Eficiência das ferramentas de estudo: uma análise comparativa entre videoaulas e livros/textos didáticos
Data da publicação
Data da defesa
Permissão de acesso
Orientador(a)
Lattes do Orientador
Diretor
Roteirista
Produtor executivo
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Título do periódico
Volume do periódico
Número da edição do periódico
Página inicial
Página final
Título do Evento
Número da edição do Evento
Nome da instituição
Editora
Local de edição
Campus
Departamento
DOI
ISBN
ISSN
ISMN
Outros identificadores
Resumo
A crescente inserção das tecnologias digitais no contexto educacional tem transformado as formas de acesso e construção do conhecimento. Este trabalho buscou analisar comparativamente a eficácia no uso de videoaulas e textos didáticos como estratégias de estudo no desempenho acadêmico de estudantes do curso de Licenciatura em Biologia do IFB Campus Planaltina, nos componentes curriculares de Fisiologia Animal I e II. A pesquisa foi composta por duas etapas independentes: a primeira consistiu na aplicação de um questionário com escala Likert, que mensura de 1 a 5 o nível de concordância dos participantes, respondido por estudantes de todos os semestres da Licenciatura em Biologia, com o objetivo de mapear os hábitos de estudo e as percepções sobre o uso de videoaulas e textos. Na segunda etapa, foi conduzido um experimento específico com alunos das disciplinas de Fisiologia Animal I e II, que foram divididos em dois grupos, utilizando exclusivamente videoaulas ou textos com aplicação de pré e pós teste com a nota máxima 10. Os resultados indicaram que o uso de textos proporcionou melhor desempenho em Fisiologia I, enquanto em Fisiologia II houve uma leve vantagem para o grupo que utilizou videoaulas. A pesquisa reforça que a combinação equilibrada entre mídias tradicionais e digitais pode potencializar o processo de aprendizagem, desde que alinhada a práticas pedagógicas adequadas.

