Letramento em avaliação na formação de professores de línguas: um estudo de caso

Data da publicação

Data da defesa

2023-12-11

Permissão de acesso

Lattes do Orientador

Diretor

Roteirista

Produtor executivo

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Título do periódico

Volume do periódico

Número da edição do periódico

Página inicial

Página final

Título do Evento

Número da edição do Evento

Nome da instituição

Instituto Federal de Brasília

Editora

Local de edição

Departamento

DOI

ISBN

ISSN

ISMN

Outros identificadores

Resumo

Este estudo tem o objetivo principal analisar os efeitos do letramento em avaliação na formação inicial de professores de inglês como avaliadores em uma turma do segundo semestre e outra do oitavo. Nas seções teóricas, são apresentadas noções de avaliação (Brown, 2004; Earl, 2003; Villas Boas, 2014), o letramento em avaliação e o lugar nos cursos de licenciatura (Soares, 2004; Stiggins, 1991; Popham, 2009; Giraldo, 2021) e também as experiências com a avaliação durante a formação inicial (Fernandes, 2019; Quevedo-Camargo, 2020; Zocaratto, 2018). Esta pesquisa é um estudo de caso, de caráter qualitativo, realizado com estudantes de segundo e oitavo semestres de um curso de Licenciatura em Letras-Inglês de um Instituto Federal de Brasília. Para alcançar os objetivos, foi utilizado o método indutivo (Gil, 2008) de pesquisa a partir de respostas levantadas por meio de um questionário com perguntas abertas e fechadas. No total, 33 participantes, 17 do segundo semestre e 16 do oitavo semestre participaram da pesquisa. Foi identificado que as experiências com avaliação durante o curso de formação inicial impactam significativamente no processo de letramento em avaliação e que o espaço para o estudo desse tema em um curso de licenciatura é fundamental para que futuros professores sejam capacitados para utilizar de forma ética, transparente e eficaz a avaliação.

Descrição

Áreas do conhecimento (CNPq)

LINGUISTICA, LETRAS E ARTES

Referência

OLIVEIRA, Daniela Barbosa de. Letramento em avaliação na formação de professores de línguas: um estudo de caso. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Inglês) - Campus Riacho Fundo, Instituto Federal de Brasília, 2023.

Agência de fomento

Link externo

Link multimídia

Coleções