Oficinas autoinstrutivas no Ambiente Virtual GeoGebra: um relato de experiência de participação do projeto PIPA

Data da publicação

Data da defesa

2023-07-14

Permissão de acesso

Diretor

Roteirista

Produtor executivo

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Título do periódico

Volume do periódico

Número da edição do periódico

Página inicial

Página final

Título do Evento

Número da edição do Evento

Nome da instituição

Instituto Federal de Brasília

Editora

Local de edição

Departamento

DOI

ISBN

ISSN

ISMN

Outros identificadores

Resumo

O presente trabalho apresenta um relato de experiência sobre a execução de um projeto de pesquisa em ensino (Projeto PIPA), que aconteceu no âmbito do Instituto Federal de Brasília (IFB) no ano de 2018. O projeto tinha como objetivo o teste de uma metodologia de ensino aprendizagem que se utilizava de oficinas auto instrutivas. As oficinas, por sua vez, eram executadas em laboratório de informática usando o ambiente virtual GeoGebra. O público alvo era composto por uma amostra de estudantes do ensino médio integrado do IFB, colhida em diferentes campi. Durante o projeto, foram coletados dados dos participantes das oficinas através de formulários. Com isto, foi possível realizar uma a análise preliminar dessa metodologia de forma quantitativa descritiva. O relato também apresenta como essa experiência influenciou a minha formação como matemático durante todo o curso.

Descrição

Áreas do conhecimento (CNPq)

CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
CIENCIAS HUMANAS

Referência

MOTA, Mateus Cardoso. Oficinas autoinstrutivas no Ambiente Virtual GeoGebra: um relato de experiência de participação do projeto PIPA. 2023. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Brasília, campus Estrutural. Brasília, 2023.

Agência de fomento

Link externo

Link multimídia

Coleções