BNCC e taxonomia de Bloom: como as habilidades em probabilidade progridem ao longo do Ensino Fundamental
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Resumo
Apesar do tema ensino de probabilidade estar presente nos principais documentos norteadores da Educação Básica do Brasil, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ainda existe uma escassez de produção de artigos sobre a temática, voltados para Ensino Fundamental. Pensando nisso, e em uma forma de minimizar a dificuldade que os estudantes encontram em assimilar os conteúdos de Probabilidade, o objetivo deste trabalho é analisar, utilizando a Taxonomia de Bloom, a progressão das habilidades de probabilidade na unidade temática Probabilidade e Estatística da BNCC de Matemática ao longo do Ensino Fundamental. Para isso, foi construída uma linha do tempo sobre o processo de criação da BNCC, através de uma pesquisa documental. Por meio de uma pesquisa bibliográfica apresentou-se a Taxonomia de Bloom Revisada (TBR). Com todas essas investigações feitas, foi possível encaixar as habilidades específicas de Probabilidade, na tabela bidimensional da TBR, e identificar os saltos de progressão que ocorrem entre elas. Sendo observado, que o principal salto acontece do quinto para o sexto ano do Ensino Fundamental, constatando que essa progressão das habilidades é coerente com o que Piaget (1999) pensa sobre o desenvolvimento cognitivo desses estudantes. Portanto, com essa pesquisa, busca-se incentivar a investigação das habilidades de outras unidades temáticas e etapas.
Descrição
Áreas do conhecimento (CNPq)
CIENCIAS HUMANAS

