Desenvolvimento e avaliação de um jogo virtual como ferramenta de ensino para a disciplina de biologia celular

Data da publicação

Data da defesa

2022-01-20

Permissão de acesso

Diretor

Roteirista

Produtor executivo

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Título do periódico

Volume do periódico

Número da edição do periódico

Página inicial

Página final

Título do Evento

Número da edição do Evento

Nome da instituição

Instituto Federal de Brasília

Editora

Local de edição

Departamento

DOI

ISBN

ISSN

ISMN

Outros identificadores

Resumo

Tendo em vista o atual contexto pandêmico, diversas mudanças ocorreram para que estudantes e professores se adaptassem ao ensino remoto. Diante desse cenário, os jogos educativos digitais surgem como alternativas viáveis para associar a tecnologia e o ensino. Mediante essa realidade, foi desenvolvido um jogo virtual interativo do tipo quiz associado a explicações breves, na perspectiva da microaprendizagem para ser utilizado como uma ferramenta de apoio facilitando o ensino de Biologia Celular. Para a elaboração das questões e conteúdos no jogo, foram selecionados os conteúdos que os alunos apresentam maior dificuldade de acordo com a docente responsável pelo componente de Biologia Celular no IFB-Licenciatura em Biologia. O jogo foi desenvolvido no PowerPoint, construído em 76 slides, segmentados em 4 partes, onde 1) slides de apresentação; 2) slides de explicação; 3) slides de questões e 4) slides de feedback. Logo que concluído, ele foi enviado para professores e alunos do curso de Licenciatura em Biologia do Instituto Federal de Brasília – Campus Planaltina. Juntamente ao jogo, foi enviado um questionário de avaliação como um método de verificação da eficácia e aceitação da proposta, para que, após jogarem pudessem avaliar. Em análise aos resultados coletados do questionário foi possível comprovar que o jogo é eficaz no ensino e pode ser utilizado como ferramenta de apoio na disciplina, visto que foi avaliado positivamente por ambos os públicos.

Descrição

Áreas do conhecimento (CNPq)

CIENCIAS BIOLOGICAS

Referência

SANTOS, Ivonice de Souza. Desenvolvimento e avaliação de um jogo virtual como ferramenta de ensino para a disciplina de biologia celular. 2021. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Biologia, Instituto Federal de Brasília (IFB) campus Planaltina, Planaltina, 2022.

Agência de fomento

Link externo

Link multimídia

Coleções