A inserção do estudante do ensino médio integrado no mundo do trabalho como proposta pedagógica no processo de ensino-aprendizagem
Arquivo(s)
Data da publicação
Data da defesa
Permissão de acesso
Orientador(a)
Lattes do Orientador
Diretor
Roteirista
Produtor executivo
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Título do periódico
Volume do periódico
Número da edição do periódico
Página inicial
Página final
Título do Evento
Número da edição do Evento
Nome da instituição
Editora
Local de edição
Campus
Departamento
DOI
ISBN
ISSN
ISMN
Outros identificadores
Resumo
Este trabalho tem como objetivo geral identificar a prática pedagógica nos documentos oficiais do Ensino Médio Integrado e sua compatibilidade com a literatura acadêmica. O objetivo específico é analisar criticamente documentos como a Lei 11.892/2008, as Diretrizes Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum Curricular, além de comparar as normativas com percepções acadêmicas. Utilizou-se a metodologia de revisão narrativa, sintetizando fontes como artigos acadêmicos, dissertações e documentos oficiais. Como resultado, demonstrou-se que a integração entre teoria e prática é essencial para a formação de profissionais preparados para os desafios do mercado de trabalho e da cidadania. Conclui-se que uma abordagem pedagógica equilibrada entre prática e teoria promove uma formação holística que atende tanto às demandas técnicas quanto à formação crítica e humanizadora.

