O uso de metodologias ativas em uam licenciatura em matemática do IFB: uma perspectiva antes, durante e depois do período de ensino remoto

Data da publicação

Data da defesa

2023-07-13

Permissão de acesso

Lattes do Orientador

Diretor

Roteirista

Produtor executivo

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Título do periódico

Volume do periódico

Número da edição do periódico

Página inicial

Página final

Título do Evento

Número da edição do Evento

Nome da instituição

Instituto Federal de Brasília

Editora

Local de edição

Departamento

DOI

ISBN

ISSN

ISMN

Outros identificadores

Resumo

O presente artigo apresenta os resultados da pesquisa realizada em um curso em Licenciatura em Matemática do IFB, abordando o tema do uso das Metodologias Ativas, antes, durante e depois do período de ensino remoto. Para tal, inicialmente, analisou-se o impacto do ensino remoto na forma de ensinar dos docentes e as transformações ocorridas em suas aulas. Posteriormente, buscou-se investigar se a utilização de tecnologias durante as aulas contribuiu para a inserção das metodologias ativas e averiguar, sob a perspectiva dos docentes, se a utilização dessas tem gerado efeito positivo no processo de ensino-aprendizagem. Metodologicamente, este estudo se caracteriza como uma pesquisa de campo, com caráter qualitativo e quantitativo. A coleta dos dados foi feita por meio de um questionário eletrônico e analisados pelo método indutivo, de maneira interpretativa. Os resultados demonstram que o período de ensino remoto gerou impacto no uso de metodologias ativas após este período, porém ainda há empecilhos para a sua implementação.

Descrição

Áreas do conhecimento (CNPq)

CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
CIENCIAS HUMANAS

Referência

SANTOS, Jean Carvalho Aguiar dos. O uso de metodologias ativas em uam licenciatura em matemática do IFB: uma perspectiva antes, durante e depois do período de ensino remoto. 2023 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Brasília, campus Estrutural. Brasília, 2023.

Agência de fomento

Link externo

Link multimídia

Coleções