Evolução biológica: percepções de professores de ciências naturais/biologia atuantes no ensino básico do Distrito Federal
Data da publicação
Data da defesa
Permissão de acesso
Orientador(a)
Lattes do Orientador
Diretor
Roteirista
Produtor executivo
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Título do periódico
Volume do periódico
Número da edição do periódico
Página inicial
Página final
Título do Evento
Número da edição do Evento
Nome da instituição
Editora
Local de edição
Campus
Departamento
DOI
ISBN
ISSN
ISMN
Outros identificadores
Resumo
Apesar de sua importância como eixo integrador da Biologia, existem muitos problemas relacionados ao ensino da Evolução Biológica. O presente trabalho trata das percepções sobre Evolução Biológica de 34 professores das disciplinas de Ciências Naturais e/ou Biologia atuantes no Ensino Básico do Distrito Federal. Conceitos e concepções sobre a evolução biológica e teorias evolutivas foram analisadas de modo quali-quantitativo por meio da aplicação de um questionário. Os dados quantitativos foram analisados a partir de estatística descritiva e teste de hipótese, enquanto os dados qualitativos foram submetidos a uma análise textual descritiva. As respostas obtidas revelaram um desempenho não satisfatório dos respondentes. Houve diferença significativa entre o desempenho ligeiramente melhor de professores formados em instituições públicas e o desempenho dos formados em instituições privadas. Por outro lado, o ano de formação não influenciou significativamente as respostas, indicando que problemas encontrados no ensino de evolução são perenes. Além disso, as percepções de parcela considerável dos professores são progressistas e finalistas, revelando um viés lamarckista em suas concepções de evolução.

