O uso de metodologias ativas em uam licenciatura em matemática do IFB: uma perspectiva antes, durante e depois do período de ensino remoto
Data da publicação
Data da defesa
Permissão de acesso
Orientador(a)
Lattes do Orientador
Diretor
Roteirista
Produtor executivo
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Título do periódico
Volume do periódico
Número da edição do periódico
Página inicial
Página final
Título do Evento
Número da edição do Evento
Nome da instituição
Editora
Local de edição
Campus
Departamento
DOI
ISBN
ISSN
ISMN
Outros identificadores
Resumo
O presente artigo apresenta os resultados da pesquisa realizada em um curso em Licenciatura em Matemática do IFB, abordando o tema do uso das Metodologias Ativas, antes, durante e depois do período de ensino remoto. Para tal, inicialmente, analisou-se o impacto do ensino remoto na forma de ensinar dos docentes e as transformações ocorridas em suas aulas. Posteriormente, buscou-se investigar se a utilização de tecnologias durante as aulas contribuiu para a inserção das metodologias ativas e averiguar, sob a perspectiva dos docentes, se a utilização dessas tem gerado efeito positivo no processo de ensino-aprendizagem. Metodologicamente, este estudo se caracteriza como uma pesquisa de campo, com caráter qualitativo e quantitativo. A coleta dos dados foi feita por meio de um questionário eletrônico e analisados pelo método indutivo, de maneira interpretativa. Os resultados demonstram que o período de ensino remoto gerou impacto no uso de metodologias ativas após este período, porém ainda há empecilhos para a sua implementação.
Descrição
Áreas do conhecimento (CNPq)
CIENCIAS HUMANAS

