Motivação matemática no ensino remoto: uma reflexão sobre o ensino de matemática na pandemia

Data da publicação

Data da defesa

2022-01-28

Permissão de acesso

Diretor

Roteirista

Produtor executivo

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Título do periódico

Volume do periódico

Número da edição do periódico

Página inicial

Página final

Título do Evento

Número da edição do Evento

Nome da instituição

Instituto Federal de Brasília

Editora

Local de edição

Departamento

DOI

Matemática - estudo e ensino

ISBN

ISSN

ISMN

Outros identificadores

Resumo

Em um período que requer um distanciamento social devido a pandemiadeCovid-19, o âmbito educacional presencial teve de passar por uma adaptação para a modalidade de ensino remoto, com as aulas podendo ser síncronas ou assíncronas, gerando alguns desafios tanto para professores quanto para os alunos.Por isso, foi investigado sobre a motivação matemática no processo de ensino/aprendizagem, tendo como sujeitos da pesquisa grupo focal com 4 alunos de turmas do 2° ano do Ensino Médio Integrado (EMI) e manutenção automotiva do Instituto Federal de Brasília – campus Estrutural e uma entrevista semiestruturada com o professor de matemática dessas turmas, a fim de ponderar sobre a motivação no processo de aprendizagem durante o ensino remoto. Os relatos apontam para problemas de interação, infraestrutura e dentre outros.

Descrição

Áreas do conhecimento (CNPq)

CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
CIENCIAS HUMANAS

Referência

NÓBREGA, Nájela Soares da Silva. Motivação matemática no ensino remoto: uma reflexão sobre o ensino de matemática na pandemia. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Instituto Federal de Brasília, campsu Estrutural. Brasília, 2022.

Agência de fomento

Link externo

Link multimídia

Coleções