Desafios de interpretação de imagens em questões de biologia no Enem
Data da publicação
Data da defesa
Permissão de acesso
Orientador(a)
Lattes do Orientador
Diretor
Roteirista
Produtor executivo
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Título do periódico
Volume do periódico
Número da edição do periódico
Página inicial
Página final
Título do Evento
Número da edição do Evento
Nome da instituição
Editora
Local de edição
Campus
Departamento
DOI
ISBN
ISSN
ISMN
Outros identificadores
Resumo
Este estudo investiga a interpretação de imagens em questões de biologia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado no Centro Educacional Stella dos Cherubins Guimarães Tróis (CED Stella), em Planaltina, Distrito Federal. A pesquisa revela que a maioria dos estudantes enfrenta dificuldades significativas na interpretação visual, possivelmente devido a falta de letramento visual durante a Educação Básica. Os resultados destacam a necessidade de estratégias pedagógicas que fortaleçam a leitura e compreensão de elementos visuais, sugerindo intervenções como a utilização de roteiros de leitura e aulas focadas na interpretação de linguagens não verbais para aprimorar as habilidades dos estudantes na resolução de questões visuais do Enem.

