A utilização de metodologias ativas de ensino-aprendizagem em educação ambiental
Data da publicação
Data da defesa
Permissão de acesso
Autoria
Orientador(a)
Lattes do Orientador
Diretor
Roteirista
Produtor executivo
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Título do periódico
Volume do periódico
Número da edição do periódico
Página inicial
Página final
Título do Evento
Número da edição do Evento
Nome da instituição
Editora
Local de edição
Campus
Departamento
DOI
ISBN
ISSN
ISMN
Outros identificadores
Resumo
Este trabalho possui autorização de publicação apenas do resumo.
Diante dos crescentes problemas ambientais enfrentados pela humanidade, a Educação Ambiental (EA) se faz cada vez mais urgente. É necessário fazer com que o espectador se interesse pelo conhecimento e se torne protagonista de seu próprio aprendizado. Neste sentido, as metodologias ativas de ensino-aprendizagem se apresentam como alternativa à abordagem tradicional. Neste estudo, analisamos quantitativa e qualitativamente o uso de metodologias ativas na EA e sua utilização de forma interdisciplinar nos últimos 10 anos no Brasil. Para tal, realizamos um levantamento das publicações disponíveis na internet no período de 2007 a 2017. Foram selecionadas aquelas publicações que utilizaram metodologias ativas na EA. Após esta seleção, estas foram classificadas de acordo com o tipo, metodologia ativa utilizada, ano de publicação e se eram ou não estudos interdisciplinares. O uso de metodologias ativas na EA ainda é bastante tímido, porém notamos um crescente na produção de trabalhos relacionados ao tema, principalmente devido á ocorrência de eventos que estimularam a publicação de estudos relacionados à EA. Além disso, o uso de metodologias ativas vem sendo incentivado nas instituições de ensino como alternativa ao estilo tradicional, sendo provável um aumento contínuo no número de publicações unindo os dois temas. As metodologias problematizadoras foram as mais utilizadas. Ao trabalhar com solução de problemas do cotidiano, tornam mais fácil o processo de aprendizagem. Por fim, a EA é um componente que possibilita sua abordagem de forma interdisciplinar, facilitando a integração de conteúdos e permitindo um processo de ensino aprendizagem mais dinâmico.

