Gameiose: recurso didático para o ensino da meiose no ensino médio
Data da publicação
Data da defesa
Permissão de acesso
Autoria
Orientador(a)
Lattes do Orientador
Diretor
Roteirista
Produtor executivo
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Título do periódico
Volume do periódico
Número da edição do periódico
Página inicial
Página final
Título do Evento
Número da edição do Evento
Nome da instituição
Editora
Local de edição
Campus
Departamento
DOI
ISBN
ISSN
ISMN
Outros identificadores
Resumo
Este trabalho possui autorização de publicação apenas do resumo.
O ensino da Biologia evidencia dificuldades metodológicas e de aprendizagem. A divisão celular é um dos temas complexos da biologia e por ser um conteúdo abstrato, a contextualização se torna difícil, o que desestimula os estudantes. Uma forma de se atenuar a metodologia tradicional é o uso de metodologias ativas. O jogo didático é uma opção de metodologia ativa que pode proporcionar aprendizado de temas difíceis de forma lúdica. O objetivo deste trabalho foi elaborar um recurso didático para facilitar a compreensão do tema meiose no processo de ensino de Biologia para o Ensino Médio. O trabalho foi desenvolvido no período de março a novembro de 2017 e realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília Campus Planaltina, situado na Rodovia DF-128, Km 21, zona rural de Planaltina. Foi realizada uma análise dos livros didáticos para verificar a forma que o conteúdo é abordado no Ensino Médio e também para compor as questões dos questionários que foram aplicados antes e após o jogo. GaMeiose foi desenvolvido como tabuleiro e utiliza-se de dados e peças guias para jogar. Foram confeccionadas para o jogo 180 cartas, sendo 144 cartas de questões referentes à meiose e 36 de sorte e azar. Os resultados mostram que a metodologia apresentada melhorou, no geral, o desempenho dos estudantes. Mas que não deve ser utilizada como um fim em si mesmo.

