Desenvolvimento de prática computacional desplugada para o ensino médio na perspectiva da BNCC
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Resumo
Com o rápido avanço e necessidade de interação com as novas tecnologias surge o conceito do pensamento computacional (PC), que pode ser descrito como a habilidade intelectual de solucionar problemas pensando de forma computacional. Em 2018 temos essas conceitos e habilidades incorporados a base nacional comum curricular (BNCC), especificamente na área da matemática, por conseguinte o presente trabalho teve como objetivo geral o desenvolvimento de um jogo que trabalhasse o pensamento computacional de forma desplugada com alunos da educação básica. Portanto foi elaborado e confeccionado o jogo das cartas que tem como objetivo o uso de diagramas de regras condicionais para solucionar problemas de agrupamento. As questões apresentadas no jogo pertencem a prova da olimpíada brasileira de informática (OBI), visto que a prova abrange os temas relacionados as habilidades da BNCC. No jogo os alunos utilizaram as cartas para montar diagramas das regras condicionais se então, se somente se, e conectivos e/ou, e usá-los para solucionar os problemas de agrupamento de uma a três grupos.
Descrição
Palavras-chave
Áreas do conhecimento (CNPq)
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA

