A inserção do estudante do ensino médio integrado no mundo do trabalho como proposta pedagógica no processo de ensino-aprendizagem

Data da publicação

Data da defesa

2024-09-19

Permissão de acesso

Diretor

Roteirista

Produtor executivo

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Título do periódico

Volume do periódico

Número da edição do periódico

Página inicial

Página final

Título do Evento

Número da edição do Evento

Nome da instituição

Instituto Federal de Brasília

Editora

Local de edição

Departamento

DOI

ISBN

ISSN

ISMN

Outros identificadores

Resumo

Este trabalho tem como objetivo geral identificar a prática pedagógica nos documentos oficiais do Ensino Médio Integrado e sua compatibilidade com a literatura acadêmica. O objetivo específico é analisar criticamente documentos como a Lei 11.892/2008, as Diretrizes Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum Curricular, além de comparar as normativas com percepções acadêmicas. Utilizou-se a metodologia de revisão narrativa, sintetizando fontes como artigos acadêmicos, dissertações e documentos oficiais. Como resultado, demonstrou-se que a integração entre teoria e prática é essencial para a formação de profissionais preparados para os desafios do mercado de trabalho e da cidadania. Conclui-se que uma abordagem pedagógica equilibrada entre prática e teoria promove uma formação holística que atende tanto às demandas técnicas quanto à formação crítica e humanizadora.

Descrição

Áreas do conhecimento (CNPq)

CIENCIAS HUMANAS

Referência

SANTOS, Janaína Aires dos R. A inserção do estudante do ensino médio integrado no mundo do trabalho como proposta pedagógica no processo de ensino-aprendizagem. 2024. Artigo. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Profissional) – Campus Samambaia, Instituto Federal de Brasília, Brasília, 2024.

Agência de fomento

Link multimídia

Coleções