Clube de leitura de popularização da matemática como estratégia para engajamento de estudantes do ensino médio em matemática

Data da publicação

Data da defesa

2023-12-05

Permissão de acesso

Diretor

Roteirista

Produtor executivo

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Título do periódico

Volume do periódico

Número da edição do periódico

Página inicial

Página final

Título do Evento

Número da edição do Evento

Nome da instituição

Instituto Federal de Brasília

Editora

Local de edição

Departamento

DOI

ISBN

ISSN

ISMN

Outros identificadores

Resumo

O artigo em questão busca verificar se um clube de leitura pode ajudar no engajamento dos alunos de uma turma no ensino médio, tendo como consequência a redução da ansiedade e o aumento da motivação deles. O método da pesquisa foi o misto, onde foi passado aos alunos dois testes, um de motivação e um de ansiedade, sendo aplicados no primeiro e no último dia do clube de leitura e, além dos testes, no último dia teve uma roda de conversa para que os alunos falassem como se sentiram com a pesquisa e se a pesquisa os ajudou em relação à motivação e à ansiedade. Em relação aos resultados, foram bastante satisfatórios, pois houve um aumento na motivação dos alunos e uma redução da ansiedade. Mesmo com o tempo curto e com a participação de poucos alunos, obteve-se um resultado bom em relação à motivação e à ansiedade.

Descrição

Áreas do conhecimento (CNPq)

CIENCIAS HUMANAS
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA

Referência

PINTO, Gabriella Mariana Rodrigues. Clube de leitura de popularização da matemática como estratégia para engajamento de estudantes do ensino médio em matemática. 2023. 7 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília, Campus Estrutural, Brasília, 2023.

Agência de fomento

Link externo

Link multimídia

Coleções