Distribuições extremais maximais: uma proposta de transposição didática para o ensino médio
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Resumo
A teoria probabilística de valores extremos é uma mistura curiosa e fascinante de uma enorme variedade de aplicações envolvendo fenômenos, como precipitação de chuvas, inundações, rajadas de vento, poluição do ar, etc. No contexto de ensino e aprendizagem, tal teoria permite o desenvolvimento de noções elementares: construir tabelas simples e gráficos de barras; discutir as diferenças entre experimento determinístico e aleatório; estimar probabilidades por meio da frequência relativa, analisar padrões observados e esperados. Uma vez que essas noções fazem parte da Educação Básica, há a possibilidade de um estudo inicial de seus conceitos através de alguns exemplos e aplicações para o Ensino Médio. Apoiamo-nos em Designbased research(DBR) ou Pesquisa de esenvolvimento proposta por Ann L. Brown,que possibilita a reflexão sobre o saber científico reelaborado para ser utilizado em situações de ensino. Deste modo, com o objetivo de apresentar interessantes aplicações da Probabilidade/Estatística e motivar os estudantes na sua aprendizagem, este trabalho traz uma proposta de sequência didática, isto é, um conjunto de atividades planejadas, visando auxiliar o ensino dos conceitos de Probabilidade/Estatística, na educação básica, normatizados pela Base Nacional Comum Curricular.

