O abandono da educação pública na área metropolitana de Brasília-DF: estudo de caso em Águas Lindas de Goiás

Data da publicação

Data da defesa

2025

Permissão de acesso

Diretor

Roteirista

Produtor executivo

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Título do periódico

Volume do periódico

Número da edição do periódico

Página inicial

Página final

Título do Evento

Número da edição do Evento

Nome da instituição

Instituto Federal de Brasília

Editora

Local de edição

Departamento

DOI

ISBN

ISSN

ISMN

Outros identificadores

Resumo

O presente artigo sintetiza os principais resultados de uma investigação acerca das condições da educação pública no entorno do Distrito Federal-DF, a Área Metropolitana de Brasília - DF (AMB). A qual foi realizado um levantamento de informações do entorno, RIDE-DF, RME- DF e AMB, e de uma amostra representativa da cidade com maior índice demográfico do entorno, o município adjacente do DF, Águas Lindas de Goiás. A amostra de dados educacionais analisados refere-se aos indicadores do “Índice de qualidade educacional”, juntamente a outras informações acerca da educação, com recorte nos anos finais do ensino fundamental, etapa de ensino no qual a Geografia é trabalhada durante um período maior. Em seguida, é discutido o papel da educação para o desenvolvimento da cidade, a partir da leitura geográfica acerca das relações e dinâmicas socioespaciais da cidad e.

Descrição

Áreas do conhecimento (CNPq)

CIENCIAS HUMANAS

Referência

MENEZES, Juliana Costa. O abandono da educação pública na área metropolitana de Brasília-DF: estudo de caso em Águas Lindas de Goiás, 2025. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Geografia) — Instituto Federal de Brasília, Brasília, 2025.

Agência de fomento

Link externo

Link multimídia

Coleções