Efeitos dos batimentos binaurais na atenção e concentração em estudantes universitários

Data da publicação

Data da defesa

2025-01-27

Permissão de acesso

Diretor

Roteirista

Produtor executivo

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Título do periódico

Volume do periódico

Número da edição do periódico

Página inicial

Página final

Título do Evento

Número da edição do Evento

Nome da instituição

Instituto Federal de Brasília

Editora

Local de edição

Departamento

DOI

ISBN

ISSN

ISMN

Outros identificadores

Resumo

O presente trabalho investigou os efeitos dos batimentos binaurais na atenção e concentração de estudantes do curso de Ciências Biológicas do IFB Campus Planaltina e de Ciências Naturais da UnB Campus Planaltina. O objetivo principal foi analisar o impacto dos batimentos binaurais na melhoria da atenção e concentração, utilizando um aplicativo durante a resolução de testes de atenção e no estudo de conteúdos acadêmicos. O método utilizado consistiu em um estudo experimental, no qual os participantes realizaram os testes D2 e STROOP com e sem a exposição aos batimentos binaurais. Os resultados do teste t para amostras dependentes no teste D2 indicaram que o desempenho com o uso de batimentos binaurais foi estatisticamente superior (p = 0,0111) ao desempenho sem a exposição, não havendo diferenças estatísticas para os testes STROOP. Foi observado que indivíduos com níveis elevados de atenção (maiores índices de acertos e menores de erros) apresentaram benefícios menores com o uso dos batimentos binaurais. Em contrapartida, os participantes com baixos índices de atenção (menores acertos e maior número de erros) demonstraram melhorias significativas em seus desempenhos (aumento no número de acertos e diminuição no número de erros). Concluiu-se que os batimentos binaurais podem ser uma ferramenta eficaz para aprimorar a concentração, especialmente em contextos educacionais, sendo particularmente benéficos para indivíduos com baixos níveis de atenção.

Descrição

Áreas do conhecimento (CNPq)

CIENCIAS BIOLOGICAS

Referência

SILVA, Carina da. Efeitos dos batimentos binaurais na atenção e concentração em estudantes universitários. 2024. 26 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Biologia, Instituto Federal de Brasília (IFB) campus Planaltina, Planaltina, 2025.

Agência de fomento

Link externo

Link multimídia

Coleções