso, a proposta se fundamenta nos ensinamentos de Almeida, que trata o ensino de polímeros no Ensino Médio conciliando teoria e prática nas discussões. Durante as aulas, serão trabalhados tópicos sobre resíduos e reciclagem, de maneira que os estudantes consigam visualizar questões relacionadas à sustentabilidade. Essas temáticas serão trabalhadas por meio de textos, rodas de conversas, debates, vídeos que possam fomentar discussões sobre os resíduos e experimentação com a reciclagem do Poliestireno Expandido, transformando-o em chaveiros. As aulas desenvolvidas tendem a entender a demanda da turma e como elas seguem no direcionamento das aulas. Nossos resultados apontam para a viabilidade proposta, pois, ao desenvolverem com os discentes aulas no cunho teórico-prático eles tendem a enxergar a Química de forma mais atrativa e lúdica. Isso permite que os docentes promovam aulas mais interativas e que abordem temáticas sobre a reciclagem e a reutilização de materiais que após o seu uso, se torna resíduo, para que os estudantes percebam a Química ao seu redor.

Descrição

Áreas do conhecimento (CNPq)

CIENCIAS EXATAS E DA TERRA

Referência

ARMOND, Ítalo Eduardo Fernandes. Sequência didática sobre os resíduos sólidos: uma abordagem da reciclagem do poliestireno expandido. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) — Campus Gama, Instituto Federal de Brasília, Brasília, 2024.

Agência de fomento

Link externo

Link multimídia

Coleções