Desenvolvimento de uma esponja floral biológica como modelo de produto para o ensino de educação ambiental
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Resumo
Este estudo apresenta um modelo de produto completamente biodegradável, uma Esponja Floral Biológica (EFB), visando proporcionar uma alternativa de aprendizado em Educação Ambiental (EA) para estudantes do Ensino Médio. O produto em questão representa uma solução sustentável e pretende fomentar a conscientização ambiental, a responsabilidade social e a reflexão sobre abordagens ecológicas para os desafios atuais. Com o intuito de tornar o ensino de EA mais envolvente e inspirador para os estudantes do Ensino Médio, propõe-se a introdução de um exemplo prático: a EFB em sala de aula. Para isso foi desenvolvido e demonstrado a viabilidade para ser comercializada na indústria florística, e também, uma aula, uma oficina e um questionário avaliativo foram elaborados e aplicados para alunos do Ensino Médio (1º ano) da Escola Centro de Ensino Médio 01 (Centrão). Como resultado, a EFB demonstrou uma habilidade notável em absorver água, mantendo a vitalidade de flores e folhas por até uma semana, desde que armazenada corretamente. Além disso, a inclusão de conservantes naturais mostrou ser uma estratégia promissora para preservar a integridade da esponja e proteger as plantas, abrindo novas perspectivas para futuras pesquisas. Em relação à aplicação em sala de aula, a abordagem demonstrou resultados bastante positivos em termos de eficácia no aprendizado de questões ambientais. A EFB serve como uma alternativa ecologicamente responsável, ao ser uma inovação, e na escola pôde estimular a consciência ambiental e a responsabilidade social dos alunos, incentivando-os a ponderar sobre soluções ecológicas diante dos desafios ambientais atuais. Esse resultado foi alcançado por meio da integração do produto em aula destinada a perspectivas práticas para o ensino de EA.

