Realidade aumentada: uma ferramenta tecnológica a ser explorada no Novo Ensino Médio – NEM no ensino de anatomia humana

Data da publicação

Data da defesa

2024-08-26

Permissão de acesso

Diretor

Roteirista

Produtor executivo

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Título do periódico

Volume do periódico

Número da edição do periódico

Página inicial

Página final

Título do Evento

Número da edição do Evento

Nome da instituição

Instituto Federal de Brasília

Editora

Local de edição

Departamento

DOI

ISBN

ISSN

ISMN

Outros identificadores

Resumo

Com a inserção das tecnologias na sociedade o modo como vivemos tem mudado drasticamente, seja no trabalho ou na comunicação o avanço dessas tecnologias tem sido um precursor para essas mudanças. Nesse sentido, as tecnologias têm sido relevantes para a transformação da educação, uma vez que o uso dessas ferramentas melhora a qualidade de ensino tornando o aprendizado mais didático e lúdico. A abordagem do ensino de Anatomia Humana dentro do Novo Ensino Médio pode ser mais atrativa com o uso da Realidade Aumentada, tendo em vista que essa ferramenta tem ganhado espaço proporcionando uma experiência imersiva e enriquecendo o aprendizado. O estudo desse trabalho baseou-se em uma revisão de literatura onde foi realizada a análise dos trabalhos entre o período de 2012 à 2022, com o objetivo de analisar o uso da Realidade Aumentada – ferramenta tecnológica que sobrepõe elementos digitais como imagens, sons ou outros dados, ao mundo real de forma simultânea, complementando e interagindo com o ambiente físico ao redor do usuário – como ferramenta de apoio para o ensino de Anatomia Humana, verificando sua importância para o processo de ensino-aprendizagem, apontando seu efeito e apresentando possíveis contribuições do uso da Realidade Aumentada no Novo Ensino Médio, bem como propor uma Unidade Curricular Eletiva utilizando a Realidade Aumentada dentro da proposta do Itinerário Formativo. Pôde-se observar que mesmo que estudos comprovem a eficácia do uso da Realidade Aumentada no ensino de Anatomia humana é necessário que haja maior investimento na educação por parte de órgãos governamentais, tendo em vista que muitas escolas ainda não têm acesso a internet e a dispositivos de qualidade. Também é preciso que as lojas de aplicativos desenvolvam softwares com mais opções de outros idiomas. O uso da Realidade Aumentada no ensino de Anatomia Humana pode favorecer o aprendizado tornando-o mais envolvente e desafiador.

Descrição

Áreas do conhecimento (CNPq)

CIENCIAS BIOLOGICAS

Referência

MATOS, Sueide Alves. Realidade aumentada: uma ferramenta tecnológica a ser explorada no Novo Ensino Médio – NEM no ensino de anatomia humana. 2024. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Biologia, Instituto Federal de Brasília (IFB) campus Planaltina, Planaltina, 2024.

Agência de fomento

Link externo

Link multimídia

Coleções