Metodologias ativas no ensino de ciências e biologia na educação de jovens e adultos: uma revisão sistemática
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Resumo
As metodologias ativas (MA) posicionam o aluno como protagonista no processo de aprendizagem e a literatura apresenta evidências de suas funcionalidades. Este trabalho buscou realizar uma revisão sistemática de literatura a fim de analisar o uso das MA no ensino de ciências e biologia na Educação de Jovens e Adultos (EJA), de modo a identificar e divulgar propostas com impacto positivo no rendimento e na motivação dos estudantes. Para a pesquisa foram utilizados os descritores: MA, EJA, ensino de biologia e ensino de ciências, nas bases Google Scholar e BDTD. Os critérios de inclusão das publicações foram 1) apenas artigos (de eventos ou de revistas), dissertações e teses, 2) publicações que possuíssem relação com os descritores e 3) publicadas nos últimos 10 anos. Após o levantamento, foi realizada uma análise de conteúdo que levou à estruturação de quatro categorias: 1) artigos de revisão relacionados às MA; 2) estratégias lúdicas como propostas de aplicação de MA; 3) pesquisas que abordam aplicação de aprendizagem baseada em problemas (ABP), instrução por pares e rotação por estações e 4) pesquisas que abordam o “aprender fazendo”. Os resultados corroboram pesquisas anteriores, tanto no aspecto de que poucos trabalhos foram encontrados (21), quanto ao revelarem o aumento no rendimento e motivação dos estudantes. As propostas mais citadas nos trabalhos foram a APB e “aprender fazendo”. Consideram-se promissores os resultados no sentido de indicar a possibilidade de aplicação de diferentes abordagens com MA na EJA. Além disso, a escassa quantidade de publicações revela uma lacuna a ser preenchida por novas pesquisas.

